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Substituiçao dos F-16's

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4215 em: Dezembro 02, 2023, 03:10:02 pm »
Acho que não, mas se este avião vier a sair do desenho, num concurso pode ser uma possibilidade, tal como outros reabastecedores que já existem capazes de operar com o F-16/F-35, com as suas vantagens e desvantagens, depende do que a FAP escrever nos requisitos.

Ou a FAP modificar algum dos 5 ou 6 que vier a operar se for possivel.
« Última modificação: Dezembro 02, 2023, 03:10:40 pm por Lightning »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4216 em: Dezembro 02, 2023, 03:17:11 pm »


2 meninos destes, por cerca de 700M€, e temos o problema do air-refueling bem resolvido.
« Última modificação: Dezembro 02, 2023, 03:18:32 pm por Mentat »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4217 em: Dezembro 02, 2023, 03:26:01 pm »
2 meninos destes, por cerca de 700M€, e temos o problema do air-refueling bem resolvido.

E temos também resolvido o problema da falta de um meio de transporte aéreo estratégico. :)

Caro amigo Subsea7, essa hipótese será algo do género A330 MRTT? Porventura não se está a equacionar nada vindo do AMARG, como por exemplo os KC-135/KC-10, pois não?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4218 em: Dezembro 02, 2023, 03:50:02 pm »
2 meninos destes, por cerca de 700M€, e temos o problema do air-refueling bem resolvido.

E temos também resolvido o problema da falta de um meio de transporte aéreo estratégico. :)

Caro amigo Subsea7, essa hipótese será algo do género A330 MRTT? Porventura não se está a equacionar nada vindo do AMARG, como por exemplo os KC-135/KC-10, pois não?

Não me posso alongar, mas... Os fornecedores no mercado são 2, KC-46A e A-330MRTT, podendo-se também adquirir um avião civil e mandar converter em KC.
Cps
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4219 em: Dezembro 02, 2023, 04:11:26 pm »
A FAP deve estar a contar que o KC390 ganhe o tal concurso da USAF para o "agile tanker".  :mrgreen:



Quando o contrato do KC 390 foi assinado,  já se sabia dessa possibilidade??

Parece-me que não!!

Se essa versão for avante ad aeronaves dessa versão serão apenas K390, o que revelará outra incapacidade da tal aeronave multimissao.

Abraço

Fiquei curioso. Depois de alguma busca:

The KC-390 Agile will be the first aircraft with ramp to be fitted with a boom refuelling system, which brings with it some complexity Embraer admits, however the company also underlined that the system will be modular therefore the aircraft will be reconfigurable in its standard role.

https://www.edrmagazine.eu/embraer-strongly-pushes-its-c-390-millenium-on-the-international-market

Se calhar até será só K390 com o boom instalado (não sei), mas pode ser retirado para efetuar operações de carga.
 

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tenente

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4220 em: Dezembro 02, 2023, 06:46:09 pm »
A FAP deve estar a contar que o KC390 ganhe o tal concurso da USAF para o "agile tanker".  :mrgreen:



Quando o contrato do KC 390 foi assinado,  já se sabia dessa possibilidade??

Parece-me que não!!

Se essa versão for avante ad aeronaves dessa versão serão apenas K390, o que revelará outra incapacidade da tal aeronave multimissao.

Abraço

Fiquei curioso. Depois de alguma busca:

The KC-390 Agile will be the first aircraft with ramp to be fitted with a boom refuelling system, which brings with it some complexity Embraer admits, however the company also underlined that the system will be modular therefore the aircraft will be reconfigurable in its standard role.

https://www.edrmagazine.eu/embraer-strongly-pushes-its-c-390-millenium-on-the-international-market

Se calhar até será só K390 com o boom instalado (não sei), mas pode ser retirado para efetuar operações de carga.

Para uma aeronave com o PMD do KC390  conseguir transportar 70.000lbs de fuel, os tanques colocados na fuselagem ocuparão quase todo, senão mesmo todo o comprimento da dita para aliviar a pressão/Cm2 do main deck, e facilitar a centragem da aeronave, aliás como acontece nos lower decks dos MRTT.

Se tal acontecer significa que as colocações/remoçoes dos tanques e do boom para AAR serão demoradas limitando a utilização da aeronave para outras missões.

Quanto tempo demorava a colocação do MAFFS no C da FAP ??

Deixo este link para um artigo sobre o tema agile tanker

https://www.airandspaceforces.com/l3harris-embraer-pitch-agile-tanker-based-on-kc-390-for-air-force/

As minhas desculpas por mais este, o meu último,  post em offtopic.

Cumprimentos
« Última modificação: Dezembro 02, 2023, 06:48:35 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4221 em: Dezembro 02, 2023, 06:50:11 pm »
Boa noite,
O véu vai-se levantando, como já referi, o objetivo é (pelo menos):

-20 F-35A Lightning II, muito provavelmente a serem baseados na base aérea nº8 em Ovar.

-20 F-16V, com SABR mais munições stand-off, a basear na casa mãe de Monte Real;

-UAV´s do tipo MQ-9B "Sea Guardian", a operar conjuntamente com os P-3C modernizados, a serem baseados em Beja;

-A aeronave CAS, está-se em dúvida (ou A-29N ou AH-1Z)... veremos !

-Possibilidade de aquisição de um meio de AAR (Reabastecimento em Voo);

Cps
Por favor...  :festa:

Pois, quando a esmola é grande o pobre desconfia.

Abraço
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4222 em: Dezembro 03, 2023, 09:44:59 pm »
Infelizmente se vier o A-29N, será a ultima cartada deste governo em Defesa da Embraer.
Pois toda a gente no EMFA percebeu, que é mais um frete político....



O verdadeiro CAS...
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4223 em: Dezembro 03, 2023, 10:25:14 pm »
Infelizmente se vier o A-29N, será a ultima cartada deste governo em Defesa da Embraer.
Pois toda a gente no EMFA percebeu, que é mais um frete político....



O verdadeiro CAS...
Qual a razão para os fretes?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4224 em: Dezembro 03, 2023, 10:26:17 pm »
Infelizmente se vier o A-29N, será a ultima cartada deste governo em Defesa da Embraer.
Pois toda a gente no EMFA percebeu, que é mais um frete político....



O verdadeiro CAS...
Qual a razão para os fretes?

Embraer,OGMA,CEIIA... etc
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4225 em: Dezembro 03, 2023, 10:38:21 pm »
Infelizmente se vier o A-29N, será a ultima cartada deste governo em Defesa da Embraer.
Pois toda a gente no EMFA percebeu, que é mais um frete político....



O verdadeiro CAS...
Qual a razão para os fretes?

Embraer,OGMA,CEIIA... etc

Apesar de estar com plenos poderes...... vai já perder esse poder muito em breve: https://www.tsf.pt/portugal/politica/demissao-do-governo-formalizada-dia-7-de-dezembro-e-dissolucao-da-ar-a-15-de-janeiro-17437111.html

É já 7 de Dezembro que é formalmente aceite a demissão!
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4226 em: Dezembro 03, 2023, 11:46:53 pm »
É fácil desenhar um concurso público à medida de um "5th gen". Mais ainda porque, sendo membro da NATO, podemos sempre pedir alguns specs específicos (aos EUA) do F-35, specs que nenhum outro caça do mundo consiga ter.
Já só peço um esquadrão de F-35 e outro de F-16 V. 48 caças e ficaríamos bem servidos na FAP. ;D

Basta dizer que se quer um caça de 5ª geração monomotor. E ainda podes atirar em cima ser necessário um caça "padrão NATO" e em uso em mais países europeus, para facilitar a logística e interoperabilidade.

Quanto ao formato desta aquisição, continuo a achar que um batch inicial de 16 F-35, já seria um bom começo, se aplicarmos uma modernização em simultâneo dos 19 F-16 do PA I. Ora conseguiríamos ultrapassar a barreira dos 30 caças, o que num mundo crescentemente instável, convém mentalizarmo-nos disto, de que a política de "mínimos" já não chega.

Em termos de armamento, a maioria (senão mesmo a totalidade) do armamento do F-35 é compatível com o F-16, o que simplifica bastante as coisas. E neste quesito, precisamos de um pouco de tudo, desde maior número de AMRAAM e AIM-9X, a mísseis de cruzeiro, a glide bombs e armamento anti-navio. Mesmo em conflitos de alta-intensidade, é possível manter um F-16 extremamente relevante, se usar o armamento adequado.

Já o futuro verdadeiramente pós-F16 (isto é, substituindo os 19 F-16"V"), pode ser feito de três maneiras:
-solução mais simples, com a compra de mais F-35
-solução "hi-low", com a compra de KF-21 para desempenhar as missões de QRA e similares (se o custo unitário e de hora de voo o justificar)
-solução 5+6G, com a entrada num dos programas de 6ª geração europeus, e ganharmos um verdadeiro caça de superioridade aérea (opção obviamente muito mais cara)

Os Loyal Wingmen são obrigatórios, mais tarde ou mais cedo, mas idealmente, a aquisição deste tipo de sistema complementar, não afectaria o número final de caças em serviço (por exemplo, ficar com 20 F-35 mais uns loyal wingmen, acho pouco, principalmente quando os loyal wingmen não vão poder fazer missões mais "normais", como QRA).

Boa noite,
O véu vai-se levantando, como já referi, o objetivo é (pelo menos):

-20 F-35A Lightning II, muito provavelmente a serem baseados na base aérea nº8 em Ovar.

-20 F-16V, com SABR mais munições stand-off, a basear na casa mãe de Monte Real;

-UAV´s do tipo MQ-9B "Sea Guardian", a operar conjuntamente com os P-3C modernizados, a serem baseados em Beja;

-A aeronave CAS, está-se em dúvida (ou A-29N ou AH-1Z)... veremos !

-Possibilidade de aquisição de um meio de AAR (Reabastecimento em Voo);

Cps

Era bom que fosse assim. Mas era preciso uma grande alteração na política de defesa, sobretudo do lado político.

Continuo a achar que aeronaves para CAS, não faz sentido nenhum serem turboprops monomotor. Têm vantagens em contextos específicos, mas no "grande esquema" das coisas, um helicóptero (que até podia ser um UH-60 totalmente equipado, não sendo obrigatório um AH), torna-se mais útil, visto poder ser operado de navios. Para aeronaves de asa fixa com capacidade de armed overwatch e baixo custo, existem os UCAV, meios estes que têm que ser adquiridos na mesma, mais tarde ou mais cedo.

Aeronave AAR, é simples, comprar 1 MRTT e inserir no consórcio MMF da NATO (idealmente incentivando a que se criasse um segundo centro para o MMF em Portugal).
 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4227 em: Dezembro 04, 2023, 09:19:43 am »
É interessante.

A Força Aérea Portuguesa divulga para os quatro cantos do mundo (e para a Lockheed Martin) que o que quer mesmo, mesmo, mesmo... é o F-35.

E manda o governo (sim, porque a FAP é que manda) avançar com a negociação do preço...   ::) :o  :bang:  :P  :N-icon-Axe:

É mau demais para ser verdade, a não ser que, na verdade, é uma genial estratégia para conseguir um negócio melhor (Portugal - Brasil - EMBRAER - SAAB - Suécia) para adquirir Gripens.
« Última modificação: Dezembro 04, 2023, 09:22:00 am por saabGripen »
 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4228 em: Dezembro 04, 2023, 09:32:43 am »
É interessante.

A Força Aérea Portuguesa divulga para os quatro cantos do mundo (e para a Lockheed Martin) que o que quer mesmo, mesmo, mesmo... é o F-35.

E manda o governo (sim, porque a FAP é que manda) avançar com a negociação do preço...   ::) :o  :bang:  :P  :N-icon-Axe:

É mau demais para ser verdade, a não ser que, na verdade, é uma genial estratégia para conseguir um negócio melhor (Portugal - Brasil - EMBRAER - SAAB - Suécia) para adquirir Gripens.


Mas esta não deixa de ser uma boa oportunidade para colocar uma pergunta ao Concelho de Sábios do Forum;

O General que divulgou esta "decisão" da FAP é um lambe-botas, jogador de Golf e apreciador de vinho do melhor?
Ou é um dos bons?

Alguém tem conhecimento do estudo que levou á decisão?
Não seria do interesse de todos divulgá-lo?
Ou, durante a análise que fez, a FAP encontrou informação acerca do F-35 que é agora um segredo muito bem guardado... da FAP?

« Última modificação: Dezembro 04, 2023, 09:37:20 am por saabGripen »
 

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Viajante

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4229 em: Dezembro 04, 2023, 10:03:03 am »
É interessante.

A Força Aérea Portuguesa divulga para os quatro cantos do mundo (e para a Lockheed Martin) que o que quer mesmo, mesmo, mesmo... é o F-35.

E manda o governo (sim, porque a FAP é que manda) avançar com a negociação do preço...   ::) :o  :bang:  :P  :N-icon-Axe:

É mau demais para ser verdade, a não ser que, na verdade, é uma genial estratégia para conseguir um negócio melhor (Portugal - Brasil - EMBRAER - SAAB - Suécia) para adquirir Gripens.

A sua preocupação para com a Embraer, sem dúvida deve ficar em acta do Fórum.......

Essa sua preocupação, seria pertinente se este Governo não estivesse a prazo! Mas faltam apenas 3 dias para a demissão produzir efeitos. E você acha que com um Governo em gestão e o país a votos em Março de 2024, vai ser tomada alguma decisão?
 
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