KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2190 em: Agosto 01, 2022, 09:53:10 pm »
Pelo contrário, faz todo o sentido, porque ilustra uma categoria de aeronave que nos daria uma dimensão estratégica versus uma categoria de aeronave que é uma mera evolução do que dispomos desde 1977.

Era o que deveria ter acontecido !
Para uma Nação que possui dois arquipélagos;
Muitos milhares de conterrâneos, espalhados por zonas mais reconditas;
Algumas centenas de militares a cumprir várias missões em pelo menos dois continentes,
Vai substituir os C's por uma aeronave com capacidades e raio de acção idênticos ?
Os KáCês são optimos para quem possui a extensão territorial que o Brasil possui, agora usar este tipo de aeronave, em missões sobre vastas extensões maritimas, em multiplos voos para e das ilhas não me parece que tenha sido uma excelente escolha.

A escolha/compra dos KC's faz-me lembrar a compra dos Kualitas, cinco decadas depois a FAP vai substituir um heli ligeiro monomotor por um heli ligeiro monomotor ?
Quatro decadas depois da compra dos C's a FAP vai adquirir cinco aeronaves bimotoras ???

Se um C' estiver a efectuar uma missão LIS-PDL, carregado e perder a potência numa turbina, o que acontece á missão ?
Se um 390 estiver a executar a mesma missão, carregado e perder a potência numa turbina o que acontece á missão ??

O que deveria ter sido equacionado, na minha opinião, deveria ter sido a substituição dos quatro C's por três J's e adquirir uma parelha, ou mesmo um trio de A400, isso sim teria sido a melhor escolha possivel para as missões que a FAP executa, e para as necessidades de transporte aereo táctico, de uma Nação como a nossa.

Abraços

Mas nem precisava de meter o J na equação, 12 C-295 mais 2 a 3 adicionais, e 3 a 4 A-400M, serviam perfeitamente para as necessidades táticas e estratégicas.
Ou então, os 12 C-295, os 4 C-130H com upgrade da Collins e 2 A-400M.

3 aeronaves que cumprem os espectros de missão "Hi-Medium-Low".

Vamos ter:

3 aeronaves que cumprem os espectros "Medium-Low", com C-295, C-130H e KC-390.
Cps,

A- A questão é faz sentido na teoria e na pratica ter apenas C-295 + A400? ou seria sempre desejável ter algo pelo meio C-130/KC-390

B- Os nossos C-130 ainda tem horas de voo suficientes para mais 20 anos?

C- Para as necessidades de Portugal (transporte meios para as FND, Europa cada vez mais, e África 6-6 meses) faz sentido ter uma frota de A400 ou faz mais sentido ter uns C-130/KC-390 e pertencer a uma Pool (Europeia) de C-17 ou algo perecido?

O que era de valor era os países europeus deixarem-se de tretas e começarem a pensar a defesa conjunta a sério. Em vez das utopias de exército europeu, é perfeitamente exequível ter uma pool de meios estratégicos como é o caso do A400 e do MRTT, em que cada pais contribuisse na medida das suas possibilidades, e em que todos tivessem acesso a essas frotas quando fosse necessário. Nesse cenário, e no nosso caso em particular, era possível e compreensível que a FAP tivesse 2 ou 3 A400, o que seria um compromisso razoavel da nossa parte. E se todos contribuissem na mesma proporção, tinhamos (todos) uma frota de varias dezenas de aeronaves disponíveis para eventuais apertos.

Um pouco a semelhança dos meios aéreos para os fogos na Europa.

Não sei em que sentido uma espécie de um exército europeu é viável, mas uma aliança europeia fez sentido. Os EUA não devem ser o mestre de obra, mas sim um outro aliado. A Europa tem de pensar em ter a sua cota parte de Poder na Europa, para evitar a conversa do "domínio americano"
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2191 em: Agosto 01, 2022, 11:48:30 pm »
Actualmente já é possível recorrer ao transporte aéreo de países aliados, quando os C-130 transportaram a FRI para Moçambique, alguns dias depois também foi um A400M espanhol, tem é que se pagar os custos à Força Aérea que tem esse meio, mas de certo as coisas podem ficar mais agilizadas.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2192 em: Agosto 02, 2022, 09:14:19 am »
Actualmente já é possível recorrer ao transporte aéreo de países aliados, quando os C-130 transportaram a FRI para Moçambique, alguns dias depois também foi um A400M espanhol, tem é que se pagar os custos à Força Aérea que tem esse meio, mas de certo as coisas podem ficar mais agilizadas.

Exato! Um dia destes será a desculpa perfeita para pedir AOR, LPD e MRTT aos espanhóis.
Cps
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2193 em: Agosto 02, 2022, 09:34:02 am »
Já existem grupos de partilha de C-17 e MRTT, no âmbito da NATO. Portugal faz parte? Claro que não! E deveria fazer parte destes grupos? Claro que sim, dada a ausência de meios de projecção estratégica por parte das FFAA.

Mas os “expertos” do Restelo, sob a rédea curta das Finanças, só participam em esforços colectivos quando são outros a pagar. Até lá, pagamentos só para amigos, como os da EMB e de Luanda.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2194 em: Agosto 02, 2022, 09:53:19 am »
Já existem grupos de partilha de C-17 e MRTT, no âmbito da NATO. Portugal faz parte? Claro que não! E deveria fazer parte destes grupos? Claro que sim, dada a ausência de meios de projecção estratégica por parte das FFAA.

Mas os “expertos” do Restelo, sob a rédea curta das Finanças, só participam em esforços colectivos quando são outros a pagar. Até lá, pagamentos só para amigos, como os da EMB e de Luanda.

É isso e embarcar em navios "aliados".
É um deboche.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2195 em: Agosto 02, 2022, 11:08:10 am »
Deboche é brom.  :mrgreen:
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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2196 em: Agosto 03, 2022, 03:26:46 pm »
Actualmente já é possível recorrer ao transporte aéreo de países aliados, quando os C-130 transportaram a FRI para Moçambique, alguns dias depois também foi um A400M espanhol, tem é que se pagar os custos à Força Aérea que tem esse meio, mas de certo as coisas podem ficar mais agilizadas.

Exato! Um dia destes será a desculpa perfeita para pedir AOR, LPD e MRTT aos espanhóis.
Cps

Pois, mas também corremos o risco de um dia ouvir um "não há disponibilidade".
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2197 em: Agosto 06, 2022, 05:23:40 pm »
Tenho a sensacao um feeling va la....que iremos ter um aviao com maior capacidade  de carga/transp.mercadorias e reabastecedor ....nao nao sera A400m mas sim um velho nosso conhecido....um A330 ex-tap....so um feeling...
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2198 em: Agosto 06, 2022, 05:29:39 pm »
Tenho a sensacao um feeling va la....que iremos ter um aviao com maior capacidade  de carga/transp.mercadorias e reabastecedor ....nao nao sera A400m mas sim um velho nosso conhecido....um A330 ex-tap....so um feeling...

Grande "feeling" !
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2199 em: Agosto 06, 2022, 06:19:02 pm »
Fiquei com esse feeling depois de ter visto o A340 da hyfly no 70 aniversario....seria muito bom mesmo....digo eu....mas e apenas um feeling....na altura antes de virem os eh 101 merlin o mesmo aconteceu no 50 aniversario da FAP e passado algum tempo vieram....depois aconteceu com kc 390 no 65 aniversario e ja esta por meses a vinda do mesmo....nao sei nao....
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2200 em: Agosto 06, 2022, 08:55:55 pm »
Fiquei com esse feeling depois de ter visto o A340 da hyfly no 70 aniversario....seria muito bom mesmo....digo eu....mas e apenas um feeling....na altura antes de virem os eh 101 merlin o mesmo aconteceu no 50 aniversario da FAP e passado algum tempo vieram....depois aconteceu com kc 390 no 65 aniversario e ja esta por meses a vinda do mesmo....nao sei nao....

A Hyfly participa na repatriação dos migrantes que chegam ao UK para o Rwanda. Qualquer contrato com essa empresa tem grandes custos políticos.
« Última modificação: Agosto 06, 2022, 08:56:08 pm por Red Baron »
 

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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2201 em: Agosto 06, 2022, 10:11:01 pm »
Eu nao disse nada em que hyfly ia faxer algum negocio com o governo....mas perante o que eu ja vi casos do merlin e kc....que em tempos foram apresentados ao publico e depois que viriam para a FAP....como disse e um feeling....
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2202 em: Agosto 07, 2022, 01:03:10 am »
Boa noite,
Deixo-vos um artigo interessante:
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21270/1/CapMarcoPinto_TII_VF.pdf
Aonde os próprios camaradas da FA dizem que o C-130 modernizado poderia durar mais 30 anos e que a decisão do KC foi puramente política.
Vejam AP-36, questão 5.
Cps,
« Última modificação: Agosto 07, 2022, 01:03:21 am por Subsea7 »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2203 em: Agosto 07, 2022, 05:42:16 pm »
Boa noite,
Deixo-vos um artigo interessante:
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21270/1/CapMarcoPinto_TII_VF.pdf
Aonde os próprios camaradas da FA dizem que o C-130 modernizado poderia durar mais 30 anos e que a decisão do KC foi puramente política.
Vejam AP-36, questão 5.
Cps,


Tudo neste País se faz ao abrigo de interesses politico empresariais amigos e em alguns casos ainda com algumas ligações militares.
bilateralidade PALOP é tipo um bacanal politico empresarial, com brindes para alguns
 
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