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Forças de Segurança e Policiais de Elite => Forças de Segurança => Tópico iniciado por: Raul Neto em Janeiro 09, 2006, 01:18:40 am
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Deixo aqui o link da Revista da Guarda Nacional Republicana (
Tema de Capa da Edição Nº 4 Outubro-Dezembro de 2004), contendo informação sobre a génese do Serviço Marítimo da Brigada Fiscal da GNR, bem como sobre o presente e futuro do mesmo.
:arrow: Uma lancha a Remos de 1860;
A canhoeira "Lagos" de 1886.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.gnr.pt%2Fmultimedia%2Finternet%2Fimagens%2Fportal%2Fgabinete_imprensa%2Frevista_gnr%2Fcapas%2Frevcapa_4_2004.jpg&hash=a149ad0a84079350386c53c5779d938d)[/list]
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E por falar em novas embarcações...gostaria de destacar um excerto do artigo publicado na edição acima referida:
O projecto inicial de dotar a Brigada Fiscal de meios
marítimos contemplava a necessidade de aquisição de três
tipos distintos de Lanchas.
— Lanchas de Patrulha Costeira (LPC): com grande
autonomia, envergadura e características que
possibilitassem o patrulhamento do mar territorial
sem grandes limitações;
— Lanchas de Vigilância e Intercepção (LVI): velozes,
capazes de intervir rapidamente em condições
normais de mar em qualquer ponto do mar
territorial; deveriam poder ainda, com alguma
comodidade para as guarnições, efectuar aguardos,
vigias e patrulhas;
— Lanchas de Fiscalização de águas interiores (LFA):
para operação em rios, estuários e águas interiores;
deveriam poder ainda, em condições favoráveis de
mar, realizar algumas acções operacionais junto à
costa.
Considerando a experiência marítima da Brigada
Fiscal, em especial a sua capacidade de poder manter em
operação um considerável conjunto de embarcações de
diversos tipos utilizando pessoal habilitado para tal com
incidência para as LPC, e as previsíveis resistências por
parte do Ministério da Defesa Nacional, optou a tutela, em
1997, sob proposta da Guarda, por iniciar, numa primeira
fase, o processo de aquisição de meios marítimos para a BF
pelas LVI, seguido pelas LFA, num segundo momento e, ao
que se julga saber, quando estiverem reunidas as condições
decidir avançar para as LPC.
Deu então o Governo luz verde à aquisição de
embarcações — 12 LVI — ficando também orçamentada
verba em OE para a obtenção dos outros tipos de meios. Já
este ano foi lançado o Concurso Público Internacional
para a compra de 8 Lanchas LFA2.
Se por acaso algum dos amigos souber de novidades àcerca das LFA... [/list]
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Entretanto encontrei em um prospecto algo antigo da G.N.R. esta imagem de uma lancha ostentanto o esquema de pintura adoptado durante muitos anos pela Guarda Fiscal em dois tons de azul...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg16.imageshack.us%2Fimg16%2F3393%2Flancha7wn.png&hash=739748b9ea9f113f9b66059dfe2e0ba8) (http://http)
... refira-se a título de curiosidade que muito recentemente os serviços aduaneiros Espanhóis passaram a adoptar esquema idêntico.
[/list]
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Alguem tem fotos das diversas unidades navais da policia maritima, bem como as caracteristicas das diversas classes em serviço
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Conforme o pedido aqui estão.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg466.imageshack.us%2Fimg466%2F2968%2F23jul165small2zu.jpg&hash=b70aa10c1ba2bccc9b2bcc0613f94dca)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg459.imageshack.us%2Fimg459%2F4448%2F23jul033small3ke.jpg&hash=d298084324f0b8ea1361895decefb224)
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Que armamento e quantas unidades existem das LVI classe ribamar
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Nuno,
Quanto a unidades posso te dizer que existem 12:
LVI RIBAMAR (1ª unidade e nome da classe)
LVI ATALAIA
LVI CONSOLAÇÃO
LVI BURGAU
LVI SALEMA
LVI MINDELO
LVI APÚLIA
LVI MURANZEL
LVI BUARCOS
LVI AZOIA
LVI 23 ZAVIAL LX-71-EST
LVI 43 CABEDELO LX-72-EST
(Falta-me completar esta tabela, por isso aproveito desde já para dizer que todas as ajudas de outros foristas-observadores são naturalmente muito bem vindas )
Quanto a armamento não sou a pessoa neste fórum mais indicada para te ajudar, no entanto posso te dizer que já li referências sobre a hipotética utilização de lança granadas.
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Desculpem-me mas eu ouvi algo sobre o assunto e salvo erro as lanchas da GNR eram (ou são), equipadas com lança-granadas automáticos de 40 mm.
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Se calhar devia abrir um tópico "GNR - Unidade de Controlo Costeiro"...
Fonte: CM 8 Out 07 (http://http)
O Ministério da Administração Interna (MAI) está a preparar, em conjunto com o comando-geral da GNR, a implementação de um novo sistema de vigilância e fiscalização da costa portuguesa. O Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) deverá dispensar, em grande medida, a componente humana, apostando na automatização como arma de combate ao tráfico de droga e contrabando na costa portuguesa.
No entanto, é grande o atraso na implementação do SIVICC. Ao que o CM apurou, o Governo admitiu já ao comandante-geral da GNR, tenente-general Mourato Nunes, que a futura Unidade de Controlo Costeiro, uma das duas unidades que irá substituir a actual Brigada Fiscal, não vai dispor do novo sistema tecnológico antes do final de 2008.
O programa inicial previsto para a entrada em vigor do novo sistema contemplava que, já este ano, fosse feito o primeiro investimento de seis milhões de euros, necessário à compra de equipamento. O plano de investimentos governamental prevê que sejam efectuados mais quatro pagamentos semelhantes, numa verba total que ronda os 30 milhões de euros.
O MAI, através do subsecretário de Estado da Administração Interna, Rocha Andrade, deverá até final deste mês, fazer o anúncio público deste compromisso já assumido com a GNR.
O andamento desta revolução na fiscalização à costa nacional esteve emperrado durante meses devido, segundo várias fontes disseram ao nosso jornal, “à dificuldade do Governo em colocar todos os requisitos técnicos do SIVICC no papel”.
“Trata-se de um sistema técnico complexo, que funcionará através da colocação de postos móveis em vários pontos estratégicos da costa nacional, que serão monitorizados por um centro de controlo nacional”, referiu um informador.
A necessidade de operadores humanos para lidar com o equipamento tornar-se-á, progressivamente, menor. E a GNR tem um argumento que considera “fundamental” para sustentar esta escolha. “Se apostarmos na automatização, em detrimento da utilização de operadores humanos, é reduzida a possibilidade de o crime poder corromper os próprios militares da GNR”, acrescentou uma outra fonte.
Quando for oficialmente implementado, o SIVICC substituirá o LAOS, sistema antiquado, usado actualmente pela Brigada Fiscal e que é especialmente permeável às lanchas voadoras que, com periodicidade, efectuam desembarques de droga na costa portuguesa. Para concretizar a compra do SIVICC, o MAI deverá ‘saltar por cima’ do necessário concurso público.
ESPANHÓIS NA CORRIDA
Consultar empresas que produzam e comercializem o equipamento e programas informáticos necessários ao SIVICC deverá ser a opção do MAI. “A lei prevê-o, quando está em causa a aquisição de um sistema de comunicações confidencial”, adiantou uma fonte ligada ao processo.
Ao que o nosso jornal apurou, poderá ser dada prioridade a uma empresa espanhola, que assumiu a responsabilidade de modernização do sistema de vigilância da costa do país vizinho. No entanto, existem outras possibilidades. “Caso seja dada prioridade à rapidez, os espanhóis serão com certeza escolhidos. Caso se opte por uma solução com mais garantias de qualidade e eficácia, a consulta poderá alargar-se a outras empresas”, concluiu o informador.
PORMENORES
CÂMARAS
O LAOS, actual sistema que a Brigada Fiscal da GNR usa para monitorizar os 2150 quilómetros de costa portuguesa, opera com um complexo sistema de câmaras. Algum deste equipamento será reaproveitado para o SIVICC, futuro sistema de ajuda ao patrulhamento.
FORMAÇÃO
O SIVICC vai exigir uma constante formação de manutenção ao efectivo de militares que o vai operar. Essas acções poderão ficar a cargo da empresa a quem for atribuída a responsabilidade de fornecimento e instalação do equipamento.
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg413.imageshack.us%2Fimg413%2F9013%2Fimagensvs0.th.jpg&hash=e228b73380a2cdc34d756dfa3f2e181e) (http://http)
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Soube que está para breve a chegada de uma lancha semi-rígida cabinada de 10 metros para a Brigada Fiscal da Madeira, que há coisa de 1 ano se encontra num parque em Lisboa.
Chama-se Falção da Madeira.
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Boas.
Sou um antigo militar da antiga GF estou actualmente na PSP. estou a fazer um trabalho para a escola sobre sistemas de vigilançia onde falaei do LAOS. será que alguem tem fotos? ou qualquer documentaçao?
Radares fixos ? moveis ETC.
muito obrigado. andrade.jm@gmail.com
Jose andrade
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Esqueci-me de dizer sou da Guarda Fiscal do curso de 1988.
se ha por ai alguem deste curso contatem-me.
obrigado
Jose Andrade
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Olá José Andrade,
Por acaso também gostava de ver algumas imagens dos Land Rover 88 Série III que tinham radar no tejadilho :wink:
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Nao era bem esse,os land rover era mais antigo ainda trabalhei com isso inclusive tive um destribuido na 1ª companhia em Pedrouços.. Precisava do sistema laos, binoclos, radares tipo o que estava no posto do Magoito.se alguem me puder ajudar agradeço desde já.
Jose Andrade
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Então :?: :wink:
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Caro colega?
quanto ao modelo do jipe vou-me informar e depois mando-lhe a resposta pois assim de repente não sei.
Mais uma vez obrigado.
Jose Andrade
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Colega Forista :wink:
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Como foi aqui comentado a "Falcão da Madeira" deixo dois link's referentes.
http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.p ... 2008-02-14 (http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=89594&sdata=2008-02-14)
http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.p ... 4&id=90044 (http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=90044)
Comprimentos.
Coiote.
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Deixo aqui duas fotos da Falcão da Madeira na marina do Funchal tiradas dia 22/02/08.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg403.imageshack.us%2Fimg403%2F4397%2Ffalcaodamadeirank5.jpg&hash=735343eb5b8b5da319433d21570fede9)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg182.imageshack.us%2Fimg182%2F1779%2Ffalcaodamadeira1eh4.jpg&hash=dd3674cf5f02792bf9e5656a0e42704e)
Comprimentos.
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Muito boas, obrigado pela partilha Coiote
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Soube que está para breve a chegada de uma lancha semi-rígida cabinada de 10 metros para a Brigada Fiscal da Madeira, que há coisa de 1 ano se encontra num parque em Lisboa.
Chama-se Falção da Madeira.
Já se encontra na Madeira:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg187.imageshack.us%2Fimg187%2F8085%2Fcimg0155lp9.th.jpg&hash=e0ea28222f2cf2f4c1686dc1ec8f8d72) (http://http)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg187.imageshack.us%2Fimg187%2F6091%2Fcimg0154jq1.th.jpg&hash=01d645f45e9e4cb096e1ba8b3b720895) (http://http)
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Alguém sabe as características da lancha Falcão da Madeira? E única ou existem mais lanchas desta classe?
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isso é confidencial, amigo.
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Alguém sabe as características da lancha Falcão da Madeira?
12,37 metros de comprimento
desloca seis toneladas
40 nós
tripulação de dois a cinco elementos
autonomia 195 milhas
Mais ou menos isto.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg72.imageshack.us%2Fimg72%2F3646%2Fribpbbfzn1.jpg&hash=d6d0c4995d5c7b9917edb8ade182d706)
A madrinha é a sra. Maria Ilda Santos Costa
Construída pela Nautiber, em Vila Real de Santo António
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no algarve o serviço maritimo esta de rastos, os homens que constituem este serviço sao agora utlizados como seguranças dos estaleiros para onde as lvi´s vao reparar,pondo em causa todo o serviço operacional que estes desempenham. quem esta feliz sao os donos dos estaleiros ,pois podem dispensar as empresas de segurança, uma vez que conseguem esta mesma segurança(muito mais qualificada) atraves dos militares da gnr.E de borla.
Sera que foi para este fim que foram investidos milhares de euros nestes homens? fica a pergunta para os senhores comandantes responderem.
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Uma noticia de Junho que passou despercebida aqui no forúm e que envolveu elementos da Brigada Fiscal de Vila Real de Santo António.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010 (http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=F3CF0D06-0CF6-47C0-9844-AC1406FBF7D5&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010)
A juntar à lancha apreendida ontem em Albufeira, são duas grandes lanchas em menos de dois meses
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Elas que venham, só falta é vontade politica para ficar-mos com elas
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Se calhar devia abrir um tópico "GNR - Unidade de Controlo Costeiro"...
Só agora revisitei este tópico :roll:
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neste momento estou no CFG 2009, e tenho em mente concorrer posteriormente à UCC, alguém me poderá dar alguma informação util...quais as provas de ingresso, se à muitos concorrentes a esta unidade, e outros tipos de requisitos...
agradecia a vossa ajuda...
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Portugal to receive SCANTER 2001 radars from Terma Radar Systems
Our BureauViewed: 1999 times
Tue, Sep 8, 2009
Terma Radar Systems is to deliver SCANTER 2001 radars complete with antennas and Radar Target Tracking for the upgrading of the Portuguese coastal surveillance.
The contract for the new radar systems is awarded through INDRA with Portugal’s Ministry of State and Internal Administration as customer. The SCANTER 2001 Radar systems will be supplied including Radar Target Tracking.
With the new radars, Portugal will benefit from an avant-garde surveillance system that will enhance security on the coast by deploying a seamless network to detect the movement of ships, etc.
In an environment like the Portuguese coast line, with harsh weather and poor visibility, the small target detection capability of the SCANTER 2001 radar will be utilized to its fullest. And with a coast line exceeding 560 miles, efficient surveillance is needed.
The Radar Target Tracking equipment will ensure reliable tracking of the targets detected and facilitate and improve the efforts of Coast Guard to secure the coast line and borders. The new coastal surveillance system will also improve the response capacity when required and will back up rescue operations.
http://www.defenseworld.net/go/defensenews.jsp?n=Portugal%20to%20receive%20SCANTER%202001%20radars%20from%20Terma%20Radar%20Systems&id=3545
a noticia é antiga mas acho que ainda tem valor
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A Vigilância da Costa sempre foi da Marinha e da Autoridade Marítima. A GNR no século 19 não existia portanto afirmar que pertence quando é mais antigo em termos de idade está errado. Propaganda e Marketing é com eles mesmo
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A Vigilância da Costa sempre foi da Marinha e da Autoridade Marítima. A GNR no século 19 não existia portanto afirmar que pertence quando é mais antigo em termos de idade está errado. Propaganda e Marketing é com eles mesmo
Pois...mas atualmente a quem pertencem e quem é que opera os radares móveis de vigilância da costa quem é? Os gajos da propaganda e marketing!
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Pois infelizmente os ______ do Marketing e propaganda!!! O que é bom não dura para sempre! Um dia alguém vai ver que dois a fazer o mesmo é mais caro
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Atenção à linguagem!
A Moderação
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Não acham exagerada, sectária e infundada a vossa posição? O que é da segurança deve ser das forças de segurança e o que é da defesa deve ficar para as forças armadas.
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As Forças podem muito bem executar missões a nível interno, a Constituição NÃO proíbe especificamente as Forças Armadas de actuar em cenários Internos, se assim fosse o contrário a Vigilância do Espaço Aéreo por exemplo tinha de ser da GNR ou PSP DAHHH!!! Entre outros exemplos. No caso do Mar também digo que deve ser da Autoridade Marítima como Autoridade Central porque o mar é central não e tem de ter repartido como a terra. Em Portugal o modelo Americano de múltiplas forças policiais resulta: Muita despesa para os contribuintes, Problemas de Jurisdição e Competência, Conflitos como acontece com a PM e UCC da GNR. Há que rever todo o modelo! A GNR sendo uma força Paramilitar, tendo estatuto militar e recebendo por isso no Boletim de Vencimento também seguindo a Lógica não podia executar missões a nível interno.