EH-101

  • 1074 Respostas
  • 281777 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: EH-101
« Responder #495 em: Setembro 18, 2016, 09:33:07 pm »
Padrões de camuflagem da era da Guerra do Vietname nos helis da FAP, camuflagem DPM dos anos 60 nos três ramos, enfim, modernices.
Talent de ne rien faire
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: EH-101
« Responder #496 em: Setembro 18, 2016, 10:42:05 pm »
Eu até não ficava muito chocado se mudassem para o cinzento, só não quero é florescentes lool.

Até porque em Portugal todos os EH101 azem SAR, depois tem é alguns que também fazem outras coisas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

night_runner

  • Membro
  • *
  • 169
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +3/-0
Re: EH-101
« Responder #497 em: Setembro 18, 2016, 11:17:44 pm »
Que se saiba os 12 EH101 da FAP não desempenham todas essas missões em simultâneo:
 6 são dedicados ao SAR, 4 ao CSAR (estes sim transportam tropas) e 2 oficialmente são para fiscalização das pescas, mas fazem de forma oficiosa também SAR (isto porque foram subsidiados pela UE para o único propósito das "pescas").
Completamente errado. Duas estão especialmente adaptadas para realizar missões de vigilância maritima e quatro estão especialmente adaptadas para CSAR ou operações embarcadas. Porém, qualquer das 12 aeronaves fazem SAR e todas fazem missões de apoio ao exército. Isto não tem nada de oficioso, foi assim que foi idealizado e é assim que se tenta mantêr até ordens superiores. Acho que não é dificil chegar à conclusão que a opção com camuflagem é a melhor (ou a "menos má") para o conjunto de capacidades que se exige manter*.

* Se o interesse é criticar e falar mal, então que se questione porque é que se exige muito e se dá tão pouco para a concretização...

 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: EH-101
« Responder #498 em: Setembro 19, 2016, 12:26:04 am »
Que se saiba os 12 EH101 da FAP não desempenham todas essas missões em simultâneo:
 6 são dedicados ao SAR, 4 ao CSAR (estes sim transportam tropas) e 2 oficialmente são para fiscalização das pescas, mas fazem de forma oficiosa também SAR (isto porque foram subsidiados pela UE para o único propósito das "pescas").
Completamente errado. Duas estão especialmente adaptadas para realizar missões de vigilância maritima e quatro estão especialmente adaptadas para CSAR ou operações embarcadas. Porém, qualquer das 12 aeronaves fazem SAR e todas fazem missões de apoio ao exército. Isto não tem nada de oficioso, foi assim que foi idealizado e é assim que se tenta mantêr até ordens superiores. Acho que não é dificil chegar à conclusão que a opção com camuflagem é a melhor (ou a "menos má") para o conjunto de capacidades que se exige manter*.

* Se o interesse é criticar e falar mal, então que se questione porque é que se exige muito e se dá tão pouco para a concretização...

Meu caro criticar não é falar mal. Embora em Portugal a verdade por muitas vezes ofende.
Quanto ao assunto em análise, vai-me perdoar e sem querer parecer indelicado, mas sou obrigado a dizer-lhe que você não tem absolutamente a mínima ideia do que é que está para aí a falar.
« Última modificação: Setembro 19, 2016, 01:07:36 am por Major Alvega »
 

*

night_runner

  • Membro
  • *
  • 169
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +3/-0
Re: EH-101
« Responder #499 em: Setembro 19, 2016, 10:54:15 pm »
Quanto ao assunto em análise, vai-me perdoar e sem querer parecer indelicado, mas sou obrigado a dizer-lhe que você não tem absolutamente a mínima ideia do que é que está para aí a falar.
Não creio, camarada. Ainda assim, não nos quer elucidar porquê?
« Última modificação: Setembro 19, 2016, 11:04:28 pm por night_runner »
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: EH-101
« Responder #500 em: Setembro 19, 2016, 11:40:40 pm »
faz mais sentido pintar os alpha jet restantes de camuflado, e não andarem com aquela pintura "que não vale um chavo"... e ao menos andavam com um ar mais militar nos exercicios como o Real Thaw...

Da me o riso, quando em 1999 se escrevia numa "Mais Alto"

"substituir a esquadra de Alpha Jet, por helicópeteros de ataque e observação"

"integrar Portugal no programa JSF" .... ;D
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: EH-101
« Responder #501 em: Setembro 20, 2016, 04:00:28 am »
Quanto ao assunto em análise, vai-me perdoar e sem querer parecer indelicado, mas sou obrigado a dizer-lhe que você não tem absolutamente a mínima ideia do que é que está para aí a falar.
Não creio, camarada. Ainda assim, não nos quer elucidar porquê?

Elucide-se à vontade:
http://www.emfa.pt/www/aeronave-17-agusta-westland-eh-101-merlin
 

*

night_runner

  • Membro
  • *
  • 169
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +3/-0
Re: EH-101
« Responder #502 em: Setembro 20, 2016, 02:44:01 pm »
Elucide-se à vontade:
http://www.emfa.pt/www/aeronave-17-agusta-westland-eh-101-merlin
É normal que quando se tem contacto com as coisas através de sites e revistas possa haver mais que uma interpretação da realidade. E verdade seja dita o texto que colocou de certa forma até pode ajudar a induzir no erro que o camarada está a cometer.
Tal como eu escrevi antes, e o camarada tão bem reforçou, existem três versões de EH101 na FAP, é um facto. Mas também é um facto, e facilmente comprovável (mesmo para um outsider), que todas as aeronaves independentemente da versão desempenham todo o leque de missões da Esquadra. Se não quiser ter muito trabalho procure por fotos dos destacamentos nas ilhas e por exercicios em Santa Margarida.

Todas as aeronaves da FAP que desempenham missões operacionais que exijam maioritariamente voos a baixa altitude sobre território nacional usam o esquema de camuflagem português. É assim com o EH101 como também é assim com o Alouette III. Por isso mesmo os Rotores nunca tiveram autoriação para ter aeronaves com o tipo de pintura especial como os Asas de Portugal tiveram. Os Alpha Jet, com a transição da 301 para o F-16, também deixaram de ter necessidade da camuflagem, daí a frota ter sido quase toda pintada nas cores dos Asas (apesar de ser uma formação de dois aparelhos apenas!). Os C-130 perderam a camuflagem porque a maioria das missões tacticas operacionais são executadas fora de Portugal pelo que deixou de fazer muito sentido usar um padrão de camuflagem tão especifico como o nosso. Com base nessa experiência os C-295 já vieram com o esquema cinza (apesar das primeiras ilustrações apresentarem uma versão camuflada!)

Se, por exemplo, faz sentido considerar um Alouette III com valor militar suficiente para se manterem estas regras? Se calhar não. E se calhar há mais coisas que já não fazem muito sentido. Mas enquanto estiver escrito que é assim a FAP só tem de cumprir.

« Última modificação: Setembro 20, 2016, 03:25:10 pm por night_runner »
 

*

OPCOM

  • Membro
  • *
  • 67
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +1/-1
Re: EH-101
« Responder #503 em: Setembro 20, 2016, 05:32:38 pm »
Que se saiba os 12 EH101 da FAP não desempenham todas essas missões em simultâneo:
 6 são dedicados ao SAR, 4 ao CSAR (estes sim transportam tropas) e 2 oficialmente são para fiscalização das pescas, mas fazem de forma oficiosa também SAR (isto porque foram subsidiados pela UE para o único propósito das "pescas").
Completamente errado. Duas estão especialmente adaptadas para realizar missões de vigilância marítima e quatro estão especialmente adaptadas para CSAR ou operações embarcadas. Porém, qualquer das 12 aeronaves fazem SAR e todas fazem missões de apoio ao exército. Isto não tem nada de oficioso, foi assim que foi idealizado e é assim que se tenta manter até ordens superiores. Acho que não é dificil chegar à conclusão que a opção com camuflagem é a melhor (ou a "menos má") para o conjunto de capacidades que se exige manter*.

* Se o interesse é criticar e falar mal, então que se questione porque é que se exige muito e se dá tão pouco para a concretização...
totalmente de acordo, ha pessoas que têm como hobbie apenas dizer mal de tudo.
Se é camuflado, diz-se mal, se fosse cinzento (que ideia essa para um Heli de apoio ao exercito e operações tácticas).
Apenas uma correcção: embarcados todos podem ser, e todos podem ter as configurações para todas as missões: excepto as 4 CSAR que têm blindagem adicional, anti-medidas electrónicas e aviso radar e missil.
Todos recolhem a cauda e as pás, e todos podem levar a sonda de reabastecimento.
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: EH-101
« Responder #504 em: Setembro 20, 2016, 11:00:58 pm »
Elucide-se à vontade:
http://www.emfa.pt/www/aeronave-17-agusta-westland-eh-101-merlin
É normal que quando se tem contacto com as coisas através de sites e revistas possa haver mais que uma interpretação da realidade. E verdade seja dita o texto que colocou de certa forma até pode ajudar a induzir no erro que o camarada está a cometer.
Tal como eu escrevi antes, e o camarada tão bem reforçou, existem três versões de EH101 na FAP, é um facto. Mas também é um facto, e facilmente comprovável (mesmo para um outsider), que todas as aeronaves independentemente da versão desempenham todo o leque de missões da Esquadra. Se não quiser ter muito trabalho procure por fotos dos destacamentos nas ilhas e por exercicios em Santa Margarida.

Todas as aeronaves da FAP que desempenham missões operacionais que exijam maioritariamente voos a baixa altitude sobre território nacional usam o esquema de camuflagem português. É assim com o EH101 como também é assim com o Alouette III. Por isso mesmo os Rotores nunca tiveram autoriação para ter aeronaves com o tipo de pintura especial como os Asas de Portugal tiveram. Os Alpha Jet, com a transição da 301 para o F-16, também deixaram de ter necessidade da camuflagem, daí a frota ter sido quase toda pintada nas cores dos Asas (apesar de ser uma formação de dois aparelhos apenas!). Os C-130 perderam a camuflagem porque a maioria das missões tacticas operacionais são executadas fora de Portugal pelo que deixou de fazer muito sentido usar um padrão de camuflagem tão especifico como o nosso. Com base nessa experiência os C-295 já vieram com o esquema cinza (apesar das primeiras ilustrações apresentarem uma versão camuflada!)

Se, por exemplo, faz sentido considerar um Alouette III com valor militar suficiente para se manterem estas regras? Se calhar não. E se calhar há mais coisas que já não fazem muito sentido. Mas enquanto estiver escrito que é assim a FAP só tem de cumprir.

Já vi que gosta falar de cor. O meu contacto é através todas as formas possíveis entre as quais as que enumerou mas essencialmente directas com a realidade. Mas vi que você é um bocadinho fanfarrão de mais e pouco humilde para o meu gosto e tem a mania que sabe. Mas agora acabou de me provar que não sabe nada de nada e o contacto que você tem com a realidade é vir para os forums armar-se em bom.
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: EH-101
« Responder #505 em: Setembro 20, 2016, 11:06:24 pm »
Que se saiba os 12 EH101 da FAP não desempenham todas essas missões em simultâneo:
 6 são dedicados ao SAR, 4 ao CSAR (estes sim transportam tropas) e 2 oficialmente são para fiscalização das pescas, mas fazem de forma oficiosa também SAR (isto porque foram subsidiados pela UE para o único propósito das "pescas").
Completamente errado. Duas estão especialmente adaptadas para realizar missões de vigilância marítima e quatro estão especialmente adaptadas para CSAR ou operações embarcadas. Porém, qualquer das 12 aeronaves fazem SAR e todas fazem missões de apoio ao exército. Isto não tem nada de oficioso, foi assim que foi idealizado e é assim que se tenta manter até ordens superiores. Acho que não é dificil chegar à conclusão que a opção com camuflagem é a melhor (ou a "menos má") para o conjunto de capacidades que se exige manter*.

* Se o interesse é criticar e falar mal, então que se questione porque é que se exige muito e se dá tão pouco para a concretização...
totalmente de acordo, ha pessoas que têm como hobbie apenas dizer mal de tudo.
Se é camuflado, diz-se mal, se fosse cinzento (que ideia essa para um Heli de apoio ao exercito e operações tácticas).
Apenas uma correcção: embarcados todos podem ser, e todos podem ter as configurações para todas as missões: excepto as 4 CSAR que têm blindagem adicional, anti-medidas electrónicas e aviso radar e missil.
Todos recolhem a cauda e as pás, e todos podem levar a sonda de reabastecimento.

Olha este! Não quer reconsiderar o chorrilho de disparates que acabou de escrever. Não vale a pena reeditar o texto porque eu já fiz print screen, caso você apague e venha desconversar, que pelo o que estou a constatar deve ser a sua especialidade. Você perdeu uma excelente oportunidade de estar calado. E olhe eu não critico por criticar e muito menos falo por falar.

Mas já agora quem é que diz mal de tudo? Houve aqui alguma coisa que eu tivesse dito que não correspondesse à verdade? Mas já agora não quer apresentar nenhuma contra argumentação em relação aquilo que falei. Já viu que interveio, mas não disse nada de concreto? Apenas disparates, dizendo que todas aeronaves recolhem as pás e cauda e que podem levar a sonda reabastecimento. Fiquemos por aqui!
« Última modificação: Setembro 20, 2016, 11:14:54 pm por Major Alvega »
 

*

night_runner

  • Membro
  • *
  • 169
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +3/-0
Re: EH-101
« Responder #506 em: Setembro 20, 2016, 11:23:13 pm »
Além da falta de argumentos sobre o tema, baixar o nível é uma boa maneira de acabar a conversa.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3518 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: EH-101
« Responder #507 em: Setembro 21, 2016, 12:36:22 pm »
Apenas disparates, dizendo que todas aeronaves recolhem as pás e cauda e que podem levar a sonda reabastecimento. Fiquemos por aqui!

Embora tenha razão neste aspecto - de facto apenas os 4 EH-101 Mk. 516 CSAR possuem a capacidade de dobrar a cauda e pás para uso embarcado, para além de provisões para a instalação de contramedidas electrónicas e sonda de reabastecimento -, a maneira como o fez, através de linguagem agressiva e desrespeituosa, retira-lhe qualquer razão, por maior que ela fosse. Há outras formas de afirmar um determinado ponto do que aquela que adoptou.

Em jeito de remate final, posso dizer-lhe por experiência pessoal que aquilo que foi afirmado (isto é, que todos os 12 aparelhos de 3 versões diferentes que operam na FAP, fazem tanto busca e salvamento como transporte aéreo táctico), é a mais pura verdade. Os próprios modelos Mk. 515 SIFICAP actualmente operam muito mais vezes sem consola do sistema e operador do que com as mesmas, fazendo SAR e Transporte na BOP Montijo e no AM3 e BA4 ao lado dos restantes aparelhos.
« Última modificação: Setembro 21, 2016, 01:09:46 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: EH-101
« Responder #508 em: Setembro 21, 2016, 02:10:42 pm »
Por falar em CSAR e Transporte aéreo táctico, quando é que aparecem umas armazitas nos referidos aparelhos? A não ser que a camuflagem, actual ou quiçá futura dos EH101 portugueses seja Steath...  :o





Cumprimentos
« Última modificação: Setembro 21, 2016, 02:46:30 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: EH-101
« Responder #509 em: Setembro 21, 2016, 03:01:58 pm »
O CSAR na FAP foi descontinuado há já bastante tempo. O RESCOM até foi transformado na UPF. Agora que voltaram a mudar o nome a essa força tudo é possível. Mas como os governos evitam sempre ao máximo o empenhamento de meios aéreos ofensivo, o CSAR não me parece muito prioritário.
Talent de ne rien faire