Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #630 em: Julho 06, 2020, 06:08:28 pm »
Ups, lá se vai a fama do Koala... ::)

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Associação de bombeiros queixa-se de falta de helicópteros para resgate no Gerês
Há 21 horas em 05/07/2020
Por Fernando André Silva

A associação de bombeiros e agentes de Proteção Civil Fénix – ANBACP queixou-se hoje de uma alegada falta de meios aéreos por parte do Estado para resgate a vítimas que se encontrem em locais de difícil acesso. Numa nota enviada às redações, a Fénix – ANBAPC dá conta de um parecer de especialistas que aponta a preponderância que um meio aéreo poderia ter tido no salvamento em, pelo menos, três ocorrências registadas nos concelhos de Terras de Bouro e de Ponte da Barca, todos eles noticiados por O MINHO.

O primeiro caso remonta a 26 de maio de 2020, quando uma mulher caiu de uma altura de 10 metros numa cascata na serra do Gerês. Refere o parecer dos especialistas que teria sido fundamental o apoio do helicóptero, mas o resgate foi feito por 15 operacionais em zona de difícil acesso. O único helicóptero a atender ao local foi o do INEM, que fez o transporte da vítima para o Hospital de Braga.

Já no segundo caso, ocorrido a 06 de junho de 2020, foi utilizado um helicóptero da Força Aérea para o resgate, mas não conseguiu aceder ao local onde se encontrava um homem que escorregou enquanto pescava numa zona erma em Cidadelhe, concelho de Ponte da Barca. Refere o parecer que a vítima, que sofreu múltiplas fraturas, teve de ser resgatado por operacionais de Arcos de Valdevez e de Terras de Bouro de uma forma pouco recomendado. Diz ainda que a própria Força Aérea Portuguesa retirou das redes sociais a participação do helicóptero por ter sido, diz o parecer, uma “atuação deficiente”.

O último caso ocorreu neste sábado, nas cascatas do Arado, novamente na serra do Gerês. Não foi acionado qualquer meio aéreo por parte da Proteção Civil, tendo os operacionais da Cruz Vermelha de Rio Caldo, militares da GNR e bombeiros de Terras de Bouro procedido ao resgate numa zona de difícil acesso, percorrendo quase quatro quilómetros de maca em punho, por trilhos, até à ambulância que transportou a vítima para o Hospital de Braga. A Associação acusa a Força Aérea de não possuir experiência nos resgates com guincho, de forma a içar a maca com a vítima estabilizada para dentro do helicóptero. Apontam 2015, altura em que os Kamov, pertencentes ainda ao Estado, efetuavam salvamentos e asseguravam “a integridade física da própria vítima”.

https://ominho.pt/associacao-de-bombeiros-queixa-se-de-falta-de-helicopteros-para-resgate-no-geres/

CG, mais cedo ou mais tarde aconteceria, e vai voltar a acontecer, só não vê quem não quer ver !!
Este heli deveria ser colocado só na formação nada mais, mas andamos aqui a falar para quê, e para quem, temos por aqui uns foristas que acham muito bem esta escolha, e para esses eu pergunto :
Se este SAR fosse no mar a 40/50 milhas da costa, qual era o desfecho da operação ??
Quem ia socorrer a vitima ??
Se o Cmdt mesmo com muito vento decidisse efectuar o salvamento e o heli arriasse ???
Quantas vitimas teriamos motivadas pelo facto de o dito heli ter apenas uma turbina ???

Abraços
« Última modificação: Julho 06, 2020, 06:10:06 pm por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #631 em: Julho 06, 2020, 10:13:43 pm »
O que o Tenente disse está muito certo. Em zona de escarpa ou montanha o vento é um problema mas pior são os vórtices que se formam e esses sim ou são enfrentados com aparelhos pesados e com motores potentes ou pura e simplesmente são varridos.  O Cmdt. fez muito bem em borregar se teve de enfrentar essas condições. É usual a protecção civil e bombeiros meterem-se a comentar coisas em que são completamente ignorantes, mas se querem publicitar a falta de saber nestas matérias é lá com eles.

 Entretanto, prometo que me não vou rir,

https://www.rtp.pt/noticias/pais/incendios-ja-estao-a-operar-os-helicopteros-koala_v1242637

Com esta notícia alguns boys devem ter tido sonhos húmidos.

Cuidem-se
 
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #632 em: Julho 06, 2020, 10:28:57 pm »
Ou seja, se fosse o ligeiro (e, aparentemente, igual) 109 a existência de um 2° motor faria a diferença neste tipo de situação?
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #633 em: Julho 07, 2020, 09:25:14 am »
Ou seja, se fosse o ligeiro (e, aparentemente, igual) 109 a existência de um 2° motor faria a diferença neste tipo de situação?

Faria muita diferença, o que não quer dizer que a recolha se efectuasse, mas daria muito mais confiança ao pil cmdt, e segurança adicional durante a operação.

Este tipo de helis ligeiros não estão aptos para em  condições meteo adversas, como ventos acima dos 15/20 Nós efectuarem este tipo de missões, seria muito mais seguro efectuar a missão num heli bimotor, com pelo menos 06/08 Tons.

Quais são as caracteristicas dos KA32, que os bombeiros mencionaram como comparação com o 119 ??

http://www.deagel.com/Private-Aircraft/Ka-32A11BC_a000767006.aspx

quase o quadruplo do PMD do 119, parecido não é ??


Abraços
« Última modificação: Julho 07, 2020, 09:33:39 am por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #634 em: Julho 07, 2020, 09:47:08 am »
E o 109 - estou a partir do principio que tudo o resto é igual ao 119 - pode operar desligando 1 motor? Porque a "grande" poupança, segundo percebi, de termos escolhido o 119 era os custos de operar um meio com apenas 1 motor; claro que haveria a manutenção de outro motor, mas se fosse possível utilizar na maior parte do tempo com apenas 1... 
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #635 em: Julho 07, 2020, 09:53:56 am »
E o 109 - estou a partir do principio que tudo o resto é igual ao 119 - pode operar desligando 1 motor? Porque a "grande" poupança, segundo percebi, de termos escolhido o 119 era os custos de operar um meio com apenas 1 motor; claro que haveria a manutenção de outro motor, mas se fosse possível utilizar na maior parte do tempo com apenas 1...

Pode, o PMD permite tal operação.
o nosso 119 monomotor a turbina em questão é mais potente, só podia, que cada uma do 109 ou do 119 bimotor.
Por exemplo o 101 opera geralmente, com duas turbinas ligadas, a terceira serve como backup, mas pode ser accionada ao mesmo tempo, convém não esquecer que o menino tem mais de 15 Tons, de peso máximo.

Abraços
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #636 em: Julho 07, 2020, 12:42:15 pm »
Está aí o resultado do planeamento do Estado Maior... e do MDN.
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #637 em: Julho 07, 2020, 12:57:56 pm »
Está aí o resultado do planeamento do Estado Maior... e do MDN.

Uma bela trampa,  foi o que foi e faz me lembrar um excelente cargueiro, com apenas duas turbinas, que para aqui virá, mais do mesmo, mais do mesmo, só gente espertalhona.

Abraços
« Última modificação: Julho 07, 2020, 01:57:11 pm por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #638 em: Julho 07, 2020, 02:30:30 pm »
Só me pergunto também se agora não estarão todos também a lamentar a falta do FLIR, pois quer a nível de busca e salvamento como na missão de coordenação de meios aéreos e/ou ataque a FF, é um sensor essencial nos dias que correm. Se os P-3C e C-295M andaram a fazer voos nos Verões passados nas áreas ardidas para detectar focos de incêndio e reacendimentos, destacar um meio como o Koala para essas missões sem o equipamento completo e possível é estar a brincar com as vidas das tripulações.


Se o Pil Cmdt decidiu borregar a operação de resgate de certeza que o fez depois de ponderar os riscos, e estou seguro que decidiu BEM !!!

Foi exactamente o que ele fez, sob pena de perder o controlo do aparelho. Os próprios Merlin quando têm ido fazer estes resgates em sítios de difícil acesso no Gerês têm sempre a vida muito complicada, imagine-se então o pequeno, fofucho e monomotor Koala. Esperemos que não seja uma desgraça à espera de acontecer.
« Última modificação: Julho 07, 2020, 02:34:45 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #639 em: Julho 07, 2020, 03:42:09 pm »
Ainda podia aceitar o Koala se fosse para instrução e ligação... o Koala tem alguma lógica em números reduzidos E com um helicóptero médio (aqui o "médio" aceito que comece no AW169M) em numero suficiente para tudo o resto (apoio SAR aos EH101, apoio exercito, etc).     
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #640 em: Julho 07, 2020, 07:12:36 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #641 em: Julho 07, 2020, 09:39:52 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Mas o Alouette III, que eu saiba, nunca se aventurou em resgates nos penhascos do Gerês, ou pelo menos em tempos mais recentes. Por isso ter usado o Koala pode ter sido de facto excesso de confiança e/ou mau planeamento por parte da FAP. Sempre que têm ocorrido acidentes ou desaparecimentos por lá quem ia sempre normalmente era o Merlin, há inclusivé vídeos desses salvamentos por essa net afora. Podem de facto ter sobrestimado as capacidades do aparelho e as suas limitações tornaram-se então óbvias neste caso.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #642 em: Julho 07, 2020, 10:08:06 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Mas o Alouette III, que eu saiba, nunca se aventurou em resgates nos penhascos do Gerês, ou pelo menos em tempos mais recentes. Por isso ter usado o Koala pode ter sido de facto excesso de confiança e/ou mau planeamento por parte da FAP. Sempre que têm ocorrido acidentes ou desaparecimentos por lá quem ia sempre normalmente era o Merlin, há inclusivé vídeos desses salvamentos por essa net afora. Podem de facto ter sobrestimado as capacidades do aparelho e as suas limitações tornaram-se então óbvias neste caso.

Em 2017 o Alouette III ainda fazia resgate em áreas difíceis.


Nos últimos anos poucas horas de voo havia disponíveis.
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #643 em: Julho 07, 2020, 11:38:36 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Mas o Alouette III, que eu saiba, nunca se aventurou em resgates nos penhascos do Gerês, ou pelo menos em tempos mais recentes. Por isso ter usado o Koala pode ter sido de facto excesso de confiança e/ou mau planeamento por parte da FAP. Sempre que têm ocorrido acidentes ou desaparecimentos por lá quem ia sempre normalmente era o Merlin, há inclusivé vídeos desses salvamentos por essa net afora. Podem de facto ter sobrestimado as capacidades do aparelho e as suas limitações tornaram-se então óbvias neste caso.

A falta que uma dezena de Blackhawks fazia. Até nos combates aos fogos faziam melhor figura!
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #644 em: Julho 07, 2020, 11:41:43 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Mas o Alouette III, que eu saiba, nunca se aventurou em resgates nos penhascos do Gerês, ou pelo menos em tempos mais recentes. Por isso ter usado o Koala pode ter sido de facto excesso de confiança e/ou mau planeamento por parte da FAP. Sempre que têm ocorrido acidentes ou desaparecimentos por lá quem ia sempre normalmente era o Merlin, há inclusivé vídeos desses salvamentos por essa net afora. Podem de facto ter sobrestimado as capacidades do aparelho e as suas limitações tornaram-se então óbvias neste caso.

A falta que uma dezena de Blackhawks fazia. Até nos combates aos fogos faziam melhor figura!

Sem dúvida, se se tivessem comprado C-130J usados tinhamos capital para comprar 10 a 14 UH-60M novos em folha.

Cada vez mais se nota a falta de um heli médio.
 
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