ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Icterio em Abril 23, 2022, 06:06:09 pm

Título: Eficácia (?) dos Sistemas de Protecção Activa (Shtora)
Enviado por: Icterio em Abril 23, 2022, 06:06:09 pm
Um aspecto técnico que realço na máquina russa é o falhanço dos sistemas de proteção activa dos tanques, o mais comum é o Shtora-1. Era suposto ser altamente eficaz contra todo o tipo de ATGMs (seja por fio, laser ou infravermelho), o que é certo que é na ucrania não se tem visto grande coisa. Não vi um unico video que comprove a eficácia destes sistemas (ou sequer a funcionar).

O Shtora incorpora dois dazzlers EO/IR que deveriam interferir os sensores de misseis controlados por IR (como o Javelin), lançadores de granadas de fumo específicas, criando um manto opaco contra o espectro IR, um sistema de detecção laser e dois "faróis" IR que emitem pulsos codificados para confundir os ATGM (vê-se bem nas fotos abaixo).

Li de um analista do DoD que este sistema é pouco mais que uma estratégia de marketing e que o nível tecnológico russo não acompanha as pretensões.
Alguém tem informações sobre testes de fogo real ou caracteristicas técnicas mais detalhadas?

(https://i.postimg.cc/zfYQW1CY/Sem-T-tulo.jpg) (https://postimages.org/)

(https://i.postimg.cc/NjHV50rx/Shtora-1-sensor-and-IR-emitter-right.jpg) (https://postimages.org/)

(https://i.postimg.cc/bNMWyndJ/T-90-S-4716212155.jpg) (https://postimages.org/)
[/i][/i]
Título: Re: Eficácia (?) dos Sistemas de Protecção Activa (Shtora)
Enviado por: Camuflage em Abril 24, 2022, 01:04:22 am
Esse sistema foi apresentado nos anos 80, não esperes que tenha melhorado desde então ou seja capaz de fazer frente a tecnologia dos anos mais recentes.
Título: Re: Eficácia (?) dos Sistemas de Protecção Activa (Shtora)
Enviado por: Icterio em Abril 24, 2022, 01:50:46 am
Só começou a entrar em serviço em meados dos anos 90 mas vem sendo aperfeiçoado (digo eu) ao longo dos anos.  Tanto que nos modelos mais recentes do T-90 é equipamento padrão.
E podemos dizer que o missil Javelin é da mesma "geração"; já que foi estreado pelo exército americano em 1996.  Mas já na Siria este sistema falhou contra o missil TOW, muito mais antigo.

Os ucranianos também tem tanques com este sistema.  De certeza que em breve teremos mais informações.
(https://i.postimg.cc/W1DCfFQM/1920px-Strong-Europe-Tank-Challenge-2018-42054365704-cropped.jpg) (https://postimages.org/)

Este T-90 russo está (estava) equipado com o Shtora.
(https://i.postimg.cc/Jz9vw7LS/4433.png) (https://postimages.org/)