A330 MRTT para a FAP ?

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #270 em: Agosto 13, 2021, 02:57:30 pm »
Entretanto aqui ao lado...

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Defence
Spain turns to Iberia for air force A330 tankers
By Dominic Perry - 11 August 2021

Spain is to acquire three Airbus A330-200s from flag carrier Iberia for conversion into aerial refuelling tankers for its air force. Madrid in late June approved the acquisition of three tanker/transports, allocating €148 million ($174 million) this year, as part of a broader agreement with the airframer, which also included helicopters and a commitment to the multi-national European Future Combat Air System.

It had been assumed that the order would be for new-build A330 multi-role tanker transport (MRTT) aircraft, which are assembled in Toulouse and then sent for conversion at Airbus Defence & Space’s facility in Getafe near Madrid. But speaking to Spanish media outlet defensa.com, Major General Javier Antonio Guerrero Mochon, head of programmes at the Spanish air force, indicated that the three aircraft will be second-hand assets.

An initial example will arrive and be put into service this year without undergoing conversion, he says, and a second aircraft, also still in its passenger configuration, will follow “months later”. He indicates that the final A330 will go directly to Getafe for conversion in 2023, with the initial assets subsequently retrofitted to the MRTT standard. New build aircraft are based on the -200 variant of the Airbus widebody twin.

Iberia has a fleet of 13 A330-200s, plus two further examples in storage, Cirium fleets data records. The majority are owned by the carrier or its parent company IAG. Iberia says it has submitted its offer for the contract, “but negotiations are still ongoing”. Spain’s plan is not without precedent: two of the Royal Australian Air Force’s seven-strong MRTT fleet are converted passnger aircraft acquired from flag carrier Qantas.

https://www.flightglobal.com/defence/spain-turns-to-iberia-for-air-force-a330-tankers/145033.article

Para nós agora já nao dá, a TAP já só tem três 332 para dispensar, e a FAP não os quer........... :mrgreen: os 339 que tem são novinhos.........

Abraço
« Última modificação: Agosto 13, 2021, 03:01:29 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #271 em: Agosto 13, 2021, 03:21:48 pm »
Para nós agora já nao dá, a TAP já só tem três 332 para dispensar, e a FAP não os quer........... :mrgreen: os 339 que tem são novinhos.........

Abraço

Nem cá isso alguma vez aconteceria/acontecerá, como tu bem sabes caro amigo. É só a prova de que quando se quer, e há vontade, tudo é possível. E não venham cá os arautos do costume com a falta de verbas, a não inscrição na LPM, etc, porque quando existe vontade para tal tudo é contornável. A pena é que em Portugal exista sempre muita vontade em rotular tudo o que diga respeito às hipotéticas futuras aquisições militares de "duplo-uso", mas depois não haja nenhuma quando é hora de avançar e as concretizar. ::)
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #272 em: Agosto 13, 2021, 04:59:09 pm »
Para nós agora já nao dá, a TAP já só tem três 332 para dispensar, e a FAP não os quer........... :mrgreen: os 339 que tem são novinhos.........

Abraço

Nem cá isso alguma vez aconteceria/acontecerá, como tu bem sabes caro amigo. É só a prova de que quando se quer, e há vontade, tudo é possível. E não venham cá os arautos do costume com a falta de verbas, a não inscrição na LPM, etc, porque quando existe vontade para tal tudo é contornável. A pena é que em Portugal exista sempre muita vontade em rotular tudo o que diga respeito às hipotéticas futuras aquisições militares de "duplo-uso", mas depois não haja nenhuma quando é hora de avançar e as concretizar. ::)

Completamente de acordo, houvesse vontade e ou Óscar Oscar, o Óscar November ou o Óscar Tango, um deles de preferência o Tango, avancava já para a AB em TLS.

Abraço
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #273 em: Agosto 13, 2021, 06:34:40 pm »
Entretanto aqui ao lado...

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Defence
Spain turns to Iberia for air force A330 tankers
By Dominic Perry - 11 August 2021

Spain is to acquire three Airbus A330-200s from flag carrier Iberia for conversion into aerial refuelling tankers for its air force. Madrid in late June approved the acquisition of three tanker/transports, allocating €148 million ($174 million) this year, as part of a broader agreement with the airframer, which also included helicopters and a commitment to the multi-national European Future Combat Air System.

It had been assumed that the order would be for new-build A330 multi-role tanker transport (MRTT) aircraft, which are assembled in Toulouse and then sent for conversion at Airbus Defence & Space’s facility in Getafe near Madrid. But speaking to Spanish media outlet defensa.com, Major General Javier Antonio Guerrero Mochon, head of programmes at the Spanish air force, indicated that the three aircraft will be second-hand assets.

An initial example will arrive and be put into service this year without undergoing conversion, he says, and a second aircraft, also still in its passenger configuration, will follow “months later”. He indicates that the final A330 will go directly to Getafe for conversion in 2023, with the initial assets subsequently retrofitted to the MRTT standard. New build aircraft are based on the -200 variant of the Airbus widebody twin.

Iberia has a fleet of 13 A330-200s, plus two further examples in storage, Cirium fleets data records. The majority are owned by the carrier or its parent company IAG. Iberia says it has submitted its offer for the contract, “but negotiations are still ongoing”. Spain’s plan is not without precedent: two of the Royal Australian Air Force’s seven-strong MRTT fleet are converted passnger aircraft acquired from flag carrier Qantas.

https://www.flightglobal.com/defence/spain-turns-to-iberia-for-air-force-a330-tankers/145033.article

Para nós agora já nao dá, a TAP já só tem três 332 para dispensar, e a FAP não os quer........... :mrgreen: os 339 que tem são novinhos.........

Abraço

A TAP chegou a acordo com a Airbus para adiar até 2027 a entrega de 15 aviões, que estava inicialmente prevista até 2025, e assim poupar cerca de 856 milhões de euros de investimento entre 2020 e 2022.

“Foi renegociada com a Airbus o diferimento das datas de entrega de 13 aeronaves A320neo de 2012-2022 para 2025-2027 e do diferimento da data de entrega dos [dois] A330neo de 2022 para 2024”, lê-se no relatório dos resultados do primeiro semestre deste ano, enviado na segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A transportadora aérea portuguesa justifica esta medida com a necessidade de controlar e reduzir custos, que inclui a suspensão ou adiamento de investimentos não críticos e a renegociação de contratos, face aos efeitos da pandemia de covid-19 na sua atividade.

A TAP tinha contratado com a fabricante de aeronaves Airbus a aquisição de 53 aeronaves (39 A320 NEO Family e 14 A330 NEO) a receber entre 2018 e 2025.

Destas, foram recebidas até ao momento 17 aeronaves.

“Relativamente ao acordo já alcançado com a Airbus, este altera os contratos de aquisição de aeronaves das famílias A320neo e A330neo, permitindo reduzir o CAPEX nos anos 2020-2022 em aproximadamente USD [dólares norte-americanos] 1.000 milhões [aproximadamente 856 milhões de euros], por forma a alcançar um melhor alinhamento com o atual momento de mercado e as perspetivas para os próximos 18-24 meses”, refere a companhia.

Quanto ao contrato de aquisição de aeronaves da família A320neo, a TAP conseguiu adiar algumas entregas para 2021, bem como adiar a maioria das entregas originalmente previstas para 2021 e 2022 para o período entre 2025 a 2027.

No que se refere ao contrato de aquisição de aeronaves A330neo, foi acordado o adiamento para 2024 relativo às 2 aeronaves com entrega originalmente prevista para 2022, garantindo a TAP Air Portugal a possibilidade de troca destas aeronaves por outros modelos, a avaliar em função da retoma de mercado e necessidades da TAP Air Portugal na altura”.

Era só virem esses dois. :mrgreen:

Ps: No Brasil convenceram o Bolsonaro com a capacidade VVIP. Cá é mais dificil. :(
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #274 em: Agosto 13, 2021, 06:44:46 pm »
Nós não necessitamos de dois MRTT, nem tao pouco do modelo 339 da TAP, um 332 seria suficiente, .

Os 339 cuja entrega foi adiada são acft bastante caros, só o custo da aeronave seria 80% do orçamento anual da FAP.

Se se optasse por um dos 332 da TAP, com idades entre os 13/14 anos, os custos finais seriam muito inferiores e, em termos de capacidades de transporte, seria uma aeronave muito mais ajustada ás nossas necessidades.

Houvesse vontade e a aquisição podia avançar já pois a frota de LC tem diariamente, dois a três acfts, parqueados em LIS.

« Última modificação: Agosto 13, 2021, 08:08:15 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #275 em: Agosto 14, 2021, 12:29:19 am »
Isto é que é um país de gente rica, 2 A330 para a FA (para depois serem usados como sabemos, passeios de políticos e amigos e as restantes missões e aeronaves ficarem "a seco" por falta de verba)... nem os ingleses têm A330 próprios, recorrendo a empresas particulares no caso dos Voyager.

O que precisamos é de nos incluir num dos consórcios de fornecimento de transporte, comprando horas de voo, como muito pequenos países europeus (e não só) fizeram.
« Última modificação: Agosto 14, 2021, 12:31:57 am por oi661114 »
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #276 em: Agosto 14, 2021, 12:43:40 am »
Isto é que é um país de gente rica, 2 A330 para a FA (para depois serem usados como sabemos, passeios de políticos e amigos e as restantes missões e aeronaves ficarem "a seco" por falta de verba)... nem os ingleses têm A330 próprios, recorrendo a empresas particulares no caso dos Voyager.

O que precisamos é de nos incluir num dos consórcios de fornecimento de transporte, comprando horas de voo, como muito pequenos países europeus (e não só) fizeram.

Gente rica é dar perto de 900 milhões por 5 aviões táticos, sem provas dadas no mercado, e onde muito provavelmente serão produzidas tão somente 21 unidades, para 3 países.
Somos mesmo ricos! (Quando interessa)...
 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #277 em: Agosto 14, 2021, 01:04:33 am »
Isto é que é um país de gente rica, 2 A330 para a FA (para depois serem usados como sabemos, passeios de políticos e amigos e as restantes missões e aeronaves ficarem "a seco" por falta de verba)... nem os ingleses têm A330 próprios, recorrendo a empresas particulares no caso dos Voyager.

O que precisamos é de nos incluir num dos consórcios de fornecimento de transporte, comprando horas de voo, como muito pequenos países europeus (e não só) fizeram.

Eles têm 9 que são operados pera RAF e fazem parte do "core", depois sim têm mais 5 que sim estão entregues a operação privada e que o objetivo é serem chamados de volta em caso de necessidade. É uma forma de reserva estratégica.

Mas um dos 9(ZZ336) foi convertido em avião VVIP e serve para levar membros do governo e da familia real



 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #278 em: Agosto 14, 2021, 02:29:11 am »
MRTT, até agora, é só para o modelo 332 — como, aliás, é mencionado na notícia. No futuro, é possível que a Airbus avance com um MRTT baseado no Neo.
Talent de ne rien faire
 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #279 em: Agosto 14, 2021, 11:29:06 am »
De qualquer maneira, se era para adquirir, que fosse convertido na versão militar. Não faz sentido ficarmos limitados a A330 civis. Os MRTT não seriam só para transporte, sendo extremamente importante a capacidade de abastecer os F-16.

Depois, ao comprar 2 MRTT, não seria impeditivo de entrarmos no consórcio Europeu. Os próprios belgas compraram 1 para entrar no dito consórcio.
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #280 em: Agosto 14, 2021, 02:05:23 pm »
Nem faz sentido não serem convertidos em MRTT.

Como os nossos deputados/ministros gostam tanto de ir ver os jogos da seleção ao estrangeiro, não me importava nada que fossem pintados com as cores da bandeira e fossem levar os jogadores e os ministros/deputados ao estrangeiro desde que fosse a seleção a pagar. Podia ser uma forma de financiar o projecto e de garantir um mínimo de horas de voo. 

Assim provavelmente já havia dinheiro para a certificação de reabastecimento. c56x1
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #281 em: Agosto 16, 2021, 11:32:45 pm »
Escusado será dizer que neste preciso momento, nem que fosse somente um único exemplar, uma aeronave de transporte estratégico e reabastecimento aéreo daria um jeitão, tanto para nós como para a comunidade internacional. Mas pronto, siga a miséria, o desinteresse e a irrelevância...
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #282 em: Agosto 17, 2021, 12:20:14 am »
Isto é que é um país de gente rica, 2 A330 para a FA (para depois serem usados como sabemos, passeios de políticos e amigos e as restantes missões e aeronaves ficarem "a seco" por falta de verba)... nem os ingleses têm A330 próprios, recorrendo a empresas particulares no caso dos Voyager.

O que precisamos é de nos incluir num dos consórcios de fornecimento de transporte, comprando horas de voo, como muito pequenos países europeus (e não só) fizeram.

Eles têm 9 que são operados pera RAF e fazem parte do "core", depois sim têm mais 5 que sim estão entregues a operação privada e que o objetivo é serem chamados de volta em caso de necessidade. É uma forma de reserva estratégica.

Mas um dos 9(ZZ336) foi convertido em avião VVIP e serve para levar membros do governo e da familia real


Especula-se que dois ou três Voyager poderão vir à FAB.
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #283 em: Agosto 17, 2021, 09:18:01 am »
Escusado será dizer que neste preciso momento, nem que fosse somente um único exemplar, uma aeronave de transporte estratégico e reabastecimento aéreo daria um jeitão, tanto para nós como para a comunidade internacional. Mas pronto, siga a miséria, o desinteresse e a irrelevância...

É ver os USA, UK, Espanha,Bélgica...com C-17, A-400M, etc, por sinal 2 aeronaves que poderiam ter sido da FAP, mas a realidade neste momento é 1 C-130M operacional e 5 KACETES encomendados....
Triste sina, triste país, coitados dos Afegãos de bem.......
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #284 em: Agosto 17, 2021, 02:05:06 pm »
deixe os kc  e os a-400 ,e vamos buscar c-17 globe master III ,que leva 800 pessoas a bordo. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

https://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/controlador-aereo-incredulo-com-comunicacao-do-piloto-de-aeronave-em-cabul-800-pessoas-no-aviao-f