Combate a fogos pela F.A.P.

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Stalker79

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1320 em: Julho 15, 2022, 12:15:21 am »
Em qualquer caso vamos comprar os Canadair aonde!? Usados? Á Viking? Eles sempre fabricam aeronaves novas, pensei que estavam só a fazer upgrades aos antigos.
 :-P
 

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dc

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1321 em: Julho 15, 2022, 12:35:26 am »
Se o Fire Boss é melhor para as nossas necessidades e orografia, e muito mais barato de adquirir, então parece-me que a escolha seria óbvia.

Ainda por cima quando ao preço dos de 2 Canadair, se compram 15-20 Fire Boss!!!!

Para não falar que, ao longo do tempo, os apenas 2 Canadair, esgotarão as horas de voo das células muito mais depressa, por serem apenas 2.

Se calhar este tipo de questões sérias, deviam ser decididas por quem percebe do assunto, e não pela imbecilidade política.
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1322 em: Julho 15, 2022, 09:16:15 am »
A opção pelos CL-415, tem a haver também com o "Mecanismo Europeu de Resposta", quando nos pedirem ajuda, enviaremos Canadair...
Cps,
 
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NVF

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1323 em: Julho 15, 2022, 10:25:17 am »
Em qualquer caso vamos comprar os Canadair aonde!? Usados? Á Viking? Eles sempre fabricam aeronaves novas, pensei que estavam só a fazer upgrades aos antigos.
 :-P

Vai até à página 86. Está lá tudo. A Viking vai fabricar 22 unidades do novo 515 para países da UE e Marrocos. O 515 tem quase o dobro da capacidade do 415.
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asalves

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1324 em: Julho 15, 2022, 11:16:05 am »
A opção pelos CL-415, tem a haver também com o "Mecanismo Europeu de Resposta", quando nos pedirem ajuda, enviaremos Canadair...
Cps,

E segundo um Sr. ontem na CNN, apesar das vantagens óbvias dos Fire-Boos os Canadair pela sua velocidade permitem cobrir todo território nacional com alguma facilidade. Basicamente o Sr. disse que são 2 meios de se complementam, o ideal é ter os 2 pois cada um tem os seus pontos Fortes.

Acho que o objetivo do "Mecanismo Europeu de Resposta" é ter uma boa frota de Canadairs, e era preciso um bom numero para a Viking voltar a abrir uma linha de produção. E uma vez que alugamos sempre 2 unidades, e a compra deverá ser comparticipada aproveitou-se o negocio.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1325 em: Julho 15, 2022, 04:32:23 pm »
Duas aeronaves não dão para nada, é fazer-nos a todos de tolos. Quatro seria o mínimo dos mínimos aceitável, seis ou mesmo 8 o número ideal. Será o 415EAF, para eventualmente ser mais barato, ou o DHC-515? A imprensa aponta para o 415, mas como sabemos essa informação por vezes é pouco fiável.

É que com o "Mecanismo Europeu de Resposta", Portugal, contando com meios pesados, vai ter de começar a prestar auxílio a outros países à semelhança do que agora fazem connosco, e não ficar sempre à espera de mão estendida como infelizmente acontece. A solidariedade é geral, não é só para uns, e daí que em relação aos -515 fosse de todo aconselhável a aquisição de mais exemplares, de forma a acautelar estas situações.

Falta aguardar também pela dúzia de helicópteros mas, no nosso caso particular - e por muito que goste do Canadair/Bombardier/Viking -, para comprar apenas 2 aeronaves era sem dúvida preferível uma dezena de Fireboss.
« Última modificação: Julho 15, 2022, 04:35:39 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Red Baron

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1326 em: Julho 15, 2022, 10:19:34 pm »
Duas aeronaves não dão para nada, é fazer-nos a todos de tolos. Quatro seria o mínimo dos mínimos aceitável, seis ou mesmo 8 o número ideal. Será o 415EAF, para eventualmente ser mais barato, ou o DHC-515? A imprensa aponta para o 415, mas como sabemos essa informação por vezes é pouco fiável.

É que com o "Mecanismo Europeu de Resposta", Portugal, contando com meios pesados, vai ter de começar a prestar auxílio a outros países à semelhança do que agora fazem connosco, e não ficar sempre à espera de mão estendida como infelizmente acontece. A solidariedade é geral, não é só para uns, e daí que em relação aos -515 fosse de todo aconselhável a aquisição de mais exemplares, de forma a acautelar estas situações.

Falta aguardar também pela dúzia de helicópteros mas, no nosso caso particular - e por muito que goste do Canadair/Bombardier/Viking -, para comprar apenas 2 aeronaves era sem dúvida preferível uma dezena de Fireboss.

Pelos prazos de entrega será sempre o 415, o que não anula a compra de mais 512 na futura compra conjunta europeia.

Não vão ser apenas 2 canadairs nos combates aos fogos, vamos continuar a alugar meios, sobretudo para as alturas mais criticas. Apenas garantimos 2 meios durante a época alargada dos fogos. E ficamos menos reféns do mercado de aluguer, o que pode levar a gastarmos menos euros.

O Canadair é um bem finito e escasso neste momento.
 

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PTWolf

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1327 em: Julho 15, 2022, 11:57:13 pm »
https://firebossllc.com/cost-comparison/

Citar
COST COMPARISON
Cost Per Gallon:

Fire Boss - 0.64$
 - 2.04$

Ou seja o custo por galão* é 3x maior nos Canadair.
Analisando estes dados (da Fireboss por isso vale o que vale), os Agusta A119 tambem tem um custo muito baixo (0,98$), seguindo-se os Fire Hawk (0,99$).

Antecipando que os cenários de seca serão cada vez mais frequentes e as barragens estarão como agora (ou pior), onde os Canadair podem abastecer, dado que precisam de 1200metros?

Achava preferível vários  Fireboss, distribuídos pelo país para um ataque imediato do que meios como os Canadair menos eficazes (ja para não falar que são apenas 2, quando um avariar como é?). Talvez com um ou dois Fireboss e um ataque imediato, o fogo em Palmela não tivesse tido os contornos que teve. Com o Sado ali ao lado ficar 4 horas sem meios aéreos é criminoso!

* 1galão = 3.785412L
 

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NVF

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1328 em: Julho 16, 2022, 01:54:08 am »
Há por aqui pessoal cheio de certezas mas, aparentemente, com dificuldades em ler e interpretar press releases de organismos oficiais, como a UE ou a FAP.
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1329 em: Julho 16, 2022, 12:36:36 pm »
Conforme escrevi no post dedicado ao Canadair, a versão que terá sido alvo de uma carta de intenções  europeia é mais precisamente o DHC-515 ou Canadair 515, projetada para transportar o máximo de 7.000 litros, não tendo até ao momento sido construída nenhuma, estimando-se o seu custo unitário na ordem dos 50 milhões de dólares. A abertura da linha de fabrico implica a existência de um número de aeronaves com aquisição firme, o que até agora, tanto quanto se sabe, não aconteceu. Em termos de intenção a Indonésia, em 2019, manifestou interesse na aquisição de 6 unidades: 2 na versão Fire Fighting e 4 na versão First Responder.
Em março de 2022 a Viking Air anunciou em Bruxelas ter obtido a carta de intenções, já referida, para a compra de 22 unidades do DHC-515, sendo que o primeiro aparelho somente será entregue a partir da segunda metade deste decénio prolongando-se as entregas até 2030.
Sabe-se que, os contratos relativos às unidades de cada país terão de ser ratificados pelo respetivo estado-membro, sendo que 12 destes aviões serão financiado por fundos europeus. 2 aviões para Portugal, 2 aviões para Espanha, 2 aviões para França, 2 aviões para Itália, 2 aviões para Croácia e 2 dos 7 a adquirir pela Grécia. Os restantes cinco não foi possível obter a confirmação do seu destino, se ficarão como reserva à ordem do RescEU criado 2019, ou até se, eventualmente, poderão ser adquiridos pelos Estados-membros a expensas próprias, como acontece no caso Grego com a eventual aquisição de mais 5 para além dos financiados.
A versão a CL-415EAF (Enhanced Aerial Firefighter) vendidas entretanto a um valor de cerca de 33 milhões de dólares por unidade e adquiridas pela a empresa Bridger Aerospace em número de 6 unidades e por Marrocos que adquiriu 3, resultou da aquisição feita pela Viking de células usadas da versão CL 215T e da sua posterior transformação. Sabe-se que a Viking adquiriu inicialmente 11 células do CL 215T pelo que ainda lhe restam 2.

Algumas perguntas estão por responder.
Para cumprir os prazos indicados até agora pelo Estado português para a aquisição de meios aéreos pesados, somente poderão ser encontrados no mercado de usados, os dois aviões indicados.  Serão esses aviões recuperados pela Viking e transformados na versão 415EAF ou serão simplesmente 215T. Assim sendo, independente de ser CL 215T ou 415EAF, é essa aquisição independente da carta de intenções europeia que projeta somente iniciar a receção da primeira das 22 unidades de DHC-515 para além de 2025 e a última em 2030.
Significa isso que Portugal terá duas unidades adquiridas diretamente e mais duas recebidas posteriormente e integralmente financiadas pelo mecanismo europeu.
Responda quem souber.
 

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Subsea7

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1330 em: Julho 16, 2022, 05:33:15 pm »
Triste acontecimento o de ontem, na Guarda.
Que descanse em paz.
Sentidos pêsames a família e amigos.
Nunca será esquecido, Cap. André Serra.
Cps
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1331 em: Julho 17, 2022, 01:15:52 am »

OS DRONES QUE PROTEGEM PORTUGAL
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1332 em: Julho 17, 2022, 10:21:05 am »
Triste acontecimento o de ontem, na Guarda.
Que descanse em paz.
Sentidos pêsames a família e amigos.
Nunca será esquecido, Cap. André Serra.
Cps

Um verdadeiro heroi anónimo. Um de muitos.
E um de outros tantos que morreram pela pátria, que será esquecido pela mesma.

Enquanto isso o PR irá distribuir mais umas quantas medalhas a figuras menos relevantes...
Paz à sua alma e força para a familia e amigos.
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1333 em: Julho 17, 2022, 10:26:54 am »
Já em 2019 perdemos o Capitão Noel Ferreira, o combate a incêndios com aeronaves deve ser com certeza o tipo de voo mais perigoso em tempo de paz...

 :Soldado2:
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1334 em: Julho 17, 2022, 11:21:24 am »
A perigosidade da utilização de meios aéreos no combate a incêndios é bem ilustrada, no caso dos Canadair pela perda, na versão CL-215, de 30 unidades, a última na fronteira Portugal/Espanha, 19 delas com vitimas mortais que ascenderam a 44 tripulantes. Já no caso da versão CL-415 foram, até aos dias de hoje, 9 unidades perdidas das quais 6 com dez vitímas mortais.
No que respeita ao AT-802 Fire Boss ocorreram 118 acidentes com a perda de 45 tripulantes, o último dos quais atingiu infelizmente o piloto português.
Para não se pensar que a ajuda internacional no combate a incêndios somente tem Portugal com país recetor aqui fica uma nota sobre o ocorrido em 6 de julho de 1994. Nessa altura um Antonov AN-32P, avião de combate a incêndios florestais pertencente à Heli Serviço com a matrícula ucraniana UR-48018, despenhou-se na serra Mariola, Valência, Espanha, falecendo o seu piloto capitão aviador Jorge M. da Silva Rodrigues e mais três dos tripulantes ucranianos.
O avião tinha sido requisitado pelas autoridades espanholas às autoridades portuguesas para o combate ao incêndio que então grassava na região.
« Última modificação: Julho 17, 2022, 11:40:20 am por alouette10 »
 
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