1
Exército Português / Re: Documentos e Doutrina
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 04:35:45 pm »Exato, 1993 mesmo
Acho dificil estar pronto daqui a 10 anos e com os custos anuciados afinal é da BoeingO primeiro protótipo voou em 2020. Este contrato de $20Bi já é para Engenharia e Produção. Esses estão convencidos que conseguem ter os aviões de pré-série a voar antes de 2030…
Nem por isso… o vencedor vai ser anunciado este ano ainda. A Boeing e a Northrop Grumman são as finalistas…Não deixa de ser curioso que neste momento os EUA terão 4 caças de 3 gerações distintas em produção(F-47, F-35, F-15 EX e F-16 Block 70), dos quais 3 para a USAF (tanto quanto sei o F-16 Block 70 já só é produzido para exportação)...Cinco caças… a US Navy vai ter o seu próprio NGAD de 6a geração…
Mas esse ainda está um pouco atrasado, não é? Ainda nem lhe atribuiram uma designação...
Vou fazer algo que odeio, que é postar sem oferecer uma opinião ou propor uma solução, mas enfim… neste momento (e enfatizo o “neste momento”), não vejo uma solução ideal para a aviação de caça em Portugal, senão vejamos:
- O F-35, pelo menos nos próximos tempos é tóxico.
- Fazer o upgrade os F-16 é empurrar com a barriga e tem exatamente os mesmos problemas que o F-35, basta ver o que os américas fizeram aos Ucranianos.
- Ir para um eurocanard de 4.5a geração é deitar dinheiro fora (vários Bi) e assegurar quem de 2050 em diante a nossa aviação de caça estaria novamente obsoleta.
As opções eurocanard e F-16V nao fazem sentido a não ser que nos juntássemos a um projeto de 6a geração, para o qual não há dinheiro. As estimativas de investimento total APENAS EM R&D quer do FCAS, quer do Tempest, variam entre os 60 e os 100 Bi… onde é que vamos buscar nem que seja 10% disso para nos aceitarem como parceiro? E depois há os custos de aquisição, 200-300 M por aparelho, mais drones.
Sinceramente, não sei qual é a solução, a não ser que os americanos ganhem juízo
Prefiro considerar que tem "desafios, com algumas similaridades... não me parece - em caso de "Trump & trupe" resolverem embirrar a sério - estarmos na mesma situação (até porque com o F-35 "a situação" ainda não foi bem percebida - umas linhas de código em uma das muitas possíveis ligações "online"?); e há pods de diversos fabricantes (e não acredito que na Europa não exista o conhecimento para os atualizar entre missões - ie, mais capacidades que a Ucrânia tem) e no próprio software há conhecimento mais generalista (digo eu).
Vou fazer algo que odeio, que é postar sem oferecer uma opinião ou propor uma solução, mas enfim… neste momento (e enfatizo o “neste momento”), não vejo uma solução ideal para a aviação de caça em Portugal, senão vejamos:
- O F-35, pelo menos nos próximos tempos é tóxico.
- Fazer o upgrade os F-16 é empurrar com a barriga e tem exatamente os mesmos problemas que o F-35, basta ver o que os américas fizeram aos Ucranianos.
- Ir para um eurocanard de 4.5a geração é deitar dinheiro fora (vários Bi) e assegurar quem de 2050 em diante a nossa aviação de caça estaria novamente obsoleta.
As opções eurocanard e F-16V nao fazem sentido a não ser que nos juntássemos a um projeto de 6a geração, para o qual não há dinheiro. As estimativas de investimento total APENAS EM R&D quer do FCAS, quer do Tempest, variam entre os 60 e os 100 Bi… onde é que vamos buscar nem que seja 10% disso para nos aceitarem como parceiro? E depois há os custos de aquisição, 200-300 M por aparelho, mais drones.
Sinceramente, não sei qual é a solução, a não ser que os americanos ganhem juízo
"Até que este cenário se clarifique, a solução que vejo para a FAP é comprar mais Super Tucanos "
pqp
Que vassalagem há neste País. Isso ou criaturas "criadas" só para promover interesses