A330 MRTT para a FAP ?

  • 446 Respostas
  • 62392 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3518 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #300 em: Agosto 19, 2021, 11:48:45 am »
Eu não quero estar a ser advogado do diabo até porque os critico muito.

Mas será que para ir buscar 16 pessoas era necessário mandar para lá um avião mais tripulação e escolta?

Ainda mais quando essas 16 pessoas penso que quase todas estavam integradas na NATO (que deve providenciar o transporte) ou em empresas americanas que devem ter o apoio militar Americano para o transporte.

Porque é um meio necessário, diria até muito mais vital que um LPD alguma vez será, e que se não for (ou quando não for) para emprego próprio, estará à disposição da NATO, UE ou ONU para missões de cariz humanitário. É que quando há um percalço, como os incêndios por exemplo, nós estendemos logo a mão a pedir auxílio, vindo aliados e vizinhos em socorro; quando é o contrário, como poucos meios temos, a nossa solidariedade cinge-se a manifestações de apoio, a umas acções quaisquer, e no máximo dos máximos o envio de um C-130 caso esteja algum operacional ou disponível naquele momento.

Porra, até o Luxemburgo enviou o seu A400M, inserido no destacamento belga, ficando a aeronave encarregue do transporte estratégico de passageiros do Paquistão de volta a solo europeu. Já chateia!  >:(
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, NVF, tenente

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #301 em: Agosto 19, 2021, 04:08:14 pm »
E a Hifly, não tem nenhum para venda?
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #302 em: Agosto 20, 2021, 07:21:28 pm »
Eu não quero estar a ser advogado do diabo até porque os critico muito.

Mas será que para ir buscar 16 pessoas era necessário mandar para lá um avião mais tripulação e escolta?

Ainda mais quando essas 16 pessoas penso que quase todas estavam integradas na NATO (que deve providenciar o transporte) ou em empresas americanas que devem ter o apoio militar Americano para o transporte.

Porque é um meio necessário, diria até muito mais vital que um LPD alguma vez será, e que se não for (ou quando não for) para emprego próprio, estará à disposição da NATO, UE ou ONU para missões de cariz humanitário. É que quando há um percalço, como os incêndios por exemplo, nós estendemos logo a mão a pedir auxílio, vindo aliados e vizinhos em socorro; quando é o contrário, como poucos meios temos, a nossa solidariedade cinge-se a manifestações de apoio, a umas acções quaisquer, e no máximo dos máximos o envio de um C-130 caso esteja algum operacional ou disponível naquele momento.

Porra, até o Luxemburgo enviou o seu A400M, inserido no destacamento belga, ficando a aeronave encarregue do transporte estratégico de passageiros do Paquistão de volta a solo europeu. Já chateia!  >:(

se tivessemos os 390 já tinhamos mandado um para ajudar, fazia Lisboa-Kabul non stop !!!! :mrgreen:

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #303 em: Agosto 20, 2021, 07:35:58 pm »
Eu não quero estar a ser advogado do diabo até porque os critico muito.

Mas será que para ir buscar 16 pessoas era necessário mandar para lá um avião mais tripulação e escolta?

Ainda mais quando essas 16 pessoas penso que quase todas estavam integradas na NATO (que deve providenciar o transporte) ou em empresas americanas que devem ter o apoio militar Americano para o transporte.

Porque é um meio necessário, diria até muito mais vital que um LPD alguma vez será, e que se não for (ou quando não for) para emprego próprio, estará à disposição da NATO, UE ou ONU para missões de cariz humanitário. É que quando há um percalço, como os incêndios por exemplo, nós estendemos logo a mão a pedir auxílio, vindo aliados e vizinhos em socorro; quando é o contrário, como poucos meios temos, a nossa solidariedade cinge-se a manifestações de apoio, a umas acções quaisquer, e no máximo dos máximos o envio de um C-130 caso esteja algum operacional ou disponível naquele momento.

Porra, até o Luxemburgo enviou o seu A400M, inserido no destacamento belga, ficando a aeronave encarregue do transporte estratégico de passageiros do Paquistão de volta a solo europeu. Já chateia!  >:(

eu já me dava por muito feliz se se conseguisse ter um 313 como MRTT.

https://www.scramble.nl/military-news/final-flight-for-luftwaffe-a310

https://www.cavok.com.br/luftwaffe-aposenta-sua-primeira-aeronave-a310-mrtt

Abraços
« Última modificação: Agosto 20, 2021, 07:45:08 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #304 em: Agosto 21, 2021, 12:55:58 am »
Eu não quero estar a ser advogado do diabo até porque os critico muito.

Mas será que para ir buscar 16 pessoas era necessário mandar para lá um avião mais tripulação e escolta?

Ainda mais quando essas 16 pessoas penso que quase todas estavam integradas na NATO (que deve providenciar o transporte) ou em empresas americanas que devem ter o apoio militar Americano para o transporte.

Porque é um meio necessário, diria até muito mais vital que um LPD alguma vez será, e que se não for (ou quando não for) para emprego próprio, estará à disposição da NATO, UE ou ONU para missões de cariz humanitário. É que quando há um percalço, como os incêndios por exemplo, nós estendemos logo a mão a pedir auxílio, vindo aliados e vizinhos em socorro; quando é o contrário, como poucos meios temos, a nossa solidariedade cinge-se a manifestações de apoio, a umas acções quaisquer, e no máximo dos máximos o envio de um C-130 caso esteja algum operacional ou disponível naquele momento.

Porra, até o Luxemburgo enviou o seu A400M, inserido no destacamento belga, ficando a aeronave encarregue do transporte estratégico de passageiros do Paquistão de volta a solo europeu. Já chateia!  >:(

eu já me dava por muito feliz se se conseguisse ter um 313 como MRTT.

https://www.scramble.nl/military-news/final-flight-for-luftwaffe-a310

https://www.cavok.com.br/luftwaffe-aposenta-sua-primeira-aeronave-a310-mrtt

Abraços

Diz que tem altos custos de operação.  :(
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #305 em: Agosto 21, 2021, 02:28:12 am »
Eu também não me importava se fossem os 313, mas já há poucos a voar e a manutenção só vai ficar mais cara. Se formos por aí, então nem descurava uns 02 ou 03 KC-135R, que ainda há muitas centenas a voar e têm vidas infinitas — há ainda a vantagem de o módulo medvac francês Morphée ser compatível com o 135 e com o 332, ficando futuro salvaguardado.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #306 em: Agosto 21, 2021, 02:58:22 pm »
Boas
Sem duvidas que seria uma boa aquisicao para Portugal pelos tempos que correm...
mas duvido alguma vez que Portugal compre este tipo de capacidade....na pior das hipoteses reconverte se um A330 (TAP) em aviao cargueiro e pouco mais ....mas enfim....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3518 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #307 em: Agosto 21, 2021, 06:26:50 pm »
Boas
Sem duvidas que seria uma boa aquisicao para Portugal pelos tempos que correm...
mas duvido alguma vez que Portugal compre este tipo de capacidade....na pior das hipoteses reconverte se um A330 (TAP) em aviao cargueiro e pouco mais ....mas enfim....
Na pior das hipóteses, diz ele! :toto:

Se for pelo andar da carruagem, nem na melhor das hipóteses quanto mais. ::)

O Leão continua com as Finanças fechadas a sete chaves para as Forças Armadas, o cenário não é nada famoso para futuras aquisições.  :-\
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #308 em: Agosto 21, 2021, 11:51:23 pm »
Até os Holandeses e Italianos já andam lá com os C-130H e J, como sempre, por cá, ZERO.

Os romenos enviaram ontem um C-130H para Kabul a fim de repatriar os nacionais que se encontram ainda no Afeganistão, e têm em prontidão um C-27J para ir buscar aqueles que foram transportados por aeronaves de aliados da NATO para outras localizações.

https://www.facebook.com/ForteleAerieneRomane/photos/a.221976561285071/2071863772962998/


Em Portugal...  ::)



Hoje tb vi na placa do Apt. Kabul: 1 C-130 polaco e 2 A319 checos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #309 em: Agosto 22, 2021, 01:59:18 pm »
Portugal ira certamente empenhar esforcos para quando chamado a empenhar seus meios mas repito quando for solicitado para tal....
tambem nao vamos rebaixar Portugal ao lixo,  temos capacidade, ela existe, e caso seja necessario, nao duvido que Portugal ira a Kabul tambem....era bem melhor ja agora que eu saiba temos meios para.....
tenhamos todos tambem a humildade e ter orgulho nas nossas FA.....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #310 em: Agosto 22, 2021, 02:39:19 pm »
Essa da capacidade, por onde andará essa capacidade ?? Deve estar bem camuflada ! ::)
.... se calhar na volta a Portugal do Futuro, talvez, quem sabe, ou será que apenas vamos conseguir ir a Kabul a bordo dos Ka-Cês ?? :conf:
a humildade começa em cada um de nós, em ler o que escreve, pensar no que diz, e atentar no que faz........se tal acontecesse dir-se-iam/escrever-se-iam muito menos babuseiras, e cometer-se-iam muito menos erros.

« Última modificação: Agosto 22, 2021, 03:16:29 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Charlie Jaguar

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #311 em: Agosto 22, 2021, 05:49:06 pm »
Quanto ao que sei Portugal dispoe de meios para transportar digo eu....
« Última modificação: Agosto 22, 2021, 05:51:41 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #312 em: Agosto 22, 2021, 05:59:34 pm »
claro que dispõe, TAP, Euroatlantic, SATA.......... :bang: :mala:
« Última modificação: Agosto 22, 2021, 06:12:10 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #313 em: Agosto 22, 2021, 06:07:37 pm »
Nao da para mais .....enfim  :bang:
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #314 em: Agosto 22, 2021, 09:04:24 pm »
A nível militar a aeronave portuguesa com mais capacidade para ir a Kabul é o C-130.

Mas estamos em pleno MLU, quantos estarão disponíveis?