P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #255 em: Setembro 08, 2021, 10:07:09 am »
Bom, 3 em 5 operacionais já não é mau de facto. ::)

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DESTACAMENTO DA ESQUADRA 601 PARTE PARA MÁLAGA
07 de Setembro de 2021

Um contingente composto por 30 militares da Força Aérea e uma aeronave P-3C CUP+ ORION, da Esquadra 601 - “Lobos” partiram, esta segunda-feira, dia 6 de setembro, para Málaga, onde vão permanecer nos próximos três meses, ao serviço da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira - FRONTEX. Esta operação vai contar com 240 horas de voo, essencialmente distribuídas entre missões de vigilância, reconhecimento e produção de informações, busca e salvamento e controlo de imigrações, no Mar Mediterrâneo.

Segundo o Major Hélder Ferreira, Comandante do Destacamento, as expectativas são de continuar a “representar e dignificar Portugal da melhor maneira possível”. Os “Lobos” vão permanecer em Málaga até dia 2 de dezembro, data em que Portugal termina a sua participação nesta operação.







https://emfa.pt/noticia-3451-

Para Málaga seguiu o 14809, portanto operacionais estão o 08, 09 e 10. Dizem as más-línguas que existe uma aeronave praticamente irrecuperável por problemas vários, além de se encontrar bastante canibalizada, restando apenas apurar se se trata do 07 ou do 11. :-\
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #256 em: Setembro 08, 2021, 10:32:39 am »
Esqueci-me de referir, o ATR-42 MPA usado pela Itália e Turquia, com 10 h de "endurance" e é dos vossos amigos Leonardo...


Outra opção (o Japão está a tentar vender a vários países), no entanto, a probabilidade deve ser nula..

Cps,

Então e o C-295 na versão "Persuader" perde alguma coisa para esse ATR-42?   E dado as variantes que existem, nomeadamente ISR e AEW, podem vir a cobrir no futuro outras necessidades sem abandonar o modelo base e as competencias tecnicas já adquiridas 
« Última modificação: Setembro 08, 2021, 10:35:33 am por Pescador »
 

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dc

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #257 em: Setembro 08, 2021, 10:55:30 am »
De facto se fosse para adquirir MPAs mais pequenos que o P-3, fazia sentido serem C-295. No entanto de frisar que qualquer um MPA desses, terá sempre capacidades mais reduzidas face a um P-3 ou P-8.
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #258 em: Setembro 08, 2021, 11:58:27 am »
O P-1 é, actualmente, o único MPA que foi desenhado de raiz para tal função. O facto de ser um quadri-motor é um pormenor que não deve ser descurado. Infelizmente, é japonês e esse país não tem tradição de vender para o estrangeiro, o que dificulta muito as coisas. A menos que fizessem uma parceria com a Embraer, não estou a ver tal aeronave voando com as cores da FAP — o que é uma pena.

Quando o tempo chegar, não tenho grandes dúvidas que a opção será o standard da NATO: o P-8. E ficaremos muito bem servidos.
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LM

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #259 em: Setembro 08, 2021, 02:12:26 pm »
Standard da NATO...? É melhor começarem a pensar no Sea Sultan... é da Embraer e da Leonardo!  :mrgreen:
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #260 em: Setembro 08, 2021, 02:14:27 pm »
Quanto ao P-1, é intenção do Japão, arranjar clientes externos, tentou vender a Nova Zelândia...Mas escolheram o P-8A.
 

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NVF

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #261 em: Setembro 08, 2021, 02:23:46 pm »
Os japas bem podem continuar a tentar, mas sem experiência em marketing nem estrutura de vendas vai ser complicado e isto sem mencionar o preço do equipamento que é mais elevado que a concorrência. É pena porque eles têm material de qualidade.
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #262 em: Setembro 09, 2021, 10:06:53 am »
Os japas bem podem continuar a tentar, mas sem experiência em marketing nem estrutura de vendas vai ser complicado e isto sem mencionar o preço do equipamento que é mais elevado que a concorrência. É pena porque eles têm material de qualidade.

É algo que até hoje ainda não compreendo muito bem, mas verdade seja dita que não me debrucei o suficiente sobre isso. Todavia, tivessem os nipónicos o tino e faro comerciais dos seus vizinhos chineses neste aspecto, e a ver se o P-1, C-2, US-2, T-4, SH-60K, até o próprio F-2, etc, já não teriam andado por esse mundo fora a serem mostrados.

Um dos exemplos mais recentes é o do interesse da Marinha e Guarda Costeira indianas na compra do US-2, um assunto com precisamente 10 anos e que continua em águas de bacalhau.
« Última modificação: Setembro 09, 2021, 10:07:43 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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dc

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #263 em: Setembro 09, 2021, 11:04:10 am »
Se não estou em erro, o P-1 chegou a concorrer com o P-8 para os britânicos.

Interessante que pelos vistos o P-1 foi oferecido à Nova Zelândia em conjunto com o C-2, o que sempre torna mais apelativa a proposta para quem procura uma aeronave de transporte em simultâneo.
 

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nelson38899

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #264 em: Fevereiro 19, 2022, 02:31:42 pm »
Espero que desta forma consigamos ter os 5 ativos.

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A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A. acaba de obter o reconhecimento das suas capacidades na área da manutenção de aeronaves de Defesa com a obtenção da certificação PMAR 145 por parte da Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) para a manutenção da aeronave Lockheed Martin P-3 Orion. A certificação reconhece as boas práticas constantes da empresa na manutenção deste modelo de aeronave, em linha com as práticas implementadas por diversos países europeus no âmbito militar.

A certificação PMAR 145 pretende regulamentar e uniformizar a atividade de manutenção aeronáutica militar em Portugal, tendo por base a regulamentação EMAR 145 (European Military Airworthiness Requirement 145) possibilitando assim uma maior interoperabilidade entre os vários países europeus.

Para a obtenção desta certificação, a OGMA desenvolveu um processo que compreendeu diversas etapas, nomeadamente a constituição do processo de extensão do âmbito, a realização de uma auditoria interna e correção das constatações resultantes da mesma, a submissão do processo à AAN, a realização de uma auditoria por parte da Autoridade, sem identificação de qualquer constatação tendo levando à emissão do certificado.

Esta cerificação reforça o reconhecimento internacional da OGMA em know–how e experiência na manutenção e modernização de aeronaves de Defesa, como o Airbus C-295, o Lockheed Martin C-130 ou os F-16. Para além da certificação PMAR 145 para aeronaves P-3 Orion, a OGMA também está certificada pela AAN para a manutenção de aeronaves C-130 e F-16.
https://newsavia.com/ogma-obtem-certificacao-da-autoridade-aeronautica-nacional-para-aeronaves-p-3-orion/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #265 em: Fevereiro 19, 2022, 05:12:29 pm »
Espero que desta forma consigamos ter os 5 ativos.

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A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A. acaba de obter o reconhecimento das suas capacidades na área da manutenção de aeronaves de Defesa com a obtenção da certificação PMAR 145 por parte da Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) para a manutenção da aeronave Lockheed Martin P-3 Orion. A certificação reconhece as boas práticas constantes da empresa na manutenção deste modelo de aeronave, em linha com as práticas implementadas por diversos países europeus no âmbito militar.

A certificação PMAR 145 pretende regulamentar e uniformizar a atividade de manutenção aeronáutica militar em Portugal, tendo por base a regulamentação EMAR 145 (European Military Airworthiness Requirement 145) possibilitando assim uma maior interoperabilidade entre os vários países europeus.

Para a obtenção desta certificação, a OGMA desenvolveu um processo que compreendeu diversas etapas, nomeadamente a constituição do processo de extensão do âmbito, a realização de uma auditoria interna e correção das constatações resultantes da mesma, a submissão do processo à AAN, a realização de uma auditoria por parte da Autoridade, sem identificação de qualquer constatação tendo levando à emissão do certificado.

Esta cerificação reforça o reconhecimento internacional da OGMA em know–how e experiência na manutenção e modernização de aeronaves de Defesa, como o Airbus C-295, o Lockheed Martin C-130 ou os F-16. Para além da certificação PMAR 145 para aeronaves P-3 Orion, a OGMA também está certificada pela AAN para a manutenção de aeronaves C-130 e F-16.
https://newsavia.com/ogma-obtem-certificacao-da-autoridade-aeronautica-nacional-para-aeronaves-p-3-orion/


Não me parece que tal venha a ocorrer, se a frota conseguir ter, sempre, quatro aeronaves operacionais, será excelente !
Se pensarmos nas intervenções que estão a acontecer nos C no tempo necessário para que as aeronaves sejam modernizadas e dadas como operacionais, de referir que há mais de ano e meio apenas temos um C a voar, facilmente se conclui que o mesmo irá acontecer aos P3, quando forem, se forem, modernizados.  ;)

https://www.dn.pt/poder/quatro-c-130-regressam-aos-ceus-europeus-ate-ao-fim-de-2020-10621137.html

Cumprimentos
« Última modificação: Fevereiro 19, 2022, 05:22:16 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Lightning

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #266 em: Fevereiro 19, 2022, 05:52:03 pm »
Espero que desta forma consigamos ter os 5 ativos.

Isto não tem nada a ver com isso. Isto tem a ver com o Céu Único Europeu.
Estas novas regras também afectam as aeronaves militares, por isso é que se criou a AAN, e estas certificações EMAR e PMAR, que são para certificar as entidades que fazem manutenção a aeronaves militares mas por estas novas regras a nivel europeu.

A escola da Forca Aérea tambem já é uma entidade certificada.
https://www.emfa.pt/noticia-2798-presidente-da-republica-descerra-placa-escola-de-manutencao-aeronautica-forca-aerea
« Última modificação: Fevereiro 19, 2022, 06:07:21 pm por Lightning »
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #267 em: Fevereiro 23, 2022, 09:39:35 am »
Despacho n.º 2339/2022
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Delega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea a competência para prática de todos os atos subsequentes a realizar no âmbito da condução do procedimento destinado à integração do Identification Friend or Foe (IFF) Modo 5 e dos terminais Multifunction Information Distribution System - Joint Tatical Radio System (MIDS-JTRS) nas aeronaves P-3C Cup+

https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/2339-2022-179500445
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #268 em: Abril 01, 2022, 02:39:55 pm »
Desde ontem que a Esq. 601 possui verdadeiramente operacionais (e com tripulações) 3 aeronaves P-3C CUP+ Orion. Menos mal quando tal como a congénere 501, chegou a ter apenas uma à sua disposição.

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A Esquadra 601, desde 31MAR22, apresenta mais uma aeronave tática operacional, resultado de uma verdadeira relação de sinergias entre a Direção de Manutenção de Sistemas de Armas, o Grupo Operacional e o Grupo de Apoio da Base Aérea N.º 11.

Neste momento, encontra-se capaz de responder ao desafio de ir mais além, não ficando apenas pelo oceano, sobre a terra e sobre o mar, onde formos necessários e a Pátria assim o exigir. Fortalecemos a nossa capacidade operacional, cumprindo a nossa missão com o mesmo rigor e excelência!


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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #269 em: Abril 01, 2022, 03:29:06 pm »
Dia das mentiras!!!  ;D ;D ;D
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"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
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