Programa de substituição do C-130

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Alvalade

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #660 em: Fevereiro 14, 2017, 02:05:42 pm »
O Ministro anda um maluquinho :o.

Decisão de comprar aviões KC-390 irá ser tomada e anunciada em breve
https://www.noticiasaominuto.com/pais/739733/decisao-de-comprar-avioes-kc-390-ira-ser-tomada-e-anunciada-em-breve

Notícia encomendada, basta ler para ver que não disse isso.

Disse que a escolha do substituto do C-130 estava para breve, mas não disse nada em relação ao C-390.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #661 em: Fevereiro 14, 2017, 02:45:29 pm »
Ou como o Reino Unido, C-130J, A400M e C-17. ;D
Têm o C-17 mas falta-lhes o C-27 ou o C-295. :D

Cargas acima das 6 toneladas tem que ser feitas por outra aeronave sem ser o C-295, é uma questão de saber quantas vezes foi necessário, quantas vezes foi necessário uma autonomia superior ao C-295 e quantas vezes até superior ao C-130, eu não sei esses valores, mas isso também é muito importante, serão as capacidades do C-130 superiores ao que necessitamos e chega-nos os C-295, serão as capacidades do C-130 inferiores e necessitarmos de A400M?
Temos de fazer uma esperinha a um oficial da FAP e roubar-lhe o portátil.

Acho que não pois o C-295 já fez um destacamento táctico no Mali.
Mas mesmo nessa altura houveram algumas vozes a falar que isso só mostrava falta de capacidade e que os C-130 é que deviam fazer essas missões.

Então que numeros é que estão em cima da mesa?
Não sei. Iria mesmo depender das conversações com a Airbus ou Alemanha/Espanha e com possíveis truques financeiros. Só sei que o número mágico vai sendo repetido volta e meia mas apenas como argumento que os A400M são caros e que precisamos mais que três unidades para as nossas necessidades. Agora apoiar essa informação ou mostrar como os C-295 não colmataram ou aliviaram de alguma forma as missões do C-130.

É o que eu disse no inicio desta resposta, se conprovamos que a capacidade de 1 ou mais C-295 cumpre a maioria das nossas necessidades e que ter uma maior capacidade de tonelagem e de autonomia é indiferente, concordo, mas há coisas que ficavamos sem conseguir fazer sozinhos, por exemplo, o transporte de uma viatura blindada tipo Pandur.
Exacto. Entre nós os três (Major Alvega, ...) já vimos que existem várias possibilidades. Outra, que pelos vistos acabei por não adicionar ao meu post anterior seria encomendar o número mágico de A400M, reforçar a frota de C-295 e depois também participar numa pool de A400M com tripulações. Seria dessa pool aonde iríamos buscar os A400M para as missões de bandeira UE, ONU ou NATO; ficando os nossos A400M dedicados a missões de treino, exclusivamente nacionais ou de emergência.

Não faltam opções. Por isso não vale a pena andar para aqui a inventar propaganda a dizer que a opção XYZ é a melhor de todas só porque sim e a única possível.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #662 em: Fevereiro 14, 2017, 03:04:25 pm »
Têm o C-17 mas falta-lhes o C-27 ou o C-295. :D

Para eles o minimo é C-130 ;D.

Citar
Mas mesmo nessa altura houveram algumas vozes a falar que isso só mostrava falta de capacidade e que os C-130 é que deviam fazer essas missões.

Pois, desconheço.

Citar
Não sei. Iria mesmo depender das conversações com a Airbus ou Alemanha/Espanha e com possíveis truques financeiros. Só sei que o número mágico vai sendo repetido volta e meia mas apenas como argumento que os A400M são caros e que precisamos mais que três unidades para as nossas necessidades. Agora apoiar essa informação ou mostrar como os C-295 não colmataram ou aliviaram de alguma forma as missões do C-130.

De memória, acho que no tempo do Paulo Portas como MDN (à séculos) falou-se em 4.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #663 em: Fevereiro 14, 2017, 03:47:59 pm »
Citar
Não sei. Iria mesmo depender das conversações com a Airbus ou Alemanha/Espanha e com possíveis truques financeiros. Só sei que o número mágico vai sendo repetido volta e meia mas apenas como argumento que os A400M são caros e que precisamos mais que três unidades para as nossas necessidades. Agora apoiar essa informação ou mostrar como os C-295 não colmataram ou aliviaram de alguma forma as missões do C-130.

De memória, acho que no tempo do Paulo Portas como MDN (à séculos) falou-se em 4.

O protocolo assinado em Dezembro de 2001 falava em 3 aparelhos por 300M€. Dois anos depois, o então Ministro da Defesa, Paulo Portas, cancelou a compra maioritariamente por motivos políticos (a preferência na altura era dada à compra de 6 C-130J), e porque a FAP estaria preocupada com o número reduzido de aparelhos a comprar à Airbus e que não chegariam para as exigências operacionais.

Quanto ao assunto em si, continuo a não concordar com a opção KC-390 por ser um projecto ainda não testado e, consequentemente, muito "verde". Ter uma FAP equipada com C-295M/W, C-130J/J-30 e A400M não é descabido; a situação mundial e as missões internacionais a isso aconselhariam, fosse no âmbito NATO ou ONU, ainda para mais com um secretário-geral português das Nações Unidas que afirmou no ano passado gostar de contar com mais tropas ocidentais em missões de paz desta organização.

Saudações Aeronáuticas,
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #664 em: Fevereiro 14, 2017, 04:09:34 pm »
Citar
Não sei. Iria mesmo depender das conversações com a Airbus ou Alemanha/Espanha e com possíveis truques financeiros. Só sei que o número mágico vai sendo repetido volta e meia mas apenas como argumento que os A400M são caros e que precisamos mais que três unidades para as nossas necessidades. Agora apoiar essa informação ou mostrar como os C-295 não colmataram ou aliviaram de alguma forma as missões do C-130.

De memória, acho que no tempo do Paulo Portas como MDN (à séculos) falou-se em 4.

O protocolo assinado em Dezembro de 2001 falava em 3 aparelhos por 300M€. Dois anos depois, o então Ministro da Defesa, Paulo Portas, cancelou a compra maioritariamente por motivos políticos (a preferência na altura era dada à compra de 6 C-130J), e porque a FAP estaria preocupada com o número reduzido de aparelhos a comprar à Airbus e que não chegariam para as exigências operacionais.

Quanto ao assunto em si, continuo a não concordar com a opção KC-390 por ser um projecto ainda não testado e, consequentemente, muito "verde". Ter uma FAP equipada com C-295M/W, C-130J/J-30 e A400M não é descabido; a situação mundial e as missões internacionais a isso aconselhariam, fosse no âmbito NATO ou ONU, ainda para mais com um secretário-geral português das Nações Unidas que afirmou no ano passado gostar de contar com mais tropas ocidentais em missões de paz desta organização.

Completamente de acordo ter um tipo de aeronave que conseguisse transportar um payload entre as 30 e as 40 Tons, para o transporte estratégico, para mim, o preferido seria um par de C17 Globemaster III, era ouro sobre azul, isto tendo em simultâneo uns quatro C130J e a actual frota de C295, claro está.

abraços
« Última modificação: Fevereiro 14, 2017, 04:17:13 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #665 em: Fevereiro 14, 2017, 06:49:46 pm »
Parece que se limitam a manutenir aviões de terceiros??? é isso, então?

Por que não projetam, fabricam e comercializam suas próprias aeronaves?? ou ocorre?



"""É esse o nosso principal parceiro a nível de formação de pessoal"""

Meu camarada,  na boa, esse "a nível de""... é um erro de português primário e rombudo, viu. Não existe isso na  língua portuguesa.

Talvez seja por isso que corre pela internet em vídeos do youtube de música principalmente, filmes e outros, sempre aparece algum estrangeiro comentando e achando que no Brasil falamos "brasileiro", pensam que o nosso idioma é o "brasileiro", é assim que se referem... o próprio Papa Francisco disse no Brasil: "Eu não falo brasileiro".... o pior é que parecem gostar do idioma, pena que pensam que falamos "brasileiro"...

"Eu ainda vou aprender a falar brasileiro"... "Essa música fica muito bonita no idioma brasileiro"....
"O idioma brasileiro na voz das mulheres é ainda mais belo"... é o que dizem.

Eu ainda voltarei a este assunto em hora oportuna.

Só para constar: Fazer manutenção não deve ser tão difícil assim, se a miserável Venezuela, sem apoio algum do fabricante, pois é um país embargado, consegue manter seus F-16 voando até hoje, não deve ser algo de outro mundo.




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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #666 em: Fevereiro 14, 2017, 07:13:04 pm »
que conseguisse transportar um payload entre as 30 e as 40 Tons, para o transporte estratégico, para mim, o preferido seria um par de C17 Globemaster III, era ouro sobre azul, isto tendo em simultâneo uns quatro C130J e a actual frota de C295, claro está.

Entre as 30 e 40 toneladas há o A400M ou o C-2 Japonês, o C-17 já vai para as 70 toneladas, offtopic, a produção de C-17 não terminou?
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #667 em: Fevereiro 14, 2017, 08:04:18 pm »
que conseguisse transportar um payload entre as 30 e as 40 Tons, para o transporte estratégico, para mim, o preferido seria um par de C17 Globemaster III, era ouro sobre azul, isto tendo em simultâneo uns quatro C130J e a actual frota de C295, claro está.

Entre as 30 e 40 toneladas há o A400M ou o C-2 Japonês, o C-17 já vai para as 70 toneladas, offtopic, a produção de C-17 não terminou?

Citar
LOS ANGELES – Boeing closed out C-17 deliveries and seven decades of aircraft production in Long Beach, California, with the departure of the last airlifter for the Qatar Emiri air force to the company’s San Antonio facility on Nov 29.... continua

http://aviationweek.com/defense/boeing-ends-c-17-production-california
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #668 em: Fevereiro 14, 2017, 10:22:56 pm »
Citar
Não sei. Iria mesmo depender das conversações com a Airbus ou Alemanha/Espanha e com possíveis truques financeiros. Só sei que o número mágico vai sendo repetido volta e meia mas apenas como argumento que os A400M são caros e que precisamos mais que três unidades para as nossas necessidades. Agora apoiar essa informação ou mostrar como os C-295 não colmataram ou aliviaram de alguma forma as missões do C-130.

De memória, acho que no tempo do Paulo Portas como MDN (à séculos) falou-se em 4.

O protocolo assinado em Dezembro de 2001 falava em 3 aparelhos por 300M€. Dois anos depois, o então Ministro da Defesa, Paulo Portas, cancelou a compra maioritariamente por motivos políticos (a preferência na altura era dada à compra de 6 C-130J), e porque a FAP estaria preocupada com o número reduzido de aparelhos a comprar à Airbus e que não chegariam para as exigências operacionais.

Quanto ao assunto em si, continuo a não concordar com a opção KC-390 por ser um projecto ainda não testado e, consequentemente, muito "verde". Ter uma FAP equipada com C-295M/W, C-130J/J-30 e A400M não é descabido; a situação mundial e as missões internacionais a isso aconselhariam, fosse no âmbito NATO ou ONU, ainda para mais com um secretário-geral português das Nações Unidas que afirmou no ano passado gostar de contar com mais tropas ocidentais em missões de paz desta organização.

Completamente de acordo ter um tipo de aeronave que conseguisse transportar um payload entre as 30 e as 40 Tons, para o transporte estratégico, para mim, o preferido seria um par de C17 Globemaster III, era ouro sobre azul, isto tendo em simultâneo uns quatro C130J e a actual frota de C295, claro está.

abraços

Os A-400 propostos na LPM de 2001, eram 3.

Posteriormente em 2003 a Boeing, ofereceu a Portugal a venda de 2 C-17 Globemaster, mais o MLU dos 6 C130H.

Neste momento apostava:

- 5 A-400M + 12 C-295M

-2 A-400M + 6 -130J/J30 ex-RAF+ 12 C-295M.

Também não entendo o "tes*o" por um avião ainda sem provas dadas em nenhum cenário...

As outras nações não inventaram, foram atrás do C-130J e resolveram o assunto... Pode ser que a LM interceda  :G-beer2:
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #669 em: Fevereiro 15, 2017, 04:10:54 pm »
que conseguisse transportar um payload entre as 30 e as 40 Tons, para o transporte estratégico, para mim, o preferido seria um par de C17 Globemaster III, era ouro sobre azul, isto tendo em simultâneo uns quatro C130J e a actual frota de C295, claro está.

Entre as 30 e 40 toneladas há o A400M ou o C-2 Japonês, o C-17 já vai para as 70 toneladas, offtopic, a produção de C-17 não terminou?

o A400 e o C2 transportam entre as 30/40 Tons a que distância ??

o A400 com 20 Tons só consegue percorrer 3500 mn, com 30 Tons percorre 2450 mn, e com 37 tons percorre 1780mn.

https://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A400M_Atlas#Specifications

o C-2 com 20Tons percorre 4100 mn, com 30 Tons percorre 3070 mn e com 36 tons percorre 2430 mn.

https://en.wikipedia.org/wiki/Kawasaki_C-2

o C17 com 45 tons consegue percorrer 4000 milhas náuticas, as 70 Tons só se conseguem carregar se o acft voar apenas 2400 mn.

https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_C-17_Globemaster_III

Abraços
 
« Última modificação: Fevereiro 15, 2017, 05:59:41 pm por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #670 em: Fevereiro 15, 2017, 04:45:51 pm »
o C17 com 45 tons consegue percorrer 4000 milhas náuticas, as 70 Tons só se conseguem carregar se o acft voar apenas 2400 mn.

Certo, eu lembro-me de ver noticias de C-17 a transportar carros de combate de 60 toneladas, mas fui informar-me melhor e não foi nenhum voo longo, os americanos andaram a transferir CCs de uma zona do Afeganistão para outra e os Canadianos andaram a transporta-los do Quirguistão para o Afeganistão (aprox: 1000km ou 600milhas) bem dentro desses valores acima, e eu a pensar que os tinham transportado directamente da Europa  :N-icon-Axe:.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #671 em: Fevereiro 16, 2017, 09:35:37 am »
o C17 com 45 tons consegue percorrer 4000 milhas náuticas, as 70 Tons só se conseguem carregar se o acft voar apenas 2400 mn.

Certo, eu lembro-me de ver noticias de C-17 a transportar carros de combate de 60 toneladas, mas fui informar-me melhor e não foi nenhum voo longo, os americanos andaram a transferir CCs de uma zona do Afeganistão para outra e os Canadianos andaram a transporta-los do Quirguistão para o Afeganistão (aprox: 1000km ou 600milhas) bem dentro desses valores acima, e eu a pensar que os tinham transportado directamente da Europa  :N-icon-Axe:.
Normalmente é por barco e depois é que entram outros meios.  ;)





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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #672 em: Fevereiro 16, 2017, 01:00:37 pm »
Provocaçãozinha: e se depois da retirada do São Paulo por razões orçamentais, o projecto KC-390 ficar na gaveta?  ;D
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #673 em: Fevereiro 16, 2017, 02:16:45 pm »
Provocaçãozinha: e se depois da retirada do São Paulo por razões orçamentais, o projecto KC-390 ficar na gaveta?  ;D
És mauzinho és...  ;D ;) O "Burro"  e respectivos clones mandavam-se de uma janela abaixo...  ;D 8) Mas dúvido que aconteça pois é muito guito (e se nem os Turbo Trader e Skyhawk vão para a gaveta, pois segundo o que vem de Terras de Vera Cruz é para continuar...)  ;)



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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #674 em: Fevereiro 16, 2017, 08:42:16 pm »
A nível do substituto directo dos nossos C-130H/H-30, considero ser um erro tremendo se não optarmos pelo C-130J Super Hercules. Com o know-how de 40 anos de operação do clássico C-130H, e com parceiros da Aliança Atlântica a operá-los como o Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Noruega, Dinamarca, Estados Unidos e Canadá, a opção pelo KC-390 não faz qualquer sentido prático. Não para já, pelo menos. A FAP precisa de um aparelho testado, experimentado, off-the-shelf, capaz de cumprir as missões dos quarentões H, e não um aparelho que andará em testes um bom tempo e que as suas actuais capacidades são ainda meramente teóricas.

Além de que também faz isto, e bem.  ;)

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