Indústria Automóvel

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #165 em: Janeiro 15, 2025, 11:14:11 am »
Produção automóvel dispara 33% em dezembro e fecha 2.º melhor ano de sempre

No último mês do ano passado foram produzidos 25.337 veículos em Portugal, mais 33% do que em igual mês de 2023.



https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/producao-automovel-dispara-33-em-dezembro-e-da-segundo-melhor-ano-de-sempre

Uma notícia surpreendente!!!! Todos estávamos a ver notícias negativas do sector automóvel e até com encerramentos, mas surpreendentemente e em Portugal, a produção automóvel disparou para o 2º melhor ano de sempre!!!!!

Também admirável o facto de Portugal produzir mais de 332.000 veículos, quando as vendas para o país ficaram-se pelos 250.000 veículos (ligeiros + pesados).

O PIB nacional também disparou no final de 2024, o que representam excelentes notícias no meio de notícias más!!!!
 
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Malagueta

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #166 em: Fevereiro 21, 2025, 08:56:29 pm »
https://eco.sapo.pt/2025/02/21/chineses-avancam-com-investimento-historico-em-sines-fabrica-de-baterias-pode-valer-mais-de-4-do-pib/

Chineses avançam com “investimento histórico” em Sines. Fábrica de baterias pode valer mais de 4% do PIB

A unidade de produção de baterias de lítio da chinesa CALB representa um investimento aproximado de dois mil milhões de euros e irá criar 1.800 empregos diretos. Estará totalmente operacional em 2028.



Três anos depois dos primeiros contactos entre Portugal e China, a chinesa CALB, uma das maiores fornecedoras mundiais de baterias para carros elétricos, avança com um “investimento histórico para a economia verde em Portugal”, avaliado em cerca de dois mil milhões de euros. A empresa sediada em Changzhou vai começar a construir este ano uma fábrica de baterias de lítio de última geração em Sines.


A unidade de produção da CALB, no litoral alentejano, deverá criar 1.800 empregos diretos e ter um impacto significativo na economia portuguesa, podendo representar mais de 4% do PIB nacional quando atingir a capacidade total de produção de baterias de iões de lítio, que são essenciais para o desenvolvimento do mercado europeu de veículos elétricos. Assim, poderá dar um contributo maior para a economia nacional do que a fábrica da Autoeuropa, da Volkswagen.

A previsão dos investidores é que a fábrica esteja totalmente operacional em 2028 e tenha capacidade de produção de 15 Gigawatts-hora (GWh) de armazenamento de energia. Ainda assim, segundo o Jornal de Negócios,daqui a três anos, a CALB prevê ampliar as instalações de Sines para 45 GWh e até poderá haver uma terceira fase do projeto para igualar a fábrica da Tesla na Europa.

“Estamos entusiasmados por trazer este grande projeto para Sines, contribuindo para o futuro da energia verde em Portugal e apoiando a transição do setor automóvel europeu para os veículos elétricos. A nossa fábrica não só criará novos empregos, como também colocará Portugal na vanguarda da produção de baterias para veículos elétricos na Europa“, afirmou a presidente do conselho de administração da CALB, Liu Jingyu, citada em comunicado.

Para a CALB, esta é uma etapa decisiva no “compromisso com a inovação e a liderança tecnológica” na área das energias amigas do ambiente e reforça a “responsabilidade no caminho da segurança energética, do crescimento económico e do desenvolvimento sustentável”. Até porque terá um papel “fundamental” no fornecimento de baterias para o setor europeu da mobilidade elétrica, onde há crescente procura por soluções de energia limpa.

O lançamento oficial deste que é “um dos maiores investimentos estrangeiros feitos em Portugal nas últimas décadas” vai ser feito ao início da tarde na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro, numa cerimónia marcada para o Técnico Innovation Center, em Lisboa, e que será presidida pelo ministro da Economia, Pedro Reis.

Em entrevista ao semanário Expresso, a presidente da CALB, Liu Jingyu, explicou mais concretamente os motivos da aposta no país: “O porto de Sines, em particular, oferece vantagens logísticas excecionais, com o seu porto de águas profundas, operações 24 horas por dia, e a maior plataforma de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal“.

Em 2023, o Jornal Económico avançou que o projeto de construção desta mega fábrica do grupo CALB poderia estar a ser reequacionado devido à decisão de afastar a Huawei das redes 5G nacionais. O ministro da Economia acabou por desdramatizar os riscos de Portugal poder perder este investimento, durante uma comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação: “Não recebemos qualquer indicação da CALB de que o investimento estivesse em risco“, referiu.

A CALB assinou o memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em 2022.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2025, 09:10:47 pm por Malagueta »
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #167 em: Março 11, 2025, 10:01:08 am »
Modelo elétrico mais barato da Volkswagen vai ser produzido na Autoeuropa

O modelo elétrico mais barato da Volkswagen, o ID.1, vai ser produzido em Portugal, na Autoeuropa, em Palmela. A notícia foi confirmada pela agência Reuters.



A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, foi escolhida pela administração do grupo automóvel para produzir o futuro modelo ID.1. A chegar ao mercado por cerca de 20 mil euros, em 2027, este procurará ser um modelo elétrico para as massas.

Além disso, a fábrica de Palmela foi alvo de um investimento de cerca de 600 milhões de euros para a produção, já este ano, do novo T-Roc com motorização híbrida a gasolina.

Conforme avançado pela imprensa, a apresentação deste novo modelo híbrido deverá ocorrer em meados deste ano, com o início da produção em série prevista para o terceiro trimestre de 2025.



Relativamente ao ID.1, a decisão deverá ser comunicada oficialmente, hoje, aos cerca de 5000 colaboradores da infraestrutura.

Depois da apresentação dinâmica (já com ensaios para a imprensa) talvez em outubro, o modelo elétrico mais barato da Volkswagen deverá chegar ao mercado no início do próximo ano.

https://pplware.sapo.pt/motores/modelo-eletrico-mais-barato-da-volkswagen-vai-ser-produzido-na-autoeuropa/comment-page-1/

Boas notícias para a fábrica portuguesa!!!!!
 
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Re: Indústria Automóvel
« Responder #168 em: Março 11, 2025, 11:49:06 am »
Modelo elétrico mais barato da Volkswagen vai ser produzido na Autoeuropa

O modelo elétrico mais barato da Volkswagen, o ID.1, vai ser produzido em Portugal, na Autoeuropa, em Palmela. A notícia foi confirmada pela agência Reuters.



A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, foi escolhida pela administração do grupo automóvel para produzir o futuro modelo ID.1. A chegar ao mercado por cerca de 20 mil euros, em 2027, este procurará ser um modelo elétrico para as massas.

Além disso, a fábrica de Palmela foi alvo de um investimento de cerca de 600 milhões de euros para a produção, já este ano, do novo T-Roc com motorização híbrida a gasolina.

Conforme avançado pela imprensa, a apresentação deste novo modelo híbrido deverá ocorrer em meados deste ano, com o início da produção em série prevista para o terceiro trimestre de 2025.



Relativamente ao ID.1, a decisão deverá ser comunicada oficialmente, hoje, aos cerca de 5000 colaboradores da infraestrutura.

Depois da apresentação dinâmica (já com ensaios para a imprensa) talvez em outubro, o modelo elétrico mais barato da Volkswagen deverá chegar ao mercado no início do próximo ano.

https://pplware.sapo.pt/motores/modelo-eletrico-mais-barato-da-volkswagen-vai-ser-produzido-na-autoeuropa/comment-page-1/

Boas notícias para a fábrica portuguesa!!!!!

É low cost, mas é bonito como tudo!

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Indústria Automóvel
« Responder #169 em: Março 11, 2025, 03:03:33 pm »
Excellente notícia.

Nao sendo um carro de nicho (como os que andamos a construir), vai vender que nem ginjas, o que aumentará bastante as nossas exportaçoes.
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #170 em: Março 11, 2025, 06:48:38 pm »
Elétrico de 20 mil euros da Volkswagen será FEITO EM PORTUGAL | Auto Rádio EP. 83


 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #171 em: Março 18, 2025, 04:16:58 pm »
Governo dá apoio de 4 mil euros para compra de veículos elétricos

https://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/governo-da-apoio-de-4-mil-euros-para-compra-de-veiculos-eletricos

https://eco.sapo.pt/2025/03/18/governo-reforca-cheques-para-bicicletas-e-motas-eletricas-carros-grandes-ate-55-mil-euros-abrangidos-pelo-apoio/

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/veja-aqui-o-que-muda-nos-cheques-para-a-mobilidade-eletrica

Voltam os apoios para a compra de carros eléctricos...... nem desconfiamos que tenha algo a ver com as eleições a 18 de Maio  :mrgreen:

Mas é um valor a considerar, especialmente quem tiver uma empresa ou actividade empresarial, pois pode deduzir a totalidade do IVA!

E quem apostar em carros V2X ou equivalente, ainda tem a enorme vantagem de usar as baterias do carro para fornecer energia para a casa!!!!!!!!