Notícias da Marinha do Brasil

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #900 em: Outubro 04, 2016, 08:55:30 pm »
Brasil é a oitava economia do mundo, é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, tem a maior reserva de água doce do planeta, é rico em energia e matérias primas, algumas delas só existem no Brasil, como a areia que é usada para o revestimento anti térmico das naves espaciais,  nossa reserva de urânio conhecida abastece o país por 80 anos pelo menos, tem a maior reserva de nióbio do mundo, metal nobre e cobiçado, a próxima geração de computadores será baseada no uso desse metal,  vastas reservas de terras raras, a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia fica no Brasil, e foi construída há mais de 40 anos, nossa fronteira terrestre tem simplesmente 17 mil km de extensão, faz limite com nove país da América do Sul, uma fronteira marítima de 7.367 quilômetros, possui em seu mar econômico territorial as maiores reservas de petróleo e gás do mundo.. dentro do estado do Amazonas por exemplo, a distância entre duas cidades dentro do estado, é maior que o percurso do rali Paris Dakar, quem veio para a copa do mundo, dizia que no Brasil se disputavam duas copas, já que quem estava no nordeste curtindo seu calor abrasador, não entendia como os jornalistas de TV usavam roupas de frio pesadas e luvas na apresentação dos teles jornais ao vivo.. nevou na Serra de Santa Catarina.. tudo dentro de um mesmo país... o município de Altamira no Pará, é maior que Portugal, Espanha, Holanda e não sei mais quem aí da Europa somados, é o maior município do mundo.... a Alemanha é um país rico e poderoso, beleza, mas é to tamanho da Bahia, não tem energia, a França não tem água, nem Israel, enfim.... são coisas incompreensíveis para habitantes de muitos países... isso tudo tem a ver com geopolítica, economia, BRICS... e geopolítica quer dizer também capacidade de se defender, a verdade é que temos que ter coisas assim.......

Sabem por que o Brasil está construindo um Scorpene movido a energia nuclear?? pois é.. procurem saber o que diz o TNP da AEIA... vão entender... urânio enriquecido a mais de 90% e ninguém tasca...

Sabe porque todos os ditadores do Oriente Médio caíram naquela baboseira de "Primavera Árabe"?? porque nenhum deles tinha a bomba atômica, sabem porque o Assad não cai?? ele não tem a bomba, mas tem um costa quente que lhe apoia que tem.. ele só cai se Putin quiser, Putin tem a bomba... o maluco da Coreia do Norte também já deve ter.. este também não cai....ninguém mexe com quem tem a bomba...

A água em muitos países já custa mais caro que o Petróleo, e tudo indica que sua escassez vai fazer seu preço aumentar ainda mais, o planeta está secando...um dia vão precisar de água... buscar na marra não pode... as guerras do futuro serão travadas pela água...

O A-12 São Paulo é nosso, nosso problema, problema de países que têm essas características acima...

É isso... quem sabe um dia o A-12 (ou outro que o valha) não ancora no Porto com seu esquadrão de Sea Gripen a bordo ladeado pelo SN 10 Alvaro Alberto?





Só no sapatinho.

 

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Alvalade

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #901 em: Outubro 04, 2016, 09:00:10 pm »
Nós já sabemos a cartilha brasileira toda.

Mas de facto gostava de ver o A12 no Porto, não só porque deverá ser um museu interessante como também para perceber como é que conseguia entrar e sair do rio Douro.
 
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #902 em: Outubro 04, 2016, 10:11:01 pm »

Mas de facto gostava de ver o A12 no Porto, não só porque deverá ser um museu interessante como também para perceber como é que conseguia entrar e sair do rio Douro.
Nessa altura, juntamente com a subida dos oceanos, as placas tectónicas já se moveram tanto que a foz do Douro será mais larga e mais profunda que a actual foz do Tejo...
É que não vejo outra explicação...  :o

Sabem por que o Brasil está construindo um Scorpene movido a energia nuclear??
Para fornecer eletricidade às favelas?


O que estamos a falar é da idade do navio e o investimento mais racional para a modernização!!!!
É que nós também gostaríamos de ver este navio a 100% da sua capacidade operacional! A participar em missões.

Mas o que é bem provável que aconteça é que quando acabar o dinheiro para o sustentar ele será encostado e os projetos abandonados.
« Última modificação: Outubro 04, 2016, 10:19:16 pm por HSMW »
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"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #903 em: Outubro 05, 2016, 12:07:00 am »
Um porta aviões no porto será sempre um porta aviões no porto.

E cinco submarinos Scorpenes no litoral com capacidade misseleira serão sempre cinco Scorpenes com capacidade misseleira no litoral, essas bestas do Armagedom enviam uma mensagem simples mas aterradora.

As favelas do Rio de janeiro são abastecidas de energia elétrica pela usina nuclear de Angra dos Reis, o reator nuclear do Scorpene brasileiro serve a um princípio estratégico: enriquecer urânio sem passar pela fiscalização da  International Atomic Energy Agency (IAEA). O Brasil precisa fazer essas coisas.

Como o Brasil gera energia elétrica acima do que consome, exporta para países vizinhos, como Venezuela e Argentina.

Nossa primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos na Rio16 foi da judoca Rafaela Silva, moradora de uma favela,  morava na favela e treinava num programa social implantado em sua comunidade.

Um dos maiores jogadores de vôlei da história do Brasil é Serginho, foi eleito o melhor jogador de vôlei dos jogos, fez seu último jogo olímpico no Brasil, quando ganhou o outro contra a Itália, nasceu numa favela de São Paulo, ainda preserva as raízes de sua comunidade.

Faz mais de 40 anos que o Brasil trabalha nesse reator nuclear que será implantado no Scorpene, as coisas são demoradas mesmo, mas temos que acreditar.



 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #904 em: Outubro 05, 2016, 12:20:23 am »
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #905 em: Outubro 05, 2016, 03:44:01 pm »
Citar
Para fornecer eletricidade às favelas?

Lá é bem abastecido de eletricidade e, como já bem pontuado, a energia elétrica que abastece a maioria das rústicas habitações dos trabalhadores humildes é proveniente das usinas nucleares Angra I e Angra II. Mais: a energia elétrica que abastece 40% do território brasileiro vem da usina hidrelétrica Itaipú Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo:



Como se nota, o abastecimento de energia por enquanto não é o problema do Brasil e, o Brasil, não se resume à favelas. Lembrem-se disso. ;)

Voltando ao Porta-aviões Nae São Paulo (A-12), sou da opinião que ele deveria ser descomissionado e, a Marinha Brasileira, com seus recursos que não são muitos, deveria canalizá-los para a compra de novas corvetas (classe Tamandaré), fragatas e mais patrulhas oceânicas, além de concluir a construção dos 4 Scorpene e o sub nuclear. Para depois disso tudo, pensar em construir ou adquirir outro porta-aviões.

Esta é a minha opinião que, diante dos fatos, parece não combinar com as diretrizes e deliberações do almirantado brasileiro.
 
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #906 em: Outubro 05, 2016, 05:23:55 pm »
PROSUB: previsão de construção dos 4 submarinos convencionais



O primeiro submarino convencional do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos) da Marinha do Brasil será lançado em 2018. De acordo com a Força Naval, os quatro submarinos convencionais já estão sendo construídos em paralelo. Cerca de 700 operários estão envolvidos na construção dos dois primeiros. Produzidos na UFEM (Unidade de Fabricação de Estruturas Matálicas), em Itaguaí, RJ, os submarinos são fruto de uma parceria entre os governos do Brasil e da França, que prevê ainda a produção do primeiro submarino de propulsão nuclear da Força Naval brasileira.



Os submarinos convencionais são do modelo S-BR e são baseados no projeto francês “Scorpene”, desenvolvido pelo estaleiro DCNS, parceiro da Marinha do Brasil no programa. O S-BR possui características diferentes do original, tais como maior comprimento, peso e autonomia.

Veja as fases atuais de construção dos submarinos:



SBR-1

O primeiro submarino convencional, o SBR-1, já está na fase de instalação de estruturas metálicas e dos tanques internos. Os operários também trabalham na instalação dos equipamentos, sistemas e tubulações do submarino.
Previsão de Lançamento: Julho de 2018



SBR-2

Os operários do segundo submarino trabalham atualmente na conclusão da fabricação das subseções do casco resistente e na transferência das seções da Nuclep (responsável pela produção das seções) para a UFEM (que monta e instala os sistemas do submarino). O projeto também já iniciou a fabricação dos tanques e estruturas internas.

Previsão de Lançamento: Setembro 2020



SBR-3

O terceiro submarino encontra-se na fase de montagem das subseções das Seções de Vante, que é desenvolvida pela Nuclep – estatal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Previsão de Lançamento: Dezembro de 2021



SBR-4

A construção do quarto submarino convencional começou em fevereiro deste ano com o corte da 1ª chapa de aço. Desde então, os operários trabalham na fabricação do casco resistente.

Previsão de Lançamento: Dezembro 2022

FONTE: Indústria de Defesa & Segurança

http://www.naval.com.br/blog/2016/10/05/prosub-previsao-de-construcao-dos-4-submarinos-convencionais/
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #907 em: Outubro 05, 2016, 06:19:28 pm »
Vítor?
Quando tomam a decisão de apenas efectuar obras no NAE lá para 2018...... e a concluir em 2021 ou 2022, parece que o que querem realmente dizer é que o NAE já vai morrer no sítio onde está e não vão gastar mais nada a melhorar o navio. Parece-me e é o que faz sentido..... mas se em 2018 avançarem as obras...... não faz sentido nenhum!
 

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mafets

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #908 em: Outubro 06, 2016, 02:57:52 pm »

Só no sapatinho.
António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas. De facto, só no sapatinho.
Citar
António Guterres foi aclamado esta quinta-feira pelo Conselho de Segurança como candidato a suceder a Ban Ki-moon como secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

A decisão, que já era dada como certa depois da votação informal de quarta-feira, em que Guterres não recebeu qualquer voto de desencorajamento, o que significa que os cinco países com direito a veto não se opuseram à sua nomeação.

A aclamação por parte do Conselho de Segurança é uma primeira formalidade a que se segue, ainda hoje, a votação na Assembleia Geral da ONU, mas onde não se prevêem dificuldades, sobretudo tendo em conta o apoio unânime não só dos países com direito a veto, mas de todos os membros do Conselho de Segurança.

Finda a aclamação pelo Conselho de Segurança, o embaixador da Federação Russa, que preside actualmente ao Conselho, respondeu a perguntas dos jornalistas. Descrevendo António Guterres como um homem "muito inteligente", recusou opinar sobre quem será escolhido para a sua equipa. Questionado sobre o facto de não ter sido eleita uma mulher, Vitaly Churkin disse que estas foram aconselhadas a candidatar-se e que o processo foi muito transparente.

António Guterres torna-se assim o 9.º secretário-geral da ONU. Desde 1981 que não havia um europeu no cargo.

http://rr.sapo.pt/noticia/65377/guterres_aclamado_pelo_conselho_de_seguranca

Quanto ao resto, é o lá vamos nós outra vez (O NAE S. Paulo é só assunto Brasileiro num forum português? Essa Agora)...  :o 8)

E já agora para quem não sabe e sonha acordado: https://www.mar.mil.br/hotsites/sala_imprensa/pdf/temas/snbr.pdf
Citar
O projeto e a construção do Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR) fazem parte de um
amplo programa estratégico do Estado Brasileiro, denominado de “Programa de
Desenvolvimento de Submarinos” (PROSUB), o que inclui ainda, em termos genéricos, a
construção de quatro submarinos convencionais; uma Unidade de Fabricação de Estruturas
Metálicas (UFEM), inaugurada em 1º de março de 2013 pela Presidenta da República; e um
complexo de Estaleiro e Base Naval (EBN) que se encontra em construção às margens da Baía
de Sepetiba, no Município de Itaguaí - RJ.

Entretanto e indo ao que realmente interessa: https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa/?hc_ref=NEWSFEED
Citar
O NRP António Enes participou, no dia 30 de setembro, num exercício com a fragata brasileira "Independência".
Durante o exercício ambos os navios realizaram treino de reabastecimento no mar e operações com Helicópteros.
A corveta encontra-se em missão de busca e salvamento até dia 17 de outubro.




Cumprimentos

P.S. Após o furacão Iwa ter atingido o Havai colocou-se a hipótese do submarino nuclear USS Indianapolis ser ligado à rede eléctrica de modo a fornecer energia para a cidade de  Kauai.
Citar
Not Tokyo, but a submarine, the USS Indianapolis, was considered as a way to provide power to the grid on Kauai after Hurricane Iwa struck in 1982. They managed to bring in portable generators before any attempt was made.

https://www.quora.com/Can-you-run-a-town-off-electricity-from-a-nuclear-powered-submarine
« Última modificação: Outubro 06, 2016, 08:17:30 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #909 em: Outubro 09, 2016, 03:13:40 pm »
The Brazilian aircraft carrier São Paulo (former Foch, com. 1963) will be expected to continue active service until 2039, at which time the vessel will be nearly 80 years old! The carrier will begin an extensive modernization programme very soon. Via @TyrannosurusRex.



https://www.facebook.com/navalanalyses/photos/pcb.1805529062991921/1805528502991977/?type=3&theater
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Vitor Santos

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #910 em: Outubro 13, 2016, 01:38:01 pm »
Brasil juntou-se como observador no programa do Navio de Apoio Logístico (LSS) da Itália

http://i1.wp.com/www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/10/Logistics-Support-Ship-LSS.jpg

Citar
O Jane’s noticiou que o Brasil juntou-se como observador no programa do Navio de Apoio Logístico (LSS) da Itália.

O programa, que é gerido pela Agência Europeia de Contratos de Defesa OCCAR, será responsável pela construção, entrega e suporte em serviço de um novo navio de apoio logístico para a Marinha Italiana. A participação do Brasil no programa é a primeira indicação de interesse de um potencial novo cliente.

Falando durante as apresentações da indústria e OCCAR a bordo nova fragata multimissão FREMM Alpino da Marinha Italiana, na entrega do navio em 30 de setembro, o chefe da direção de armamentos navais do Ministério da Defesa italiano, contra-almirante Matteo Bisceglia, confirmou a participação do Brasil.

http://www.naval.com.br/blog/2016/10/12/brasil-juntou-se-como-observador-no-programa-do-navio-de-apoio-logistico-lss-da-italia/

 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #911 em: Outubro 13, 2016, 01:40:04 pm »
Protótipos do primeiro míssil antinavio brasileiro começam a ser montados



Citar
O programa da Marinha do Brasil de desenvolvimento do primeiro Míssil Antinavio de Superfície (MAN-SUP) com tecnologia nacional está na fase de montagem dos primeiros protótipos, divulgou a Fundação Ezute, empresa que participa na gestão dos requisitos técnicos do míssil. “O desenvolvimento do MAN-SUP é um projeto de longa duração que se iniciou em 2010. Hoje, estamos iniciando a montagem dos primeiros protótipos e em breve terão início os seus testes”, explica a diretora de Defesa da fundação, Andrea Silva Hemerly.

Além de dotar a armada brasileira de mísseis antinavios nacionais, atendendo às suas necessidades operacionais, o Programa MAN-SUP da Marinha tem o objetivo de garantir ao Brasil o domínio e a autonomia tecnológica em todo o ciclo de vida de armamentos desta classe, desde o desenvolvimento até a operação e a manutenção,em parceria com a indústria nacional de defesa.

A nacionalização dos componentes do armamento conta com o apoio da Fundação Ezute – responsável pela gestão dos requisitos técnicos do míssil, da interface entre todos os subsistemas e das atividades de validação dos componentes do projeto – além de Avibras, Mectron, Omnisys e do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. “As empresas utilizam a plataforma de gestão da Ezute, que propicia uma visão integrada do empreendimento aos partícipes, além de também prover áreas reservadas a cada organização para apoio à gestão de sua parte do escopo”, conta Andrea.

FONTE: Indústria de Defesa & Segurança

http://www.naval.com.br/blog/2016/10/11/prototipos-do-primeiro-missil-antinavio-brasileiro-comecam-a-ser-montados/

 

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Cabeça de Martelo

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #912 em: Outubro 13, 2016, 04:41:26 pm »
Brasil é a oitava economia do mundo, é o quinto maior país do mundo em extensão territorial,

Não tens que nos agradecer, Portugal quando faz uma coisa faz em grande! 8)

Citar
Bahia, não tem energia, a França não tem água, nem Israel, enfim.... são coisas incompreensíveis para habitantes de muitos países... isso tudo tem a ver com geopolítica, economia, BRICS... e geopolítica quer dizer também capacidade de se defender, a verdade é que temos que ter coisas assim.......

A França não tem água? BRIC? Isso não existe, apenas na mente de meia dúzia de iluminados.

Citar
Sabem por que o Brasil está construindo um Scorpene movido a energia nuclear?? pois é.. procurem saber o que diz o TNP da AEIA... vão entender... urânio enriquecido a mais de 90% e ninguém tasca...

E os elefantes também voam usando essa cena a 90%... ;D

Então se o SNB vai ter que ser abastecido mais frequentemente por causa da baixa percentagem de enriquecimento, agora vocês conseguiam taxas de 90%?!...

Citar
É isso... quem sabe um dia o A-12 (ou outro que o valha) não ancora no Porto com seu esquadrão de Sea Gripen a bordo ladeado pelo SN 10 Alvaro Alberto?

Quanto muito em Lisboa e fora do estuário se faz favor porque o A12 polui para caraças!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #913 em: Outubro 13, 2016, 05:55:47 pm »
Brasil é a oitava economia do mundo, é o quinto maior país do mundo em extensão territorial,

Não tens que nos agradecer, Portugal quando faz uma coisa faz em grande! 8)

Não sei como o caro forista Cabeça de Martelo perde tempo respondendo algumas provocações. Mas enfim...

Preciso pontuar uma coisa em relação a questão do Brasil ser grande em termos territoriais muito por conta da colonização portuguesa. Primeiro: Sim, é verdade, as dimensões colossais do Brasil muito se deveu à conquista/ocupação/colonização portuguesa, isso é inegável. Porém, devo lembrá-lo que, metade da vastidão do território brasileiro também é graças a figura dos bandeirantes. Sabe quem foram eles? Vou explicar...



Eram desbravadores paulistas (em sua maioria filhos de pais portugueses e mães indígenas, ou filhos de portugueses [pai e mãe] nascidos no Brasil, ou seja, por mais que carregassem nas veias o sangue luso, esses caras eram brasileiros natos e quase 90% deles morreram sem nunca colocarem os pés na metrópole, ou seja, em solo português), que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas. Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.



Os bandeirantes foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro. Expandiram o território brasileiro para além das fronteiras determinadas pelo Tratado de Tordesilhas. Tinham geralmente como ponto de partida as cidades de São Vicente (litoral paulista) e São Paulo. Caminhavam seguindo o curso dos rios. As expedições de bandeirantes organizadas por particulares eram conhecidas como Bandeiras. As organizadas pela coroa portuguesa eram conhecidas como Entradas (muito poucas se comparadas com as Bandeiras.





Como se nota, comparado aos Estados Unidos, o Brasil teve sua "conquista do Oeste" dois séculos antes e, diferentemente dos cowboys estadunidenses, os bandeirantes não desbravaram desertos e muito menos pradarias, mas sim florestas densas e inóspitas, povoadas por indígenas hostis, feras, animais peçonhentos, mosquitos, tempestades tropicais, em linhas gerais, todo o tipo de adversidade.



Qualquer dúvida, estarei por aqui!
« Última modificação: Outubro 13, 2016, 06:05:02 pm por Vitor Santos »
 

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Vitor Santos

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #914 em: Outubro 13, 2016, 06:49:39 pm »
Já estava me esquecendo...

Além dos bandeirantes, o fato do Brasil ter sido uma monarquia após sua independência também ajudou a formar o seu vasto território. Ao contrário da América espanhola que se desfragmentou em dezenas de repúblicas, o Brasil sob forma de império (Casa dos Bragança) manteve unido com mão de ferro os contornos da América portuguesa.