Kenneth Bigley decapitado

  • 0 Respostas
  • 1900 Visualizações
*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
Kenneth Bigley decapitado
« em: Outubro 08, 2004, 04:41:41 pm »
Citar
Iraque: refém britânico decapitado
08-10-2004 16:19
 
Governo britânico não confirma a informação. Reuters garante haver um vídeo

Segundo uma testemunha da agência Reuters existe um vídeo onde Kenneth Bigley aparece a ser decapitado. Nas imagens aparece Bigley a fazer uma declaração, com seis militantes radicais atrás de si. Em seguida, um deles corta-lhe a cabeça com uma faca.

O britânico está vestido com fato-macaco cor de laranja, igual aos que os detidos usam nas prisões americanas, incluíndo na prisão de Guantanamo, em Cuba.

A informação inicial da morte do refém britânico foi divulgada pela Televisão de Abu Dhabi. Este canal citava «fontes informadas».

A Reuters diz, entretanto, que de acordo com fontes «rebeldes que ocupam a cidade de Fallujah», o refém foi decapitado na passada quinta-feira, tal como os reféns americanos raptados consigo, a 16 de Setembro. Segundo as mesmas fontes o crime terá sido concretizado na pequena cidade Latifiya, a 35 km da capital, Bagdad.

A estação de televisão britânica Skynews, que cita fontes oficiais, garante que Ken Bigley foi morto pelos raptores, no Iraque, apesar dos apelos dirigidos aos sequestradores, para que a sua vida fosse poupada.

A família do britânico implorou ao primeiro-ministro Tony Blair para que intercedesse no sentido de garantir a sua libertação. Depois de ser conhecido este desenvolvimento o irmão de Kenneth, Paul Bigley, apenas disse que sempre esteve «optimista e continua optimista. Rezo para que não seja verdade».

Bigley, engenheiro, de Liverpool foi raptado há três semanas em Bagdad juntamente com outros dois trabalhadores, Jack Hensley e Eugene Armstrong.

O grupo de Abu Musab al-Zarqaui decapitou os dois americanos uma semana depois, tendo os seus cadáveres sido encontrados em Bagdad.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico anunciou que está a investigar a informação transmitida pela cadeia de Televisão de Abu Dhabi, segundo a qual o refém britânico foi executado.

«Estamos a fazer tudo o que podemos para estabelecer a veracidade dessas notícias», afirmou um porta-voz do Ministério do Interior britânico que acrescentou estar «em contacto com a família de Bigley». De acordo com a SkyNews a família está reunida em casa, onde já chegou apoio médico para acompanhar a mãe que se terá sentido mal.

Recorde-se que a 25 de Setembro já tinha surgido na Internet a informação de que o refém tinha sido assassinado. Um dado que acabou por ser desmentido por alguns vídeos do refém divulgados mais tarde.

Desde Abril, quando começou a vaga de sequestros, que cerca de 30 reféns estrageiros foram raptados e assassinados no Iraque.
 


 :cry:
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net