Cresce a apreensão e um certo descontentamento no seio da Força Aérea com todo este volte-face em relação ao projecto (K)C-390. As chefias, tal como o MDN, continuam a apostar no aparelho, no entanto os operacionais começam a levantar sérias dúvidas que o desfecho venha a ser positivo, temendo poder estar perante um potencial elefante branco.
Qual volte face? Não continua tudo em andamento?
Mas, independentemente da qualidade do aparelho, da quantidade produzidos, etc, vai haver sempre "nos operacionais" uns mais saudosistas, que resistem a mudanças bruscas, vi muito isso na passagem do Puma para o EH101, pessoal que preferia o Cougar por ser mais parecido com o que já operavam, só que moderno.
E o KC ainda têm a desvantagem de não vir de nenhum dos pólos tradicionais, EUA (pessoal que prefere o C130J) ou Europa (pessoal que prefere avião da Airbus).
Nos F-16 também há preferências, como aqui, ir para o Viper, ir para o F-35, ir para algo europeu, já foi o Eurofigher, mas essa já não é novidade, terá que ser algo que ainda venha a ser criado.