A330 MRTT para a FAP ?

  • 402 Respostas
  • 36996 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 4808
  • Recebeu: 3280 vez(es)
  • Enviou: 5836 vez(es)
  • +4400/-168
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #360 em: Abril 08, 2022, 05:09:53 am »
A gente não precisa dessa merda. Temos o kacete, porra!
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

MATRA

  • Analista
  • ***
  • 877
  • Recebeu: 623 vez(es)
  • Enviou: 853 vez(es)
  • +65/-17
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #361 em: Junho 01, 2022, 11:58:54 am »
Citar
A330 MRTT concept with the cargo variant instead of the passenger variant.



A TAP já despachou o seu 330-200?
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2188
  • Recebeu: 379 vez(es)
  • Enviou: 274 vez(es)
  • +121/-270
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #362 em: Junho 02, 2022, 09:05:41 pm »

El 45 Grupo del Ejército del Aire ya tiene su segundo A330
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 406
  • Recebeu: 99 vez(es)
  • Enviou: 462 vez(es)
  • +28/-377
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #363 em: Junho 02, 2022, 09:25:44 pm »
A gente não precisa dessa merda. Temos o kacete, porra!

Eu diria antes, temos sempre alguém que nos faça o favor...
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 6112
  • Recebeu: 2334 vez(es)
  • Enviou: 537 vez(es)
  • +635/-452
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #364 em: Junho 03, 2022, 04:35:24 pm »
Qual favor? AAR?

Não é bem assim. Actualmente estamos inteiramente dependentes da disponibilidade de aeronaves estrangeiras tanto para funções de AAR e transporte estratégico. Disponibilidade essa que pode ser drasticamente reduzida em situações de emergência ou conflito. Basta ver que com a guerra na Ucrânia, vemos vários MRTT/KC-10/KC-135 a voar constantemente na Europa. Se o conflito alastrasse, a necessidade do uso destas aeronaves multiplicava-se muitas vezes, com a necessidade de conseguir abastecer largas dezenas (senão mesmo centenas) de aeronaves. E aí nós nem teríamos capacidade de contribuir, nem capacidade própria para assegurar as nossas necessidades.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2188
  • Recebeu: 379 vez(es)
  • Enviou: 274 vez(es)
  • +121/-270
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #365 em: Junho 03, 2022, 04:46:21 pm »
Qual favor? AAR?

Não é bem assim. Actualmente estamos inteiramente dependentes da disponibilidade de aeronaves estrangeiras tanto para funções de AAR e transporte estratégico. Disponibilidade essa que pode ser drasticamente reduzida em situações de emergência ou conflito. Basta ver que com a guerra na Ucrânia, vemos vários MRTT/KC-10/KC-135 a voar constantemente na Europa. Se o conflito alastrasse, a necessidade do uso destas aeronaves multiplicava-se muitas vezes, com a necessidade de conseguir abastecer largas dezenas (senão mesmo centenas) de aeronaves. E aí nós nem teríamos capacidade de contribuir, nem capacidade própria para assegurar as nossas necessidades.

Como se isso fosse uma coisa má. Assim poupa-se uns trocos e a malta não se aleija. /s  c56x1
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 406
  • Recebeu: 99 vez(es)
  • Enviou: 462 vez(es)
  • +28/-377
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #366 em: Junho 03, 2022, 06:55:50 pm »
Qual favor? AAR?

Não é bem assim. Actualmente estamos inteiramente dependentes da disponibilidade de aeronaves estrangeiras tanto para funções de AAR e transporte estratégico. Disponibilidade essa que pode ser drasticamente reduzida em situações de emergência ou conflito. Basta ver que com a guerra na Ucrânia, vemos vários MRTT/KC-10/KC-135 a voar constantemente na Europa. Se o conflito alastrasse, a necessidade do uso destas aeronaves multiplicava-se muitas vezes, com a necessidade de conseguir abastecer largas dezenas (senão mesmo centenas) de aeronaves. E aí nós nem teríamos capacidade de contribuir, nem capacidade própria para assegurar as nossas necessidades.

O que tem passado muito por aqui são os KC-46. Ainda agora veio um com F-18 e um KC-135 com o drogue na ponta da lança de reabastecimento.
 

*

Subsea7

  • Analista
  • ***
  • 629
  • Recebeu: 448 vez(es)
  • Enviou: 783 vez(es)
  • +1169/-1325
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #367 em: Junho 22, 2022, 11:38:02 pm »
 Viva,
 Existe o compromisso com a NATO (a pedido desta), de Portugal terá de atribuir 3 aeronaves com capacidade AAR (Air to Air Refueling).
CPs,
 

*

MATRA

  • Analista
  • ***
  • 877
  • Recebeu: 623 vez(es)
  • Enviou: 853 vez(es)
  • +65/-17
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #368 em: Junho 23, 2022, 09:54:42 am »
Viva,
 Existe o compromisso com a NATO (a pedido desta), de Portugal terá de atribuir 3 aeronaves com capacidade AAR (Air to Air Refueling).
CPs,

Compramos três KIT´s à Cobham em vez de um?
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 4249
  • Recebeu: 3648 vez(es)
  • Enviou: 2237 vez(es)
  • +4877/-2434
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #369 em: Junho 23, 2022, 03:25:26 pm »
Viva,
 Existe o compromisso com a NATO (a pedido desta), de Portugal terá de atribuir 3 aeronaves com capacidade AAR (Air to Air Refueling).
CPs,

Compramos três KIT´s à Cobham em vez de um?

Seria a opção mais rápida, isto porque não estou a ver vontade alguma do Governo em embarcar noutras hipóteses. Por outro lado, no entanto, disponibilizar 3 tankers da frota KC-390, frota essa composta por apenas 5 aeronaves, reduz drasticamente o número de aparelhos disponíveis para transporte e outras missões. E creio que o avião não pode cumprir as duas missões em simultâneo devido à necessidade de utilizar tanques internos na missão de reabastecimento aéreo.

Daí que o passo lógico devesse ser, isso sim, a aquisição de uma outra plataforma capaz de cumprir esta missão e outras com um maior à-vontade e capacidade, o que se traduziria no mínimo no A400M e no máximo no A330 MRTT. Veremos o que nos reserva a cimeira da próxima semana, confesso estar com bastante curiosidade.

« Última modificação: Junho 23, 2022, 03:26:07 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"I'll miss the sea, but a person needs new experiences. They jar something deep inside, allowing him to grow. Without change something sleeps inside us, and seldom awakens. The sleeper must awaken."
Duke Leto Atreides (Dune, Frank Herbert)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 7340
  • Recebeu: 2249 vez(es)
  • Enviou: 904 vez(es)
  • +3971/-4441
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #370 em: Junho 23, 2022, 03:40:46 pm »
Ainda levas é com o sexto Kc ou ficam os 4 Hercules a servir de Tankers. Mrtt?  :rir: :rir: :rir: :rir:



Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 9698
  • Recebeu: 1694 vez(es)
  • Enviou: 2061 vez(es)
  • +319/-278
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #371 em: Junho 23, 2022, 03:44:17 pm »
No me parece que essa contribuição de 3 aeronaves reabastecedores, tenha que ser permanente, isto é, os 3 aviões sempre configurados como reabastecedores e sempre atribuídos à NATO, deve ser algo como, Portugal ter capacidade de atribuir até um maximo de 3  aeronaves reabastecedores durante um x período de tempo, porque com 5 aeronaves, com manutenções e tal, dificilmente teremos mais que 3 aviões prontos a voar regularmente.

É como acontece com os 6 F-16 e outras aeronaves atribuídas à NRF, só temos que garantir que caso sejam requisitadas (pode ser um número inferior ao maximo), que num tempo relativamente curto estão a operar no local x que a NATO precisa.
 

*

Subsea7

  • Analista
  • ***
  • 629
  • Recebeu: 448 vez(es)
  • Enviou: 783 vez(es)
  • +1169/-1325
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #372 em: Junho 23, 2022, 03:59:03 pm »
Viva,
 Existe o compromisso com a NATO (a pedido desta), de Portugal terá de atribuir 3 aeronaves com capacidade AAR (Air to Air Refueling).
CPs,

Compramos três KIT´s à Cobham em vez de um?

Seria a opção mais rápida, isto porque não estou a ver vontade alguma do Governo em embarcar noutras hipóteses. Por outro lado, no entanto, disponibilizar 3 tankers da frota KC-390, frota essa composta por apenas 5 aeronaves, reduz drasticamente o número de aparelhos disponíveis para transporte e outras missões. E creio que o avião não pode cumprir as duas missões em simultâneo devido à necessidade de utilizar tanques internos na missão de reabastecimento aéreo.

Daí que o passo lógico devesse ser, isso sim, a aquisição de uma outra plataforma capaz de cumprir esta missão e outras com um maior à-vontade e capacidade, o que se traduziria no mínimo no A400M e no máximo no A330 MRTT. Veremos o que nos reserva a cimeira da próxima semana, confesso estar com bastante curiosidade.

O binómio KC-390 e A-400M e KC-390 e A-330MRTT já foram analisados, poderá ser escolhido um deles.
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4821
  • Recebeu: 547 vez(es)
  • Enviou: 426 vez(es)
  • +298/-1765
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #373 em: Junho 23, 2022, 04:13:23 pm »
Eu continuo a não perceber qual é o objectivo de ter reabastecedores kc, se os nossos caças não podem ser reabastecidos por ele. 
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Subsea7

  • Analista
  • ***
  • 629
  • Recebeu: 448 vez(es)
  • Enviou: 783 vez(es)
  • +1169/-1325
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #374 em: Junho 23, 2022, 05:53:56 pm »
Os teóricos do EMFA, falam em reabastecer KC, AW-101 e eventualmente C-295, na FAP.
Cps,