era de 81mm que se falava na altura penso?
Com a opção de também poder levar 120mm
Não me parece mau, claro que necessitaria de uma outra versão HEAT
Creio que era de 81mm, sim. Não me recordo de ouvir algo sobre uma ogiva maior, mas pode ter-me escapado.
Há forista que pensam que a TEKEVERnão está virada para o mercado militar.
Tal coisa nunca foi dita. O que foi dito é que a Tekever não demonstrou até agora interesse em desenvolver drones armados. Aos anos que o Tekever AR4 foi apresentado às FA, tal como o AR3.
Os drones da empresa a serem usados na Ucrânia deveriam estar já no Exército a preparar doutrina para, por exemplo, dirigirem o tiro dos CAESARs.
Pois deviam, o problema a muitos níveis, é político e também de decisão militar. Ainda hoje não se sabe ao certo o porquê de terem escolhido os Raven e não os AR4, se teve a ver com alguma limitação técnica do modelo da Tekever.
De resto, é o problema do costume: demoram anos para decidir o que querem, quando querem algo o orçamento é ridículo, e quando decidem comprar é sempre em quantidades minúsculas.
Creio que já esteja em uso, ou em edificação, a utilização de pequenos UAVs para localização de alvos para sistemas de artilharia. Mas até nisso demoramos muito tempo.
Na Ucrânia, têm modificado alguns Tekever e outros drones, para os converter em armas guiadas por GPS com largas centenas de kms de alcance (em alguns casos chegam a 1000km).
Com base nessa ideia, seria interessante pegar na ideia, e começar a desenvolver uma versão "oficial" de um "AR3 suicida". Isto não seria uma LM, pois não faz loitering, e até abdica do sensor EO, funcionaria mais como qualquer outra munição guiada por GPS, adequada para atacar alvos fixos.
Este "AR3 suicida", teria desde logo um enorme mercado na Ucrânia, que seria mais que suficiente para iniciar produção em massa.