Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #180 em: Abril 28, 2019, 08:20:09 pm »
Já agora, as missões de um Huey no Vietname nos anos 60 e 70 eram feitas por um aparelho monomotor, acrescentaram ao dito helicóptero a capacidade bimotor porque? Se calhar também era um ponto interessante abrir esse debate.

Se não estou em erro o Bell 212, ou UH-1N/AB-212, tornou-se bimotor quando foi necessário o aparelho também ser capaz de operar em ambiente marítimo e daí a segurança de um segundo motor. Para o "Short-Range Maritime SAR", missão atribuída aos Koalas, era uma mais-valia.
« Última modificação: Abril 28, 2019, 08:27:38 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #181 em: Abril 28, 2019, 08:30:34 pm »
Já agora, as missões de um Huey no Vietname nos anos 60 e 70 eram feitas por um aparelho monomotor, acrescentaram ao dito helicóptero a capacidade bimotor porque? Se calhar também era um ponto interessante abrir esse debate.

Se não estou em erro o Bell 212, ou UH-1N/AB-212, tornou-se bimotor quando foi necessário o aparelho também ser capaz de operar em ambiente marítimo e daí a segurança de um segundo motor.

Ora aí está. Então se o Koala vai fazer SAR, inclusive marítimo, alem da MEDEVAC e mesmo combate a fogos, além da formação que com certeza também vai ser feita sobre o Mar, qual a dúvida de que deveria ser um aparelho com duas turbinas?  Além de 800 Km de costa temos uma ZEE das maiores a nível mundial, pelo que escolher um heli monoturbina já é discutível e condena mais uma vez o Merlim a fazer tudo o resto. Se fosse só para formação até percebia, para o resto parece-me pouco e então se optarmos pelo Super Koala é de bradar aos céus, sobretudo quando basta ver a evolução que o próprio US Army fez do Huey monomotor para o Blackhawk bimotor, muito devido ao cada vez maior grau de exigência das missões.





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« Última modificação: Abril 28, 2019, 08:32:16 pm por mafets »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #182 em: Abril 28, 2019, 08:35:11 pm »
A edição online do "Diário do Alentejo" adianta que a transferência da Esq. 552 de Beja para Sintra terá lugar ainda este ano, bem como em sentido inverso dos Roncos da Esq. 101.

Citar
Força Aérea vai fazer obras no antigo Bairro Alemão
Diário do Alentejo
26 de abril às 16:30

O Ministério da Defesa vai avançar com a reabilitação do Bairro Alemão, em Beja. Este é o sinal de que a transferência de meios da Força Aérea Portuguesa das bases de Sintra e do Montijo é mesmo para avançar.

Texto Aníbal Fernandes

Em setembro próximo fará 25 anos que a Força Aérea Alemã abandonou Beja, após cerca de três décadas de permanência no território mais ocidental da Europa. Com a partida dos militares alemães, o bairro que tinha sido construído nos anos 60 para os alojar no Baixo Alentejo passou para a tutela da Força Aérea Portuguesa (FAP). Quando se perspetiva a instalação no Montijo, na atual Base Aérea n.º 6, do aeroporto complementar da Portela e, por arrasto, a deslocalização de vários meios da Força Aérea Portuguesa para outras bases, é necessário resolver o problema da instalação dos militares deslocados e das suas famílias. Em Beja, o agora bairro da Força Aérea apresenta-se como o local óbvio para resolver essa questão.

Em resposta ao “Diário do Alentejo”, o Gabinete de Relações Públicas da Força Aérea confirmou que “essa possibilidade está a ser considerada”, ressalvando, no entanto, que é uma solução “condicionada à implementação do aeroporto complementar de Lisboa no Montijo e à eventual reorganização do dispositivo da Força Aérea”. No passado dia 10, numa reunião entre o ministro da Defesa Nacional e o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio foi informado de que as obras de reabilitação do antigo Bairro Alemão “vão mesmo avançar”, numa primeira fase incidindo sobre 120 habitações. A reunião que teve como objetivo recolher informação sobre a futura ocupação da pista da base aérea de Beja pela FAP, de forma a perceber “quais as possibilidades de utilizar o aeroporto civil por parte de investidores privados”, também permitiu ficar a saber mais alguns pormenores acerca das movimentações militares, disse o autarca ao “Diário do Alentejo”.

Assim, é já dado como certo que os helicópteros “Koala” serão transferidos, durante este ano, de Beja para Sintra, ao mesmo tempo que, também ainda em 2019, começará a transferência da esquadra 101 – formação de pilotos –, em sentido inverso. Como escrevemos numa recente edição, a esquadra conhecida por “Roncos”, equipada com aviões Epsilon TB-30, conta com 15 pilotos instrutores e uma equipa de 60 elementos entre mecânicos e outros especialistas, para darem formação a cerca de duas dezenas de cadetes da Academia da Força Aérea. No que se refere à esquadra 502 de aviões de transporte e busca e salvamento, ainda não há data prevista para a sua mudança para Beja.

https://www.facebook.com/diariodoalentejo/posts/2223975514361249?__tn__=K-R
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #183 em: Abril 28, 2019, 08:41:49 pm »
Ora aí está. Então se o Koala vai fazer SAR, inclusive marítimo, alem da MEDEVAC e mesmo combate a fogos, além da formação que com certeza também vai ser feita sobre o Mar, qual a dúvida de que deveria ser um aparelho com duas turbinas?  Além de 800 Km de costa temos uma ZEE das maiores a nível mundial, pelo que escolher um heli monoturbina já é discutível e condena mais uma vez o Merlim a fazer tudo o resto. Se fosse só para formação até percebia, para o resto parece-me pouco e então se optarmos pelo Super Koala é de bradar aos céus, sobretudo quando basta ver a evolução que o próprio US Army fez do Huey monomotor para o Blackhawk bimotor, muito devido ao cada vez maior grau de exigência das missões.

Para mim não restam quaisquer dúvidas, caro amigo. Operar um monomotor para esse leque vasto de missões, por muito que seja considerado pelo fabricante como o mais potente helicóptero single engine actual, é no mínimo arriscado. O AW109 Power Elite (versão civil alongada mas usada por clientes militares) teria sido uma muito melhor escolha, e para aeronave de evacuação o 109M seria o mínimo dos mínimos a considerar. Mas o que valem as vidas de cidadãos e soldados se comparadas com a calamidade da liquidação de um banco? Nada, absolutamente nada.
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #184 em: Abril 29, 2019, 12:48:25 am »
Mas... ninguém está a questionar sobre monomotor vs bimotor. A mim parece-me mais que estão a tentar discutir sozinhos, a referir pontos já mencionados 5 mensagens antes!

Vamos lá ver: já sabemos, e é unânime, que a escolha de um monomotor não é a mais adequada, e que para muitas das missões, o ideal seria um bimotor e eventualmente outro helicóptero com mais capacidades (caso do heli de evacuação). Outra coisa, é que por cá não é a primeira vez que se faz uma aquisição assim, em que a melhor opção não foi adquirida, salvo excepções dos EH-101, das M em vez das OHP, C-295, U-214. De resto, é bastante comum por cá ser escolhido o mais barato. Basta lembrar os Pandur, e agora os Koala. Infelizmente foi o que deu a política dos 20 milhões!

No entanto, uma coisa se pode louvar, é que algo foi feito, e pelo menos na missão de treino, fará muito bem a sua missão. Quanto às outras missões, fica aquém do exigido/aconselhável. Mas pode ser que a aquisição dos helis de evacuação seja feita com pés e cabeça e não se recorra ao mais barato.
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #185 em: Abril 29, 2019, 09:54:19 am »
Atenção que os 5 helis de "evacuação" vão ser operados na FAP mas para todos os efeitos estão disponíveis para o Exercito. Parece-me ser uma espécie de UALE ou comando conjunto se assim quisermos chamar.

Cumprimentos
« Última modificação: Abril 29, 2019, 11:10:57 am por mafets »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #186 em: Abril 29, 2019, 11:00:01 am »
Mas... ninguém está a questionar sobre monomotor vs bimotor. A mim parece-me mais que estão a tentar discutir sozinhos, a referir pontos já mencionados 5 mensagens antes!

Vamos lá ver: já sabemos, e é unânime, que a escolha de um monomotor não é a mais adequada, e que para muitas das missões, o ideal seria um bimotor e eventualmente outro helicóptero com mais capacidades (caso do heli de evacuação). Outra coisa, é que por cá não é a primeira vez que se faz uma aquisição assim, em que a melhor opção não foi adquirida, salvo excepções dos EH-101, das M em vez das OHP, C-295, U-214. De resto, é bastante comum por cá ser escolhido o mais barato. Basta lembrar os Pandur, e agora os Koala. Infelizmente foi o que deu a política dos 20 milhões!

No entanto, uma coisa se pode louvar, é que algo foi feito, e pelo menos na missão de treino, fará muito bem a sua missão. Quanto às outras missões, fica aquém do exigido/aconselhável. Mas pode ser que a aquisição dos helis de evacuação seja feita com pés e cabeça e não se recorra ao mais barato.


Vamos lá ver: já sabemos, e é unânime, que a escolha de um monomotor não é a mais adequada, e que para muitas das missões, o ideal seria um bimotor , desculpa não é para muitas missões é para todas as missões a redundãncia é uma das palavras chaves na Aviação, especialmente na segurança, SAFETY !!!

Ora lá está então somos ou não somos um País Rico ????
Gastamos 20 milhões em cinco helis, para pelo menos na missão de treino, fará muito bem a sua missão., pois e continuando  Quanto às outras missões, fica aquém do exigido/aconselhável. !!
Das cinco missões previstas realizar bem apenas uma, vamos bem !!!

Mas pode ser que a aquisição dos helis de evacuação seja feita com pés e cabeça e não se recorra ao mais barato
Nem Israel fez tal proeza quando comprou os sete Koalas, bem mas Israel é Israel, muito inferior a Portugal, em especial no que concerne a especialistas na area da Defesa Nacional e Decisores/Responsáveis nas aquisições de meios Militares !!

Concluo, não teria sido o indicado ter comprado um heli maior e bimotor que daria para todo o espectro de missões ??
Se tal tivesse acontecido em vez das onze unidades que no total serão adquiridas, porventura até poderiam ser em numero inferior, o tal dois em um ou até três em um do agrado dos politicos deste burgo !!

Abraços 
« Última modificação: Abril 29, 2019, 11:23:40 pm por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #187 em: Abril 29, 2019, 04:22:48 pm »
Atenção que os 5 helis de "evacuação" vão ser operados na FAP mas para todos os efeitos estão disponíveis para o Exercito. Parece-me ser uma espécie de UALE ou comando conjunto se assim quisermos chamar.

Cumprimentos

Algo que devia ter sido logo feito aquando da criação do UALE.

Vamos lá ver: já sabemos, e é unânime, que a escolha de um monomotor não é a mais adequada, e que para muitas das missões, o ideal seria um bimotor , desculpa não é para muitas missões é para todas as missões a redundãncia é uma das palavras chaves na Aviação, especilamente na segurança, SAFETY !!!

Ora lá está então somos ou não somos um País Rico ????
Gastamos 20 milhões em cinco helis, para pelo menos na missão de treino, fará muito bem a sua missão., pois e continuando  Quanto às outras missões, fica aquém do exigido/aconselhável. !!
Das cinco missões previstas realizar bem apenas uma, vamos bem !!!

Mas pode ser que a aquisição dos helis de evacuação seja feita com pés e cabeça e não se recorra ao mais barato
Nem Israel fez tal proeza quando comprou os sete Koalas, bem mas Israel é Israel, muito inferior a Portugal, em especial no que concerne a especialistas na area da Defesa Nacional e Decisores/Responsáveis nas aquisições de meios Militares !!

Concluo, não teria sido o incidado ter comprado um heli maior e bimotor que daria para todo o espectro de missões ??
Se tal tivesse acontecido em vez das onze unidades que no total serão adquiridas, porventura até poderiam ser em numero inferior, o tal dois em um ou até três em um do agrado dos politicos deste burgo !!

Abraços 

Bem, e com isto vou deixar de responder a este assunto. Continuam a discutir sozinhos sobre uma compra já feita, na qual os membros daqui do fórum não têm qualquer influência. No entanto vêm aqui argumentar (ou tentar, já que falham miseravelmente ao tirarem de contexto tudo o que é dito), como se nós (diversos membros deste fórum), fossemos ministros da defesa ou parte das chefias de um dos três ramos.

Cuidado é com a vossa argumentação, que para alguém que tenha poder, ainda se lembram de olhar para o F-16 e pensar que, como só tem um motor, é melhor ir atrás de um caça bimotor de baixo custo, e compram uns M-346, que aí também seriam um "faz tudo", tanto para as missões de treino como de combate, e até seguia a linha de pensamento essencial na aeronáutica, a redundância.

Quanto ao que teria sido ideal? Se formos por aí, neste momento 90% dos programas associados às forças armadas estão longe do ideal. Agora se tivermos a tornar todos os tópicos associados, como este, então será impossível ter uma conversa civilizada.

Ideal, seria discutir, não só aqui, mas nos altos cargos das entidades competentes, o que fazer para os programas ainda sem resolução. Este, a bem ou a mal, está concluído. Vamos discutir outros assuntos que ainda aguardam resolução, como as fragatas, LPD, AOR, 6 helis de resgate, etc, etc. Debater este assunto, era o mesmo que debater o porquê da aquisição do A-7P ao invés do F-5. Está no passado, e cabe-nos a nós discutir a LPM do presente, que essa sim é uma piada enorme e um gozo à nossa história.
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #188 em: Abril 29, 2019, 11:11:20 pm »
Pessoalmente faz-me sentido porque só a aquisição dos 5 Koalas está fechada. Na calha além de mais 2 de opção ainda temos a possibilidade dos Super Koala de "evacuação". Ou seja: O número de Koala a adquirir pode ser superior aos já adquiridos.



A colocação do segundo motor nos caças da Us Navy fez-se por razões de segurança (tempo em CAP sobre o mar) e possibilidade (à medida que os antigos P.A. da classe ESSEX mais pequenos iam sendo encostados). Ainda hoje muita gente torce o nariz ao facto de o F35 CATOBAR não ter um segundo motor (O f16 é um caça da USAF e que inicialmente foi feito para ser barato, pelo que o segundo motor foi logo descartado).



Estão mas não quase unânime que um Upgrade nas VdG deveria ter sido feito à 10 anos atrás? Ou que as M deveriam ter uma modernização pelo menos igual às Holandesas e Belgas? Duvido que este último contrato das M ( e se calhar das VdG, até porque 45 milhões no máximo dá para uma adenda ao que já existia assinado da dita modernização, por exemplo das comunicações e do Phalanx), já não estejam fechados e debate é o que não falta por aqui.

 

Por último, é bastante interessante debater o A7P, versus não só o F5A ou E mas outros modelos cogitados pela FAP, como o F4. Pessoalmente tinha escolhido o A4, pois o salto tecnológico era menor e teríamos um aparelho passível de um upgrade interessante como os de Singapura ou Brasileiros. Mas isso são outros 300, apesar de ser uma temática que dá sempre bons debates.   





Cumprimentos

P.S. Não existe na prática LPM. É uma carta de intenções politica que 90% não é cumprida. Pura perda de tempo debate-la.   
« Última modificação: Abril 29, 2019, 11:15:27 pm por mafets »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #189 em: Abril 30, 2019, 09:43:46 am »
Pessoalmente faz-me sentido porque só a aquisição dos 5 Koalas está fechada. Na calha além de mais 2 de opção ainda temos a possibilidade dos Super Koala de "evacuação". Ou seja: O número de Koala a adquirir pode ser superior aos já adquiridos.

Ou muito me engano ou o Titterington não vai exercer a cláusula de opção por mais 2 Kx, é apenas uma sensação que tenho. Deixa lá ver se hoje na AR ele lança alguma novidade para além da modernização com duas décadas de atraso das Vasco da Gama.
« Última modificação: Abril 30, 2019, 09:44:31 am por Charlie Jaguar »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #190 em: Abril 30, 2019, 10:32:30 am »
Pessoalmente faz-me sentido porque só a aquisição dos 5 Koalas está fechada. Na calha além de mais 2 de opção ainda temos a possibilidade dos Super Koala de "evacuação". Ou seja: O número de Koala a adquirir pode ser superior aos já adquiridos.

Ou muito me engano ou o Titterington não vai exercer a cláusula de opção por mais 2 Kx, é apenas uma sensação que tenho. Deixa lá ver se hoje na AR ele lança alguma novidade para além da modernização com duas décadas de atraso das Vasco da Gama.

Duas decadas de atraso ??  ;)
Nem nada vem muito a tempo pois se já aqui li, e quote, Um casco tipo Meko ou M, tem uma duraçao de vida de 50 anos., os upgrades vem atempadamente ainda temos vinte anos pela frente !!  :mrgreen:

Abraços
« Última modificação: Abril 30, 2019, 10:37:00 am por tenente »
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« Responder #191 em: Abril 30, 2019, 11:07:03 am »
Pessoalmente faz-me sentido porque só a aquisição dos 5 Koalas está fechada. Na calha além de mais 2 de opção ainda temos a possibilidade dos Super Koala de "evacuação". Ou seja: O número de Koala a adquirir pode ser superior aos já adquiridos.

Ou muito me engano ou o Titterington não vai exercer a cláusula de opção por mais 2 Kx, é apenas uma sensação que tenho. Deixa lá ver se hoje na AR ele lança alguma novidade para além da modernização com duas décadas de atraso das Vasco da Gama.

Duas decadas de atraso ??  ;)
Nem nada vem muito a tempo pois se já aqui li, e quote, Um casco tipo Meko ou M, tem uma duraçao de vida de 50 anos., os upgrades vem atempadamente ainda temos vinte anos pela frente !!  :mrgreen:

Abraços

Existem foristas que guiam-se pela duração do Casco da Sagres. Se esta, desde o século passado, depois de ter passado pela guerra e até ter chocado com uma mina, ainda cá está para as curvas e sem substituto à vista, as Meko ainda têm mais meia década pela frente, no mínimo...  :mrgreen: :mrgreen:



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« Responder #192 em: Abril 30, 2019, 11:16:53 am »
Duas decadas de atraso ??  ;)

É um pouco exagerado tenente, é verdade, mas recordo-me de em 1999 quando a Vasco da Gama foi a Timor-Leste já ser mencionada a idade e obsolescência de alguns sistemas a bordo das fragatas, ainda originários da década de 80 quando as mesmas foram finalmente encomendadas. Até porque a revisão que sofreram no Arsenal do Alfeite logo após a chegada, que foi de chapa de aço nova para o casco a tubagens internas que estavam literalmente podres (além da retirada ou conversão do polémico paiol de vinho fresquinho para célula de combustível para os motores e não para os oficiais :mrgreen:), tornou-as em navios bem mais capazes do que eram quando cá aportaram. Mas isso é assunto para outro tópico. ;)

Existem foristas que guiam-se pela duração do Casco da Sagres. Se esta, desde o século passado, depois de ter passado pela guerra e até ter chocado com uma mina, ainda cá está para as curvas e sem substituto à vista, as Meko ainda têm mais meia década pela frente, no mínimo...  :mrgreen: :mrgreen:

Sim, década e meia no mínimo dos mínimos. Depois disso ainda poderão ser super-NPOs, por exemplo, portanto são navios que estão ainda na sua juventude.  :mrgreen:


Bom, voltemos então à discussão sobre o novo helicóptero (muito) ligeiro polivalente da Força Aérea Portuguesa.  c56x1

« Última modificação: Abril 30, 2019, 11:21:02 am por Charlie Jaguar »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #193 em: Abril 30, 2019, 11:37:12 am »
Duas decadas de atraso ??  ;)

É um pouco exagerado tenente, é verdade, mas recordo-me de em 1999 quando a Vasco da Gama foi a Timor-Leste já ser mencionada a idade e obsolescência de alguns sistemas a bordo das fragatas, ainda originários da década de 80 quando as mesmas foram finalmente encomendadas. Até porque a revisão que sofreram no Arsenal do Alfeite logo após a chegada, que foi de chapa de aço nova para o casco a tubagens internas que estavam literalmente podres (além da retirada ou conversão do polémico paiol de vinho fresquinho para célula de combustível para os motores e não para os oficiais :mrgreen:), tornou-as em navios bem mais capazes do que eram quando cá aportaram. Mas isso é assunto para outro tópico. ;)


Bom, voltemos então à discussão sobre o novo helicóptero (muito) ligeiro polivalente da Força Aérea Portuguesa.  c56x1

Claro que não é exagerado eu estava a ironizar CJ,
Então se os upgrades se iniciarem em 2023, se for, as Fragatas terão já 32 anos o que eu defendo, é uma primeira melhoria até aos 12/14 anos e um segundo upgrade quando os navios tivessem 24/28 anos, ora o que vai acontecer é que o upgrade que vai ser feito pela primeira vez, já os navios tem 32 anos, ou seja já deveria ter acontecido há pelo menos 17/21 anos atràs .

Quanto aos ligeirissimos AW119, o que parece é que estamos a dar demasiada enfase quanto á aquisição e, ao emprego estes helis, mas continuemos que vamos bem !!

Abraços
« Última modificação: Abril 30, 2019, 11:38:16 am por tenente »
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« Responder #194 em: Abril 30, 2019, 06:33:45 pm »
e a instrução, prossegue.




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