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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: filcharana em Fevereiro 05, 2004, 09:54:15 pm

Título: F-16 FAP
Enviado por: filcharana em Fevereiro 05, 2004, 09:54:15 pm
Para começar o thread do F-16:

- Existem (ou existiram) alvos rebocados para treino de tiro ar-ar? Ou outro tipo de alvos?

- Alguém tem uma lista dos componentes dos actuais Block15? Radar, rádios, IFF, RWR, contramedidas, enfim, tudo o que souberem. (dos nossos concretamente, e não dos OCU ou ADF "de série")


Cumptos
Título:
Enviado por: Spectral em Fevereiro 16, 2004, 10:04:27 pm
acabei de ler na AFM deste mês que a Holanda pretende colocar vários F16 MLU em armazém ( acho que vão cortar um "squadron" logo devem ser cerca de 20 caviões). Apre que até vão arrumar com Apaches acabados de sair da fábrica!!!
Bem estive a pensar , e se Portugal comprasse estes aparelhos para substituir os F16 da 1ª esquadra, e não realizasse o upgrade a estes últimos ?

-Teríamos os aviões muito mais cedo
-Não seria necessário aplicar o MLU
-Se fosse preciso, realizava-se o FALCON UP ( aumento do nº de horas ), além de que daria um trabalhinho extra às OGM.
-Provavelmente ficaria mais caro, mas ao preço seria necessário subtrair o custo dos kits MLU (ainda não os comprámos, pois não ?) para as aparelhos da 201 .

Que tal ? Provavelmente, nada mais que wishful thinking...  :shock:

PS: Uma compra maciça à Holanda podeira resolver muitos problemas e talvez não ficasse muito cara. Leopard2, Karel Dorman, P3,...
Título: Compras na Holanda
Enviado por: Tiger22 em Fevereiro 16, 2004, 11:32:31 pm
Talvez alguém do MDN  8)  consulte este site Spectral  :wink:
Título: Re:
Enviado por: filcharana em Fevereiro 17, 2004, 01:25:24 am
Acho que serão retirados 29 F-16 MLU, 15 já este ano e os restantes 14 até 2007.

A minha ideia era a FAP adquirir 11 MLU (7AM e 4BM) à Holanda.
Digamos que chegavam já no ano que vem, 2005. Estes aparelhos entrariam de imediato ao serviço da Esq.201.
Entretanto, os nove primeiros MLU modificados em Portugal (do 2º lote, PeaceAtlantisII) seriam entregues também à 201 que assim, em 2005 ou princípios de 2006, tinha as 20 aeronaves MLU operacionais.

Os próximos 12 F-16 PAII modificados pelas OGMA seriam entregues à Esq.304 entre 2006 e 2008.

Quanto aos actuais F-16 (PeaceAtlantisI)...... passariam para a Esq.301 em 2006.
Assim, entre 2006/2008 os "Jaguares" fariam a conversão para F-16 usando os 19 aparelhos Block15OCU/ADF.

Entre 2008/09, 8 F-16 da Esq.301 seriam submetidos a MLU nas OGMA e posteriormente entregues à Esq.304, que ficava então com 20 aparelhos MLU.
Os "Jaguares", depois da conversão, ficavam apenas com os 11 F-16 Bl.15OCU/ADF (9A e 2B)

Mais tarde (2009/11) os 11 F-16 MLU comprados à Holanda sofreriam uma pequena revisão para ficarem com o mesmo MLU que as aeronaves PeaceAtlantis levaram.


O que acham:

- Esq.201 com 20 F-16 MLU em 2006
- Esq.301 com 11 F-16 Block15OCU/ADF em 2008
- Esq.304 com 20 F-16 MLU em 2010


Cumptos
Título: Público
Enviado por: Spectral em Fevereiro 29, 2004, 09:26:21 pm
Do Público de hoje, 29 de Fevereiro:

Citar
Parte da Modernização dos F16 Transferida para Monte Real
Por INÊS SEQUEIRA E HELENA PEREIRA
Domingo, 29 de Fevereiro de 2004

A última fase de modernização dos F16, até agora realizada nas intalações das Ogma, vai ser transferida para a Base Aérea de Monte Real, ao pé de Leiria. Em causa estão os testes finais ao "upgrade" dos sistemas destes aparelhos, que passam para a responsabilidade da Força Aérea quando estava inicialmente previsto que a empresa de Alverca assumisse estes trabalhos a curto prazo.

Até este momento, eram os militares da Força Aérea que se deslocavam a Alverca, mais o respectivo equipamento, para efectuarem os testes nos caças já intervencionados. Foi o que sucedeu com o primeiro avião, o único que deixou a empresa já a voar, a meio do ano passado. A partir do sétimo avião, afirmou ao PÚBLICO uma fonte ligada às Ogma, a empresa teria de adquirir equipamentos de testes próprios, no valor de "vários milhões de euros", para efectuar ela própria os trabalhos.

Entretanto, já houve um segundo aparelho que saiu da Ogma, mas por estrada rumo a Monte Real, para ser testado na Base Aérea. Igual procedimento deverá ser aplicado aos restantes aviões, uma vez que as duas entidades estão em fase final de negociações de um protocolo que estabelece a divisão de tarefas entre civis e militares. Tudo teve início com um "processo de revisão interno", iniciado em Dezembro passado. No final de 2004, "vai-se rever a situação", acrescentou.

Trabalhadores a metade
De acordo com uma fonte ligada à empresa de Alverca, houve demasiado entusiasmo da parte da Ogma aquando do primeiro acordo para a modernização dos F16, contratada pela Força Aérea à empresa há alguns anos atrás. Daí que seja necessário, neste momento, reduzir os custos inerentes ao processo.

A verdade é que os próprios trabalhadores destinados ao "upgrade" dos F16 foram reduzidos para quase metade nos últimos meses, restando hoje cerca de 20 quando no início eram mais de 40. A redução de quadros neste sector já foi objecto de vários alertas da parte do Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos (Sitava), que chamou recentemente a atenção para os atrasos que isso está a causar no cumprimento do programa inicial. Está prevista a modernização de uma primeira frota de 20 aviões até 2010, o que se afigura difícil neste momento, tendo em conta que nos próximos seis anos terão de ser intervencionados entre 18 a 19 aviões.

Segundo uma fonte militar, o Ministério da Defesa Nacional chegou a ponderar a possibilidade de retirar a modernização dos F16 às OGMA e entregá-la à Força Aérea, até porque os planos iniciais eram fazer a modernização dos caças em Monte Real. A Força Aérea remeteu quaisquer esclarecimentos sobre este assunto para o Ministério da tutela, mas não foi possível obter respostas da parte do gabinete do ministro Paulo Portas.


http://jornal.publico.pt/2004/02/29/Economia/E02.html

A confirmarem-se os atrasos são muito más notícias para a FAP. Por este ritmo a 2ª esq. de F16MLU estaria pronta lá para 2015 ( se é que alguma vez estaria), altura de substituir os F16s!  :evil:
Título: Público
Enviado por: Tiger22 em Março 01, 2004, 10:51:50 pm
Talvez o nosso amigo Ricardo Nunes com  as suas fontes "inside", nos possa esclarecer estas dúvidas :?:
Esperamos pelas tuas informações Ricardo  :G-Ok:
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Março 02, 2004, 03:19:32 pm
Pelo que sabia o ritmo de entrega de aeronaves deveria ser de 1 a cada 2 meses, e tendo agora os trabalhos passado para a BA5 penso que a notícia esteja um pouco exagerada quanto aos prazos. A verdade é que já estão concluídas quase 3 aeronaves.

É algo sobre o qual tenho de "perguntar"...  :twisted:
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Março 02, 2004, 06:33:15 pm
Caro Tiger22,

Pelo que me informaram os prazos ( no que depender do pessoal da Base aérea nº 5 ) serão cumpridos. Sendo assim deveremos contar com um ritmo de entrega de +- 1 aeronaves a cada 2 meses, isto como estava previsto oficialmente.
Título:
Enviado por: Tiger22 em Março 02, 2004, 06:49:49 pm
Obrigado Ricardo :conf: : isso aplica-se também a 2ª esquadra?

Obrigado :G-beer2:
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Março 02, 2004, 06:54:04 pm
Caro Tiger22, aplica-se apenas às 20 aeronaves do Peace Altantis II que são modificadas para standart MLU.
Após estas modernizações estarem prontas, aí sim se iniciará a modernização das actuais 19 aeronaves ( + uma do lote do Peace Atlantis II substituindo o 15111 ). Sobre esse programa de modernização não tenho qualquer informação.

Sobre as aeronaves dos programas "Peace Atlantis" poderá visitar o seguinte quadro: http://www.falcoes.net/status/status.htm (http://www.falcoes.net/status/status.htm)
( nenhum dos links inferiores funciona pois esta secção estava incluída na versão anterior da página )  :oops:
Título: F16 e misseis anti-radiação
Enviado por: TazMonster em Março 06, 2004, 10:38:05 pm
Caros.
Há uns tempos atrás houve um post acerca sobre a capacidade dos F16 da FAP levarem misseis anti-radiação (HARM ou SHRIKE) vejam esta foto.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.f-16.net%2FPhotoGallery%2Falbum24%2Facb.sized.jpg&hash=d1f5ed15e84fa6f60dc215abccd5bcff)

Creio que se trata de um AGM-45 Shrike mas não dá para ter a certeza.

Cumprimentos
Título: ARM
Enviado por: snakeye25 em Março 07, 2004, 03:42:02 pm
Caro Taz,

Não é um Shrike, mas sim um HARM, e está sob a asa do F-16C americano e não no portuga...
Título:
Enviado por: FinkenHeinle em Março 08, 2004, 03:41:48 am
Desculpem, mas não vi foto alguma...
Título:
Enviado por: Fábio G. em Abril 02, 2004, 08:34:15 pm
Alguém sabe qual o armamento que será adquirido ou que já se possui para utilizar nos F16 MLU?
Título:
Enviado por: FFAP em Abril 02, 2004, 09:02:32 pm
Citação de: "Fábio G."
Alguém sabe qual o armamento que será adquirido ou que já se possui para utilizar nos F16 MLU?



   Numa primeira fase o novo armamento para ser usado no MLU serão misseis AIM-120 AMRAAM e bombas inteligentes do tipo JDAM, posteriormente fala-se em JSOW.
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Abril 02, 2004, 09:44:47 pm
A juntar às JDAM, JSOW e AIM-120 que o Pedro referiu e muito bem, deverão ser adquiridos também  kits para LGB´s ( GBUs ).
Penso que está prevista a compra de mais AIM-9. Dada como certa é também a vinda de 6 pod´s LITENING II de origem isrealita ( RAFAEL ).
Título:
Enviado por: Fábio G. em Abril 02, 2004, 11:06:58 pm
Obrigado a ambos pelas informações.

Isso é interessante AIM-120, JDAM, JSOW, etc ....  :D  :wink:

Mas o mais importante e já fico contente quando a 1ª esquadra estiver no activo e mais ainda quando vêr as duas no activo e bem equipadas. :)
Título:
Enviado por: Spectral em Abril 03, 2004, 07:59:14 pm
Do Público

Citar
Modernizações nos F-16

O Ministério da Defesa divulgou ontem um investimento no valor de cerca de 20 milhões de euros na modernização dos aviões F-16. Trata-se de aquisições previstas na Lei de Programação Militar e que dizem respeito a melhorias no sistema de ejecção dos caças, num novo sistema de simulação de voo, investimentos na cadeia logística do sistema de armas, no aumento de autonomia em horas de voo e de munições de precisão. Segundo o Governo, estas compras vão permitir a "efectiva interoperabilidade" dos F16 face à NATO, quanto à sua disponibilidade em termos de capacidade de emprego de munições de precisão. Recorde-se que a Força Aérea portuguesa dispõe de 20 aviões F-16. Actualmente está em curso o processo de modernização da primeira esquadra de aviões. Apenas um destes aparelhos foi entregue pelas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) à Força Aérea, que já se queixou do atraso deste processo.



E também vi isto no fórum da AFM ( tirando os muitos trolls, tb se aprende muito por lá...)

Citar
The final M3 update for EPAF's (European Participating Air Forces) F-16A MLU (Mid-Life Update) fleets is currently being tested at Main Air Station Oerland in Middle-Norway. The MLU programme has been active since 1997 and has now reached its third and final phase. MAS Oerland has been chosen as the EPAF primary test base for the operational testing and evaluation of the M3 update. Norway, Denmark, the Netherlands and Belgium contribute with two M3 aircraft each for the testing.

The M3 update will provide the F-16AM with a number of new capabilities and features. These include the Link 16 tactical datalink which will improve the command and control capability, enable increased situational awareness and reduce the need to use voice communications.
The aircraft will become capable of employing GPS-guided munitions such as JDAM (GBU-29, -30, -31, -32 and- 35), a feature which will provide an enhanced all-weather strike capability and increased interoperability with other NATO allies.
The pilot will become able to use an integrated Helmet Mounted Cueing System (HMCS) which will provide the ability to interact better with onboad systems such as radar and targeting pods as well as IR-guided SRAAMs.

The testing team has conducted more than 47 test sorties. The test programme has involved approximately 240 persons in total. Both NAEW E-3 aircraft and F-16s from Portugal have been available for operational support during the tests. In the future, the testing team will be responsible for developing new tactics based on the new capabilities implemented by the update as well as to provide pilot training support.


ou seja os F16 europeus precisam do nível M3 do MLU para empregar as JDAMs. E os nossos ?
Título:
Enviado por: FFAP em Abril 04, 2004, 08:51:50 pm
"ou seja os F16 europeus precisam do nível M3 do MLU para empregar as JDAMs. E os nossos ?"

  Pessoalmente não sei, mas li hoje no Publico que o nosso MDN deu autorização para a compra de 30 kits para tornar bombas de uso geral em bombas "inteligentes", ou seja, vamos ter 30 JDAM, são poucas mas no futuro esperemos que venham mais, logo penso que o upgrade dos nossos F-16 ´também incorpora o nível M3 do MLU.
Título:
Enviado por: Spectral em Abril 04, 2004, 10:18:07 pm
Pois também vi a notícia, mas não a consigo encontrar na versão online para pôr aqui.

De qualquer maneira, são boas notícias... Agora só faltam os aviões!  :roll:
Título:
Enviado por: Fábio G. em Abril 12, 2004, 12:56:39 am
Qual a versão do missil AIM-9 que a FAP dispõe e em que nº + ou - ? Ao que parece serão adquiridos mais misseis deste tipo em que versões alguem sabe?

A FAP também dispunha do missil AGM-65 Maverick, ainda dispõe deste missil, e em que nº + ou -?
Título:
Enviado por: FFAP em Abril 12, 2004, 01:22:49 pm
Boas


 Segundo o livro "Guerra em Paz" de Nuno Rogeiro temos:

 Misseís Ar-Ar (Curto alcance):

--100 AIM-9P-I Sidewinder(modernização do AIM-9B); nem todos operacionais; foram adquiridas novas cabeças, (nos termos da 2ª LPM). Alcance 10 a 11 Km.
--50 AIM-9L/I Super Sidewinder(em fornecimento, com cerca de 20-30 operacionais na esquadra de F-16). Alcance:17Km

Misseis Ar-Ar (Médio alcance)

--20 AIM-120A/B AMRAAM(previstos no anteprojecto da 3ª LPM; ainda não encomendados). Alcance:75 Km

Misseis Ar- Superficie(Médio alcance)

-- 20 a 30 Maverick AGM-65B(com amplificador TV) na esquadra de A-7P.
-- 5 Maverick AGM-65F/C (infravermelhos), na esquadra de A-7P e de F-16. Mais previstos e/ou em aquisição, para reforço dessas esquadras e também para a esquadra de P-3P. Alcancew dos dois modelos: 60 a 65 Km
-- 5 AGM-84A Harpoon; bloco IA(sem capacidafde de re-ataque ou reforço das contramedidas electrónicas). Em fornecimento, previsto para a esquadra de P-3P, a partir de 1998. Alcance: cerca de 100Km.

Isto são dados de 1997, logo hoje poderam ser diferentes.


(Como nota desta lista vem a dizer que como estes números são algo "sensiveis" o autor poderá não divulgar o numero certo de misseis nem a sua localiazação.)
Título:
Enviado por: Fábio G. em Abril 13, 2004, 07:52:09 pm
Obrigado pela informação Pedro Figueiredo.
Li numa revista que os EU mediante o programa de ajuda  "Foreing Military Sales" vão vender 592 misseis AIM-9M-2 Sidewinder por 56 M de dólares, para o Egipto (414) e Taiwan (182).
  Também recentemente se assinou um contrato de 7.9 M de dólares para a fabricação de "kits" de conversão de bombas guiadas PAVEWAY II para o Egipto, Coreia do Sul, Taiwan, Oman e Emirádos Árabes Unidos entre outros.
Título:
Enviado por: Spectral em Abril 13, 2004, 09:37:00 pm
Excelente info , Pedro Figueiredo!  :wink:

Esperemos que desde então ( e tendo em conta a sensibilidade do assunto) a situação tenha melhorado. Aqueles 5 Harpoon IA são patéticos...

Já agora, não arranja informação semelhante para os Sea Sparrow e Harpoon da Marinha; e TOWs e MILANS no exército ?

Desde já muito obrigado


cumptos
Título:
Enviado por: FFAP em Abril 13, 2004, 11:21:00 pm
Citação de: "Spectral"
Excelente info , Pedro Figueiredo!  :wink:

Esperemos que desde então ( e tendo em conta a sensibilidade do assunto) a situação tenha melhorado. Aqueles 5 Harpoon IA são patéticos...

Já agora, não arranja informação semelhante para os Sea Sparrow e Harpoon da Marinha; e TOWs e MILANS no exército ?

Desde já muito obrigado


cumptos




  Esperemos que sim.
  Quanto ao Exército e Marinha não é bem a minha área...talvez o Ricardo Nunes tenha alguma informação. Á coisa de dois anitos disseram-me que os Harpoon da Marinha nao passavam a dezena, mas não tenho confirmações.
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Abril 13, 2004, 11:24:48 pm
Em termos de números não possuo nenhuma informação.

Vou tentar saber.  :G-clever:

1 abraço
Título:
Enviado por: Fábio G. em Abril 14, 2004, 02:04:31 am
O ano passado também li qualquer coisa sobre isso, que os Harpoon na marinha não passavam de 10 acho eu, já não me lembro bem.
Título:
Enviado por: Luso em Abril 15, 2004, 09:29:09 am
Não é desperdício comprar AIM-9L/M?
Porque é que se insiste nesse material quando já se demonstrou que estão mais que obsoletos?
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Abril 17, 2004, 12:21:10 am
Revista Segurança e Defesa (Brasil)

Citar
Governo Português aplica € 21,07 milhões em equipamentos para os F-16

Segundo fontes da Força Aérea Portuguesa, o governo português vai gastar ainda este ano cerca de € 21,07 milhões na aquisição de vários equipamentos para os F-16A/B MLU, que estão sendo modificados nas instalações da OGMA, em parceria com a Lockheed Martin Corporation. O Ministro da Defesa Nacional, após propostas do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, aceitou seis pedidos de aquisições previstas na Lei de Programação Militar. Conseqüentemente, a Força Aérea Portuguesa foi autorizada a assinar as LOAs (Letter of Offer & Acceptance), junto às empresas fornecedoras. Entre os itens adquiridos encontram-se:
- oito “pods” com sistemas de treinamento de combate ACMI (Air Combat Manoeuvring Instrumentation);
- modernização dos três já existentes (modelo EHUD, adquiridos na década de 90 à empresa israelense BVR Systems Ltd);
- uma estação de “debriefing” terrestre;
- atualização da estação existente;
- um segundo lote de mísseis ar-ar de médio alcance Raytheon Missile Systems AIM 120B AMRAAM (Advanced Medium Range Air-to-Air Missile), para completar o lote de dez mísseis recebido em janeiro;
- 560 componentes explosivos CAD (Cartridge Actued Devices) para o sistema de ejeção dos F16s;
- sobressalentes, componentes, reparações, acessórios, calibragem de equipamentos, suporte e atualização de “software”, “upgrade” das bombas hidráulicas da cada aeronave;
- 30 “tail kits” de emprego de munições guiadas de precisão Boeing Corporation GBU-32 JDAM (Joint Direct Attack Munition), para equipar as bombas Mk. 84 de 1.000 libras. Mais tarde, a FAP tenciona adquirir um pequeno lote de armamento de nova geração Raytheon Company AGM-154B JSOW (Joint Stand Off Weapon).
Segundo fontes governamentais, os F16s vão ser utilizados na proteção sobre os estádios de futebol durante o campeonato europeu (EURO 2004), que será realizado em Portugal durante o mês de junho. O Ministro da Defesa Nacional fez inclusive um pedido oficial à NATO, para que esta efetue a vigilância do espaço aéreo português através de aviões Boeing E-3A AWACS.
(Victor M. S. Barreira)
Título:
Enviado por: Rui Elias em Abril 19, 2004, 01:09:27 pm
Eu concordo com o Fábio G.

Apenas duas esquadras de F-16, por muito modernizadas que sejam é pouco para o território definido pelo CEDN.

Precisaríamos de pelo menos 3 esquadras, podendo como ele preconiza, estar uma delas estacionada nos Açores.

Mas para complementar (insisto) precisaríamos de ter um ou dois reabastecedores aéreos para dar maior capacidade de autonomia a essa força.

Ao ritmo a que estão a ser modernizados os aviões nas OGMA, quando a 2ª esquadra estiver pronta, já os F-16 estarão mais obsoletos que os A-7 que foram retirados do serviço há uns anos... 8)
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 03, 2004, 04:36:11 pm
Testes do AIM-9X apartir de F-16.

Edwards test team fires F-16's first AIM-9X Sidewinder

by Leigh Anne Bierstine
416th Flight Test Squadron

EDWARDS AIR FORCE BASE, Calif. (AFPN) -- A test team from the Global Power Fighters Combined Test Force fired the newest variant of the AIM-9 Sidewinder, the X variant, for the first time from an F-16 Fighting Falcon here April 9.

The Sidewinder is a supersonic, heat-seeking, air-to-air missile carried by fighter aircraft. Before this, the AIM-9X had been fired only from F-15 Eagles and U.S. Navy F-18 Hornets.

The test mission is part of the F-16 M4-plus test project currently going on here. The project tests an improved avionics system that will be used to upgrade about 600 active-duty F-16 aircraft.

This was the first firing in a series of tests designed to clear the new variant for use on the F-16, said Capt. Chad Hale, 416th Flight Test Squadron operations engineer for the project. The initial flights are designed to validate the effects predicted by its contracted developer.

The team's first two firings are unguided, and the flight profiles will build up to three guided firings against subscale drones, Captain Hale said.

In its first test, after clearing the aircraft, the missile was programmed to perform a high-G dive into the ground. Maj. Ray Toth, 416th FLTS test pilot, fired the new Sidewinder.

"The test went as planned, and there were no surprises," said Major Toth, who fired the missile over a test range at nearby China Lake Naval Air Weapons Center.

The team also evaluated how the new Sidewinder variant works with the Joint Helmet Mounted Cueing System. It is compatible with the system, which is designed to acquire targets easier and decrease aircrew workload.

Results of the tests will have big payoffs for combat pilots, said Maj. Monte Cannon, a project pilot and 416th FLTS F-16 chase pilot for the mission.

"The AIM-9X test marks a tremendous increase in combat capability for the F-16," Major Cannon said. "Together, the Joint Helmet Mounted Cueing System and the missile will provide a lethal combination for pilots who find themselves in visual engagements."

The latest variant has the same rocket motor and warhead as the AIM-9M, which is the most current operational variant of the missile. However, the AIM-9X has major changes from previous versions including increased flight performance.

The Sidewinder was originally developed by the Navy for fleet air defense and was later adapted by the Air Force for use on fighter aircraft. Early versions of the missile were used in the Vietnam War.
Título:
Enviado por: Spectral em Outubro 06, 2004, 06:55:01 pm
Bem para retomar este tópico velhinho ( e para tentar manter todas as discussões relacionadas com os F-16 na FAP concentradas ):

Acabei de ler na "Mais Alto" o artigo " AIM-120 AMRAAM- Força Aérea recebe novos mísseis" ( que já agora podia ter indicado a sua versão  :wink: ).

Isto fez-me pensar : e os pods Litening, quando vêm ?  E as LGBs ? E as JDAMs ? E as JSOWs ( acho que também eram estas ) ?

Este equipamento tem vindo a ser anunciado há anos...
Título:
Enviado por: JNSA em Outubro 07, 2004, 01:11:41 am
Citação de: "Spectral"
Isto fez-me pensar : e os pods Litening, quando vêm ? E as LGBs ? E as JDAMs ? E as JSOWs ( acho que também eram estas ) ?

Este equipamento tem vindo a ser anunciado há anos...


Eu continuo sentado...  :wink:
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Outubro 08, 2004, 11:59:18 am
O nosso 15121 ( MLU ).

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.f-16.net%2FPhotoGallery%2Falbum24%2Facz.sized.jpg&hash=0ea7abed8c86706f2f4512c5509afd56)

Citar
PoAF F-16AM #15121 during trials at Monte Real AB on September 29th, 2004. Note that the aircraft is still without paint and registration. (Photo by Jorge Ruivo)


 :arrow: http://www.f-16.net/f-16_photos_album24-photoacz.html (http://www.f-16.net/f-16_photos_album24-photoacz.html)
Título:
Enviado por: lf2a em Outubro 08, 2004, 12:56:13 pm
Aqui vai outra retirada do http://www.airliners.net

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airliners.net%2Fphotos%2Fmiddle%2F5%2F0%2F6%2F678605.jpg&hash=7ea398fdd859cc0a8fb83cfd57ffd2eb)
 :arrow: http://www.airliners.net/photos/middle/9/7/3/676379.jpg

Já agora digam-lá que o 1º F-16AM da FAP não é uma beleza (e equipado com AMRAAM e tudo)!

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airliners.net%2Fphotos%2Fmiddle%2F0%2F3%2F2%2F657230.jpg&hash=9fa549e26a164fa4f992ebdfdb0d743c)
 :?:


E para terminar, o 1º F-16BM da FAP.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airliners.net%2Fphotos%2Fmiddle%2F1%2F8%2F3%2F676381.jpg&hash=4897bf5a6aa37b9e0a7c5a3d5fd08009)
 :arrow: http://www.airliners.net/photos/middle/1/8/3/676381.jpg


Cmpts,
LF2A
Título:
Enviado por: emarques em Outubro 08, 2004, 03:45:42 pm
Sou só eu que estou a ver uma imagem a dizer para ver as fotos em f-16net e mais uns logotipos da airliners.net?
Título:
Enviado por: Jorge em Outubro 08, 2004, 03:49:32 pm
Não eu tambem estou a ver a mesma coisa que tu :?
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Outubro 08, 2004, 03:53:53 pm
Nem o f-16.net nem o airliners permitem link directo.  :oops:
Sendo assim basta escreverem a morada de cada uma das fotos na barra de endereços.
Título:
Enviado por: lf2a em Outubro 08, 2004, 04:32:52 pm
O mais estranho é que eu consigo ver claramente quer a imagem que o Ricardo Nunes postou quer a que eu postei. :wink:  :lol:

Cmpts,
LF2A
Título: F16
Enviado por: Miguel em Novembro 14, 2004, 06:27:47 pm
AFINAL QUANTOS F16 TEMOS :?:

1 SUBMARINO

6 FRAGATAS

E UM TOTAL DE 45000 EFECTIVOS

ALGUEM ME PODE EXPLICAR??????
Título:
Enviado por: Spectral em Novembro 14, 2004, 09:31:49 pm
Pelas minhas contas, 19 F-16A ( dos 20 entregues um caiu), e 5-6 F-16MLU (estimado) de um lote de 21.

O objectivo é lá para 2010 termos 40 F-16 MLU ( duas esquadras).

185 tanques ? Devem estar a contar com os M48, e a maior parte deles já deve estar na sucata...
Título: Re: F16
Enviado por: Pedro Monteiro em Novembro 14, 2004, 09:55:40 pm
Citação de: "miguel"
AFINAL QUANTOS F16 TEMOS :?:

1 SUBMARINO

6 FRAGATAS

E UM TOTAL DE 45000 EFECTIVOS

ALGUEM ME PODE EXPLICAR??????


Essa é uma fonte bastante questionável, ora vejamos, encontram-se alguns erros:
- presentemente temos dois submarinos operacionais (em 2004, um estava em manutenção)
- das seis fragatas, em 2004, encontram-se apenas intregradas na Armada cinco, uma segunda João Belo foi já abatida ao serviço
- a FAP possui já operacionais 19 F-16 A/B e 3 F-16 AM/BM (caças modernizados)
- o Exército possui um total de 100 carros de combate M60 A3 TTS descontando variantes de apoio. Creio (estou a referir de cabeça  :)
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título: re
Enviado por: Miguel em Novembro 15, 2004, 06:14:41 pm
:!:

com apenas 20-22 F16 operacionais

a espanha tem perto de :
90 F18
90 mirages F1 e III

tal desproporcao 1 contra 10 :?:

Marrocos tambem tem:
75 aeronaves tipo Mirage F1,northrop F5 :?:

sera a força aerea uma companhia de transportes aereos?

cumprimentos
Título: Re: re
Enviado por: Pedro Monteiro em Novembro 15, 2004, 07:15:52 pm
Citação de: "miguel"
:oops:
entao estamos tramados :?:


A capacidade militar de Marrocos é pouco significativa: há pilotos com experiência, mas faltam horas de voo à maioria dos pilotos de caça e a operacionalidade da frota é bastante reduzida. Os dados que tenham - Fuerzas Militares del Mundo, 2004 - indicam:
15 Mirage F-1CH
14 Mirage F-1EH
16/3 F-5 E/F Tiger II
10/2 F-5 A/B
4 OV-10
Os Alpha-Jet marroquinos não têm, ao contrário dos nossos, capacidade de ataque. Porém, Marrocos possui três Falcon 20 para guerra electrónica e dois KC-130, uma capacidade a ter em conta.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 15, 2004, 07:47:48 pm
CAROS AMIGOS

alguem sabe qual sera o numero da 2°esquadra ?
seria bem o 202 AGUIAS :lol:

teriamos assim:
2 esquadras F16(36 aparelhos)
2 esquadras ALPHAJET(36 aparelhos)

BASE AEREA 5
Esquadra 201
Esquadra 202

BASE AEREA 11
Esquadra 301
Esquadra 302

ja dava mais respeito :twisted:

que tal???
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Novembro 16, 2004, 01:14:58 pm
Citação de: "miguel"
CAROS AMIGOS

alguem sabe qual sera o numero da 2°esquadra ?
seria bem o 202 AGUIAS :lol:

teriamos assim:
2 esquadras F16(36 aparelhos)
2 esquadras ALPHAJET(36 aparelhos)

BASE AEREA 5
Esquadra 201
Esquadra 202

BASE AEREA 11
Esquadra 301
Esquadra 302

ja dava mais respeito :twisted:

que tal???


O Alpha-Jet é uma razoável aeronave de ataque, mas tem problemas estruturais sérios e o seu armamento é, ainda assim, bastante limitado para os actuais cenários. A FAP não esconde a sua vontade em adquirir novas plataformas: helicópteros de ataque.
O maior problema - ignoremos o dinheiro, a necessidade de estruturas de apoio, manutenção, eficiência - desta frota colossal seria precisamente o factor humano: falta de pilotos e verbas para garantir a sua permanência e treino. Como a FAP tem esse problema, não sei se seria viável... o nosso problema actual não será numérico; será, isso sim, operacional. Quando, num dia normal, não temos mais que 5 Alpha-Jet operacionais, ter duas esquadras...
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 16, 2004, 05:53:14 pm
:shock:
ESSA DE SUBSTITUIR AVIOES POR HELIS?

SO QUEM JA ANDOU EM ZONAS DE COMBATE
E QUE SABE QUE O HELI E MUITO VULNERAVEL

ATE OS NOSSOS GENERAIS DEVERIAM DE SE
LEMBRAR DA GUERRA COLONIAL EM GUINEE
NUM DIA PERDEU QUASE TODOS OS MEIOS
DA BA12 POR CAUSA DO SA7
SE ME LEMBRO ERA DO27 T6 E FIATS G91 QUE
FORAM ABATIDOS

NA MINHA OPINIAO PARA AS MISOES CAS NADA
SUBSTITUA O AVIAO DE CACA
Título:
Enviado por: komet em Novembro 16, 2004, 06:11:51 pm
Aviões de "caca" temos nós bastantes... mas o que o nosso colega queria dizer, é que a nossa capacidade CAS é muito limitada e os Alpha Jet que temos não seriam suficientes para fazer todo esse serviço. Quanto à vulnerabilidade dos helis, acho incorrecto comparar com os tempos da guerra colonial, hoje em dia um helicoptero de ataque moderno possui sistemas como o FLIR, sistemas de navegação que em nada se compara com o que existia à 30 anos atrás, misséis precisos de longo alcance, e talvez numa possível guerra houvesse o bom senso de não os arriscar sem mais nem menos...
Título:
Enviado por: papatango em Novembro 16, 2004, 06:12:32 pm
Citação de: "miguel"
ATE OS NOSSOS GENERAIS DEVERIAM DE SE
LEMBRAR DA GUERRA COLONIAL EM GUINEE
NUM DIA PERDEU QUASE TODOS OS MEIOS
DA BA12 POR CAUSA DO SA7
SE ME LEMBRO ERA DO27 T6 E FIATS G91 QUE
FORAM ABATIDOS


Talvez nos queira dar uma indicação sobre onde é que ocorreram essas perdas e que dia "negro" foi esse. Já que está tão bem informado, sobre a FAP e os seus problemas em África...

Cumprimentos.
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 16, 2004, 06:59:14 pm
:cry:

2° a zona do famoso dia negro se tenho memoria era perto
de guilege e perdemos nesse dia 4 ou 5 avioes e respectivos
pilotos da BA12 Bissalanca, a partir desse dia a FAP praticamento
deixo de poder operar na guinee, eu ate me pergunto se nao
houve um MIG17 que nao tivesse feito algo, pois nessa altura
eram pilotados por cubanos, até chegamos a capturar 1 piloto desse!!!

3° o inimigo estava equipado com o mesmas armas que ha hoje
no IRAQUE
RPG7,SAM7,AK47
cumprimentos
Título:
Enviado por: papatango em Novembro 16, 2004, 07:42:02 pm
Mas você está a falar de memória, ou tem algum dado concreto.

É que num fórum de assuntos militares, normalmente gostamos de trabalhar com coisas concretas.

Pergunto porque não tenho nenhum dado sobre o assunto.

Em 25 de Março foi atingido um FIAT G-91 com a perda do piloto.

Nas operações de Guilege / Guidage e Gadamael / Gadamael-Porto, o principal problema foi exactamente que não havia cobertura aérea, porque ainda não tinha sido determinado como executar os voos, garantindo a segurança dos pilotos.

É exactamente porque não há protecção da Força Aérea, que a operação foi um desastre, do ponto de vista estratégico (já não do ponto de vista táctico).

Por isso gostaria de saber que aviões foram esses, perdidos num só dia, quando a operação de Guilege/Guidage e Gadamael, decorre de 8 a 31 de Maio.

Outra coisa: O FIAT G-91 era ultrapassado para o teatro europeu, mas a mesma coisa não se pode dizer no que respeita ao teatro Africano.

Lembro que chegou a haver noticia de aviões MIG-17 dentro das fronteiras da Guiné-Bissau, que á vista dos FIAT G-91zinhos fugiram a sete pés.

Com os misseis SA-7, o nosso domino aéreo não acabou, apenas passou a ser contestado. Por isso Spínola, nos seus pedidos a Marcelo Caetano, incluiu aviões MIRAGE-F1 supersónicos, para facilmente fugirem aos SA-7 Strela.

Numa guerra, o nosso material só é obsoleto se o inimigo tem meios para o tornar inutil. A realidade, é que o PAIGC sempre teve muita dificuldade em transformar em vantágemn táctica, aquilo que era uma vantagem estratégica de sua parte: O apoio da URSS, do Senegal e da República da Guiné.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 16, 2004, 08:02:45 pm
Papatango tenho esses dados mas infelizmente
estao em Portugal e eu nao ?
e num livro HISTORIA DA GUERRA EM AFRICA
volume I e II

o mas importante agora e nao cometer os erros
do passado :)
Título:
Enviado por: papatango em Novembro 16, 2004, 08:05:10 pm
Alguém tem ideia de que livro se tratará?

Guerra Colonial em dois volumes.

Informações sobre o assunto agradecem-se.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Spectral em Novembro 16, 2004, 08:23:41 pm
Eram Mirage F-1 ou Mirage III os aviões que se falaram ?

Sempre é verdade a operação pelo PAIGC dos MiG-17 ? Não gostaria de estar num Fiat contra eles...

(talvez fosse melhor abrir outro tópico para continuar esta discussão ;))
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 16, 2004, 08:36:43 pm
Citação de: "Spectral"
Eram Mirage F-1 ou Mirage III os aviões que se falaram ?

Sempre é verdade a operação pelo PAIGC dos MiG-17 ? Não gostaria de estar num Fiat contra eles...

(talvez fosse melhor abrir outro tópico para continuar esta discussão :wink:
e por esse motivo que certos paises com em França
mesmo sendo material nao topo gama, mas e produzido
localmento.
a França tambem fiz a mesma experiencia que portugal
quando precisou dos EUA eles viraram as costas!!!! :evil:
Título:
Enviado por: papatango em Novembro 16, 2004, 08:53:22 pm
Link para a Guerra Colonial na Guiné, para falar da questão dos MIG

http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... 4768#14768 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?p=14768#14768)
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 17, 2004, 05:48:14 pm
caras amigos,

gostava de saber, qual sera o numero e nome
da 2°esquadra F16,
por aquilo que ouvi estou confuso!
esquadra 302 ou 304 AGUIAS ?

eu preferia 202 :D

outro assunto na se podia transformar 1 C130
em KC130 ravitalhador?

cumprimentos
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Novembro 17, 2004, 07:13:33 pm
Em 1999, quando os A-7P Coirsair II foram abatidos ao serviço a Esquadra 304 foi desactivado. Especulou-se que esta poderia ser reactivada. Tudo indica, presentemente, que não o será. Surgiram, no entanto, rumores que uma esquadra com a designação "Piratas" poderia vir a ser constituída como Esquadra 202, mas nada certo. Agora, um facto: o F-16 AM 15133 recebeu um Falcão na deriva, enquanto que os que lhe seguiram - um BM (15139) e um AM (15121) - não a apresentam, ainda... agora, o que daqui se conclui são, naturalmente, hipóteses por validar.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro

Citação de: "miguel"
caras amigos,

gostava de saber, qual sera o numero e nome
da 2°esquadra F16,
por aquilo que ouvi estou confuso!
esquadra 302 ou 304 AGUIAS ?

eu preferia 202 :D

outro assunto na se podia transformar 1 C130
em KC130 ravitalhador?

cumprimentos
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 17, 2004, 08:13:53 pm
caro pedro

agradeço por estes esclacecimentos. :wink:

Nao seria ideal termos 3 ravitalhadores aereos
typo KC130 ou KC10?

e que vi a LPM, e nao menciona nada
sobre esses meios, que podiam permitir os F16 operar
em coburtura aerea em Africa por exemplo numa missao
de resgate typo crocodilo.
sem falar da possibilidade de permitir uma parelha em QRA
varias horas em voo.

mais uma vez obrigado pela tua coloboraçao.

cumprimentos
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Novembro 17, 2004, 08:43:06 pm
Citação de: "miguel"
caro pedro

agradeço por estes esclacecimentos. :wink:

Nao seria ideal termos 3 ravitalhadores aereos
typo KC130 ou KC10?

e que vi a LPM, e nao menciona nada
sobre esses meios, que podiam permitir os F16 operar

cumprimentos


Aos F-16 certamente que não. O sistema de reasbatecimento é diferente, característico das aeronaves da USAF, o que impede o reabastecimento aéreo do F-16 por um avião do tipo KC-130. De facto, o KC-130 permite apenas, na nossa frota, o reabastecimento aéreo dos EH-101.
A NATO estuda a hipótese de criar uma frota comum de aeronaves de reabastecimento aéreo, à semelhança da frota de E-3.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: RuiMurteira em Novembro 18, 2004, 07:11:52 pm
Qual o Targenting POD a adquir, pela FAP para os F16 é o Pantera?
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Novembro 18, 2004, 07:15:58 pm
Falou-se ( e fala-se ) na aquisição de 6 RAFAEL Litening II.
Título:
Enviado por: JLRC em Novembro 18, 2004, 08:27:40 pm
Citação de: "miguel"
Nao seria ideal termos 3 ravitalhadores aereos
typo KC130 ou KC10?


Caro Miguel
Espero que não leve a mal que corrija o seu português. Eu sei que está à muito tempo em França e portanto é natural que tente aportuguesar algumas palavras francêsas e será certamente o caso de "ravitalhadores", palavra inexistente em português e derivada, suponho, de ravitailler (abastecer). Em português diz-se reabastecedor. Portanto os aviões KC130 são aviões reabastecedores.
Cumptos
Título:
Enviado por: komet em Novembro 18, 2004, 11:09:29 pm
Citação de: "JLRC"
Citação de: "miguel"
Nao seria ideal termos 3 ravitalhadores aereos
typo KC130 ou KC10?

Caro Miguel
Espero que não leve a mal que corrija o seu português. Eu sei que está à muito tempo em França e portanto é natural que tente aportuguesar algumas palavras francêsas e será certamente o caso de "ravitalhadores", palavra inexistente em português e derivada, suponho, de ravitailler (abastecer). Em português diz-se reabastecedor. Portanto os aviões KC130 são aviões reabastecedores.
Cumptos


Por momentos pensei que já existisse algum novo género de avião de suporte que eu desconhecesse... já estava a pensar que era mais leigo que aquilo que sou... lol
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 20, 2004, 03:06:46 pm
:wink:
para qué BGL ?
devemos apostar em forças de defesa do territorio, e não de supletivos,de outros paises :x

en contrapartida podiamos ter mais misseis AMRAAM eu diria no minimo
ums 80.
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 24, 2004, 09:48:30 pm
:D  e os eurofighter foram feitos na urgencia pelo RU e Alemanha,Italia para completar o fracasso dos tornado, mas estes tambem vão acabar igual :wink:
Título:
Enviado por: JNSA em Novembro 25, 2004, 11:07:13 am
Miguel, não leve a mal a pergunta, mas andou a fumar alguma coisa?... :lol:
Citação de: "Miguel"
o F16 é neste momento o melhor caça do mundo,
a seguir eu diria o Mirage2000,

Em primeiro lugar, as comparaçõs de aviões são quase sempre inúteis, e não levam a lado nenhum.

Em segundo lugar, existem muitas versões, quer do F-16, quer do Mirage 2000 - a quais é que se está a referir?

E não, o F-16 não é, nem de perto, nem de longe, o melhor caça do mundo. Um F-16 block 60 ou um F-16I são aeronaves de grande qualidade, mas não são topo de gama, e nós não temos nenhum dos dois.

Se quisermos ir apenas para o vector de combate aéreo, o F-22 está a frente de tudo (é verdade, já está ao serviço... :lol:  entre o F-15C com radar AESA e o Su-30MKI. A seguir, eu colocaria o F-14D (com o desaparecido Phoenix). Só depois vêm outros caças, de qualidade indiscutível, mas que não chegam ao nível destes - o F-16 block 60, o F-16I, o Grippen, o Tornado F.3, o F-18 E/F, o Mirage 2000, o MiG-29SMT, etc...

Quanto às missões ar-solo, neste momento o F-15E é rei e senhor, seguido do Tornado Gr.4, e depois temos as últimas variantes do F-16, F-18, Mirage 2000, etc. Claro que quando os Typhoon, Rafale, F-22 e F-35 estiverem totalmente preparados para usar armamento ar-solo, todos estes passam para um plano secundário...

Citação de: "miguel"
os F18 foram construidos, e exportados para a northrop não ir a falencia, pois na altura o F18 era o XF17 e perdeu o concurso da US Air Force frente ão XF16, portanto a espanha tem socatas voadoras

Os YF-17 perderam a competição sobretudo por uma razão - a USAF procurava um caça barato, para combate diurno, e que não precisava de ser um bi-motor.

As versões iniciais do F-18 são possivelmente melhores, ou pelo menos equivalentes, às dos primeiros F-16.

A Espanha tem tudo menos "sucatas voadoras" - os F-18 são aviões razoáveis, e que já sofreram upgrades. Estão também melhor armados que os F-16 portugueses.

Citação de: "miguel"
os eurofighter foram feitos na urgencia pelo RU e Alemanha,Italia para completar o fracasso dos tornado, mas estes tambem vão acabar igual

O Tornado ADV e o Tornado IDS são respectivamente, um dos melhores interceptores da guerra fria, e um dos melhores aviões de ataque à baixa altitude. Não são de modo nenhum um fracasso... :?
Título:
Enviado por: lf2a em Novembro 25, 2004, 11:19:27 am
Citar
o F16 é neste momento o melhor caça do mundo,
a seguir eu diria o Mirage2000,
os F18 foram construidos, e exportados para a northrop não ir a falencia, pois na altura o F18 era o XF17 e perdeu o concurso da US Air Force frente ão XF16, portanto a espanha tem socatas voadoras  e os eurofighter foram feitos na urgencia pelo RU e Alemanha,Italia para completar o fracasso dos tornado, mas estes tambem vão acabar igual  
Portanto a FAP esta na vanguarda da ELITE.


Miguel,
Diga-me que está a brincar!!!

Cmpts,
LF2A
Título:
Enviado por: E-migas em Novembro 25, 2004, 01:36:20 pm
O F-16 AM/BM é uma aeronave capaz!
E de acordo com o que muito foi dito, poderá ser obsoleta em 2011, altura em que os Upgrades dos F-16 da FAP acabam!

Mas de qualquer modo, mesmo com um F16 obsoleto, estaremos em melhor situação do que quando a FAP  tinha o A-7 Corsair, que embora fosse uma magnifica aeronave de ataque, não era de modo algum caça ou interceptor, papel que tiveram de desenrascar!

Com alguma sorte em 2010 (ou mais Cedo) o Governo da altura comerçará a pensar em novas esquadras de aeronaves mais recentes e modernas, passado o f-16 a ser um puro Bombtruck (ou ter outra função mais adaptada às circunstâncias)

Com alguma sorte acabaresmo por ter a Mistura Hi-Lo que era pretendida com o F-15 e F-16 na USAF.
Se não tivermos sorte....aguentemos...

Mesmo assim um F-16 com um piloto capaz ainda é capaz de fazer a vida negra a F-18's e demais.

O treino dos pilotos é tão importante como as aeronaves que pilotam, bem como o armamento disponível!

Assim...esperemos o melhor!
Título:
Enviado por: Spectral em Novembro 25, 2004, 06:10:22 pm
Bem o JNSA já disse o essencial, portanto só mais uns comentários.

1-Uma mistura "hi-low" é um sonho irrealizável. Se países como a Holanda, Noruega, Bélgica, Dinamarca, e no futuro muito possívelmente Itália, Alemannha ou Espanha, já estandarditazaram num único aparelho, como teríamos nós capacidade para dois ?

2-O projecto F-16A/BM fazia todo o sentido e estava na linha da frente ( ao nível dos F-16block 40+/50) em meados dos anos 90 e foi adoptado pelos países europeus nessa altura. Nós nem iniciamos o programa muito tarde ( 99 acho eu, mas estou a falar de cabeça), mas está a demorar decididamente demasiado tempo. De tal maneira que os F-16block 50+ (para a Grécia e Polónia) novos de fábrica hoje em dia já têm diferenças significativas, por exemplo  nível do radar e equipamentos de guerra electrónica.

3- As comparações F-16 vs Mirage2000 vs MiG-29, ou Su27 vs F-15 , ou EF-Typhoon vs Rafale vs Su-30MKI vs F/-22 são clássicas e fazem falta em qualquer fórum deste tipo :wink:
Título:
Enviado por: E-migas em Novembro 25, 2004, 07:10:50 pm
Citação de: "Spectral"
Bem o JNSA já disse o essencial, portanto só mais uns comentários.

1-Uma mistura "hi-low" é um sonho irrealizável. Se países como a Holanda, Noruega, Bélgica, Dinamarca, e no futuro muito possívelmente Itália, Alemannha ou Espanha, já estandarditazaram num único aparelho, como teríamos nós capacidade para dois ?


Percebo que não me tenha explicado bem...
Mas acho que podemos sempre ter dois tipos de aparelho: Um mais avançado dedicado a outras tarefas (como superioridade aérea) e outro menos avançado (tipico bomb truck -avião de treino, etc.).

Em qualquer Força Aérea a susbtituição de aeronaves não seria do tipo, trocar 40 F-16 (por exemplo) por 40 F-35. Seria faseada, sobretudo se fossem comprados novos.
Assim existiriam sempre dois tipos ou mais, de aviões no activo.
O truque acho eu, deve ser conseguir que ele funcionem nessa mistura hi-lo (já agora não acredito que o F-16 possa ser encarado como o extremo Lo da coisa, talvez dependendo da versão).

Para mim a Força aérea, se pudesse , deveria ter 2 esquadras de Aviões de 1ª Linha e 2 de Bombtrucks, treino e demais.... (80 aeronaves eu sei, é pedir muito sobretudo se não temos pilotos para tudo)
Mas isto é wishful thinking!
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 25, 2004, 07:41:37 pm
:wink: vejam os AMRAAM.
e os nossos pilotos, no dizer de muitos pilotos franceses, são sem duvida dos melhores do mundo!!!
por isso os espanhois podem ter F18 e outras sucatas, que nada lhes valeria,
alias como voces sabem eu fui legionario, e na 1° batalha que a legion fez eram apenas 50 homens e o inimigo 3000 hispanos e levaram no fusinho :wink: ) e eles tinham tudo que queriam mas ficaram de boca aberta com os nossos resultados.
Quero aqui referir que a arméé de lair com os seus Jaguar e Mirage F1, faziam missões todos os dias para nos apoiar,enquanto os italianos com os seus tornados fizerem uma missõe e prontos :twisted:

um abraço a todos os nossos militares que fazem o orgulho da nossa nação.

cumprimentos
Título:
Enviado por: dremanu em Novembro 26, 2004, 12:46:38 am
Citar
...alias como voçés sabem eu fui legionario, e na 1° batalha que a legion fez eram apenas 50 homens e o inimigo 3000 hispanos e levaram no fucinho

 :Palmas: :Palmas::Palmas::Palmas::Palmas::Palmas:

Citar
agora acho pouco intelligente da parte de algums frequentadores deste forum, dizer que não temos nada de bom porque isso não é verdade


Estou 100% de acordo, o povo Português é bom....as vezes é bruto, mas é um povo trabalhador, esforçado, e generoso, quem o vê em ação por esse mundo fora reconhece o verdadeiro valor que tem.
Título:
Enviado por: nestor em Novembro 26, 2004, 03:29:00 am
Citar
os nossos F16 estão bem equipados :wink: vejam os AMRAAM.
e os nossos pilotos, no dizer de muitos pilotos franceses, são sem duvida dos melhores do mundo!!!
por isso os espanhois podem ter F18 e outras sucatas, que nada lhes valeria,


¿Y los F-18 españoles portan patatas?

Los F-18 salieron ganadores en el programa FACA a principios de los años 80 frente a F-16, Mirage 2000 y Tornado.

En aquel entonces el F-18 era un avión MUY SUPERIOR al F-16, sin embargo éste último con el transcurso del tiempo se ha ido desarrollando para LLEGAR AL NIVEL del F-18. Osea, lo que el F-18 tenia cuando fueron comprados por España es lo que actualmente estan consiguiendo tener los F-16.

No será tan inutil el F-18 cuando los portaaviones norteamericanos llevan 1/3 de Hornets.

Tambien los F-18 han sido modernizados y estan capacitados para portar AMRAAN, Sidewinders, Maverick, Harpoon, Taurus y todo lo demas que pueda llevar un F-16.

Ademas, los F-18 son aviones navales y por tanto mucho mas duros que los F-16 desde el punto de vista estructural y son BIMOTORES lo que siempre es recomendable.

http://groups.msn.com/_Secure/0WwCJAlQcWjLMmd*vnDLavDuw5Py8i73DOmICuIeb1tDu7BZs*QTcYLlAdoLHHWrVp05IHQ1FZn9zMHuvLTjoAUiF6ofyJfailrp0ecVZPPZaTIi5hIYBcsOdNIp4Y6SUUTMyq95x0bc/F_A18_colisionen%20vuelo_1.JPG?dc=4675477227023358728

http://groups.msn.com/_Secure/0WgDdAvYbZBHMmd*vnDLavDuw5Py8i73DOmICuIeb1tDxguYqLksg01V*vS4QzUiTzCIAYTQFmhMN4tKp0p94p*P!8F4!LomAyDQmGMpOUi*uQBXSIJJ7v7xsYybnJUs*0fURFsggs*o/F_A18_colisionen%20vuelo2.JPG?dc=4675477227318714085

Saludos.
Título:
Enviado por: E-migas em Novembro 26, 2004, 09:39:06 am
O F-16 ganhou o concurso contra  o YF-17 por que era mais ágil em todos os regimes de velocidade com a excepção do Mach 0,9.

O F-18 tem versões terrestres/não navais!

O excesso de peso da Versão Naval é na realidade um impedimento em operações overland contribuindo para um menor alcance (maior peso bruto, menos combustível, etc.)

Quanto a dois motores: também se costuma dizer que quando há dois, há mais hipoteses de os dois falharem. (Noções geralmente veiculadas pelos fabricantes competidores)

O F-16 sempre foi um avião mais versátil do que o F-18! Vejam-se o F-16 XL ou AFTI.

Caso fosse feito um upgrade AFTI aos F-16 do Mundo estes ficariam "quase" equivalentes aos Sukhoi com motores Vector Thrust!

O F-16 não cresce para se tornar melhor, modifica-se!

Mas, mesmo assim os F-16 e os F-18 são boas aeronaves e nas mãos de bons pilotos fazem o que lhes pedem!


P.S. Fazer um concurso entre o F-18 o F-16 e o Mirage 2000 parece-me realista, uma vez que são aeronaves comparáveis!
Misturar o Tornado só deve significar que o concurso estava viciado....
 :twisted:
Título:
Enviado por: JNSA em Novembro 26, 2004, 10:40:48 am
Citação de: "miguel"
os nossos F16 estão bem equipados Wink vejam os AMRAAM.
e os nossos pilotos, no dizer de muitos pilotos franceses, são sem duvida dos melhores do mundo!!!
por isso os espanhois podem ter F18 e outras sucatas, que nada lhes valeria,


Miguel, os nossos F-16 dispõem, de momento, de 10 AMRAAM. Ou seja, na melhor das hipóteses, num cenário perfeitamente irrealista, os F-16 portugueses conseguem abater 10 alvos em regime BVR. Para além disso, devemos ter actualmente não mais do que 3 F-16 com MLU, e só estes é que estão ao nível dos F-18 espanhóis; os restantes estão em desvantagem.

Quanto a armamento ar-solo, a comparação ainda é mais a favor dos espanhóis, visto que se preparam para adquirir misseis de cruzeiro, enquanto nós vamos comprar uns 30 kits para JDAM.

Depois de gastarmos, numa hipotética e improvável guerra com Espanha, o pouco armamento moderno que temos, e depois as escassas reservas de guerra de que dispômos, o que é que sugere? Que se ataquem os F-18 espanhóis à pedrada?...:roll:
Título:
Enviado por: nestor em Novembro 26, 2004, 11:51:07 am
Citar
O F-18 tem versões terrestres/não navais!



Tal vez no he entendido bien ¿has dicho que el F-18 tiene versión terrestre?

Aqui unas fotos de los F-18 españoles:

http://abap.host.sk/20020716/wallpaper_f-18_-_004.jpg

Parece que el enlace no sale, pero basta con copiar y pegar.

¿Me puedes decir que ese gancho del F-18 español y para que sirve?

En cuanto al valor y la disciplina ¿que te hace pensar que los pilotos españoles no tienen esas cualidades?

Y preparación y horas de vuelo...

Saludos
Título:
Enviado por: E-migas em Novembro 26, 2004, 12:10:19 pm
Citação de: "nestor"
Citar
O F-18 tem versões terrestres/não navais!


Tal vez no he entendido bien ¿has dicho que el F-18 tiene versión terrestre?

Aqui unas fotos de los F-18 españoles:

http://abap.host.sk/20020716/wallpaper_f-18_-_004.jpg

Parece que el enlace no sale, pero basta con copiar y pegar.

¿Me puedes decir que ese gancho del F-18 español y para que sirve?

En cuanto al valor y la disciplina ¿que te hace pensar que los pilotos españoles no tienen esas cualidades?

Y preparación y horas de vuelo...

Saludos


Acho que expliquei mal....
Sim o F-18 tem uma versão "Terrestre" não navalizada. Os CF-18 canadianos são bons exemplos.

Os F-18 Espanhóis podem ser antigos F-18 da US Navy.

Muitos aviões têm ganchos, julgo eu que devem poder fazer o mesmo tipo de aterragem que num Porta-aviões mas numa pista, ou então pode ser uma herança.
Os antigos A7 da USAF também tinham esse gancho...

Talvez os nossos colegas de Forum possam explicar e ou corrigir esta minha ideia.

Quanto ao treino dos Pilotos...Longe de mim estar a julgar que os Pilotos espanhõis têm menos treino...

Aliás refiro que "Mas, mesmo assim os F-16 e os F-18 são boas aeronaves e nas mãos de bons pilotos fazem o que lhes pedem! "

Não faço um julgamento de valor..... :roll:
Título:
Enviado por: emarques em Novembro 26, 2004, 12:41:39 pm
Se não me engano os F-16 noruegueses também têm ganchos. Supostamente para travar ao aterrar em pistas geladas. (ou era outro sistema de travagem "especial"?)
Título:
Enviado por: fuenla em Novembro 26, 2004, 01:29:11 pm
Citar
Sim o F-18 tem uma versão "Terrestre" não navalizada. Os CF-18 canadianos são bons exemplos

Del F-18 en principio se iba a realizar una version terrestre (F-18L), pero al final TODOS son iguales. Los F-18 canadienses prescinden del gancho de lanzamiento en el tren de aterrizaje delantero, por lo demas, son exactamente identicos a los españoles.

Por lo tanto NO existe una version terrestre del F-18.

Citar
Os F-18 Espanhóis podem ser antigos F-18 da US Navy


Los F-18 del programa FACA (60 A´s y 12 ´B) se compraron NUEVOS, los unicos usados son los 24 ´A adquiridos de segunda mano a la US Navy.
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Novembro 26, 2004, 02:04:57 pm
Citação de: "emarques"
Se não me engano os F-16 noruegueses também têm ganchos. Supostamente para travar ao aterrar em pistas geladas. (ou era outro sistema de travagem "especial"?)


E os nossos. Há, aliás, uma interessante foto de um F-16A da FAP na pista da BA5 retido pelos cabos no livro dos 50 Anos da FAP.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Spectral em Novembro 26, 2004, 05:26:42 pm
Os F-16 noruegueses também têm (tinham, antes do MLU) pára-quedas, para poderem aterrar em pistas menores.

O nestor tem razão: o F-18, o F-16 e o Mirage 2000 são comparáveis ( emboram em termos de massa o 1º esteja noutra classe).

O grande problema do F-16A é que, apesar do seu radar o permitir, não pussuía mísseis BVR por opção da USAF ( questões de doutrina, relacionadas com o F-15 e conclusões da guerra do Vietname). Isto provou ser uma grande falha porque aviões como o F-18 ou o Mirage2000 sempre os tiveram, algo que era ainda mais gritante em países que só possuíam o F-16.

Apenas com o MLU (e a versão ADF, que devia ter sido a standard,  :roll:) o F-16 recebeu os AMRAAM.

Já agora, quando receberam os Hornet espanhóis o AMRAAM ? Esta capacidade foi incluída a partir dos modelos C/D, e acho que os espanhóis eram de origem A/B.
Título:
Enviado por: fuenla em Novembro 26, 2004, 06:19:42 pm
Citar
Já agora, quando receberam os Hornet espanhóis o AMRAAM ? Esta capacidade foi incluída a partir dos modelos C/D, e acho que os espanhóis eram de origem A/B.


El Ejercito del Aire ya dispone de los primeros AMRAAM (primer lote de 100 unidades) desde hace un tiempo. De hecho, hace un par de meses se realizo el primer disparo de un misil de ese tipo en la Peninsula Iberica.
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 26, 2004, 06:45:40 pm
Citação de: "fuenla"
Citar
Já agora, quando receberam os Hornet espanhóis o AMRAAM ? Esta capacidade foi incluída a partir dos modelos C/D, e acho que os espanhóis eram de origem A/B.

El Ejercito del Aire ya dispone de los primeros AMRAAM (primer lote de 100 unidades) desde hace un tiempo. De hecho, hace un par de meses se realizo el primer disparo de un misil de ese tipo en la Peninsula Iberica.
:lol:

quando entrou em serviço, o porta-aviões charles de gaulle, a aeronaval françesa, estava equipada com F8 crusader, para defesa aérea e Super etendard para ataque, apos varios testes sobre o F18 HORNET a marinha françesa preferiu esperar algums anos sem caças verdadeiros, até chegar agora uma versão do Rafale Naval que ficou muito caro os contribuintes, a conclusão dos pilotos foi que os F18 eram muitos pesados e pouco vérsatil  :wink:

Por isso digo o F16 é superior  :wink: é que ha algums pessimistas aqui. :P
Título:
Enviado por: fuenla em Novembro 26, 2004, 06:51:55 pm
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os F18 eram muitos pesados e pouco vérsatil


¿Poco versatil el F-18? Es el PRIMER avion diseñado desde el principio como CAZABOMBARDERO, cuando el F-16 no operaba mas que con sidewinders y bombas convencionales, el F-18 ya tenia misiles sidewinder, sparrow, harpoon, maverick, harm, bombas de guiado laser, etc etc etc. La mayoria de paises que operan el F-16 lo hacen por que su economia no puede permitirse el Hornet.

Ademas, debo recordar que ha sido el PRIMER avion en derribar aviones enemigos (un par de F-7 iraquies) a la que vez que realizaba una mision de ataque a tierra en 1991.
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 26, 2004, 07:05:31 pm
o F16 é a melhor escolha em ratio qualidade-preço,
agora ja se sabe que algums não sabem disso, e espetam-se nos mais caros(F18) que gasta até mais keroséne que o F16 :lol: se fosse assim tão bom porqué paises como Austria preferirem o JS39Grippen que é portanto do mesmo fabricante que o Eurofighter, alias parece-me que Africa do sul escolheu JS39 e republica checa etc....
O eurofighter não tem nenhum sucesso commercial!
e apenas para os 4 paises italia, espanha ,UK,alemanha

o F16 FAP tambem estão equipados com Maverick,Harm,etc....
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 26, 2004, 07:09:50 pm
Citação de: "fuenla"
Citar
os F18 eram muitos pesados e pouco vérsatil

¿Poco versatil el F-18? Es el PRIMER avion diseñado desde el principio como CAZABOMBARDERO, cuando el F-16 no operaba mas que con sidewinders y bombas convencionales, el F-18 ya tenia misiles sidewinder, sparrow, harpoon, maverick, harm, bombas de guiado laser, etc etc etc. La mayoria de paises que operan el F-16 lo hacen por que su economia no puede permitirse el Hornet.

Ademas, debo recordar que ha sido el PRIMER avion en derribar aviones enemigos (un par de F-7 iraquies) a la que vez que realizaba una mision de ataque a tierra en 1991.


fuenla vocé esta enganado, quem entrou em 1° em combate foi os F16 de israel que abaterem varios MIG sirianos, no libano em 1986 , e foram os f16 de israel que atacaram a 1° central nuclear iraquiana em 86-88 :twisted:
Título:
Enviado por: fuenla em Novembro 26, 2004, 07:20:40 pm
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fuenla vocé esta enganado, quem entrou em 1° em combate foi os F16 de israel que abaterem varios MIG sirianos, no libano em 1986 , e foram os f16 de israel que atacaram a 1° central nuclear iraquiana em 86-88


No amigo, no me has entendido bien. Los aviones pueden realizar dos tipos de misiones, AIRE-AIRE y AIRE-TIERRA. Los F-16 israelies derribaron aviones sirios cuando iban en mision AIRE-AIRE y atacaron el reactor nuclear de Osirak mientras iban configurados como AIRE-TIERRA, mientras que los F-18 derribaron los cazas iraquies mientras iban configurados en mision AIRE-TIERRA. Son los UNICOS aviones que han hecho eso. Es decir, un F-16 puede despegar en mision AIRE-AIRE o AIRE-TIERRA, pero un F-18 cuando lo hace, puede desempeñar ambos tipos de misiones a la vez.

Amigo Miguel, Austria ya firmo el contrato por 24 Typhoon. Efectivamente, es un avion con relativamente excaso valor comercial, pero lo es por que es extremadamente caro y complejo, por eso solo puede ser utilizado por avanzadas fuerzas aereas. Los paises que eligen el Gripen lo hacen por que el Typhoon es demasiado caro y complejo para ellos.
Título:
Enviado por: NotePad em Novembro 26, 2004, 07:25:23 pm
...
Título:
Enviado por: fuenla em Novembro 26, 2004, 07:34:30 pm
Citar
como em espanha esta tudo concentrado em madrid


¿En que te basas para decir eso?

Ademas, te olvidas de la Artilleria Antiaerea española, que esta compuesta de 36 lanzadores HAWK, 13 ASPIDE, 18 ROLAND, 108 MISTRAL y 8 NASAMS, sin contar con 340 cañones de 20 mm, 92 de 35 mm y 100 de 40 mm, sin contar con la cercana llegada de al menos 8 lanzadores PATRIOT.

Luego tenemos la aplastante superioridad numerica: alrededor de 90 F-18, 65 Mirage F1, 20 Harrier (tambien con AMRAAM) y los primeros Typhoon (con un total de 87) contra tan solo 40 F-16

Un F-16 portugues podria llegar a Madrid, pero jamas regresaria a Portugal.
Título:
Enviado por: J.Ricardo em Novembro 26, 2004, 07:43:34 pm
Citação de: "NotePad"
Penso que nisto quem sabe mais são os americanos e no final de contas, e sem dizer que um e melhor ou outro e melhor, os melhores pilotos e geralmente mais velhos americanos são colocados atraz dos comandos de um  F-16, quando não aos comandos de um prototipo, a escolta do Air Force One é quase sempre constituida por F-16 e a unica razão que fez com que os F-18 fossem os primeiros a ser utilizados no golfo foi o facto de serem navalizados...


NotePad, você esta cometendo um erro, os pilotos mais velhos podem até pilotar os F-16 (acho mais coerente pilotarem os F-15, mas quem sou eu para dicutir como Tio Sam...), mas não se esqueça que a USAF não possui F-18, portanto nem se quisesem os pilotos da FA pilotariam os F-18. E todas as vezes que ví a fotografias do FA1 ele estava sendo escoltado por F-15.
Título:
Enviado por: E-migas em Novembro 26, 2004, 07:54:19 pm
Citação de: "fuenla"
Citar
os F18 eram muitos pesados e pouco vérsatil

¿Poco versatil el F-18? Es el PRIMER avion diseñado desde el principio como CAZABOMBARDERO, cuando el F-16 no operaba mas que con sidewinders y bombas convencionales, el F-18 ya tenia misiles sidewinder, sparrow, harpoon, maverick, harm, bombas de guiado laser, etc etc etc. La mayoria de paises que operan el F-16 lo hacen por que su economia no puede permitirse el Hornet.

Ademas, debo recordar que ha sido el PRIMER avion en derribar aviones enemigos (un par de F-7 iraquies) a la que vez que realizaba una mision de ataque a tierra en 1991.



O F-16 começou por caça Interceptor (leve e ági), passou por caça-bombardeiro, foi aeronave de CAS/BAi com uma versão especifíca (o A-16 apenas protótipo) Multirole com o F16 XL (protótipo), com o F16C e D Mk 40 ou 50 Já eram Hunter Killers de Radares (com o AGM-88 Harm) e na Noruega com o missil Peguin era Ship Killer.

Sempre com a mesma aeronave base (e alguns ajustes)!

O Harpoon nunca foi uma arma utilizada apela USAF... a não ser no B-52
no fundo dar cabo de navios é tarefa de marinheiros!

O F-16 é um bom Caça-Bombardeiro (multirole) capaz do que se lhe pede, seja em que área for!

O F-18 é um produto desasjustado - é um mau avião naval, falta-lhe alcance e a capacidade de carregar mais armas (ou menos bom avião, não é nenhum F-4 ou A-4 ou A-7).
Duas facetas muito importantes na aviação naval!

Daí a necessidade de susbtituir toda a frota de F-18 da US Navy por um avião maior, com mais capacidade que corrige muitos males: o F18 E/F.

Como avião baseado em terra, a história muda (acho que pouco) porque mudam as necessidades!

Ao F16 juntaram-lhe uns Fast Packs, mudaram o software e hardware, talvez o motor... e bingo: Temos o  F-16 Mk 60!

Acho que o que demonstra a versatilidade de um avião é a capacidade que este tem de se adaptar às novas realidades e necessidades com o minimo de mudanças.

De F-18 A/B/C/D não se faz um Upgrade para um E/F!

De F-16 A/B/C/D Mk50 faz-se o Update para Mk60! (ignorando o custo!)

(ou estarei errado? :roll: )
Título:
Enviado por: Spectral em Novembro 26, 2004, 07:56:47 pm
Citar
o F-16 é ate o avião que foi utilizados no desenvolvimento do F-22 como modelo de avaliação pelo qual o F-22 foi testado/comparado


O F/A-22 é o sucessor directo do F-15 em todas as possíveis comparações. O sucessor do F-16 ( e no estrangeiro também) será o F-35. (E a única coisa que poderia ser comparada justamente com o F/A-22 seria o YF-23 :wink: ).

Em teoria deve ser possível colocar um desses radares num block50+.
Título:
Enviado por: papatango em Novembro 26, 2004, 08:01:52 pm
Sobre os AIM-120 AMRAAM espanhois e baseado no que conheço:

Segundo o proprio Ejercito del Aire e publicações especializadas, os 100 AMRAAM comprados pela espanha (só alguns entregues) não são para os F-18, mas sim para o Eurofighter.

Independentemente disso, os F-18 mais recentes do ejercito del aire, podem utilizar o AIM-120 AMRAAM, embora não esteja previsto que o façam.

Eventuais atrasos nas entregas do Eurofighter, podem levar o EdA a equipar uma esquadra de F-18 com AIM-120.

Os F-18 Espanhois estão repartidos por quatro bases diferentes e não estão  necesáriamente em Madrid.

Tentando fazer uma análise tão racional quanto possivel, os F-18 espanhois, mesmo depois do MLU, não serão, do ponto de vista global superiores aos F-16 portugueses, em alguns aspectos muito pelo contrario. Do ponto de vista das tácticas, basta dizer por exemplo que o tecto máximo do F-16 é superior ao F-18, o que desde logo, dará ao F-16 uma enorme vantagem táctica (se aproveitada)

Se ocorrer o contrário, a ligação aos radares em terra, e o alcance "lookup" dos F-16, que é superior ao "lookdown" do F-18 deverá permitir aos aviões F-16 ter conhecimento de onde estão os F-18. Além disso há o apoio dos radares terrestres. Por isso os radares são preferêncialmente o primeiro alvo a abater.

O problema principal, é que os radares não estão protegidos convenientemente.

Mesmo contra o Eurofighter, se os radares estiverem operacionais, e as ligações com os F-16 funcionarem, pelo menos em teoria a enorme superioridade do radar do Eurofighter será bastante reduzida, numa situação de ataque.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 26, 2004, 08:13:27 pm
papatango bastaria termos 2 batarias patriot para defesa dos radars e prontos  8) ,e mesmo que as pistas tivessam destruidas 1 F16 pode descolar e aterrar numa estrada :wink: algums bunkers etc....
eles não nos comiam :twisted:

haha e eles tem muitos problemas de pessoal, que ném o material lhes valia.
sobre o F16 se israel esta equipado com esse aparelho não e estranho,eles nunca quiserem F18.
Título:
Enviado por: NotePad em Novembro 26, 2004, 08:54:43 pm
...
Título:
Enviado por: NotePad em Novembro 26, 2004, 09:02:13 pm
...
Título:
Enviado por: papatango em Novembro 26, 2004, 10:32:00 pm
Bom, os nossos F-16 podem teoricamente chegar a Madrid em apenas alguns minutos, mas isso não adianta de grande coisa. Por lá há misseis Hawk (mesmo ultrapassados são de respeito e misseis Sparrow - se não me engano).
As capacidades de defesa existem, exactamente se os poucos recursos que há forem convenientemente utilizados e isso, implica não gastar nada a mais que o que é necessário.

Os F-16, depois do MLU e do Falcon-up ficam relativamente recentes, mas estão na mó de baixo.

Tenho aqui uma comparação que é apenas parcial, por falta de mais dados, sobre quatro aviões:
http://freehost01.websamba.com/areamili ... rativo.asp (http://freehost01.websamba.com/areamilitar/opiniao/F16_MLU_Comparativo.asp)

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 26, 2004, 11:06:18 pm
a proposito dos HAWK, ouvi dizer que era impossivel lança-los agora porque ja não se fabrica os sobresoletantes,os paises que uzavam o hawk era a holanda,alemanha, frança,belgica ?
nessa altura havia tambem 1 missil terra terra, que era o Honest John,uma especie de scud a moda us.
Título:
Enviado por: E-migas em Novembro 26, 2004, 11:16:08 pm
Citação de: "Spectral"

Algumas correcções e-migas:

a evolução geral das missões está correcta no geral, embora ele tenha sio desenhado com um grau de polivalência desde o início ( e desde os primeiros anos que equipou esquadras  de "fighter-bomber" antes equipadas com o mítico F-4 Phantom).

O F-18 é um bom caça polivalente naval, mas óbviamente em alguns parâmetros fica atrás de aparelhos especializados como o A-6. O F-18E ( que na realidade tem pouco em comum com os modelos anteriores) é uma péssima solução de compromisso porque vai ter que cumprir as funções de intercepção/defesa de frota ( do F-14) caça polivalente (F-18) , ataque (A-6) e até reabastecimento! Para as duas primeiras funções é demasiado lento e menos ágil que as versões anteriores, e para a última falta-lhe alcance.

Os block60 são até ao momento únicos: apenas encomendados pelos Emirados Árabes Unidos são block50+ com algumas modificações,das quais a mais relevante é o  radar AESA ( radares de varrimento electrónico de nova geração), optimizados para ataque ao solo. Devido a várias modificações, o seu peso subiu bastante e portanto o seu T/W ( relação potência/peso) é um pouco baixa para um caça. Os F-16I ou os F-16block50+ são mais equilibrados. E, aparentemente, estes block 60 custaram uma barbaridade ( mas eles são árabes, logo pouco lhes interessa  :oops:

Mas permita-me acrescentar algo:

Adaptar "Fast Packs" aos F-16, além do Radar AESA permitiria além das vantagens do Radar, ter um alcançe maior e mais armamento com uma missão com a mesma distância.

Isso equivale a mais estragos!

Quanto ao F-18 posso ter exagerado! :oops:
Título:
Enviado por: nestor em Novembro 26, 2004, 11:39:01 pm
Citar
Segundo o proprio Ejercito del Aire e publicações especializadas, os 100 AMRAAM comprados pela espanha (só alguns entregues) não são para os F-18, mas sim para o Eurofighter.

Las cosas que hay que leer en este foro...

Los 100 AMRAAM podran ser usado tanto por los Eurofighter como por los F-18 ya que estan capacitados para ello ¿acaso tienes dudas?

¿Si no fuesen para los F-18, por qué motivo el CLAEX está disparandolos desde ese avion?

Citar
Independentemente disso, os F-18 mais recentes do ejercito del aire, podem utilizar o AIM-120 AMRAAM, embora não esteja previsto que o façam.



O lo que seria lo mismo, somos tan tontos los españoles que nos gastamos el dinero en tener una capacidad que no vamos a utilizar.

Otra cosa, si damos un vistazo a los paises, fuera de los USA, que usan los F-18 vemos que no son paises que no pudiesen haberse permitido el lujo de comprar F-16: Canada, Suiza, España, etc. podian haber comprado MAS F-16 con el dinero que les costó los F-18 ya que los primeros eran mucho mas baratos.

Parece que en estos paises no saben lo que es un avión de combate y por eso eligieron el F-18  :roll:

Saludos.
Título:
Enviado por: papatango em Novembro 27, 2004, 12:06:21 am
Citação de: "nestor"
Las cosas que hay que leer en este foro...

Los 100 AMRAAM podran ser usado tanto por los Eurofighter como por los F-18 ya que estan capacitados para ello ¿acaso tienes dudas?


Se as coisas parecem estranhas, talvez não fosse má ideia entender melhor a lingua portuguesa, para depois falar. :roll:

Os F-18 têm essa capacidade, então fazem-se testes para verificar e testar essa operacionalidade.

É exactamente como se a FAP recebesse misseis IRIS-T  para eventuais  futuros EFA (por exemplo) e, como o F-16 também os pode, pelo menos teoricamente disparar, então seria normal testar os misseis, embora tivessem sido comprados para outro avião. Os F-16 não foram comprados para disparar IRIS-T, mas se essa capacidade existe, o lógico é que fossem testados.

Eu acho que fui bastante sucinto. Ou será que não me expliquei bem?

E veja que "este foro" comparado com muitos, que eu conheço é do ponto de vista técnico muito superior.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Spectral em Novembro 27, 2004, 12:29:50 am
Ó Papatango a lista está um pouco incompleta.

Onde estão os Stormshadow, Brimstone, AIM-132 ASRAAM, Meteor ( este também no Rafale), no Eurofighter ? Um site muito bom: http://www.eurofighter.starstreak.net/


Já agora, o RBE-2 é um radar de varrimento electrónico mas EMITE ondas. Designa-se por "passive electronic scanned array", mas o passive tem a ver com a construção do radar. Cada radar tem milhares de módulos electrónicos que podem mudar de frequência muito rapidamente tornando-o mais difícil de detectar que um de varrimento mecânico. Um AESA (de active) será melhor que um PESA (não é muito claro, mas pode-se ver a diferença aqui http://www.darpa.mil/darpatech99/Presentations/scripts/spo/SPOSmithScript.txt ).
No entanto existem receptores passivos de radar. Chamam-se "radar warning receivers" e já andam por aí há 40 anos  ;)), mas dependem da não-reação do inimigo. A verdade é que a disparidade de forças é demasiado grande para imaginarmos qualquer manobra à Top Gun que tivesse influênica decisiva.

EDIT:
Papatango, donde vem essa informação que os espanhóis não vão usar o AMRAAM no F-18 ? As vantagens do AMRAAM sobre o Sparrow são abissais.
É que não faz muito sentido, ainda mais depois de terem sido conduzidos os tais testes. Como disse, esta capacidade apenas foi adicionada aos F-18C/D da USNavy (http://www.vectorsite.net/avhorn1.html, e como os espanhóis são, como penso, A/B, deveriam precisar de um upgrade ao radar.

EDIT 2:
Nos anos 80 os F-18 ofereciam um alcance ligeiramente maior, um radar melhor, e capacidade BVR com o Sparrow. Daí que tivesse uma grande vantagem sobre o F-16 para países de uma dimensão maior como o Canadá, Espanha, Finlândia e Austrália.
Título:
Enviado por: papatango em Novembro 27, 2004, 12:41:52 am
Spectral, como disse, a lista está incompleta. Mesmo para mim, que não tentendo nada de radares, se torna evidente.
No entanto é um ponto de partida para fazer algumas comparações.

A questão dos AIM-120 é referida em muitos lugares. Os espanhois compraram-nos para o Eurofighter, não para o F-18. No entanto, os atrasos na entrega do Eurofighter, levaram a Espanha a testar of AIM-120 nos F-18.

Exemplo, Aire.org: http://www.aire.org/ea/material/aam.htm
Citar
Ante la  próxima entrada en servicio del EF2000, y que los  los nuevos misiles AAM de largo alcance no estarán en servicio  hasta el 2006-8 aproximadamente, el Ejercito del Aire decidió la compra de un centenar de misiles AIM-120 AMRAAM para armar inicialmente a los Eurofighter hasta la entrada en servicio de los nuevos misiles. Los AMRAAM podrán ser utilizados también por los F18.


outro exemplo disto está neste site:
http://www.geocities.com/glmm2001/amraam.html (http://www.geocities.com/glmm2001/amraam.html)
onde se refere que por problemas financeiros o programa AMRAAM, inicialmente pensado para o F-18, foi adiado e a compra agora efectuada de 100 unidades, vai de facto para o Eurofighter

Há muitas referências a este facto, mas confesso que leio as materias mas não costumo guardar os links, por isso tenho que andar á procura quando me perguntam. estes dois links, encontrei-os nos ultimos cinco minutos, mas há muito mais referências a isto.
(Claro que eu posso ter tido a pouca sorte de só ter passado por sites duvidosos :mrgreen:)

Aliás, porque é que uma força aérea que comprou um dos mais modernos caças do mundo, o Eurofighter, havia de utilizar os AMRAAM para os F-18 se os pode colocar em aviões muitissimo mais sofisticados?
Também refiro que, segundo consta, os F-18 mais antigos nem sequer vão ter MLU, porque não se justifica.

O F-18 na Força Aérea Espanhola, serão utilizados para missões de ataque, e não para superioridade aérea. É aliás uma opção perfeitamente lógica.

A utilização do AIM-120 é possível, sublinho possivel, nos F-18 mas os AIM-120 foram comprados para os Eurofighter.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Spectral em Novembro 27, 2004, 01:17:49 am
Hum, percebo o que quer dizer.

Mas como a Espanha pretende continuar a usar os F-18 em missões de ataque, faz sentido que sejam equipados /possam usar o AMRAAM, mesmo que não seja essa a sua função principal. Mísseis de curto-alcance como o Sidwinder (mesmo o AIM-9X) são cada vez mais insuficientes para a auto-proteção de um aparelho de ataque.

Quanto à lista estava a dar apenas mais alguns exemplos. Muitas das características que tornam o EF/Rafale um passo à frente de um F-16 / F-18 não são fácilmente quantificáveis como pesos ou alcances.  :wink:

Já agora, em que consiste o MLU dos Hornet espanhóis, e quando estará concluído ?
Título:
Enviado por: nestor em Novembro 27, 2004, 01:30:21 am
Exemplo, Aire.org: http://www.aire.org/ea/material/aam.htm
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Ante la  próxima entrada en servicio del EF2000, y que los  los nuevos misiles AAM de largo alcance no estarán en servicio  hasta el 2006-8 aproximadamente, el Ejercito del Aire decidió la compra de un centenar de misiles AIM-120 AMRAAM para armar inicialmente a los Eurofighter hasta la entrada en servicio de los nuevos misiles. Los AMRAAM podrán ser utilizados también por los F18.



Pero lo que es lógico es que el AMRAAM sea usado AHORA por los F-18 puesto que son los aviones que en ESTOS MOMENTOS forman la espina dorsal de la defensa aerea española y tienen capacidad para ello. Lo que no es lógico es tenerlos guardados para los EF-2000 que apenas son 6.

Ademas de que lo mas probable es que el EF-2000 use el Meteor y el Iris-T.

Saludos.
Título:
Enviado por: nestor em Novembro 27, 2004, 01:38:48 am
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Já agora, em que consiste o MLU dos Hornet espanhóis, e quando estará concluído ?



La MLU mas o menos consiste en esto:
*Compatibilizar cabina para uso de gafas de vision nocturna
*Instalar en la pantalla central (inferior)un mapa digital movil.
*Nuevos modos HUD
*Inercial con GPS integrado
*Nueva computadora de misión XN-8 o similar.
*Mejorar modos IFF/(identif amigo/enemigo)SIFF
*Integración del laser Rafael Litening II de momento se adquieren 22 equipos más 16 AAS-38 que se van a modernizar al nivel Block III (update SENER)
*Cableado para poder lanzar el AMRAAM en las puntas alares
*Integrar modulo ACMI para grabar los entrenamientos y transmitir en tiempo real dichos movimientos a la base.
*Have Quick II radios
*Integración en algunos aviones del contenedor de reconocimiento Rafael reccelite , se adquieren 4 equipos
*Integración del MIDS

Estará completada para el 2005-2006

Saludos.
Título:
Enviado por: NotePad em Novembro 27, 2004, 03:58:00 am
...
Título:
Enviado por: Spectral em Novembro 29, 2004, 07:22:46 pm
É natural que seja o F-16 o avião mais usado nos Red Flag. O seu número é muito para cima de mil, enquanto que apenas existem pouco mais que 300 F-15 A/B/C/D e 200 F-15E. Ao contrário do que se passa em Portugal, em que cada ida ao Red Flag é um acontecimento extraordinário, outras forças aéreas enviam esquadras todos os anos (Reino Unido, Alemanha, etc) ou quase, e as esquadras com que a USAF participa também variam.

Quanto ao F-15 vs F-16 são aparelhos muito diferentes. O 2º é muito mais multi-funções, não por alguma falha no F-15 mas porque existe em muito maiores quantidades ( pudera, eram muito mais baratos de adquirir e operar :wink:
Título:
Enviado por: komet em Novembro 29, 2004, 07:41:44 pm
O facto de ser monomotor é também uma variável muito importante em termos de custos de manutenção, o que ajuda na exportação, assim como a versatilidade. O F-16 é discutivelmente o mais bem sucedido do seu género.

No meu ponto de vista o F-22 continua a ser um "over-kill", mas o dinheiro é deles...
Título:
Enviado por: nestor em Novembro 30, 2004, 02:18:33 am
En relación al AMRAAM se me olvídó mencionar que tambien estan disponibles para los Harrier II de la Armada Española, lo cual no se ha mencionado en este foro.

http://www.airliners.net/open.file/580720/L/

http://www.airliners.net/open.file/188747/L/

En cuando al Red Flag:




http://www.ea.mde.es/(G)Publicaciones/Paginas_WEB_Internet/DirWEB.nsf/0/14f1a570ab3b8a35c1256e6e00339eb4?OpenDocument

http://www.ejercitodelaire.mde.es/(G)Publicaciones/Paginas_WEB_Internet/DirWEB.nsf/0/43e3c47e501b2ad0c1256e5100310999?OpenDocument

Para comprobar como 8 F-18 españoles y dos tanqueros pueden atravesar sin escalas el atlantico para participar en la Red Flag.

Saludos.