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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: JLRC em Dezembro 10, 2004, 01:50:22 pm
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Hoje, pouco depois do meio-dia, despenhou-se um avião Tiger, de treino, construído em Alverca nos anos 50. Pertencia ao Museu do Ar.
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E o piloto, safou-se?
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:(
E o piloto, safou-se?
Eram 2 os tripulantes. Um morreu e o outro está em estado grave, ficou encarcerado.
O avião era um biplano, com duas asas sobrepostas.
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O avião era um De Havilland DH-82A Tiger Moth e era pilotado por dois pilotos do Museu do Ar segundo informações do relações publicas da base de Sintra.
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Será isto?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fmuseu%2Ftiger.gif&hash=10a855e62749315e359a11b6b2e6fe9f)
http://www.emfa.pt/museu/aero7.htm (http://www.emfa.pt/museu/aero7.htm)
Ou será de facto isto:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.tigeraircraft.com%2Fplane%2Fgimages%2F1.jpg&hash=cac9a6bea79f105a0837c1c21a955ea4)
fico na dúvida sobre se será um monomotor Tiger ou uma avioneta marca Tiger.
De qualquer forma, as máquinas até se podem reparar.
As vidas, é que não
Cumprimentos
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Será isto?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fmuseu%2Ftiger.gif&hash=10a855e62749315e359a11b6b2e6fe9f)
http://www.emfa.pt/museu/aero7.htm (http://www.emfa.pt/museu/aero7.htm)
Afirmativo era mesmo esse biplano, eu ao ver as imagens na tv fico na duvida se não seria mesmo o 119.
Mas concordo consigo Papatango as maquinas e o menor dos males, mal é as vidas que se perdem.
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Sintra/Queda de avioneta: Aeronave fora inspeccionada em Novembro - Força Aérea
Azenhas do Mar, Sintra, 10 Dez (Lusa) - A aeronave que hoje caiu nas Azenhas do Mar, Sintra, causando um morto e um ferido grave, fora inspeccionada há cerca de três semanas e estava "como nova", disse o coronel da Força Aérea Carlos Barbosa.
"A aeronave estava como nova, tinha apenas uma hora e cinco minutos de voo desde a inspecção. Além disso, foi feita ainda uma outra inspecção, denominada de 360 graus, onde foram verificados todos os órgãos visíveis relacionados com o combustível, óleo e aparelhos móveis", sublinhou.
Carlos Barbosa explicou que se tratava de uma aeronave Tigermot, utilizada em 1952 para treino da Força Aérea, e que constituía um acervo vivo do Museu do Ar, mas estava em condições de voo, especialmente depois de uma grande inspecção realizada no passado dia 24 de Novembro.
O coronel acrescentou que a avioneta, que estava a fazer um voo de treino da Força Aérea, se despenhou a apenas 20 metros das casas, numa zona deserta de uma quinta, o que indica que "houve uma tentativa dos pilotos de colocarem a aeronave numa zona deserta".
Nenhuma aeronave voa abaixo do permitido, ou seja dos 500 pés sobre as zonas habitacionais, explicou.
No local do acidente estão a ser recolhidos todos os dados relativos aos destroços e um helicóptero Puma da Força Aérea está a tirar fotografias, que vão ser enviadas para uma comissão de investigação que irá apurar as causas do acidente.
Uma moradora, Conceição Massano, que viu a aeronave cair a pouco mais de 50 metros de casa, descreveu à Lusa a situação: "ouvi um estrondo muito grande e vim a correr, mas chegou logo uma ambulância chamada pelos trabalhadores de uma obra e logo a seguir os bombeiros de Colares".
Rui Cardoso, 70 anos, também assistiu ao acidente e contou como viu a avioneta despenhar-se.
"Vi a avioneta vir e até pensei: ai que vais tão baixinha.
Então fixei o olhar e vi ainda que ela estava a dar uma volta, logo a seguir caiu a pique", contou.
No local, estiveram bombeiros de Colares, Almoçageme, viaturas do INEM, Serviço Municipal de Protecção Civil e GNR.
JMG/HN.
Lusa/Fim
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O avião foi de facto um Tiger Moth do museu do ar. Faleceu o Coronel PILAV Ramiro Manuel de Almeida Santos, comandante da BA1.
Encontra-se gravemente ferido o 2º comandante da BA1 o TCor. PILAV Antunes.
Paz à alma do Coronel Ramiro e os mais sinceros votos de melhoras para o TCor. Antunes.
É um dia muito triste.
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Devia-se era acabar com essa mania, de fazer "voar" velhos aviões, que gastem recursos financeiros e humanos a FAP e por fim se me lembro acabam por "cair" depois do T6 agora o TigerMoth
Por amor de deus parem!!!!!
Guardem essas linda velhas asas, em terra e não nos ares!!!!!!!!!!!
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Coisas da vida... nao conheci o comandante da BASintra, mas sim seu filho Sérgio, colega e amigo de meus filhos, e que foi visita ocasional de minha casa em Bruxelas ha alguns anos atras.
Um meu familiar proximo e grande amigo foi também das ultimas pessoas a ve-lo em vida, tomando cafe no bar da base de Sintra, minutos antes do voo fatal e lembra-se da sua grande relutancia em fazer aquele voo (normalmente nao seria ele e so foi por insistencia de um amigo,... seria premoniçao? va-se la saber...).Ao que me dizem uma pessoa e um profissional excepcional...uma perda para a FAP e para todos nos...
Em circunstancias que serao certamente esclarecidas, espero... veio a cair, numa zona que conheço bem, entre casas de amigos e familiares de minha mulher...nao tenho palavras para definir o meu estado de espirito perante tudo isto.O seu funeral realizou-se hoje em Benfica.
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Caro zezoca
Um meu familiar proximo e grande amigo foi também das ultimas pessoas a ve-lo em vida, tomando cafe no bar da base de Sintra, minutos antes do voo fatal e lembra-se da sua grande relutancia em fazer aquele voo (normalmente nao seria ele e so foi por insistencia de um amigo,... seria premoniçao? va-se la saber...).Ao que me dizem uma pessoa e um profissional excepcional...uma perda para a FAP e para todos nos...
O seu relato originou o seguinte comentário num fórum em que participo:
lembra-se da sua grande relutancia em fazer aquele voo (normalmente nao seria ele e so foi por insistencia de um amigo,... seria premoniçao? va-se la saber...).
Um Coronel, Comandante de uma Unidade, teria "grande relutância em fazer aquele voo"??? Ora que não o fizesse ou até o proibisse!!! Não creio que o voo em causa fizesse parte de alguma difícil missão Militar!
Certamente o que vai ficar no ar são perguntas para as quais nós, simples civis, nunca haveremos de receber as respostas
- Estava o COFA ciente e tinha aprovado o Plano de Voo desta aeronave?
- Estavam os pilotos a seguir um "Plano de Missão" e a cumprir as normas internacionais de Segurança de Voo?
- Como é que dois Oficiais Superiores se encontram a fazer voo baixo numa área residencial?
- Qual o critério usado para distribuição de missões e utilização das horas de voo disponíveis dos aviões do Museu do Ar?
- Será que os aviões do Museu do Ar estão a ser utilizados como se pertencessem a uma espécie de “Aeroclube FAP” onde tudo é permitido?
Por mais simpatia que tenha pelos tripulantes falecidos nos dois recentes acidentes com aviões do Museu do Ar e pelas suas famílias, não considero que tenham sido “azares” mas, muito pelo contrário, uma grande sorte que, por milagre, não tenham vitimado inocentes civis no solo.
O que penso ser imperdoável é que, pela segunda vez, aeronaves tripuladas por Oficiais Superiores da FAP, ao que tudo indica, se percam por violação das mais básicas normas de Segurança de Voo.