Convém não embandeirar em arco porque nada está ainda preto no branco.
Sabe-se, e nas palavras do CEMFA:
1 - que o escolhido é o F-35A;
2 - que o programa deverá custar em torno de 5,5MM€ a 20 anos;
3 - que após ser colocada formalmente a encomenda, o primeiro Lightning II só deverá ser entregue 7 anos mais tarde;
4 - que para a chegada da(s) primeira(s) aeronave(s) ser em 2031, isso significava encomendá-las ainda este ano (2024 + 7 = 2031), e não é líquido que isso venha a acontecer;
5 - que os F-16M (ou V) deverão pelo menos chegar aos 40 anos de serviço na FAP.
Agora resta aguardar pelo poder político. O CEMFA até pode não ter um caderno de encargos para entregar ou apresentar ao novo MDN, mas já deixou bem claro o que o ramo espera e deseja ver concretizado.
A fazer fé na informação do Subsea de que o plano de longo prazo inclui 40 aviões, parece-me um excelente ponto de partida negocial, sabendo que o cenário final dificilmente será esse. Com números destes, se quando tudo estiver finalizado a FAP comprar 30 aviões, o custo total ficará possivelmente abaixo dos 4 mil milhões, o que a 20 anos é comportável… a ver vamos… rezar e fazer figas é o que se pode fazer para já…