Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER

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alouette10

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #105 em: Julho 15, 2022, 11:47:11 am »
Mas afinal o que se sabe sobre o atual estado de arte dos “Canadair” vou assim chamá-los pese as mudanças de nomes e modelos que já sofreu.
Capítulo 1
Sabe-se que, a Viking Air somente tem estado a transformar anteriores e antigas versões (CL-215, CL-215T e CL-415) em nova versão, a CL-415EAF (Enhanced Aerial Firefighter) vendidas entretanto a um valor de cerca de 33 milhões de dólares por unidade. Esta versão foi adquirida pela empresa Bridger Aerospace em número de 6 unidades, sendo entregues as duas últimas este ano. Igualmente Marrocos adquiriu 3 unidades desta versão para completar a frota de cinco CL-415 que já dispunha.
Sabe-se, por isso, que a transformação dos modelos antigos nesta nova, obriga a aquisição no mercado de usados do Canadair, a sua completa transformação e um valor final a rondar os 33 milhões de dólares por unidade.
Sabe-se que, a Viking projetou o desenvolvimento de uma nova versão designada por Canadair 515 ou DHC-515 com novas tecnologias de pilotagem e navegação, em duas versões. Uma unicamente para o combate aos fogos designada por “Fire Fighting” com maior capacidade de transporte de água (cerca de 7.000 litros) e outra mais polivalente, podendo assegurar missões de combate aos fogos, mas igualmente a busca e salvamento e evacuações sanitárias designada por “First Responder”.
Sabe-se que, em junho de 2019 a Indonésia assinou uma carta de intenções para a aquisição de 6 DHC-515 das duas versões referidas. Sabe-se que, sendo este número insuficiente para relançar a linha de fabrico, nada foi entregue até agora.
Sabe-se que, em março de 2022 a Viking Air anunciou em Bruxelas ter obtido uma nova carta de intenções para a compra de 22 unidades do DHC-515, sendo que o primeiro aparelho somente será entregue a partir da segunda metade deste decénio prolongando-se as entregas até 2030.
Sabe-se que, os contratos relativos às unidades de cada país terão de ser ratificados pelo respetivo estado-membro, sendo que 12 destes aviões serão financiado por fundos europeus. 2 aviões para Portugal, 2 aviões para Espanha, 2 aviões para França, 2 aviões para Itália, 2 aviões e 2 dos 7 a adquirir pela Grécia. Os restantes cinco não foi possível obter a confirmação do seu destino ou se ficarão como reserva à ordem do RescEU criado 2019.
Sabe-se, de acordo com algumas fontes, que o custo unitário rondará os 50 milhões de dólares.
Aqui chegados importa saber, fale quem sabe, que aviões irá o Estado Português obter: upgrades de aviões usados e reconfigurados em CL-415EAF; ou os novos, DHC 515, cuja linha de produção ainda não se iniciou?
Em próximos capítulos abordarei outros aspetos ligados a este tema.
 
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alouette10

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #106 em: Julho 15, 2022, 12:23:08 pm »
Capítulo 2
Canadair versus Fireboss e o artigo do Expresso

Antes dos comentaristas do costume virem escrever que o autor é contra os Canadair, importa dizer de forma clara para não haver dúvidas, que sou completamente a favor do Estado português dispor de meios próprios pesados e ligeiros que satisfaçam e ajudem a combater a praga que não terá fim dos incêndios rurais. Agora se são os Canadair ou outros que devem ser adquiridos, a palavra deverá ser dada aos verdadeiros especialistas que analisem todas as variáveis e possam livremente optar.
A título de exemplo de que nem sempre os exemplos estrangeiros são a melhor resposta para os problemas de cada país. A França avaliou a utilização dos Firecat (equivalente terrestre dos Fireboss) tendo para isso disposto de dois AT-802F cedidos temporariamente pelos espanhóis. Após uma longa avaliação chegaram à decisão que a capacidade (3.000 litros) era insuficiente face à extrema lentidão de voo do Firecat numa perspetiva da imensidão do território francês a cobrir, o que obrigaria a uma multiplicação excessiva de aeronaves colocadas no território para fazer face a essa dimensão e tempo necessário para cobrir essas distâncias com o respetivo aumento do custo hora/homem. Convém ter presente que um dos aspetos a avaliar é quantidade de litros transportados e descarregados por hora de voo. 
Quando agora, no artigo do Expresso alguém compara utilização, em Portugal, do Canadair contra  os Fireboss, apontando como exemplo que o custo de aquisição de um Canadair dá para comprar 10 Fireboss, o que até pode não ser verdade se a opção for pelo DHC-515, onde daria para adquirir 15, exemplificando ainda que o Canadair tem de ter 2 tripulantes e o Fireboss somente 1, é conveniente alguém dizer a esses especialistas, ao jornalista será tempo perdido, que no mesmo espaço horário que serve para exemplificar a quantidade litros despejados, o Canadair terá dois pilotos e o os Fireboss 10 pilotos, aumentando exponencialmente o custo hora de voo versus a quantidade de litros despejados, sem falar do custo da manutenção de 10 Fireboss  versus um Canadair.
Por isso qualquer comparação de anulação de um meio pesado por múltiplos meios ligeiros é um exercício intelectualmente desonesto que certamente só decorre de falta de conhecimento e não da defesa porventura enfeudada de lobies que andam por aí.
Quanto ao meio pesado que devemos ter, se deve ser de asa fixa, e neste caso terrestre ou anfíbio, ou somente de asa móvel, ou se os dois fica para o próximo capítulo.
 
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tenente

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #107 em: Julho 15, 2022, 12:36:49 pm »
Os Canadair podiam ser operados pela TAP

Já agora, lembram-se quem é que extinguiu a Guarda Florestal?



P44 não inventes, não metas mais lenha nesta fogueira chamada TAP SA.
O COA da TAP permite ter essa categoria de aeronaves ??
Não me parece.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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PereiraMarques

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #108 em: Julho 15, 2022, 03:32:48 pm »
Como alguns foristas mais esclarecidos têm referido o ideal é um misto de aeronaves (ligeiras e pesadas, de asa fixa e de asa rotativa)...essa questão da orografia não é assim tão linear....o relevo na Grécia é bastante acidentado na maioria do território e fazem bom uso dos Canadair.
 
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LM

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #109 em: Julho 15, 2022, 05:54:29 pm »
E, se queremos dinheiro da UE e pertencer à rescEU (?) deve ser necessário ter Canadair, presumo.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Lightning

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #110 em: Julho 16, 2022, 06:51:13 pm »
Os Canadair podiam ser operados pela TAP

Já agora, lembram-se quem é que extinguiu a Guarda Florestal?



P44 não inventes, não metas mais lenha nesta fogueira chamada TAP SA.
O COA da TAP permite ter essa categoria de aeronaves ??
Não me parece.

Abraços

Acho que é para transformar em aviões de passageiros e as pessoas terem a experiência de voar num hidroavião, como na época de ouro dos anos 30, os turistas iam adorar. A CP também têm o comboio histórico na linha do Douro.

« Última modificação: Julho 16, 2022, 06:52:06 pm por Lightning »
 

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Lusitaniae

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Abbati, medico, potronoque intima pande
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #112 em: Agosto 15, 2023, 09:22:42 am »
Os 2 Viking CL-515 da FAP só contarão, em princípio, para o DECIR 2027.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)