1 de Novembro de 1755

  • 4 Respostas
  • 2972 Visualizações
*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
1 de Novembro de 1755
« em: Novembro 01, 2004, 11:56:07 pm »
Faz hoje 249 anos que um terrível terramoto, seguido de um maremoto e de um terrível incêndio, destruíu Lisboa, mudando para sempre o aspecto da cidade, que depois de reconstruída, ficou com uma baixa (pombalina), que é património da humanidade.
Diz-se que Lisboa é sacudida por um terramoto aproximadamente de 200 em 200 anos (em 1531 tinha havido outro grande), o que quer dizer que o "Big One", como dizem os gringos de San Francisco, já devia ter acontecido. Já li, não sei aonde, que o tremor de terra de 1969, era o "Big One" (foi de grau 7, julgo eu), mas que graças a ter o epicentro no mar a 150 km de Lisboa, salvou-a de ser mais uma vez destruída. Digo destruída porque não sei o que sucederia se houvesse um tremor de terra parecido com o de 1755.
No dia seguinte ao de 1969 fiz uma visita de estudo ao castelo de S. Jorge e portanto, atravessei parte de Alfama e do Castelo e o aspecto era desolador. Prédios com enormes fendas, chaminés no meio da rua, pedras a atravancarem as ruas, etc., etc., etc.
Pergunto a mim mesmo o que aconteceria hoje se houvesse um tremor de terra como o de 1755. Estará Lisboa preparada para ele embora por lei, os prédios tenham de ser de construção anti-sísmica?
Alguém sabe dizer alguma coisa sobre este assunto?
Cumptos
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 02, 2004, 01:41:00 am »
Sei apenas que as fundações da baixa estão a apodrecer (madeira na sua maior parte), e todos nós sabemos quais as condições em que se encontram muitos edifícios... Penso que um terramoto de grande escala, mesmo que só a parte mais antiga de Lisboa seja afectada, seria uma tragédia nacional, por falta de meios de salvamento, obras que não foram feitas, etc...

No estado em que o país está, o que menos nos faz falta é um desastre natural...
"History is always written by who wins the war..."
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 02, 2004, 08:37:49 am »
Uma questão interessante.

Não sei se sabem mas o poste sul da ponte 25 de Abril encontra-se construído sobre uma falha sísmica activa - a razão do terrível "maremoto" de 1755 que não o foi. O que aconteceu foi um "rás de maré".

Não tenho dúvidas que as construções anti-sísimicas pudessem suportar o sismo. O que me preocupa é que Lisboa é maioritariamente constituída por prédios antigos onde tais exigências ainda não se aplicavam. Se seria catastrófico? Tudo dependeria do epicentro, da intensidade e da hora do sismo.

Quanto à questão da baixa, como o Komet referiu e bem, na construção dos mais recentes parques de estacionamente a quase maioria da água com lodo foi drenada. Ora, sem água como "conservante" a madeira acaba por apodrecer, e toda a baixa pombalina está apoiada sobre estacas de madeira. Existe um risco, se bem que remoto, que a Baixa venha a ruir num futuro próximo.

Cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 397
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +49/-294
Abbati, medico, potronoque intima pande
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20617
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: 1 de Novembro de 1755
« Responder #4 em: Novembro 01, 2023, 05:27:07 pm »
O Grande Terramoto de 1755 | O dia em que Lisboa desapareceu do mapa