E, quanto a novas LFC para a Marinha ??

  • 126 Respostas
  • 25724 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #45 em: Novembro 17, 2020, 02:28:38 pm »
Sou defensor da existências das 2 FS (GNR e PSP), mas sem medos de assumir as diferenças - ao contrário das Associações da GNR quero uma FS marcadamente militarizada, para fazer o contraponto à PSP civil; quero a GNR em menos locais (ie, uma PSP maior em numero e área e população não me choca nada), mas que seja a "força de reserva" de segurança da Republica, que  seja esta a ter as valências UEPS, SEPNA, UAF, segurança de locais de Estado, fronteiras, etc; não ficava chocado se os "GOE" fossem responsabilidade da GNR (mas isso é impossível pelo que já aconteceu).

Que a UCC tenha os "navios de deslocamento inferior a 200 toneladas e comprimento inferior a 35 metros" e o ISN (e a PM), com uma "colaboração" da Marinha e comando em caso de conflito; a Marinha fica com tudo o resto, que é muito. 

Viajante, eu sei que nas áreas rurais não há PSP, mas podia haver, nos países de uma única polícia, essa polícia opera no país todo.

Lm, a minha teoria era um bocado nessa linha, a PSP ficava com o primeiro contacto com a população, ordem pública, etc, a GNR com certas funções mais estratégicas, autoestradas, florestas, costa, era só uma possibilidade para não se estar a criar outra "guarda" e acabar com a duplicação de comandos distritais.

Mas não quero criar um off-topic nem guerra GNR-PSP.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #46 em: Novembro 17, 2020, 03:06:51 pm »
Ships, ships, helis, helis, scuba,scuba, everywere...  :mrgreen: :mrgreen:



Saudações  :mrgreen: :mrgreen:
« Última modificação: Novembro 17, 2020, 03:08:28 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1228/-3449
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #47 em: Novembro 17, 2020, 03:08:50 pm »
Sou defensor da existências das 2 FS (GNR e PSP), mas sem medos de assumir as diferenças - ao contrário das Associações da GNR quero uma FS marcadamente militarizada, para fazer o contraponto à PSP civil; quero a GNR em menos locais (ie, uma PSP maior em numero e área e população não me choca nada), mas que seja a "força de reserva" de segurança da Republica, que  seja esta a ter as valências UEPS, SEPNA, UAF, segurança de locais de Estado, fronteiras, etc; não ficava chocado se os "GOE" fossem responsabilidade da GNR (mas isso é impossível pelo que já aconteceu).

Da mesma forma que a PSP tem a sua Unidade Especial de Policia que tem toda uma série de unidades, incluindo o Grupo de Operações Especiais, a GNR tem a sua Unidade de Intervenção que tem toda uma série de unidades, incluindo o Grupo de Intervenção de Operações Especiais.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #48 em: Novembro 17, 2020, 04:42:55 pm »
Sempre imaginei que as dificuldades orçamentais e de efetivos da GNR para as suas missões principais de proteção da população, assunto que não só é patente para todos como tem sido objeto de manifesta preocupação pública das respetivas chefias, moderaria o entusiasmo por alargar o campo de ação para exigentes e dispendiosas novas tarefas que, claramente, além de não serem da sua vocação, são assuntos muito sérios que não se improvisam nem podem ser encarados de uma forma amadora, por falta de uma base de experiência de vida no mar.

Destaco desde logo esta alínea. Quem lê isto, pensa que a Marinha (e as FAs em geral) não têm dificuldades orçamentais ou de efectivos. Até parece que não estão lanchas à espera de manutenção!

Depois vêm com a história da Marinha de duplo uso. Mas em que é que a Marinha beneficiou com isto? Ganhou mais missões para fazer, com cada vez menos meios?

Se a Marinha não consegue cumprir com tudo, por falta de investimento, e a GNR (ou uma futura GC), aparentemente, consegue ter os meios que a Marinha não consegue ter e por custos inferiores, porque carga de água é que:
-se vai continuar a investir na Marinha para adquirir embarcações que saem mais baratas para outra entidade?
-se vai continuar a investir o pouco que a Marinha tem, em missões que podem ser realizadas por outros?

Olhando para a Marinha, e a sua razão de ser, o que é que ganha em ter ou não lanchas de 30 metros para fiscalizar? Que benefícios tira a Marinha das milhas mais próximas à costa?

E mais importante, andamos aqui a discutir orçamentos e duplo-uso, mas a realidade é esta, se querem uma Marinha (ou Exército ou Força Aérea) para duplo uso, então que os respectivos orçamentos cresçam de acordo com as necessidades. Agora manter (ou reduzir) o orçamento, mas aumentar o número e tipo de missões, é só absurdo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #49 em: Novembro 17, 2020, 06:56:20 pm »
venho ainda como oportunidade o aspecto de as bases da armada passarem a ser também as bases da GNR ... donde protocolos de partilha de custos dessas bases terão de ser acordados.... aka "rendas para a armada"

A Armada tem uma única base, a Base Naval de Lisboa, no Alfeite, em Almada. De resto usa instalações portuárias civis.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #50 em: Novembro 17, 2020, 07:59:18 pm »
https://www.facebook.com/250287988402261/posts/3497030023728025/
::)

o futuro a espreitar.....a GNR ainda vai ter uma bela de uma frota de patrulhas, oceânicos, com helis orgãnicos e por ai fora.... ;)

Abraços

E metade encostado...aprenderam com a Marinha.

olha que não sei, naõ, para esta corporação há sempre dinheiro, dá muito jeitos ao politiqueiros terem uns GC, guarda costas, á maneira. :mrgreen:

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #51 em: Novembro 17, 2020, 08:01:42 pm »


Ó P44, a designação na fuselagem se fosse GNA, Guarda Nacional Aérea, era mais fixe. :mrgreen:
só mesmo para rir.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #52 em: Novembro 17, 2020, 10:29:35 pm »
A Armada tem uma única base, a Base Naval de Lisboa, no Alfeite, em Almada. De resto usa instalações portuárias civis.

PAN Tróia e PAN Portimão são cais militares.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PereiraMarques

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #53 em: Novembro 17, 2020, 10:44:09 pm »
Mas são praticamente uns meros ancoradouros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #54 em: Novembro 17, 2020, 10:55:44 pm »
Mas são praticamente uns meros ancoradouros.



Ninguém diz que aquilo são bases :mrgreen:.

Praticamente servem para as guarnições dos navios repousarem, no caso de Portimão servem de "base avançada" às Lanchas da Marinha que andam pelo Algarve e no caso de Tróia o navio SAR, e diversos exercícios dos Fuzileiros, cadetes, sobrevivência na água da FAP, etc.
« Última modificação: Novembro 17, 2020, 10:57:27 pm por Lightning »
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3879
  • Recebeu: 2531 vez(es)
  • Enviou: 2053 vez(es)
  • +5701/-2761
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #55 em: Novembro 18, 2020, 08:51:42 am »
Caro Pescador.
Provavelmente mora em Lisboa, mas quem vive fora das grandes cidades, como é o meu caso e desloco-me com muita frequência entre concelhos, você só vê GNR por todo o lado.
Roubaram 1 maço de tabaco ao Manuel, lá vem a GNR tomar conta da ocorrência;
No início e fim do dia nas entradas das Escolas, lá vêem os carros patrulha da GNR;
Numa operação Stop, lá está a GNR;
ASAE só sai no interior acompanhada da GNR;
Um crime ambiental, lá vem a GNR;
Um incêndio florestal qualquer, lá vem os GIPS num heli de Viseu (chegam primeiro que os bombeiros locais, em alguns casos!!!!!)
Você tem um acidente viário, lá vem a GNR tomar conta da ocorrência!!!!
Em quase todos os concelhos do interior você só tem a GNR disponível!

Se é melhor a GNR ou a PSP a fazer a segurança não sei dizer-lhe, mas a realidade é que a GNR está em todos os concelhos deste país e a PSP está em meia-dúzia!!!!! Essa é a realidade que tem!!!!

Depois tem outra que eu acho importante. Um caso relatado por um Chefe da PSP (enquanto fazia o curso cívico para manter a licença de arma de defesa).
Em 2003 um ataque de 3 terroristas da Córcega em Viseu (https://www.publico.pt/2003/07/31/jornal/terroristas-detidos-em-viseu-sao-procurados-por-atentado-a-bomba-204051), armados com metralhadoras e coletes à prova de bala superiores aos das autoridades. A sorte dos agentes da PSP não terem sido gravemente atingidos foi a única G3 que estava do lado das autoridades. Sabe quem empunhava a G3?

Agora se me dissesse que fazia mais sentido fundir as 2 forças numa só. Aí concordo consigo, mas sendo a GNR muito maior que a PSP........ e sendo a primeira militar, comandada até por oficiais das FA!!!!!

Compreendo o que disse, mas como eu escrevi eles são mais territorialmente ou seja quilómetros. Não quer dizer que sejam mais ou tenham mais população a cargo. temos de ver as concentrações populacionais.

Mas a questão até como já até foi dito aqui é que devia ser mais especificas as missões de cada um. A GNR como força militarizada a fazer de força policial é o é.
E por favor não me falem de G3 e de armas que conheço dezenas com dezenas de milhares de tiros dados, porque as armas são aquelas que alguém optou por ter, dado a sua enquadramento urbano ou não.
Usar G3 em zona urbanas como o faz a GNR e deixou de fazer a PSP por alguma razão com sentido, embora as possua ainda, substituiu por MP5 e as Berettas.
Não é por usar G3 que é mais competente, nem quer sequer dizer que essas ou outras saibam usar melhor.
Não me vou adiantar sobre isso.

Quanto a Forças Especiais, o GOE da PSP existe desde 1982, com os dois primeiros cursos dados pelos SAS, que formaram os primeiros operacionais e os formadores para os cursos subsequentes. A "imitação" da GNR veio depois quando o Capitão da 4 Companhia em meados dos anos 90, que conheço bem como sendo um excelente militar e pessoa, andou em Belas e ver como era o GOE e tentar fazer de um pelotão da 4 Companhia uma espécie disso.
Novamente não me vou adiantar nem é local, mas não tem nada a ver mesmo o actual POE ou outra nomenclatura mais recente.
Afinal a policia Marítima também algo parecido e até a PJ quis nos anos 90 criar algo assim. Como já o disse tudo protagonismo e quintinhas.
A GNR alegou que queria algo como o GOE para actuar na sua área de responsabilidade , quando o GOE a tem a nível nacional. Aliás a única antiterrorista, sendo a GNR e outras, limitadas a actuação em criminalidade violenta.
O mesmo para a inactivação de engenhos explosivos.
Digam-me, o DAE de uma competência extraordinária e, não o digo de cor, não faria o trabalho desse pelotão da policia marítima? SIm
A GNR também criou os seus "Bombeiros" e decerto os Bombeiros profissionais teriam um apalavra a dizer sobre isso.
O mesmo agora a Marinha oceânica da GNR.

Quintas


« Última modificação: Novembro 18, 2020, 06:08:32 pm por Pescador »
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5320
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #56 em: Novembro 18, 2020, 10:22:49 am »
Agora mais a frio, e olhando para a noticia posta tenho a dizer o seguinte:

Parabéns à GNR pela excelente aquisição e pelas capacidades que vem adquirindo nestes últimos anos. Na realidade o que importa é que o país seja protegido. Antes ter uma força com 30 mil homens do que uma força de meia dúzia de generais.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #57 em: Novembro 18, 2020, 11:15:33 am »
Está visto que a GNR consegue financiamento para coisas, que na Marinha nem vê-las. Se calhar era tempo de, na Marinha, alguém bater com o punho e dizer "se querem que realizemos missões civis/de 'guarda costeira', aumentem o orçamento de acordo para essas missões".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, oi661114, mafets

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3966 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #58 em: Novembro 18, 2020, 11:33:29 am »
É uma grande aquisição, sem dúvida. E um grande estalo na marinheca. Quanto às quintinhas, é uma tristeza ver, em França, a PN e GN a actuarem em conjunto; o mesmo em Itália, com os Carabinieri a actuarem em conjunto com a Polizia di Stato. Parece que em Portugal as duas forças nem conseguem comunicar no terreno. Muito triste!
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, tenente

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: E, quanto a novas LFC para a Marinha ??
« Responder #59 em: Novembro 18, 2020, 12:00:34 pm »
Agora mais a frio, e olhando para a noticia posta tenho a dizer o seguinte:

Parabéns à GNR pela excelente aquisição e pelas capacidades que vem adquirindo nestes últimos anos. Na realidade o que importa é que o país seja protegido. Antes ter uma força com 30 mil homens do que uma força de meia dúzia de generais.

O pais protegido? Quantos radares estão inoperativos? Quantas lanchas encostadas? Quantas viaturas? Prioridades... ::)

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/gnr-sem-carros-patrulha-em-nisa-e-abrantes

https://www.gnr.pt/documentos/revista/Revista%20106_b_a.pdf

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/radares-avariados

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/computadores-da-gnr-cegos-contra-migrantes-ilegais

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/gnr-com-lanchas-novas-encalhadas


Citar
Uma das oito lanchas rápidas que já deviam estar ao serviço da Brigada Fiscal. Estão atracadas com problemas nos motores

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/