A330 MRTT para a FAP ?

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dc

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #210 em: Janeiro 31, 2021, 12:08:11 am »
Sim mas compara lá com o interior do MRTT (ou mesmo o A310). As dimensões, as condições de trabalho. Para não falar que sendo uma aeronave maior, transporta mais doentes, logo o número de aeronaves necessárias é menor (para o mesmo número de doentes), o que se reflecte num menor número de tripulações necessárias para as voar, menores custos h/voo e no fim do serviço, menos aeronaves para desinfectar.

Numa situação extrema, em que fosse necessário colocar todas as fichas em cima da mesa (utilizar todas as aeronaves disponíveis), seja em que contexto fosse, civil ou militar, 3 KC + 2 MRTT fazem muito mais que 5 KC (como está planeado).
 

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NVF

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #211 em: Janeiro 31, 2021, 02:44:59 am »
É de facto uma comparação injusta. Cabe lá na cabeça de alguém comparar algo que uns têm e outros não. Essas comparações nunca podem ser efectuadas, porque as necessidades e requisitos de cada país são diferentes.

Por exemplo, é absurdo criticar o facto de o Exército ainda operar M113 quando os dinamarqueses operam o CV90 há anos. Se os dinamarqueses, têm um contentor médico para os seus C-130, então os nossos também podem ter, o que torna irrelevante qualquer comparação, ou crítica. As chefias sabem o que fazem. Metam isto na cabeça, de uma vez por todas!
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Lightning

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #212 em: Janeiro 31, 2021, 06:54:32 am »
Eu não estou a dizer que um Airbus hospital não é melhor do que um C-130 nessa função, eu acho que é, têm mais conforto para os pacientes, para a equipa médica (basta não se ouvir o barulho dos motores do C130), pode levar mais material o que lhe confere mais capacidades médicas.

Um avião de carga vai sempre ser um adaptação temporária, como vimos no A400M, nunca vai ter aquele aspecto "de hospital" do Airbus, por isso é que achei interessante o contentor dinamarquês.


C17 Americano, tem mais espaço livre, mas o interior é o mesmo género.
« Última modificação: Janeiro 31, 2021, 06:56:32 am por Lightning »
 
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Red Baron

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #213 em: Janeiro 31, 2021, 05:13:11 pm »
Eu não estou a dizer que um Airbus hospital não é melhor do que um C-130 nessa função, eu acho que é, têm mais conforto para os pacientes, para a equipa médica (basta não se ouvir o barulho dos motores do C130), pode levar mais material o que lhe confere mais capacidades médicas.

Um avião de carga vai sempre ser um adaptação temporária, como vimos no A400M, nunca vai ter aquele aspecto "de hospital" do Airbus, por isso é que achei interessante o contentor dinamarquês.


C17 Americano, tem mais espaço livre, mas o interior é o mesmo género.

Mas eu coloquei a foto do A400 justamente para mostrar que existe diferença entre os A330/A310 e um cargueiro adaptado.

Num A330/A310 tens camas próprias já equipadas com tudo comparáveis e a uma cama de cuidados intensivos. É que estamos a falar de transporte de pacientes Covid que a qualquer momento podem precisar de suporte de vida.



O A330 também faz medivac mais tradicional

 
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Lightning

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #214 em: Fevereiro 01, 2021, 01:19:09 am »
Esses Airbus depende do avião ser dedicado a essa função ou se é um compartimento vazio que se vai adaptar e no fim desmontar tudo.
 

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NVF

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #215 em: Fevereiro 01, 2021, 05:22:40 am »
Dedicado, ou versátil? Então se é dedicado, presume-se que não pode ser reconfigurado para outras missões, é isso?

https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2020-03-20/france-deploys-a330-mrtts-coronavirus-battle
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Lightning

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #216 em: Fevereiro 01, 2021, 07:56:50 pm »
Dedicado, ou versátil? Então se é dedicado, presume-se que não pode ser reconfigurado para outras missões, é isso?

https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2020-03-20/france-deploys-a330-mrtts-coronavirus-battle

Os que forem configuráveis, melhor, o material entra e sai, podem fazer várias funções. Mas alguns podem ser aviões-hospital permanentes que seja mais complicado remover o equipamento médico.
 

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dc

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #217 em: Fevereiro 01, 2021, 09:11:17 pm »
O MRTT francês que ajudou durante a pandemia, é um MRTT normal que foi adaptado. Para nós é exactamente o tipo de avião que nos dá jeito, um avião adaptável, que hoje serve de "avião hospital", amanhã reabastece F-16 numa intercepção sobre o Atlântico e no dia a seguir evacua cidadãos nacionais no estrangeiro.

E nem de propósito:
https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/aviao-hospital-pronto-a-levar-doentes-portugueses-com-covid-19-para-a-alemanha

Mas depois desde exemplo, ainda vem alguém dizer que não precisamos deste tipo de aeronave.  ::)
« Última modificação: Fevereiro 01, 2021, 09:12:32 pm por dc »
 

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tenente

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #218 em: Fevereiro 01, 2021, 09:24:43 pm »
O MRTT francês que ajudou durante a pandemia, é um MRTT normal que foi adaptado. Para nós é exactamente o tipo de avião que nos dá jeito, um avião adaptável, que hoje serve de "avião hospital", amanhã reabastece F-16 numa intercepção sobre o Atlântico e no dia a seguir evacua cidadãos nacionais no estrangeiro.

E nem de propósito:
https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/aviao-hospital-pronto-a-levar-doentes-portugueses-com-covid-19-para-a-alemanha

Mas depois desde exemplo, ainda vem alguém dizer que não precisamos deste tipo de aeronave.  ::)

as fotos reportam-se a um 310 da Luftwaffe, uma aeronave que seria uma excelente aquisição para a FAP !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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NVF

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #219 em: Fevereiro 02, 2021, 01:22:15 am »
O kit médico francês é utilizado há mais de 15 anos, primeiro nos KC-135 e agora nos A330 MRTT. A configuração alemã parece ser mais "permanente", i.e., demora mais tempo a reconfigurar a aeronave. Mas o problema dos A310 alemães é que devem estar a dar as últimas.
« Última modificação: Fevereiro 02, 2021, 01:24:51 am por NVF »
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Major Alvega

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #220 em: Fevereiro 02, 2021, 02:59:17 am »
O problema é sempre o mesmo, recursos - mesmo que o "estado" diga que reforça o orçamento para termos 2x A330 MRTT (porque militarmente ter 1 é ter 0, ter 2 é ter 1  etc) eu não acredito, vai é desviar recursos da área militar... logo para termos A330 o que vamos sacrificar?

Por mim sacrificava-se 2 dos 5 KC-390. O MRTT é muito mais versátil e muito superior em capacidade de transporte, raio de acção, AAR. Outra opção é adquirir mais do que 2, e "vender" horas de voo a terceiros para os rentabilizar.

Ainda outra opção é entrar no tal consórcio NATO MMF, adquirindo um MRTT para contribuir para o dito consórcio, mas garantir que haja sempre um ou dois estacionados em Portugal (não faz grande sentido ficar dependentes de aeronaves estacionadas na Holanda).

Sacrificavas porquê? Não necessitarias de sacrificar. Tu já andas aqui há tempo suficiente para saberes que há dinheiro e sempre houve para termos um ou dois MRTT's, LPD, AOR, FFG's novas, F-16 com radar AESA, uma frota de helis decente etc. etc. Não há é vontade política, derivado de a classe política e dirigente ser inculta, impreparada e sem a mínima noção da importância vital de um país ter dispositivo de FA's adequadas. E de teres uma sociedade civil muito limitada. O nosso atraso estrutural e estagnação de décadas explicam o resto.
O milhares de milhões que são esbanjados e desbaratados anualmente em compra de votos, em investimentos inúteis e não reprodutivos, na má gestão da coisa pública, na corrupção, clientelismo etc. Dava para termos uma dispositivo de Defesa de um país civilizado sem prejudicar minimamente o investimento noutras áreas fundamentai do país.
 
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goldfinger

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #221 em: Fevereiro 02, 2021, 06:48:15 am »
Australia lo tiene claro, envidia sana!!

A España servir hasta morir
 

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LM

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #222 em: Fevereiro 02, 2021, 10:12:43 am »
O problema é sempre o mesmo, recursos - mesmo que o "estado" diga que reforça o orçamento para termos 2x A330 MRTT (porque militarmente ter 1 é ter 0, ter 2 é ter 1  etc) eu não acredito, vai é desviar recursos da área militar... logo para termos A330 o que vamos sacrificar?

Por mim sacrificava-se 2 dos 5 KC-390. O MRTT é muito mais versátil e muito superior em capacidade de transporte, raio de acção, AAR. Outra opção é adquirir mais do que 2, e "vender" horas de voo a terceiros para os rentabilizar.

Ainda outra opção é entrar no tal consórcio NATO MMF, adquirindo um MRTT para contribuir para o dito consórcio, mas garantir que haja sempre um ou dois estacionados em Portugal (não faz grande sentido ficar dependentes de aeronaves estacionadas na Holanda).

Sacrificavas porquê? Não necessitarias de sacrificar. Tu já andas aqui há tempo suficiente para saberes que há dinheiro e sempre houve para termos um ou dois MRTT's, LPD, AOR, FFG's novas, F-16 com radar AESA, uma frota de helis decente etc. etc. Não há é vontade política, derivado de a classe política e dirigente ser inculta, impreparada e sem a mínima noção da importância vital de um país ter dispositivo de FA's adequadas. E de teres uma sociedade civil muito limitada. O nosso atraso estrutural e estagnação de décadas explicam o resto.
O milhares de milhões que são esbanjados e desbaratados anualmente em compra de votos, em investimentos inúteis e não reprodutivos, na má gestão da coisa pública, na corrupção, clientelismo etc. Dava para termos uma dispositivo de Defesa de um país civilizado sem prejudicar minimamente o investimento noutras áreas fundamentai do país.

Há dinheiro; mas não há vontade politica (nem dos eleitores), há má gestão (incluindo dos militares) do pouco que há... e, o pouco que há, é para para fazer das FA outro braço da Protecção Civil.

Ora como isso não deve mudar na próxima dúzia de anos... quando defendemos um novo sistema, como o MRTT, é interessante fazer o "exercício" de dizer o que sacrificamos - senão venha o V Império  ;)   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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dc

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #223 em: Fevereiro 02, 2021, 12:38:26 pm »
Australia lo tiene claro, envidia sana!!



Montijo, circa 2030.  :mrgreen:
 

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dc

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #224 em: Fevereiro 02, 2021, 12:45:49 pm »
O problema é sempre o mesmo, recursos - mesmo que o "estado" diga que reforça o orçamento para termos 2x A330 MRTT (porque militarmente ter 1 é ter 0, ter 2 é ter 1  etc) eu não acredito, vai é desviar recursos da área militar... logo para termos A330 o que vamos sacrificar?

Por mim sacrificava-se 2 dos 5 KC-390. O MRTT é muito mais versátil e muito superior em capacidade de transporte, raio de acção, AAR. Outra opção é adquirir mais do que 2, e "vender" horas de voo a terceiros para os rentabilizar.

Ainda outra opção é entrar no tal consórcio NATO MMF, adquirindo um MRTT para contribuir para o dito consórcio, mas garantir que haja sempre um ou dois estacionados em Portugal (não faz grande sentido ficar dependentes de aeronaves estacionadas na Holanda).

Sacrificavas porquê? Não necessitarias de sacrificar. Tu já andas aqui há tempo suficiente para saberes que há dinheiro e sempre houve para termos um ou dois MRTT's, LPD, AOR, FFG's novas, F-16 com radar AESA, uma frota de helis decente etc. etc. Não há é vontade política, derivado de a classe política e dirigente ser inculta, impreparada e sem a mínima noção da importância vital de um país ter dispositivo de FA's adequadas. E de teres uma sociedade civil muito limitada. O nosso atraso estrutural e estagnação de décadas explicam o resto.
O milhares de milhões que são esbanjados e desbaratados anualmente em compra de votos, em investimentos inúteis e não reprodutivos, na má gestão da coisa pública, na corrupção, clientelismo etc. Dava para termos uma dispositivo de Defesa de um país civilizado sem prejudicar minimamente o investimento noutras áreas fundamentai do país.

Há dinheiro; mas não há vontade politica (nem dos eleitores), há má gestão (incluindo dos militares) do pouco que há... e, o pouco que há, é para para fazer das FA outro braço da Protecção Civil.

Ora como isso não deve mudar na próxima dúzia de anos... quando defendemos um novo sistema, como o MRTT, é interessante fazer o "exercício" de dizer o que sacrificamos - senão venha o V Império  ;)

Sim, quando falei em "sacrificar", é mesmo para que não se levantasse tantas "ondas" no orçamento. Mas ter 5 KC e 2 MRTT? Melhor ainda! Por mim não se tinha sacrificado nenhum F-16, e continuávamos com perto de 40, por exemplo.