Mas isso é um projecto antiquado, à semelhança do projecto que a MP possui, e ainda assim fica a rondar uns 300 a 350 milhões a construir, o mesmo valor do Dokbo. Pode-se dizer que serve, porque neste momento temos zero e qualquer coisa é melhor que zero, mas podendo inovar um pouco neste tipo de navio eu optaria por algo como o MRD, com um aumento considerável na quantidade de meios aéreos a operar em simultâneo, fruto do convés de voo corrido.
Preço por preço, quase compensa mais ir buscar um par de Crossover 131 Combatant, que sendo mais caros, pelo menos tem capacidade de combate. Na realidade, há N projectos que ultrapassam em tudo o Rotterdam.
Muito por alto é um navio de origem Civil, adaptado para operações anfíbias /forças especiais. Que graças ao seu tamanho pode ser adaptado para diversos propósitos, e apesar de não estar adaptado para operação em cenários de alta intensidade, os "experts" acho que se adicionar uns sensores e armamento a coisa passa.
Nenhum LPD ou LHD no mercado está apto para cenários de alta intensidade, por isso não me parece ser um ponto crucial. Este tipo de navio depende sempre da sua escolta, inclusive os porta-aviões americanos. A excepção à regra serão os Absalon dinamarqueses, que têm alguma autonomia para operar sem escolta, e mesmo estes em situações de risco, terão sempre a escolta das Iver. No nosso caso, faltam as escoltas modernas para proteger qualquer LPD que tenhamos. É um AOR também, porque a água do mar não serve de combustível para a frota nem para a guarnição beber.