ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: PereiraMarques em Junho 02, 2010, 04:00:38 pm

Título: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Junho 02, 2010, 04:00:38 pm
Serve a presente para centrar tópico sobre heráldica (brasões de armas) e vexilologia (bandeiras e estandartes) de unidades militares (e eventualmente policiais) portuguesas. (Discussões sobre bandeiras monárquicas vs. republicanas devem manter-se nos tópicos já existentes.

Citar
SIED - Serviço de Informações Estratégicas de Defesa

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sied.pt%2Fimages%2Fnovobrasao.gif&hash=6aa0a1edbcb28fba0c43977212361b6a)

ARMAS:
Escudo de vermelho, uma esfera armilar de ouro rematada de três cruzes de Cristo;
Elmo militar de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra;
Correia de vermelho perfilada e fivelada de ouro;
Paquife e virol de vermelho e de ouro;
Timbre: uma coruja-das-torres de ouro encendida de negro;
Divisa: num listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro maiúsculas de estilo elzevir «ADIVINHAR PERIGOS, E EVITALLOS».
 
SIMBOLOGIA:

A ESFERA ARMILAR símbolo dos Descobrimentos Portugueses, do conhecimento do mundo, da nossa história colectiva representada pela presença da língua e da diáspora portuguesa, projecta Portugal como um país de vocação global.
A CORUJA-DAS-TORRES, capaz de observar e caçar esplendidamente apesar das trevas que a envolvam, simboliza a sabedoria, a cautela, a surpresa e a certeza e alude à capacidade de obter informações importantes em tempo útil, que caracteriza o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa.
A DIVISA «ADIVINHAR PERIGOS, E EVITALLOS» (Os Lusíadas VIII – 89) evoca a preocupação permanente do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa em antecipar e prevenir todas as situações que possam colocar em causa a independência, os interesses nacionais e a segurança externa de Portugal.
 
OS ESMALTES significam:
 
O OURO, sabedoria e firmeza;
O VERMELHO, coragem e empenho;
O NEGRO, discrição e prudência.

Citar
SIS - Serviço de Informações e Segurança

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sis.pt%2Fimagens%2Fbrasao.gif&hash=d6b128a8afd517599768702e3b4c1240)

ESCUDO
de negro; uma cabeça e pescoço de águia de prata, bicada de ouro; bordadura de ouro carregada de oito torres altas de negro, de duas ordens de frestas, abertas e iluminadas de ouro.

COROA
aberta; de 3 florões trilobados visíveis e um invisível, alternados de uma pérola; tudo de ouro.

DIVISA

principiis obstarePrevenir [perigos/riscos/ameaças], prever, antever, frustrar, acautelar, sobreavisar, preparar, atalhar, avisar, evitar, advertir, defender, impedir, obstar, alertar, precaver, prognosticar, neutralizar, anular, inutilizar, tolher, vedar, contrariar, inibir, coibir, predizer, antecipar.
(obstar nas suas origens; atacar o mal logo no princípio), inscrita a negro num listel branco, ondulado, sotoposto ao escudo.

Simbolismo

A cabeça e pescoço de águia simbolizam a vigilância para detecção das ameaças à segurança interna e representam o olhar profundo, simultaneamente pesquisador e analítico.
O olhar da águia representa a inteligência.
O bico fechado acentua a postura vigilante e perscrutadora.
O campo de negro, cor representativa da terra, alude ao território nacional cuja segurança interna é missão do Serviço assegurar.

As oito torres altas numa bordadura de ouro simbolizam a protecção e a segurança.
A sua disposição segundo os quatro pontos cardeais e os quatro colaterais representa a intenção de detectar e defender de ameaças provenientes de qualquer direcção.

A divisa significa que a acção do Serviço de Informações de Segurança visa antecipar os perigos, prevendo e detectando as ameaças logo no início, a fim de alertar em tempo útil, de molde a prevenir, antes que se concretizem.

A coroa decorativa, que figura em substituição dos habituais ornamentos exteriores ao escudo e não impede a sua utilização segundo as regras da heráldica, transmite a ideia de dignidade e nobreza da missão.


Os esmaltes simbolizam:

NEGRO: prudência.
OURO: sabedoria.
PRATA: integridade.
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Junho 02, 2010, 04:08:12 pm
Citar

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F_eHpRjdTQaPc%2FSwGzPn1CLrI%2FAAAAAAAAA74%2Fe7ZTvoaD6iQ%2Fs1600%2Fgnr1.jpg&hash=98579e5be18e66598d3c73963322597f)

Brasão de armas da Guarda Nacional Republicana

Descrição Heráldica:
ESCUDO de verde, uma espada antiga de ouro sustida por dois dragões - afrontados do mesmo, animados, lampassados e armados de vermelho.
ELMO militar de prata, tauxiado de ouro, forrado de verde, a três quartos para a dextra.
CORREIA de verde, favelada de ouro.
PAQUIFE E VIROL de verde e de ouro.
TIMBRE, um dragão do escudo empunhando na garra dextra uma espada antiga -
de ouro.
CONDECORAÇÕES, circundando o escudo o colar da Ordem Militar da Torre e Espada.
DIVISA, num listel de branco, ondulado, sotoposto ao escudo em letras - maiúsculas de negro, de estilo elzevir “PELA LEI E PELA GREI”.

Simbologia e alusão das peças:

A ESPADA ANTIGA simboliza o carácter castrense da Guarda Nacional -
Republicana.

OS DRAGÕES simbolizam a defesa da lei e da grei.

A DIVISA - “PELA LEI E PELA GREI”, dene de modo lapidar a missão primacial da Guarda Nacional Republicana. Os esmaltes signicam: O OURO, a nobreza e constância dos homens que integram o corpo militar. - A PRATA, a riqueza e eloquência de quem, pela lei, faz por bem servir a grei. - O VERMELHO, o ardor bélico e a força. - O VERDE, a esperança e constitui a cor simbólica e tradicional da Guarda - Nacional Republicana
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Junho 02, 2010, 04:36:24 pm
Citar

Exército Português

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.casabastao.pt%2FImagens%2FClientes%2FExercito.jpg&hash=a473894a47b41b125cd889fea13fcc98)

Armas
- Escudo de vermelho, um leão rampante de ouro, segurando na garra dianteira dextra uma espada antiga, com lâmina de prata, guarnecida, empunhando e maçaneta de ouro;

- Elmo militar, de prata, forrada de vermelho, a três quartos para a dextra;

- Correia de vermelho perfilada de ouro;

- Paquife e virol de vermelho e de ouro;

- Timbre: o leão do escudo;

- Divisa: num listel de branco, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir « EM PERIGOS E GVERRAS ESFORÇADAS»;

- Grito de guerra: num listel de branco ondulado, sobreposto ao timbre, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir « PORTVGAL E SÃO JORGE» .

Simbologia e Alusão das Peças
- O LEÃO empunhando a espada simboliza o Exército Português em acção.
Os Esmaltes Significam
- OURO: nobreza e fé;

- PRATA: riqueza e eloquência;

- VERMELHO: ardor bélico e força.

Citar
Portaria n.º 123/2010
Regulamento de Heráldica da Marinha

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.apracas.pt%2Fimages%2Flink%2Fema.jpg&hash=b08a28cf1c5aa096beb5e12eb2f3762c)

A Marinha tem por brasão de armas um escudo de azul com um golfinho de prata, encimado por coroa naval de ouro e listéis com o grito de guerra «SÃO JORGE» e o mote «TALANT DE BIEN FAIRE»

http://www.dre.pt/pdf2s/2010/02/0340000 ... 107241.pdf (http://www.dre.pt/pdf2s/2010/02/034000000/0723107241.pdf)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: Lightning em Junho 20, 2010, 12:35:46 pm
http://www.emfa.pt/www/conteudos/inform ... 22&lang=pt (http://www.emfa.pt/www/conteudos/informacaofa/brasoes/index.php?cod=030.022&lang=pt)

Aqui temos os brasões da Força Aérea (apesar de não estar actualizado para a nova Lei Orgânica da Força Aérea).
Título: Regimento de Lanceiros nº2
Enviado por: Nuno PE em Setembro 26, 2010, 02:16:25 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi85.servimg.com%2Fu%2Ff85%2F13%2F85%2F69%2F53%2F10466810.jpg&hash=821d9b4234cdbdf22e7765720871d0e7)

Armas:
Escudo de oiro, duas lanças,com bandeiras de duas pontas,tudo de vermelho, passadas em aspa,brocante sobre o cruzamento,uma caveira de negro com as cavidades orbitais e nasal e dentes de prata,tendo sobreposto duas tibias passada em aspa,também de negro;
Elmo militar de prata,forrado de vermelho,a trés quartos para a dextra;Correia de vermelho,perfilada de oiro;Paquife e virol de oiro e vermelho;Timbre: pescoço e cabeça de cavalo,de negro, animado e com narinas de vermelho;Divisa num listel de branco, ondulado sotoposto ao escudo, em letras negras, maiusculas,de estilo elzevir "Morte Glória".

Simbologia e Alusão das Peças:
As lanças em cruz,sotopostas às caveiras e as tibias consubstanciam o paradigma da clara vitória da vida sobre a morte.O oiro do campo atribui a aura de glória ao herói,a sua própria transfiguração infinita e eterna.Constitui com o timbre uma sigla que expressa a perenidade da força do espirito sobre a matéria - o Homem na sua harmoniosa união mistica com o impetuoso cavalo; o cavalo alude directamente a Lisboa cujo étimo advém,segundo "Plinio o Vermelho de Ulissipo"-local de reunião de cavalos.Tal simbologia confere ao Regimento de Lanceiros Nº 2 um perfil que os seus Cavaleiros, os seus Lanceiros, traçaram,merecendo assim a legenda "Morte ou Glória",que é a sua divisa actual.

Significado dos Esmaltes:
Oiro: fé,nobreza e a força.
Vermelho: valor, vitória,audácia, a grandeza de alma.
Negro: firmeza,virtude.
Prata: o sentido da esperança.

Condecorações
Por herança: atribuida ao Regimento de Cavalaria 6 em Espanha,1853/1837 - Oficio da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra de 28-07-1837,OE n.º 38 de 06JUL1837.
Por direito próprio:Medalha de Ouro de Serviços Distintos com Palma atribuida à Companhia de Policia Militar (CPM) 8247 em Angola, OE n.º 21, 2ª Série de 01-11-1978 e Ordem Militar de Avis em 06-02-2009.
Título: Distintivo da Especialidade Policia do Exército
Enviado por: Nuno PE em Setembro 26, 2010, 02:26:31 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm2.static.flickr.com%2F1265%2F1337778750_29399dfdb0.jpg%3Fv%3D0&hash=0da29bfb876ceee5e4d1a74bc42c1cec)

O escudo redondo - a caetra como os romanos o denominaram - era a arma defensiva individual, com agilidade e presteza inigualáveis, empunhada pelos guerreiros lusitanos; A forma circular indica a perfeição e equanimidade que são o timbre e o estilo dos procedimentos do militar da PE; Sublinha-se que a divisa "Ajudar a Cumprir", realça aquele conceito explicitando que a nossa missão é apoiar permanentemente as missões parciais e a missão global das tropas. Por outro lado, a forma circular, ajusta-se à entidade "Roda" que constitui o elemento base visível de toda a motorização/mecanização da guerra moderna. Refira-se ainda que, em termos de significado heráldico, o oiro do campo e o vermelho da orla em coroa circular, significam o indelével vínculo da PE à Cavalaria. Os bastões, passados em aspa, lembrando as duas lanças do brasão de armas do RL2 tendo por cima o capacete, também em perspectiva e com as letras PE, são para todos os especialistas PM/PE que prestaram serviço nas fileiras do Exército - desde 1953 - os indiscutíveis fetiches da sua formação militar e ética, e expressão da actividade característica.
Título: Centro de Instrução de Policia do Exército
Enviado por: Nuno PE em Outubro 02, 2010, 01:47:19 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi85.servimg.com%2Fu%2Ff85%2F13%2F85%2F69%2F53%2Fcentro10.jpg&hash=eacfa16c4fdfc850cd426c260573b112)

Armas
- Escudo de vermelho,duas goticas de prata passadas em aspa, acompanhadas de dois livros abertos do mesmo, um em chefe e outro em ponta, e duas lucernas acesas de ouro, uma em cada flanco, a da sinistra voltada.
- Elmo militar de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra.
- Correia de vermelho perfilada de ouro.
- Paquife e virol de vermelho e de prata.
- Timbre: duas lanças de ouro com bandeira de duas pontas de vermelho, passadas em aspa e atadas do mesmo.
- Divisa: num listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir "BEM APRENDER PARA BEM AJUDAR A CUMPRIR".

Simbologia e Alusão das Peças
- As Goticas são os bastões que simbolizam o direito de administrar justiça. Lembram as normas de direito e a legislação.
- Os Livros aludem à missão de instrução do Centro.
- As Lucernas representam a luz do ensino, esclarecendo e orientando.
- As Lanças aludem à "Casa Mãe" da Policia do Exército.

Os Esmaltes Significam
- O OURO: sabedoria e firmeza.
- A PRATA: esperança e humildade.
- O VERMELHO: resolução e confiança.
Título: Direcção da Arma de Cavalaria
Enviado por: Nuno PE em Outubro 06, 2010, 12:56:06 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi85.servimg.com%2Fu%2Ff85%2F13%2F85%2F69%2F53%2Fdirarm10.gif&hash=8f541c3bc229afb7c35efcc73d3a8af6)

Armas

Escudo:de ouro,uma banda de vermelho.
Elmo militar:de prata,forrado de vermelho,a três quartos para a dextra.
Correia:de vermelho perfilada de ouro.
Paquife e virol:de ouro e de vermelho.
Timbre: uma aspa de vermelho carregada de uma moleta de ouro.
Divisa: num listel de prata,ondulado,sotoposto ao escudo,em letras de negro,maiúsculas,de estilo elzevir "MERECEMOS O NOME DE SOLDADOS".
Grito de Guerra: num listel de prata,ondulado,sobreposto ao timbre,em letras de negro,maiúsculas,de estilo elzevir "À CARGA!".


Simbologia e Alusão das Peças

O Escudo simboliza o peito do cavaleiro realçado pela boldrié.
A Banda,donde pende a espada que só desembainha em defesa dos ideais do seu código de honra-lealdade,generosidade,desprezo pela morte,pronto a,num momento de grandeza,tudo arriscar pelo intrinseco cumprimento do dever ou porque simplesmente lhe praz a beleza ou a temeridade de um gesto.Em adusto campo de batalha ou em engalanado terreiro de liça,o mesmo anseio: enristando a lança,honrar o juramento,em frémitos de júbilo prestado,de combater pela justiça e pela fé na defesa dos fracos e das mulheres.
Grito de Guerra: sabre em punho, "À CARGA!" o cavaleiro arranca e "numa galopada desenfreada, atravês de uma saraivada de balas,vai completar com a carga a denota do inimigo".Foi ao grito de guerra da Arma que a Cavalaria tantas vezes investiu,indómita e acutilante,para se cobrir de lendária glória em: - Fuentes e Cantos "Rarissimas vezes acontece haver na guerra uma conduta mais brilhante";-Arminon "Arrancou por meio da mais brilhante carga a vitória que o inimigo se ufanava ter alcançado";- Macontene "Cessar fogo! Cavalaria para a frente!";- Mufilo "Todo o quadrado os recebe com palmas e hurras"; - Mongua "A Cavalaria é recebida entusiásticamente com a Portuguesa...enquanto os landins entoam,com igual espontaneidade,o seu cântico de guerra".
Timbre: são, entre outras,estas "páginas brilhantes" que justificam Mousinho,Patrono da Arma,a quem o timbre alude,ter podido com verdade dizer: "Por isso nós também MERECEMOS O NOME DE SOLDADOS;é esse o nosso maior orgulho".
Caçador ou dragão,lanceiro ou blindado,hoje como antanho,o cavaleiro aguarda impaciente o momento de saltar para a sela e,sabre em punho,mostrar ser digno das tradições da Arma,e ao continuar sua saga imortal,fazer jus a enfileirar na pleiade dos Centauros de epopeia.


Os Esmaltes Significam

O OURO: a imortalidade da Fé e a constância e fidelidade aos ideais da Arma.
O VERMELHO: a bravura e a glória em campos de batalha,tantas vezes à custa de sangue generosamente derramado.
Título: Centro de Classificação e Selecção de Setúbal
Enviado por: Nuno PE em Outubro 06, 2010, 01:14:31 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs3.postimage.org%2FDyswJ.jpg&hash=f37102d49f977cc27a0389138b97610f)

Armas
Escudo de prata,um rastrilho de negro,pregado do primeiro.
Elmo militar de prata,forrado de vermelho,a três quartos para a dextra.
Correia de vermelho perfilada de ouro.
Paquife e virol de prata e de negro.
Timbre: um hipocampo de negro,animado de vermelho,carregado no peito de uma vieira de ouro.
Divisa: num listel de prata,ondulado,sotoposto ao escudo,em letras de negro,maiúsculas,de estilo elzevir "E JULGAREIS QUAL É MAIS EXCELENTE".

Simbologia e Alusão das Peças
O Rastrilho marca o portal de acesso à Instituição Militar que a cada individuo,consoante as provas dadas,pode ser franqueado ou recusado.
O Hipocampo, que na sua estranha aparência relembra a montada do cavaleiro medieval,alude na sua vivência aquática a localização do orgão militar junto à orla atlântica.
A Vieira recorda a Ordem de Santiago que,em tempos de antanho,foi donatária da marca de Setúbal.
A Divisa "E JULGAREIS QUAL É MAIS EXCELENTE" exprime a preocupação de,com rigor,ordenar o grupo apenas em função das caracteristicas e capacidades de cada um.


Os Esmaltes Significam
O OURO: a fidelidade dos processos técnicos usados.
A PRATA: a lealdade essencial a uma ordenação isenta.
O NEGRO: a prudência na análise dos resultados e a firmeza da decisão tomada.
Título: Regimento de Cavalaria 6
Enviado por: Nuno PE em Outubro 10, 2010, 06:21:44 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi85.servimg.com%2Fu%2Ff85%2F13%2F85%2F69%2F53%2Frc610.jpg&hash=d5f86b9c400e00dfa9d62fa0d38248fc)

Armas
Escudo com correia e elmo com virol,paquife e timbre do Exército voltado a três quartos para a dextra,circundado pelo colar da Ordem de Torre e Espada. Sotoposto a este a divisa da Unidade.
Escudo-em negro,um dragão de oiro,animado,lampassado e calçado de vermelho,armado do primeiro,acompanhado de duas faixas ondadas de prata com uma burela de azul,uma em chefe e outra em ponta.
Elmo-militar em prata,forrado de vermelho,a três quartos para a dextra.
Correia-de vermelho,perfilada de oiro.
Timbre-um cavalo brincão sainte de oiro sustendo um escudo de prata,com uma cruz firmada de azul.
Condecoração-circundando o escudo a partir das suas pontas o colar de Comando da Ordem Miltar da Torre e Espada do Valor,Lealdade e Mérito.
Divisa-um listel de branco,ondulado,sotoposto ao escudo,em letras de estilo elzevir, maiúsculas de negro: "Avante para a Glória".


Simbologia e Alusão das Peças
As faixas ondadas representam o rio Minho e o rio Douro.
O dragão simboliza os Cavaleiros,sentinelas vigilantes nas terras de entre-Douro-e-Minho.
O cavalo,a mais bela conquista do homem,é o fiel companheiro de uma epopeia que começa no inicio da nacionalidade,a que alude o escudo com a cruz de azul,e se expande até aos nossos dias,passando pelas jornadas gloriosas de Armignon e da Mongua.


Os Esmaltes Significam
O Oiro significa fé e nobreza.
A Prata significa riqueza e eloquência.
O Azul significa o zelo e lealdade.
O Vermelho significa o ardor bélico e força.
O Negro representa a terra e significa firmeza e honestidade.
Título: Museu Militar dos Açores
Enviado por: Nuno PE em Março 13, 2011, 01:44:08 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fsites%2FMusMilAcores%2FHistorial%2FPublishingImages%2FBrasaoIII%281%29.jpg&hash=0b610933b3a730f8af3721233eb402e1)

ARMAS

Escudo de azul,dois chicotes de armas de ouro,encabados de prata,em aspa.
Elmo militar de prata,forrado de vermelho,a três quartos para a dextra.
Correia de vermelho perfilada de ouro.
Paquite e virol de azul e de ouro.
Timbre: um priolo de prata.
Divisa: num listel de prata, ondulado,sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir "A LEALDADE DE ÂNIMO E NOBREZA".


SIMBOLOGIA E ALUSÃO DAS PEÇAS

O azul do campo representa o Oceano Atlântico envolvendo as ilhas do Arquipélago dos Açores.
Os Chicotes de Armas simbolizam a museologia militar nas suas vertentes de recolha,catalogação e exposição de armamento e outros artefactos usados pelos nossos antepassados.Os seus cabos,passados em aspa,aludem às idênticas velas que,iconograficamente,estão representadas em São Brás,numa referência ao Forte onde o Museu está implantado.
O Priolo (Pyrrhula murina Godman,1865),espécie omitológica de plumagem com acentuado contraste cromático,endémica dos Açores e circunscrita no maciço oriental da ilha de São Miguel,onde subsiste a tão característica vegetação da altitude da Macaronésia (Laurissilva),é uma ave protegida,outrora abundante e que hoje se encontra em vias de extinção.O Museu Militar dos Açores,que procura reunir objectos pelo se valor histórico,pela sua beleza e pela sua raridade, recorda,através do priolo,o esforço permanente para não se perder o espólio museológico militar,preservando-o da extinção.
A Divisa"A LEALDADE DE ÂNIMO E NOBREZA", Lusiadas.V-90, enfatiza dois dos atributos de quem tem por missão conservar,expor e legar às gerações vindouras as memórias vivas da História Militar.

OS ESMALTES SIGNIFICAM

O Ouro significa riqueza e sabedoria.
A Prata significa a eloquência e verdade.
O Azul significa a integridade e o zelo.
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Maio 05, 2011, 03:06:42 pm
Citar
Estado-Maior do Exército
Despacho n.º s/n
de 10 de Março de 2010

1 — Por Despacho do General CEME de 10 de Março de 2010, foi aprovado o modelo de Insígnia
de Psicólogo Militar do Exército.
2 — Os militares autorizados a usar a respectiva insígnia são os seguintes:
a) A desempenhar funções de Psicólogo Militar:
 1. Os oficiais QP com licenciatura (pré Bolonha) ou mestrdao integrado (pós-Bolonha), que
tenham obtido a qualificação através de convite para a frequência do mesmo;
2. Os oficiais RV/RC da áreafuncional AF - 25 SAP, com as especialidades 642 SP Lic em
Psicologia e 659 SP Psicologia Militar.
b) A desempenhar outras funções:
1. Os mesmos militares, desde que tenham desempenhado, de forma contínua ou alternada,
as funções de Psicólogo Militar por um período mínimo de 3 anos.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, José Luís Pinto Ramalho, General.

Insígnia de Psicólogo Militar do Exército
Descrição, especificações, simbologia e modelo que a Insígnia contém:
a) Descrição e dimensões:
Descrição: escudo normando de negro, um PSI de prata;
Dimensões: 21,96 mm X 36,00 mm.
b) Simbologia:
O ESCUDO NORMANDO, também designado "escudo amendoado", como o seu nome
indica, lembra a amêndoa, cujo interior e essencial está escondido pelo revestimento exterior,
lembrando o cérebro humano, gerador de comportamentos e como tal objecto de estudo da
Psicologia;
O NEGRO do campo remete-nos para as partes menos conhecidas da mente protegida pelo
crânio que o psicólogo, através de estudo persistente, tenta desvendar;
O PSI, símbolo tradicional da Psicologia, assemelha-se ao tridente de Poseidon, que com ele
tudo podia perfurar e se o fizesse no coração de alguém, dominaria a sua alma;
Os esmaltes significam:
A PRATA, a verdade e veneramento;
O NEGRO, sabedoria e discrição.
c) Modelo: Em anexo.

http://www.exercito.pt/sites/DARH/Publi ... EFEV11.pdf (http://www.exercito.pt/sites/DARH/Publicacoes/Documents/OEFEV11.pdf)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Maio 05, 2011, 03:10:03 pm
A heráldica do exército na República Portuguesa no século XX

Paulo Jorge Morais Alexandre
2009
Tese de doutoramento em Letras, área de História (História da Arte) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra

https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream ... %c3%89.pdf (https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/12166/4/ANEXOS%20A%20HER%c3%81LDICA%20DO%20EX%c3%89RCITO%20NA%20REP%c3%9aBLICA%20PORTUGUESA%20NO%20S%c3%89.pdf)

https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream ... ESA%20.pdf (https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/12166/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20A%20HER%c3%81LDICA%20DO%20EX%c3%89RCITO%20NA%20REP%c3%9aBLICA%20PORTUGUESA%20.pdf)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: HSMW em Maio 06, 2011, 05:39:55 pm
Citação de: "PereiraMarques"

Uuuuu.... Insígnia de psicólogo......  :roll:

A próxima ideia genial será um Ás de espadas, negro sobre fundo dourado.
Mestre de jogar à sueca à hora de almoço...
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 05, 2011, 09:59:34 am
Citar
PSP em Missões Internacionais

Primeiro distintivo das Missões internacionais
 
A Polícia de Segurança Pública apresenta o primeiro distintivo português dedicado a Missões Internacionais, resultante do esforço do Grupo de Trabalho sobre Heráldica e Emblemática Policial da PSP, em conjunção com o Gabinete de Heráldica do Exército da Direcção de História e Cultura Militares, constitui um importante contributo para a estratégia de profissionalização e visibilidade que se pretende incrementar nesta área. Assim definimos como um dos objectivos estratégicos do presente ano a imposição deste distintivo a todos os Contingentes projectados para MI´s, assim como aos formandos que concluíram o 1.º Curso de Formação Comum para Missões Internacionais.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.psp.pt%2FImagens%2520Paginas%2FA%2520PSP%2FDistintivo%2520missoes%2520internacionais.png&hash=32b670f9bedeee284cb396c9d725f3c4)
 
Descrição heráldica: “Um Atlas sobreposto à bordadura do distintivo policial, tudo de ouro”. O mesmo simboliza, acima de tudo, a nobreza de representar Portugal e o Mundo, na defesa do Homem. Não menos importante é a finalidade de um distintivo em si, pretendendo, numa linguagem simbólica, de leitura clara e intensa, proporcionar:

     • Tributo a fundamentos históricos;
     • Condições de maior identidade e identificação;
     • Valorização de determinadas vertentes;
     • Aumento do espírito de aglutinação a um conjunto de homens;
     • Dignificação do nosso uniforme e da sua carga simbólica;
     • Acréscimo do orgulho pessoal no seu uso.

O Povo Português sempre foi um povo do mundo e extraordinariamente solidário. Tal como o Atlas, que foi punido pelas atrocidades cometidas com o peso da Humanidade às costas, também a PSP e os seus elementos carregarão o peso da responsabilidade do auxilio Internacional por forma a minimizar o sofrimento das populações flageladas pelo próprio homem. Vamos com espírito de missão e decididos a contribuir para a construção de um Mundo melhor.

http://www.psp.pt/Pages/apsp/missoes_pr ... &submenu=2 (http://www.psp.pt/Pages/apsp/missoes_primeirodistintivo.aspx?menu=4&submenu=2)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: miguelbud em Agosto 11, 2011, 12:32:49 pm
Alguém me pode explicar a razao pela qual a heráldica da Marinha tem o lema em frances?
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: sergio21699 em Agosto 11, 2011, 12:59:05 pm
Citação de: "miguelbud"
Alguém me pode explicar a razao pela qual a heráldica da Marinha tem o lema em frances?

Era o lema do Infante D.Henrique, patrono da Escola Naval.

Citar
O uso desta divisa na Marinha Portuguesa é secular e seria demasiado extensa a descrição de como foi assumida por toda a instituição e como se restringiu à Escola Naval, como acontece no momento presente. Não é invulgar, contudo, que seja apresentada com um erro de grafia que lhe altera completamente o significado: em vez do “talant de bien faire”, como consta no túmulo e no retrato do infante D. Henrique, escreveu-se, por vezes, “talent de bien faire”, uma expressão de sentido completamente diferente do anterior.
 
A palavra francesa “talent”, que se traduz em português por talento, tem origem numa expressão grega (tálantom) que indica “prato da balança”, peso ou valor. Assumiu a versão em latim de talentum, com sentido semelhante, e passou para o português para designar valores ou méritos intrínsecos de alguém.

http://escolanaval.marinha.pt/PT/escola/Pages/TalantdeBienFaire.aspx
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 21, 2011, 11:14:44 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fsites%2FFNDKosovo%2FHistorial%2FPublishingImages%2FREGIMENTO%2520DE%2520CAVALARIA%2520n%25C2%25BA6%2520-%2520Grupo%2520de%2520Auto%2520Metralhadoras.jpg&hash=7ccbc2df8b70f4e72383840c01c5b1f3)

ARMAS:

- Escudo de negro, seis folhas de carvalho de prata, acompanhadas em ponta por duas asas de dragão do mesmo;

- Elmo militar de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra;

- Correia de vermelho perfilada de ouro;

- Paquife e virol de negro e de prata;

- Timbre: um cavalo saínte de prata segurando o escudete da Brigada de Intervenção (de azul, a planta de uma fortaleza de prata);  

- Divisa: num listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir «CAVALEIROS A QUEM NENHUM SE IGUALA»(“OS LUSÍADAS”).

SIMBOLOGIA:    

- O NEGRO do campo lembra a cor das armas do Regimento de Cavalaria nº6, unidade “mãe” do grupo de auto-metralhadoras;

- As FOLHAS DE CARVALHO, que com a sua reconhecida resistência nas condições mais difíceis, representam as virtudes militares, nomeadamente a coragem e a bravura presentes no espírito e atitude do GAMFND, simbolizando também o Agrupamento MIKEBriIntKFOR força nacional destacada sua antecessora. O seu número é uma alusão clara ao Regimento de Cavalaria nº6, unidade que abraça o aprontamento do GAM;

- As ASAS DE DRAGÃO clara alusão ao RC6 que nas suas armas tem um Dragão de ouro, símbolo dos cavaleiros vigilantes das terras de Entre-Douro e Minho.  

- O CAVALO, animal nobre que pela sua rapidez e versatilidade actua onde é necessário, representa a prontidão e operacionalidade do GAMFND. Segura o ESCUDETE da Brigada de Intervenção numa referência à Grande Unidade operacional responsável pelo aprontamento da força;

- A DIVISA «CAVALEIROS A QUEM NENHUM SE IGUALA»(“OS LUSÍADAS”) . esta divisa alude aos cavaleiros e invoca o espírito de sacrifício e de cumprimento da missão presente no soldado português e mais especificamente nos militares do GAMFND;

- Os esmaltes significam:

 -A PRATA, franqueza e verdade;

- O NEGRO, sabedoria e constância nas adversidades;

- O AZUL, generosidade e integridade.
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Julho 11, 2012, 09:30:38 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg507.imageshack.us%2Fimg507%2F7358%2Fservtecninform.jpg&hash=2506872fe88fe8cefc21599a72560563)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg811.imageshack.us%2Fimg811%2F3380%2Finspgeralmarinha.jpg&hash=832d619b2bf0517ab223e623bbbc171e)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 05, 2012, 09:54:32 am
Portaria n.º 398/2012. D.R. n.º 235, Série I de 2012-12-05
Ministério da Defesa Nacional
Aprova o Distintivo do Curso de Estado-Maior Conjunto

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/12/23500/0688206883.pdf (http://dre.pt/pdf1sdip/2012/12/23500/0688206883.pdf)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Março 01, 2013, 10:04:10 am
Simbologia Heráldica do Hospital das Forças Armadas

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg259.imageshack.us%2Fimg259%2F1249%2Fimagem1pr.png&hash=a0b02351deddfb90c3d2b9b2ee97cc6d)

http://dre.pt/pdf2sdip/2013/03/043000000/0793707938.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2013/03/043000000/0793707938.pdf)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 04, 2013, 05:43:11 pm
Um cheirinho do que deverá ser o brasão da Escola das Armas.

(https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q71/556609_610638278994209_59314962_n.jpg)

https://www.facebook.com/pages/Unidades ... tos_stream (https://www.facebook.com/pages/Unidades-do-Ex%C3%A9rcito-Portugu%C3%AAs/508106539247384?id=508106539247384&sk=photos_stream)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 08, 2013, 03:12:37 pm
(https://scontent-b-dfw.xx.fbcdn.net/hphotos-ash4/q71/s720x720/1393572_615236941867676_1803831547_n.jpg)

Uma unidade herdeira de 6 unidades altamente condecoradas, acho estranho não ter uma única condecoração pendente. Por outro lado, tendo a importância da mesma parece-me mais razoável que o metal utilizado, em vez da prata (cor branca), fosse o ouro (cor amarela).
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Abril 24, 2014, 11:24:01 am
Se quiserem adivinhar...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs27.postimg.org%2Fsu6kmof9v%2Fimage.jpg&hash=9ff6717b9b145f184ed8a6e2deae6c45)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Abril 04, 2015, 12:57:37 am
Nova versão das armas do RL2.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs1.postimg.org%2F5wzjczayl%2FRL2.png&hash=62ff400fc92fa80751b84107eb546ea5)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Maio 19, 2015, 05:55:33 pm
Flâmulas da Classe Tejo

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs30.postimg.org%2Fjys5mlw81%2Fclasse_tejo.jpg&hash=033144968eebf1cec52eb6fa46bc3b2c)

Comando Geral e Comandante Geral da Polícia Marítima

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs21.postimg.org%2Fnpwe8tyuf%2Fpolicia_maritima.png&hash=895bf69c3ac3b5ffecd57162806e158b)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Junho 15, 2015, 10:23:51 am
PORTARIA N.º 177/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 114/2015, SÉRIE I DE 2015-06-1567485178
Ministério da Administração Interna
Aprova a bandeira heráldica a usar pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e revoga a Portaria n.º 143/84, de 9 de março

https://dre.pt/application/conteudo/67485178 (https://dre.pt/application/conteudo/67485178)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Julho 10, 2015, 11:14:49 am
Vários da Marinha...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs3.postimg.org%2Fv4av91yc3%2FNRP_Polar.jpg&hash=d6d78be7a1172ec12661aea6869ca100)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs2.postimg.org%2Fs3q0wz5u1%2FNRP_Zarco.jpg&hash=6240b5a8408f794899d3878d031ed222)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs30.postimg.org%2Fpahja6mzl%2F2_CN.jpg&hash=d1605f0f03c8518a712a38b862224b51)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs18.postimg.org%2Flepm8hgwp%2FSTI.jpg&hash=4fa9eecbd5bdec9524770089c63cb745)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs1.postimg.org%2Fdgl5vghrj%2FDir_Form.jpg&hash=aea0853b9664c992fcc319b7c2ae1910)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs11.postimg.org%2F5w9b0quo3%2FDir_Pess.jpg&hash=f56d82a328dbc6061552798399b5027b)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs16.postimg.org%2Fjiur6l82t%2FDir_Saude.jpg&hash=ea3b3b3195db3171929cdd56a4d507ad)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs2.postimg.org%2F9m4if2yix%2FDir_Abast.jpg&hash=099f7117f6589adf6e8eb9bb8189bc66)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs27.postimg.org%2Fv1qoopu0j%2FDir_Infraest.jpg&hash=825c04c12467de42911addbf2e0965b4)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs3.postimg.org%2Fsie6ughlf%2FCmdt_CF.jpg&hash=5e0dcffa13a28745a75a6d98995b7c47)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs27.postimg.org%2Fi2ovlp99v%2FCmdt_ZMA.jpg&hash=20f5e2ea9f1c5a468ad99b55b2931859)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: HSMW em Julho 21, 2015, 07:12:08 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwappenwiki.org%2Fimages%2Fe%2Fea%2FMap.jpg&hash=9e58ec30861916ceab038970296f4211)

http://wappenwiki.org/index.php/Roll_of_Arms (http://wappenwiki.org/index.php/Roll_of_Arms)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: Lightning em Abril 28, 2016, 09:58:23 pm
Site com muitas unidades do Exército Português.

https://heportugal.wordpress.com/uep-ajuda/unidades-a-a-z/
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: Vitor Santos em Maio 11, 2016, 01:23:28 pm
Ao visualizar este tópico, logo lembrei das semelhanças de alguns destes brasões com o do Exército Brasileiro:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2FwlVa4Mv.png&hash=2b28eaddd43ae6e7abfb61a24ccbd13d)

O Brasão das Armas do Exército Brasileiro representação heráldica máxima da Instituição Militar – este foi decretado com a seguinte descrição: escudo português vermelho e azul, contendo em brocante um grifo de ouro, animado, com a língua de fora e armado de preto, segurando nas garras uma estrela de oito pontas de prata. O grifo, por sua vez, simboliza a guarda e a vigilância na defesa da Pátria e da lei; já a estrela, a necessidade da ação contemplar todos os pontos cardeias em busca da União. O elmo de prata representa a figura do militar, forrado de púrpura e a três quartos para a direita com uma correia azul. Paquife e virol de azul e vermelho, respectivamente. E, por fim, um listel verde, ondulado, posto abaixo do escudo e em letras douradas escrito: segurança e integração.
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 08, 2016, 10:09:02 am
Mais um "pin" para a colecção...

PORTARIA N.º 217/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 151/2016, SÉRIE I DE 2016-08-0875115257
Defesa Nacional
Aprovação do distintivo do Curso de Inspetores da Unidade de Verificações (UNAVE)

https://dre.pt/application/conteudo/75115257

(https://s10.postimg.org/ghxr9ndnt/Sem_T_tulo.jpg)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: Lightning em Novembro 08, 2016, 11:27:18 pm
Biblioteca Digital do Exército

Já pode consultar online os livros ‘Armorial do Exército Português - 1996 - 2014’ e ‘A Heráldica do Exército na República Portuguesa no século XX’

http://www.exercito.pt/Noticias/Paginas/EBOOK%E2%80%93ARMORIALDOEX%C3%89RCITOPORTUGU%C3%8AS.aspx
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Maio 03, 2017, 05:45:33 pm
Novos guiões no Corpo de Fuzileiros?

http://fuzileiros.marinha.pt/PT/destaques/PublishingImages/Gui%C3%A3o%20FFZ1.jpg

http://fuzileiros.marinha.pt/PT/destaques/PublishingImages/Gui%C3%A3o%20FFZ2.jpg

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffuzileiros.marinha.pt%2FPT%2Fdestaques%2FPublishingImages%2FGui%25C3%25A3o%2520FFZ1.jpg&hash=1e78a8e75236d9690e3dbdaa774dc40a)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Maio 21, 2018, 04:41:32 pm
Brasão do Regimento de Paraquedistas passa (volta) a exibir o Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito.  :Soldado2:

(https://serving.photos.photobox.com/43330383c24787922e4dd3a5a0fbda8b351384c7912bce1885a87643f12a5e78afa5c033.jpg)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 18, 2018, 10:47:29 am
Ainda que não seja exatamente heráldica ou vexilologia...empresa portuguesa que faz patches e outros elementos análogos...

https://www.facebook.com/pg/DRAGONSTUDI0S/photos/?ref=page_internal
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 23, 2019, 11:08:00 am
Portaria n.º 627/2019

Sumário: Aprova os Modelos dos Brasões de Armas da Comissão Portuguesa de História Militar.

https://dre.pt/application/conteudo/124903219
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: Lusitaniae em Setembro 23, 2019, 12:31:37 pm
Portaria n.º 627/2019

Sumário: Aprova os Modelos dos Brasões de Armas da Comissão Portuguesa de História Militar.

https://dre.pt/application/conteudo/124903219

Alguém me pode explicar qual o significado do dragão nos brasões militares?
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 23, 2019, 02:44:31 pm
É a besta heráldica associada ao Reino de Portugal desde a Dinastia de Avis. Por influência inglesa e considerando a Lenda de São Jorge e a morte do Dragão, por vezes aparece também descrita ou referenciada como serpes ou serpente alada.
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: Lusitaniae em Setembro 23, 2019, 09:40:56 pm
É a besta heráldica associada ao Reino de Portugal desde a Dinastia de Avis. Por influência inglesa e considerando a Lenda de São Jorge e a morte do Dragão, por vezes aparece também descrita ou referenciada como serpes ou serpente alada.

Encontrei um texto interessante sobre este assunto do dragão.


O DRAGÃO NÃO É O TIMBRE DAS ARMAS DOS BRAGANÇA DO BRASIL E SIM DAS ARMAS NACIONAIS DA COROA PORTUGUESA
O Dragão NÃO É, como afirmam muitos equivocadamente, o símbolo heráldico da Casa de Bragança. Sua origem como timbre nas Armas Nacionais de Portugal encontra-se referendada desde os lusitanos já com Viriato e pode ser visto em uso na primeira dinastia de Borgonha e com a segunda dinastia de Avis D. João I o assume como timbre das Armas Nacionais. Os Braganças herdam essa tradição da Coroa Portuguesa. E mais, o Dragão de Portugal é uma variante da SERPENTE DE BRONZE de Moisés cuja imagem está no Adro da Igreja de Nossa Senhora da Lapa em Vila Viçosa, terra dos Braganças.
E qual é a origem da Casa de Bragança? D. Afonso, Conde de Barcelos e 1º Duque de Bragança era filho natural de D. João I, nascido quando este tinha 14 ou 15 anos, “em tempo em que ElRey (…) ainda não tinha empunhado o Sceptro, e era Mestre da insigne Ordem de Cavallaria de S. Bento de Aviz” ( in António Caetano de Sousa , op. cit, Livro VI, Cap. I, p. 3). Foi educado por Gomes Martins de Lemos, no círculo dos frades franciscanos de Convento de Leiria. Durante os anos da crise D. João manteve-o, junto com uma irmã, D. Beatriz, oculto, mas depois de aclamado rei, viveu sempre próximo da corte. Acompanhou o pai nas lutas pela independência, e foi armado cavaleiro pelas mãos do novo monarca, em Tui, no ano de 1398. D. João I sempre o protegeu e teve por ele especial afeição — “… se não era o mais herdado, era o mais querido” (in Frei Rafael de Jesus, Monarchia lusitana, Tomo I, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, 1958). Ao casar foi perfilhado e nobilitado sendo-lhe atribuído o título de Conde de Barcelos, até aí pertença do sogro que o transfere para o novo genro, com o acordo régio. O título de Duque de Bragança foi-lhe atribuído bastante mais tarde pelo Infante D. Pedro, em 1442, durante o período de regência após a morte de D. Duarte. Cf. J.T. Montalvão Machado, D. Afonso, primeiro duque de Bragança, Edição do autor, Lisboa, Depositária: Livraria Portugal, 1964, p. 103 e D. Afonso 8º conde de Barcelos e fundador da Casa de Bragança, Separata da Revista Guimarães, Vol. LXXIII, Guimarães, 1963, p. 10; e Joel Serrão e A. H. Oliveira Marques, “Portugal na crise dos séculos XIV e XV”, Nova história de Portugal, Vol. IV, Lisboa, Editorial Presença, 1987, p. 553. Fonte: Alexandra Leal Barradas. D. Afonso, 4º Conde de Ourém, viagens, cultura visual e formação de um gosto.
Anexo imagens do DRAGÃO DE PORTUGAL antes de ser usado como timbre das armas da dinastia de Bragança que se inicia com D. João IV, em 1640.
(https://miro.medium.com/max/449/1*hM7rrySEJfrZbaSzKtorrw.jpeg)
Imagem 1- Lusitania Liberata

(https://miro.medium.com/max/533/1*qbP-Zk5MfHNBm2TN5SSNeg.jpeg)
Imagem 2- Armas do rei D. Manuel, Rainha D. Maria no “Livro da nobreza e perfeiçam das armas” de António Godinho.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo [ANTT].

(https://miro.medium.com/max/456/1*mCMPwVUT3IatBVahoo-lvQ.jpeg)
Imagem3- Sala dos Brasões no Palácio Nacional de Sintra.

(https://miro.medium.com/max/541/1*jLn7H4MpgHWNW5PPqdgZfg.jpeg)
Imagem 4- Retrato do Imperador D. Pedro I em trajes majestáticos, c.1822. Urbain Massard, onde se pode ver que o mesmo Dragão encima o Cetro Imperial.

fonte : https://medium.com/@loryelrocha/o-drag%C3%A3o-n%C3%A3o-%C3%A9-o-timbre-das-armas-dos-bragan%C3%A7a-do-brasil-e-sim-das-armas-nacionais-da-coroa-3488751d001b

Bem realmente é algo desconcertante, sendo o dragão em termos bíblicos relacionado com o mal e com satanás, vermos estes brasões com dragões nas forças armadas em Portugal, se virmos a ultima imagem se pode ver que o dragão está encimado no ceptro do Imperador do Brasil D.Pedro I. (Estranho)
As representações de serpentes costumam estar debaixo dos pés de quem está pisando a serpente e nunca como podemos ver estas de dragões encimados.
A serpente de Bronze de Moisés é algo bem distinto na maneira de se interpretar esta serpente e o seu contexto em termos bíblicos.
Já para nem falar no FCP e o seu dragão!



Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 15, 2019, 10:40:10 am
Rebranding da PJM. Com a mudança de tutela do EMGFA para o MDN, as armas anteriores tinham o leão marinho alado do EMGFA, agora passam a ter o dragão do MDN...

https://dre.pt/application/conteudo/126207402
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: Vitor Santos em Dezembro 04, 2019, 03:41:58 am
Sobre a Serpe:

Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: HSMW em Janeiro 18, 2020, 10:24:43 pm
(https://scontent.flis8-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/82815037_2538036053121413_494848475234566144_o.jpg?_nc_cat=105&_nc_ohc=_xZTFsC2tDkAX_qCEdC&_nc_ht=scontent.flis8-1.fna&oh=4c932b1fa890b2ebeece616deb715726&oe=5E8F8F11)
 :o
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Janeiro 22, 2020, 02:34:11 pm
Comando do Exército
Estado-Maior do Exército
Despacho s/n.º
de 26 de fevereiro de 2018
Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química
Por despacho do Chefe de Estado-Maior do Exército, foram aprovadas as Armas da Unidade Militar
Laboratorial de Defesa Biológica e Química, conforme se descrevem:
Armas:
 Escudo: de púrpura, quatro besante e três bilhetas entre si, tudo de ouro, postos em perle,
acompanhados em orla de três crescentes em prata, o 1.º a montante, o 2.º em barra e o 3.º em banda;
 Elmo militar de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra;
 Correia de vermelho, perfilada de ouro;
 Paquife e virol de ouro e de vermelho;
 Timbre: um Lince de prata, lampassado e animado de vermelho;
 Divisa: num listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas,
de estilo elzevir, “SCIENTIA EST POTENTIA”.
Simbologia:
 Os BESANTES e as BILHETAS, no seu conjunto, simbolizam a área de atuação do
Laboratório de Segurança e Defesa Química.
 Os CRESCENTES simbolizam a área de atuação do Laboratório de Bromatologia e Defesa
Biológica;
 O LINCE é um animal com elevada imunidade às doenças. Animal místico, com capacidade
para ver para além dos objetos. Tem o poder de revelar as verdades escondidas. Funções para a qual foi
criada a unidade.
Os esmaltes significam:
 O OURO: metal nobre por excelência, significa nobreza e pureza e perpetuidade;
 A PÚRPURA: a fé nos próprios recursos e a ciência indispensável ao fiel cumprimento do dever.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, José Nunes da Fonseca, General

(https://i.ibb.co/Y39FC59/scientiaestpotentia.jpg)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Março 04, 2020, 06:01:31 pm
(https://i.ibb.co/MZXX9pd/mar.jpg)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Abril 29, 2020, 11:05:48 am
Portaria n.º 384/2020 - Diário da República n.º 84/2020, Série II de 2020-04-29 132720685
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Aprovação e publicação do Regulamento de Heráldica do Estado-Maior-General das Forças Armadas

https://dre.pt/application/conteudo/132720685
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 03, 2020, 02:58:21 am
(https://i.ibb.co/B67wcS7/01.jpg)

(https://i.ibb.co/c8nWDQB/02.jpg)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Janeiro 19, 2021, 11:34:38 pm
(https://i.ibb.co/r2FYzNt/03.jpg)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 03, 2021, 12:36:43 am
Citar
Heráldica da Unidade Politécnica Militar
No contexto do Regulamento de Heráldica do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Sua Excelência o Almirante CEMGFA aprovou a simbologia heráldica da Unidade Politécnica Militar (UPM) em 14 de janeiro de 2021, a qual integra o Brasão de Armas, o Estandarte e o Galhardete.

(https://www.ium.pt/s/wp-content/uploads/Image25-3-182x300.jpg)

ARMAS:
Escudo: de azul, uma banda de ouro acompanhada de duas lucernas do mesmo;
Coronel: de ouro, constituído por um aro liso, com virola nos bordos superior e inferior, encimado por cinco pelouros aparentes.
Timbre: uma espada de prata, guarnecida, empunhada e maçanetada de ouro, em posição de abatida, passada em aspa por uma alabarda de prata com lança e lâmina de ouro, atadas de vermelho, sustendo um livro aberto de prata;
Divisa: num listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir – “PELA SABEDORIA E INOVAÇÃO”.

SIMBOLOGIA:
A Banda – como suporte de distinção honorífica alude à honra do conhecimento a adquirir.
As Lucernas – representam a luz do ensino, da fé viva e da força da sabedoria esclarecendo e orientando.
A Espada – alude aos oficiais que integram a UPM.
A Alabarda – alude aos sargentos que integram a UPM.
O Livro – sintetiza a missão didática de preservação da sabedoria e apresenta-se aberto para melhor simbolizar a disponibilidade para a investigação e para a reflexão.
A Divisa – “PELA SABEDORIA E INOVAÇÃO”, representa a finalidade da UPM em promover a sabedoria e a inovação ao nível do seu corpo docente e discente, bem como das dinâmicas de organização e gestão do ensino e investigação, inerentes à sua missão e natureza de ensino superior politécnico militar.
A SABEDORIA implica, para além da aquisição do conhecimento teórico e prático, a sua integração e eficiente aplicação com ética e retidão.
A INOVAÇÃO emerge da necessidade de atribuir e desenvolver novas capacidades, quer ao nível dos recursos, sejam eles humanos ou materiais, quer ao nível dos métodos e processos.

OS ESMALTES SIGNIFICAM:
O OURO, constância e sabedoria;
A PRATA, eloquência e humildade;
O VERMELHO, ânimo e energia criadora para se alcançar o conhecimento;
 O AZUL, justiça e lealdade.
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 25, 2022, 10:26:23 am
Despacho n.º 2487/2022
Defesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas - Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas
Aprovação da heráldica do Hospital das Forças Armadas

https://files.dre.pt/2s/2022/02/040000000/0004700054.pdf

(https://i.ibb.co/mccPYx7/hfar.jpg)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: CruzSilva em Fevereiro 25, 2022, 12:40:50 pm
Ficou bonita.
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: HSMW em Fevereiro 25, 2022, 11:34:41 pm
(https://heportugal.files.wordpress.com/2013/05/hfar2.jpg)

Melhor que o anterior.
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 19, 2022, 03:44:51 pm
(https://i.ibb.co/J3w3Pt7/ema.jpg)

(https://i.ibb.co/1MRJhHD/ceom.jpg)

(https://i.ibb.co/cvt3Rsr/jrc.jpg)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 23, 2023, 11:42:13 pm
COMANDO DA ZONA AÉREA DA MADEIRA

Brasão
É de ouro, constituído por um aro liso com virolas nos bordos superior e inferior, encimado por oito pontas, das quais cinco aparentes. A ponta central e as laterais são encimadas por duas asas de águia estendidas. As pontas intermédias são encimadas por cruzes de Cristo."POUCOS QUANTO FORTES"

(https://www.emfa.pt/paginas/fap/ficheiros/heraldica/brasaozam2.png)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 14, 2023, 02:48:17 pm
GABINETE COORDENADOR DE MISSÃO NO ÂMBITO DOS INCÊNDIOS RURAIS

Brasão
Escudo - de azul, uma fénix de prata, acompanhada a dextra e a sinistra por dois pulmões verdes, carregados por silhuetas vermelhas.
Divisa - num listel de branco, sotoposto ao escudo, em letras de estilo elzevir, maiúsculas, de negro: ««MÉRITO, E VIRTUDE»».
Coronel Aeronáutico - é de ouro, constituído por um aro liso com virolas nos bordos superior e inferior, encimado por oito pontas, das quais cinco aparentes. As pontas centrais e as laterais são encimadas por duas asas de águia estendidas. As pontas intermédias são encimadas por cruzes de Cristo.

Simbologia

Fénix – Ave mítica, simboliza a vida e seus ciclos, a  esperança de resoluções nas situações mais adversas.
Pulmões  - representam a floresta.
Silhuetas  - simbolizam as labaredas dos incêndios
Divisa - «MÉRITO E VIRTUDE » traduz o direito de afirmação própria do Gabinete e o mérito  que o tem distinguido.
Coronel Aeronáutico - é sinal distintivo privativo da Força Aérea que com ele caracteriza todas as suas Unidades e Órgãos.
Azul - representa o ar e o espaço, simboliza a lealdade e o zelo.
Prata - simboliza a nobreza e a força.
Vermelho - representa o fogo.
Verde - representa os campos e a esperança.

(https://www.emfa.pt/paginas/fap/ficheiros/heraldica/aprovadobrasaogcmair.jpg)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 24, 2023, 05:58:49 pm
Desenho muito mal conseguido...

Brasão
Escudo - de verde, uma águia sustentando uma esfera armilar; em chefe banda de prata carregada, na dextra, círculo com Cruz de Cristo e na sinistra, círculo com uma torre;
Divisa – num listel de branco, sotoposto ao escudo, em letras de estilo elzevir, maiúsculas, de negro «SOU DA FORTE EUROPA BELICOSA»;
Elmo - de prata, com grades e guarnições de ouro, tauxiado e forrado de azul e colocado a três quartos para a dextra;
Correia - de sua cor, afivelada e perfilada a ouro;
Paquife  - de prata, verde e azul;
Virol - prata e verde;
Timbre - águia.


Simbologia

Banda - alusão às pistas utilizadas para o cumprimento da missão;
Cruz de Cristo - sinal indicativo das aeronaves da Força Aérea;
Torre - retirado do Brasão da Camara de Ovar, Concelho da localização da Base Aérea;
Águia -representa o voo e o poder aéreo;
Esfera Armilar - é o elemento central da Bandeira de Portugal, representa o território Nacional sobre a proteção da Base Aérea N.º 8;
Divisa - «SOU DA FORTE EUROPA BELICOSA», verso Camoniano, canto I, V.64, divisa herdada do Aeródromo Manobra N.º 1;
Prata - significa a humildade e a riqueza;
Verde - representa o campo e simboliza a esperança e a fé na paz;
Azul - representa o ar e o espaço, simboliza a lealdade e o zelo;
Vermelho - representa a energia criadora;
Ouro - simboliza a nobreza e a força.

(https://www.emfa.pt/paginas/fap/ficheiros/heraldica/brasaoba8.jpg)
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 10, 2023, 06:06:16 pm
Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército (CEMTEx)

(https://i.ibb.co/Y2xMgKh/Screenshot-2023-12-10-17-56-26-743.jpg)

Fonte: Jornal do Exército
Título: Re: Heráldica e Vexilologia Militar e Policial Portuguesa
Enviado por: Luso-patriota em Fevereiro 17, 2024, 05:03:00 am
Sera que podemos processar "nuestros hermanos" por violação de direitos autorais?  ::)

Comandancia General de Ceuta

(https://i.imgur.com/WslIgG8.jpeg)