Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Armadas/Sistemas de Armas / Re: Vídeos (Armadas/Sistemas de Armas)
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 11:27:56 pm »
Os submarinos verdes da Coreia do Norte


2
Conflitos do Presente / Re: Israel vs Iran
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 11:14:03 pm »
4
Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por LM em Hoje às 11:13:16 pm »
E, dentro do Exército, a prioridade não será o BIMec (L)... que é importante existir mas que pode ser com material "usado". Venham Bradleys usados e que se gaste algo em upgrade / peças.
6
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 10:52:16 pm »
Tudo o que o Subsea7 partilhou seria fantástico se se tornasse realidade. Vá, até mesmo metade disso já não seria mau de todo. Todavia, e o resto? E as necessidades e programas dos outros ramos? Há petróleo no Beato, como dizia o outro? ???

O nosso país, dada a sua realidade geográfica e área de intervenção e responsabilidade, devia apostar sobretudo em dois ramos: na Marinha e Força Aérea. E tanto um como outro, num curto espaço de 10 anos, vão necessitar de mais de uma dezena de milhar de milhões de euros somente para os programas de substituição de vários sistemas de armas. E como tal, é natural que nos indaguemos de que forma é que tudo isto será pago, ou a fórmula que estará a ser pensada para tal. Em Portugal, como todos já percebemos, mesmo se o PIB para a Defesa passasse de imediato para o patamar dos 2%, pouca margem de manobra traria às Forças Armadas dada a maneira engenhosa como as contas são feitas.

Vai ter de haver, pois os 3 % do PIB em defesa será obrigatório.
Cps,

A proposta polaca sempre irá adiante então?
7
Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por dc em Hoje às 10:49:49 pm »
Epá, não vale a pena… certas pessoas têm que ganhar a discussão, mesmo que isso implique deturpar afirmações, fingirem que não sabem português escrito e fincar a posição com os argumentos mais rebuscados… pronto, tens razão, bananas são azuis e uma fragata com hangar pode levar e controlar o mesmo número de drones que um navio com convés corrido, doca alagável e quase 3000 m2 de espaço… ok, pode ser, ganhaste e és o maior da tua rua…

Engraçado, falas em deturpar afirmações, mas depois insinuas que eu disse que a fragata com hangar leva o mesmo número de drones que um porta-drones.  ::)

Os drones daqui a uns anos serão virtualmente imunes a EMP, tal como os aviões presidenciais já o são. E quando a IA os controlar nem vai ser possível causar disrupção no sinal rádio.

Isso é mera especulação. Um avião presidencial é gigantesco, logo sempre tem espaço para todo o tipo de redundâncias e mais algumas. A ideia dos aviões presidenciais terem essa capacidade, prende-se com a necessidade de os manter no ar e sobreviver ao EMP gerado por explosões nucleares. Não sei até que ponto uma arma dedicada a EMP consiga "ultrapassar" essas resistências. Teria também sérias dúvidas, e pelo menos não usaria certezas nenhumas, que pequenos drones, dos mais baratos e numerosos, consigam ter o mesmo nível de imunidade.

A IA aplica-se a tudo. Tanto podes implementar IA num drone de 500 euros, como terás IA no mais avançado dos mísseis (um LRASM por exemplo), e a partir daí, os dois sistemas continuam a complementar-se. Para tornares um drone tão bom como um míssil (em sensores, velocidade, furtividade, ogiva, etc), esse drone tem que custar o mesmo que um míssil. IA também poderá ser aplicada a defesas aéreas, e a outros sistemas para contrariar drones. É uma daquelas tecnologias que não vai beneficiar só um lado.

Citar
Metade dessas já nem fragatas são. São basicamente destroyers mas o pessoal decidiu chamar fragata a tudo. Mas mesmo que fossem houve uma altura em que toda a gente fazia carracas  e nós decidimos fazer caravelas. E quando os outros faziam naus os holandeses começaram a fazer fluyts. E quando outros faziam battleships os porta aviões ganhavam as guerras.

A definição de fragata é bastante alargada hoje, podendo ser dividida em 3 grandes grupos: fragatas leves, fragatas médias e fragata pesadas. No nosso caso, é particularmente irrelevante a definição, já que o CEMA defende uma Marinha que abdica por completo dos navios combatentes de superfície.

O que é relevante, é assimilar que a definição de fragata vai continuar a evoluir, com um ganho de capacidades que a geração anterior não tinha (e em alguns casos, até pode abdicar de certas capacidades, que seja consideradas irrelevantes). Quando o CEMA diz que as fragatas estão obsoletas, está a pressupor que não há qualquer margem para evoluírem (algo que já vimos que não é verdade, com o MRCV de Singapura e não só). Na realidade, fragata daqui a uns anos, pode ser qualquer navio combatente puro que corresponda determinadas dimensões, seja tripulada ou não.
8
Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 10:42:22 pm »
Como provavelmente serão cedidos a custo simbólico, a probabilidade de vir o CV-90 é zero.
O foco no futuro será Marinha e FA.
Cps
9
Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 10:42:10 pm »
10
Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por nelson38899 em Hoje às 10:36:36 pm »
Eu cá acredito quando vir noticias.

Já se falou aqui de tanta arma, e a única coisa que chegou nos últimos tempos foram 5 camiões que nem blindados são e pintados pela chaparia da zona.
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10