Exista algum caso real de ramos militares que trocam de helis (ou qualquer outra coisa) entre si, no mundo? Acho que o pessoal anda com muita imaginação. O que existe é uma entidade (comando conjunto ou outro nome qualquer) que tem o seu orçamento e apoia qualquer ramo.
Já estou a ver, um heli tem que fazer, por ex: 100h/voo antes da inspecção, a Marinha requisita-o, faz 80h, depois entrega-o à FAP, esta faz 20h e agora o aparelho tem que parar para fazer uma inspecção, quem paga? É quem gastou mais horas? É quem tem o aparelho na altura? E se o aparelho for entregue com avarias por reparar? A FAP pode dizer que só o recebe com as avarias todas corrigidas, a Marinha depois diz que de momento não tem verba para isso, o heli fica encostados até a Marinha o mandar reparar?
Nestas coisas conjuntas o melhor talvez seja algo ao nível EMGFA ou MDN, como por exemplo o HFAR, mas aí também há outros tipos de problemas.
Nem a PSP/GNR trocam viaturas.
Penso que a ideia actual é, os meios estão nos ramos e apoiam qualquer outro ramo, meios da Marinha podem transportar forças do exército, meios da FAP podem transportar forças de fuzileiros, etc, mas os meios não mudam de mãos.