Se desse para trocar... os ST, ao menos, são bons no que fazem e têm provas dadas, ao contrário do... já nem consigo referir-me àquela aberração.
Olha ele!
Pelo que parece, o A-29 está a ser avaliado mais ao pormenor em Beja, levando-me a crer que poderemos ser o primeiro cliente europeu deste modelo, e mais não digo que pode dar azar!!!!
Consegui falar com pessoal da 103 e confirma-se que a avaliação oficial da aeronave está em curso, não colocando contudo de parte a hipótese de outras também poderem vir a ser testadas em Beja como o PC-21, por exemplo. No entanto, como o Super Tucano já é um velho conhecido de boa parte dos Caracóis, avaliam positivamente o aparelho e encaram com bons olhos (e naturalidade) a sua hipotética/possível aquisição (digo assim para não enguiçar também, ao que já chegámos).
Seguindo com o Super Tucano não haverá M-345 ou 346 para ninguém, e parece que aquela história da escola internacional de pilotagem a jacto a instalar em Beja já deu com os burros na água. Além disso o Titterington já foi informado das dificuldades criadas pelos EUA na abertura de slots para a formação de pilotos estrangeiros, e por muito poucos que sejam anualmente fazem cada vez mais falta. E o Emb-314 ainda tem o acréscimo de poder servir como aeronave de ataque ligeiro.
CJ, tanto o PC-21 como o ST seriam boas aquisições, mas o facto de virmos a possuir, qq uma delas não permitirá a aquisição de uma aeronave a reação.
A segunda info que eu estava á espera confirma o que disseste, e mais, que existe alguma pressão, leia-se OGMA/Évora, para que este, o A-29, seja o modelo escolhido, vá-se lá saber porquê.
O que espero sinceramente, é não sejam apenas comprados cinco unidades, como está a ser hábito agora para os lados da FAP, caso dos
aw119, KC390 e futuro heli EvaKualhão, mas que, pelo menos, sejam
três Vezes cinco aeronaves a ser adquiridas
Até reduzo
para duas vezes cinco, depois de saber o preço de
18 milhões/unidade.
Abraços