Missão para os FUZILEIROS

  • 28 Respostas
  • 12740 Visualizações
missão para os Fuzileiros
« Responder #15 em: Agosto 27, 2008, 07:18:54 pm »
Fui Fuzileiro em 1990 e gostava de responder á tua pergunta, concerteza que não estás bem informado os Fuzileiros estão em diversas missões nos países dos palops em Àfrica em Timor, etc. mas por serem uma força altamente especializada e com uma vertente virada para as operações em que envolvam meios aquáticos não são escolhidos para as missões normais de manutenção de paz, também os efectivos são muito menos do que as outras forças, mas somos nós que lutamos contra o flagelo da droga nas nossas costas (apesar de isso não aparecer nas notícias ), damos instrução militar em países africanos,etc.
 

*

Harapan

  • 13
  • +0/-0
Re: missão para os Fuzileiros
« Responder #16 em: Agosto 28, 2008, 11:30:37 pm »
Citação de: "João Beja Coelho"
Fui Fuzileiro em 1990 e gostava de responder á tua pergunta, concerteza que não estás bem informado os Fuzileiros estão em diversas missões nos países dos palops em Àfrica em Timor, etc. mas por serem uma força altamente especializada e com uma vertente virada para as operações em que envolvam meios aquáticos não são escolhidos para as missões normais de manutenção de paz, também os efectivos são muito menos do que as outras forças, mas somos nós que lutamos contra o flagelo da droga nas nossas costas (apesar de isso não aparecer nas notícias ), damos instrução militar em países africanos,etc.


1990....a realidade dos Fuzileiros passado 18 anos é outra e em Timor ja não   temos ninguem!!!!

Espero que num futuro proximo não sejam incluidos no Exercito como outrora foi feito com os paraquedistas quando estes pertenciam á FAP e posteriormente passaram para o Exercito!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
(sem assunto)
« Responder #17 em: Agosto 29, 2008, 10:32:13 am »
Mas quem falou nessa possibilidade foi o Miguel. Garanto-te que não está nada pensado nesse sentido. Pessoalmente acredito que essa transferência se deu porque o Exército queria ter no seu seio a unidade mais bem equipada e treinada em Portugal. Sempre senti que não havia nenhuma explicação palpavel para isso ter acontecido. O generalato sempre teve inveja dos Pára-quedistas Portugueses!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Agosto 29, 2008, 12:14:09 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Mas quem falou nessa possibilidade foi o Miguel. Garanto-te que não está nada pensado nesse sentido. Pessoalmente acredito que essa transferência se deu porque o Exército queria ter no seu seio a unidade mais bem equipada e treinada em Portugal. Sempre senti que não havia nenhuma explicação palpavel para isso ter acontecido. O generalato sempre teve inveja dos Pára-quedistas Portugueses!


Não se esqueça do enorme lobby comando que não gosto da extinção em 1994.Tanto se falou dos para-comandos e nada.
Devem ter pensado:" já que vão acabar com a nossa tropa, os paras não se vão ficar a rir".  
Eu sou militar do Exercito e devo confessar que só ficámos a ganhar com a vinda dos paraquedistas para o Exercito e assim com a projecção (com modernização associada) para teatros estrangeiros (Bósnia).
Com os paraquedistas vieram as missões e os Kevlars, camuflados, coletes, e muito outro material que de outra forma não existiria.
Ainda andariamos de M/64.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
(sem assunto)
« Responder #19 em: Agosto 29, 2008, 12:26:05 pm »
:G-Ok:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Harapan

  • 13
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Agosto 29, 2008, 01:32:55 pm »
Concordo plenamente com as ideias anteriormente expostas mas em boa verdade os Fuzileiros em nada vão beneficiar se tal transferencia ocorrer.

A tradição Naval, a ligação aos meios navais e antes de mais não nos podemos esquecer que para alem de Fuzileiro cada militar é um Marinheiro. Por outro lado tambem são um pouco esquecidos no seio da Armada devido ás preocupações com a modernização dos navios e do poder naval que está em permanente evolução no teatro mundial.Não quero com isto dizer que o equipamento é mau, apenas acho que ainda paira a velha guarda no que toca á classe de Fuzileiros.Melhores tempos virão....
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Agosto 29, 2008, 02:46:46 pm »
Não desejo que ninguém seja colocado em perigo de vida, não quero ser mal interpretado, mas talvez se os fuzileiros fossem render uma companhia de comandos ou de paraquedistas ao afganistão, estes ganhariam novamente protagonismo e brilho.
Quanto ao facto de não ganharem nada com a passagem para o exercito, a ideia que eu expus mais atrás é essa. No caso dos paraquedistas eles não ganharam nada, quem ganhou foi o Exercito.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Dead_Corpse

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Agosto 29, 2008, 02:52:25 pm »
jmg, acredita que esse é o desejo de muitos de nós... uma missão para animar a malta, aumentar o moral e fazer ver que não servimos só para serviços e paradas. E que apesar de tudo, continuamos operacionais como sempre fomos, sempre prontos para arrancar seja para onde for, seja que missão for com o garante de mais uma missão cumprida...
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Agosto 29, 2008, 06:06:04 pm »
Eu não tenho nenhuma dúvida quanto as capacidades dos "filhos da Escola".
Só que infelizmente reina em Portugal a ideia que os Fuzileiros só servem para fazerem desembarques.
As forças equivalentes estrangeiras já mostraram que essa ideia é errada e participam activamente em missões no estrangeiro.
Precisam de contratar o mesmo tecnico de marketing que a GNR.
Estes sim. Conseguiram limpar aquela imagem de guarda gordo e cara de vinho. Agora quando se diz GNR pensa-se logo em missões no Iraque, Timor, no COE, no GIPS, na BF e afins.
Precisam de um comandante que não tenha medo de assumir consequências e de mostrar ao poder político que não existem só para azer parada em Oeiras...
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

JQT

  • Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Agosto 29, 2008, 07:50:16 pm »
Citação de: "jmg"
Só que infelizmente reina em Portugal a ideia que os Fuzileiros só servem para fazerem desembarques.
As forças equivalentes estrangeiras já mostraram que essa ideia é errada e participam activamente em missões no estrangeiro.
Precisam de contratar o mesmo tecnico de marketing que a GNR.


A primeira tarefa desse técnico de marketing seria tentar convencer as chefias da Marinha de que os fuzileiros não servem só para fazer desembarques. Palpita-me que seria despedido no dia seguinte. A "zebromania", a paixão assolapada pelos barquinhos pneumáticos, continua a bater forte.

JQT
 

*

Laruschuie

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Agosto 29, 2008, 09:17:24 pm »
Bem, eu não sei muito sobre a Marinha, mas pelo que li neste tópico, parece-me que talvez o Fuzos beneficiassem em ir para o Exército, a nivel de missões no estrangeiro. Já que entre os Almirantes parece imperar a ideia de que "o lugar dos Fuzileiros é na água" e as missões ultimamente têm sido em ambientes mais "secos", como o Iraque e Afeganistão, talvez no Exército, que está mais vocacionado para a "terra", fossem uma opção mais usada.

Mas não sei, estou puramente a especular. Eu acho que o ideal era cada ramo das FA ter uma secção de militares mais especializados (Páras na FAP, Comandos e Rangers no Exército, Fuzos na Marinha) para não haver invejas, ressentimentos, ou lá o que possa haver. Porém, como eu sou pouco entendido na matéria, a minha opinião de pouco vale. É só que gostava de ver os Fuzileiros em pé de igualdade a nivel de "protagonismo" com as outras tropas especiais, seria mais justo, e não sei se tal acontecerá se se mantiverem na Marinha.

Ou então reestruturava-se tudo, e fazia-se Estado-Maior do Exército, Estado-Maior da Armada, Estado-Maior da Força Aérea e Estado-Maior de Tropas Especiais, onde estariam os Páras, os Comandos, os Rangers, os Fuzos, e que mais viesse   :jok:
Cumprimentos,

Laruschuie
 

*

Almeida

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Agosto 29, 2008, 09:19:36 pm »
Alguem me sabe explicar a diferença entre um Fuzileiro e um Oficial Fuzileiro?
Tenho esta dúvida á muito tempo, e gostava de a ver esclarecida e vejo que só neste forúm a informação pode ser boa.
O que gostava de saber são as diferenças, as posições que têm, os cargos, os treinos.
O que me intriga é saber o que faz um Oficial Fuzileiro.

Peço desculpa a todos por não saber muito ainda sobre a Marinha, mas penso ingressar nela, só que as dúvidas aparecem e gostava de as esclarecer.
Desde já demonstro o meu enorme respeito por estes homens. Parabens pelo grupo de elite que têm, a coragem e a força.
 
Cumprimentos.
Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus.

 Albert Einstein
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #27 em: Agosto 29, 2008, 11:17:40 pm »
Citação de: "Laruschuie"
Bem, eu não sei muito sobre a Marinha, mas pelo que li neste tópico, parece-me que talvez o Fuzos beneficiassem em ir para o Exército, a nivel de missões no estrangeiro. Já que entre os Almirantes parece imperar a ideia de que "o lugar dos Fuzileiros é na água" e as missões ultimamente têm sido em ambientes mais "secos", como o Iraque e Afeganistão, talvez no Exército, que está mais vocacionado para a "terra", fossem uma opção mais usada.

Mas não sei, estou puramente a especular. Eu acho que o ideal era cada ramo das FA ter uma secção de militares mais especializados (Páras na FAP, Comandos e Rangers no Exército, Fuzos na Marinha) para não haver invejas, ressentimentos, ou lá o que possa haver. Porém, como eu sou pouco entendido na matéria, a minha opinião de pouco vale. É só que gostava de ver os Fuzileiros em pé de igualdade a nivel de "protagonismo" com as outras tropas especiais, seria mais justo, e não sei se tal acontecerá se se mantiverem na Marinha.

Ou então reestruturava-se tudo, e fazia-se Estado-Maior do Exército, Estado-Maior da Armada, Estado-Maior da Força Aérea e Estado-Maior de Tropas Especiais, onde estariam os Páras, os Comandos, os Rangers, os Fuzos, e que mais viesse   :lol: .
 

*

Laruschuie

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Agosto 30, 2008, 09:07:58 pm »
Citação de: "Lightning"
Não me venha com essa do Estado-Maior das Tropas Especiais, o pessoal a querer reduzir a estrutura das Forças Armadas e você já a arranjar mais capelinhas para os generais e oficias superiores  :mrgreen:
Espero é que ninguém com poder para tal leia isso, e se ponha com ideias. Vê-se cada coisa, que nem me surpreendia muita se tal acontecesse...

Obrigado pela sua explicação relativamente ao papel dos Fuzileiros na Marinha, é muito fácil esquecer todos os papéis que fazem. E antes que algum Fuzo me crucifique, deixo aqui outra vez claro que não defendo que os Fuzos devam sair da Marinha - apenas que deviam ter um papel mais activo a nivel de missões no estrangeiro. Mas isso de certeza que também eles querem!
Cumprimentos,

Laruschuie