Tens razão tenente, deve andar aí bicho, porque o pessoal anda mesmo esquecido. Acrescentaria ainda que os primeiros 02 navios da classe VdC incorreram em múltiplas alterações de projecto durante a construção o que, obviamente, aumentou os custos.
Além disso, quando se compraram materiais e sistemas de propulsão para a classe VdC, no início do século, essa aquisição foi para 04 navios, o que também ajuda a explicar o preço mais baixo do segundo grupo de navios. Segundo o ICE+, o aço já não estava em condições aquando da construção dos dois últimos, mais ainda existia um grupo propulsor armazenado (o outro tinha sido utilizado para resolver o 'problema das limalhas') e, provavelmente, dois grupos geradores, entre outros equipamentos.
Agora já não há nada disso, o que explica que os novos navios sejam mais caros. No entanto, na minha modesta opinião, já era tempo de deixar cair este projecto e os novos 06 navios deviam ser de uma nova classe mais capaz em temos funcionais que podiam ser, por exemplo, estes OPV 80, ou outros semelhantes (mas baratuchos). Não deve ser difícil negociar a construção destes navios em Portugal pela West Sea.