Spectral, como disse, a lista está incompleta. Mesmo para mim, que não tentendo nada de radares, se torna evidente.
No entanto é um ponto de partida para fazer algumas comparações.
A questão dos AIM-120 é referida em muitos lugares. Os espanhois compraram-nos para o Eurofighter, não para o F-18. No entanto, os atrasos na entrega do Eurofighter, levaram a Espanha a testar of AIM-120 nos F-18.
Exemplo, Aire.org:
http://www.aire.org/ea/material/aam.htmAnte la próxima entrada en servicio del EF2000, y que los los nuevos misiles AAM de largo alcance no estarán en servicio hasta el 2006-8 aproximadamente, el Ejercito del Aire decidió la compra de un centenar de misiles AIM-120 AMRAAM para armar inicialmente a los Eurofighter hasta la entrada en servicio de los nuevos misiles. Los AMRAAM podrán ser utilizados también por los F18.
outro exemplo disto está neste site:
http://www.geocities.com/glmm2001/amraam.htmlonde se refere que por problemas financeiros o programa AMRAAM, inicialmente pensado para o F-18, foi adiado e a compra agora efectuada de 100 unidades, vai de facto para o Eurofighter
Há muitas referências a este facto, mas confesso que leio as materias mas não costumo guardar os links, por isso tenho que andar á procura quando me perguntam. estes dois links, encontrei-os nos ultimos cinco minutos, mas há muito mais referências a isto.
(Claro que eu posso ter tido a pouca sorte de só ter passado por sites duvidosos
)
Aliás, porque é que uma força aérea que comprou um dos mais modernos caças do mundo, o Eurofighter, havia de utilizar os AMRAAM para os F-18 se os pode colocar em aviões muitissimo mais sofisticados?
Também refiro que, segundo consta, os F-18 mais antigos nem sequer vão ter MLU, porque não se justifica.
O F-18 na Força Aérea Espanhola, serão utilizados para missões de ataque, e não para superioridade aérea. É aliás uma opção perfeitamente lógica.
A utilização do AIM-120 é possível, sublinho possivel, nos F-18 mas os AIM-120 foram comprados para os Eurofighter.
Cumprimentos