O andamento dos programas da Marinha do Brasil em 2019
Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP)
O Poder Naval apresentará em uma série de posts sobre o andamento dos programas da Marinha do Brasil.
As informações do Projeto de Construção do Núcleo do Poder Naval foram fornecidas pelo Ministério da Defesa, em julho de 2019, à CREDN – Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
PRONAEO Subprograma tem como propósito a aquisição de dois Navios-Aeródromos (NAe), incluindo a compra de aeronaves que operarão a partir dos referidos navios, constituindo a Ala Aérea Embarcada. O Projeto ainda se encontra na Fase de Concepção, sem cronograma estabelecido.
PROSUPERO Subprograma contempla um conjunto de projetos de construção de navios escolta, navios logísticos e outros meios de apoio naval, a serem desenvolvidos e construídos em nível nacional, de modo a minimizar a dependência estrangeira e promover o fomento tecnológico para a indústria de defesa.
Concepção em 3D da futura classe Tamandaré
Projeto Classe Tamandaré– Chamamento Público – 30/03/2017;
– Manifestação de Interesse das Empresas – 10/04 à 10/05/2017;
– Divulgação da Request For Proposal (RFP)- 19/12/2017;
– Recebimento das propostas – 18/06/2018;
– Divulgação da Short List -15/10/2018;
– Entrega dos Refinamentos, pelas proponentes remanescentes – 03/01/2019;
– Negociação das Propostas Finais – 04 à 20/02/2019;
– Entrega das Propostas Finais pelas proponentes – 08/03/2019;
– Divulgação da Best and Final O.ffer (BAFO)- 27/03/2019;
– Assinatura dos contratos (principal e coligados) com Gestão de Ciclo de Vida/Apoio Logístico Integrado (GCV/ALI), transferência de conhecimento e desenvolvimento de capacidades industriais pelo contratado estrangeiro ( Qffeet) e Transferência de Tecnologia (ToT) entre a EMGEPRON e Consórcio Águas Azuis – previsão até dezembro de 2019; e
– Conclusão da construção e entrega dos quatro navios – previsão de 2024 à 2028.
PRONAPA (NPa 500BR)O Subprograma contempla um conjunto de projetos de construção de naviospatrulha a serem desenvolvidos e construídos em nível nacional.
Os meios deste Subprograma serão empregados em ações de apoio às atividades afetas à inspeção naval e na fiscalização do mar tenitorial, Zona Contígua e Zona Econômica Exclusiva (ZEE), em conformidade com a legislação brasileira.
O projeto se encontra na Fase Preliminar e não contém o planejamento das próximas etapas. Cabe mencionar que é coordenado, desde julho de 2015, pela EMGEPRON, a qual contratou o Centro de Projetos de Navios (CPN) para elaborar o projeto de engenharia do meio naval. Ainda não foi elaborado um cronograma de execução do referido projeto.
Navio-Patrulha Maracanã em término de construção no AMRJ
Construção dos NPa 500 Maracanã e MangaratibaA construção dos NPa Maracanã e Mangaratiba será executada em paralelo, no período de 2019 a 2024.
PROHIDROO Subprograma tem como propósito a obtenção de meios navais hidroceanográficos, de modo que a Marinha do Brasil (MB) possa cumprir as suas atribuições referentes às atividades hidrográficas, oceanográficas, meteorológicas, cartográficas e de sinalização náutica, garantindo o suporte à aplicação do Poder Naval, na sua esfera de atuação. Dividido em Navio de Apoio Antártico (NApAnt) e Navio Hidroceanográfico.
Foi realizada a entrega do documento intitulado “Solicitação de Informações” (“Request For Information” – RFI) no período de 22 de fevereiro a 13 de março 2019, visando buscar dados preliminares sobre projetos técnicos existentes de navios polares, com o propósito de obter dados iniciais para uma futura obtenção, por construção, de um Navio de Apoio Antártico (NApAnt), com capacidade de operar no Oceano Antártico e de apoiar logisticamente o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
As respostas foram recebidas em 13 de maio e a partir da análise dos dados recebidos, será estabelecido em julho de 2019 o Modelo Global de Negócio para aquisição do NApAnt. O cronograma completo de execução do projeto será definido após a decisão do Modelo Global de Negócio.
Projeto de Obtenção de Navios HidroceanográficosProjeto ainda na Fase de Concepção, sem cronograma estabelecido.
SH-16 Seahawk da MB, lançando míssil Penguin
PROAEROO Subprograma tem como propósito a aqms1çao de aeronaves que serão empregadas em proveito das Forças Navais, ampliando sobremaneira as ações da Marinha na vigilância e controle da “Amazônia Azul”, capacitando-a a realizar tarefas antissubmarino, antissuperfície e de busca e salvamento nas Áreas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).
Este projeto faz parte da Ação Interna do Plano Diretor M 12208 Obtenção de ANV HME (SH16), que consta na aquisição de seis aeronaves S-70B e a obtenção de um simulador tático de missão por meio do Foreign Military Safes (FMS) – CASE BR-P-SDE.
Até o presente momento já foram entregues seis aeronaves, (quatro em 2012 e duas em 2015) e está em andamento o processo de aquisição do simulador. O preço total a ser pago neste projeto é de US$ 396.604.864,00.
C-1 Trader no Fort Worth Alliance Air Show – Texas, em 2015 – Foto: Alexandre Galante
Projeto de Obtenção de Aeronaves Carrier On-Board Delivery (KC-2)O programa consiste da modernização, remotorização e reconfiguração de quatro células de aeronaves C-1 Trader, adquiridas da US Navy, para o padrão COD/AAR KC-2 Turbo Trader, que serão entregues até 2021. O preço total a ser pago pela execução do objeto deste contrato é de US$ 109.403.739,00.
O H135 da Marinha recebeu a designação de UH-17
Projeto de Obtenção de Aeronaves Leves de Emprego Geral (H-135)Contrato no 43000/2019-001100 celebrado entre a Marinha do Brasil e a Helibras. O Contrato tem por objeto a aquisição de três helicópteros modelo EC135T3, suporte e serviços associados. O preço total a ser pago pela contratante à contratada para a execução do objeto deste contrato é de € 25.497.762,00.
ScanEagle
Projeto de Obtenção de Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP-E)Foram encaminhadas Letter of Request (LOR) para a Marinha dos Estados Unidos da América e Request for Jnformation (RFI) para empresas fabricantes, das quais apenas sete responderam. Previsão estimada de testes a bordo a serem executados pela Marinha estadunidense em navio da classe Amazonas, até o final de 2019.
ESPORÃO - Projeto Míssil Anti-Navio Superfície (MANSUP)O Projeto do Míssil Antinavio Nacional Superfície (MANSUP) foi criado em 2007, a partir da aprovação de proposta para aquisição, por desenvolvimento, de um sistema de míssil antinavio nacional de superfície, com as mesmas características de desempenho do míssil EXOCET MM40-B1.
Os objetivos principais desse projeto são dotar a MB com mísseis antinavio, totalmente projetados e produzidos no País, possíveis de atender tanto a nossa demanda operativa quanto o mercado internacional; e eliminar, de maneira gradativa, a dependência externa de fornecimento desse tipo de munição inteligente.
O desenvolvimento do MANSUP iniciou em janeiro de 2008 e foi dividido em quatro etapas, conforme listado a seguir:
1ª etapa-desenvolvimento do motor-foguete (2008 a 2014);
2ª etapa – desenvolvimento dos protótipos (2015 a 2019);
3ª etapa – qualificação e conversão de protótipo em produto (2019 a 2022); e
4ª etapa – produção industrial do míssil (após 2022).
Depois de concluídos o desenvolvimento (1ª e 2ª etapas) e a qualificação (3ª etapa), ocorrerá a industrialização do míssil (4ª etapa), estando essa última vinculada, diretamente, à demanda do produto.
H225M com míssil Exocet AM39
Projeto Míssil Antinavio Nacional lançado por Aeronaves (MANAER)O desenvolvimento do Míssil Antinavio Nacional lançado por Aeronaves (MANAER) teve início em fevereiro 2014, com a transferência de tecnologia (ToT) do motor foguete do míssil EXOCET AM39, pelo seu fabricante francês, para uma empresa nacional contratada pela MB para absorção dessa tecnologia. Pretende-se adotar a mesma sistemática de desenvolvimento empregada no MANSUP.
Submarino Riachuelo
PROSUBÉ composto por três objetivos principais, quais sejam: a Construção de um Estaleiro e Base Naval (EBN ), a Construção de quatro Submarinos Convencionais (S-BR) e a Construção de um Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR). O cronograma planejado para entrega até o fim do projeto busca seguir os valores apresentados por meta e em percentuais:
S-BR – meta de entrega de 63,8% em 2018, 11 % em 2019 e previsão de término em 2023;
SN-BR – meta de entrega de 18,30% em 2018, 11,64% em 2019 e previsão de término em 2032;
EBN (Estaleiro e Base Naval) – meta de entrega de 63,30% em 2018, 2% em 2019 e previsão de término em 2028.
CARROS LAGARTA ANFÍBIO (CLAnf)Aquisição iniciada em 1 de março 2018 com previsão de término em 31 de dezembro de 2023, via contrato Brasil-EUA e projeto do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América.
Sistema Integrado de Comando e Controle para o CFN (SISC2CFN)Execução iniciada em março de 2017 com previsão de término em dezembro de 2026.
O andamento dos subprogramas que já possuem execução física será detalhado nos próximos posts.
https://www.naval.com.br/blog/2020/01/08/o-andamento-dos-programas-da-marinha-do-brasil-em-2019/