P3: Defesa gasta 309 milhões

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PereiraMarques

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« Responder #30 em: Fevereiro 24, 2006, 10:53:22 pm »
Pelo que tinha ouvido, Maceda-Ovar passaria a ser o CFTMFA devido ao encerramento da Ota...

Cumprimentos
BPM
 

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Lightning

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« Responder #31 em: Fevereiro 24, 2006, 11:07:57 pm »
Se o futuro aeroporto for para a Ota o CFMTFA deverá ter k sair de lá.
A esquadra de C295 não irá para BA1 Sintra mas sim para BA6 Montijo mas para que isso aconteça uma das esquadras k já lá se encontram terá k ser transferida para outro local, essa esquadra será a 601 dos P-3.
No AM1 Ovar existem condições excelentes para a colocação desse esquadra já k possui hangares suficientemente grandes para acolher P-3 e mesmo quando o P-3 tava na BA6 Montijo o P-3 ia periodicamente ao AM1 fazer lavagem de estrutura e motores pk é lá k esta instalado o equipamento proprio para isso.
Além disso a FAP n possui bases a norte do pais e era mais uma maneira de chamar pessoas do Porto, Minho etc a ingressar na FAP.
Pelos boatos k tenho ouvido em Sintra continuara a Academia, transfere-se para cá o CFMTFA e aumenta-se o Museu do Ar na zona dos Hangares da BA1, até pk tb já s falou em acabar com o Museu do Ar em Alverca e por tudo em Sintra mas acho k vai continuar a haver Museu do Ar em Alverca.
 

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Lightning

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« Responder #32 em: Fevereiro 24, 2006, 11:09:27 pm »
Já agora gostaria de saber mais informações sobre essa suposta ida do CFMTFA para Ovar.
 

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PereiraMarques

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« Responder #33 em: Fevereiro 24, 2006, 11:17:27 pm »
Pelo menos foi uma ideia que circulou a 1/2 anos atrás, aproveitando um certo "subaproveitamento" da Base (Aeródromo de Manobra)...
 

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TaGOs

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« Responder #34 em: Março 17, 2006, 09:53:27 pm »
Boas. Encontrei uma foto dos novos P3 no airliners.

Aqui esta ela:




Fonte: http://www.airliners.net/open.file?id=1 ... id=1018827
 

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Leonidas

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« Responder #35 em: Março 25, 2006, 12:44:19 am »
Saudações guerreiras

Citação de: "NVF"
Leonidas, a partir do momento em que se adquiriram os P-3C, os P-3P eram para abater. Nao fazia, alias, sentido modernizar os P-3P e adquirir os P-3C, duplicando a frota. No futuro vamos ter 5 P-3C (nao sei se todos vao ser padrao CUP, mas era bom que fossem) e 5 C-295M dos quais 2 com FITS.

Quanto ao FITS, li algures (nao sei se aqui no Forum ou na AM) que este sistema nao permite a utilizacao de armas. Sera' verdade? Nao faz muito sentido que assim seja, pois os P-3 espanhois estao a ser equipados com FITS, mas enfim.


Na muche. Só hoje tive a oportunidade de comprar a “MAIS ALTO”, onde se pode ler, preto no branco, que os 5 P-3C/CUP irão substituir os 6 P-3P até agora em funções, desde o seu inicio em 1986, depois de comprados á Australia.

O P-3C CUP é alcunhado de “Coast Guard”, 2 unidades e as restantes 3 unidades P-3C update II.5, ou seja há duas configuraçãos diferentes na mesma aeronave. A versão chamada “Coast Guard”  :mrgreen: . Aos pontos que chegamos. É preciso dourar a pílula para que não caia o “Carmo e a Trindade”, a não ser que me escape alguna coisa  :oops: . Pelo que vem escrito, está em marcha um programa com o objetivo de colocar a mesma configuração para todos os aviões.

Na sequência da converssa aqui: http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=2253&start=150


Cumprimentos
 

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NVF

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« Responder #36 em: Março 25, 2006, 03:46:42 am »
Isso do Coast Guard soa a capacidades diminuidas. Alias, CUP significa "Capability Upkeep Program" e pela breve descricao deste upgrade soa mais a melhoria geral dos sensores da aeronave (incluindo a componente antisubmarina).

Citar
Ten Dutch P-3C-II½ Orions went through such a program (the Capability Upkeep Program) just before being sold to Germany and Portugal; these aircraft are known as P-3C CUP Orions. New systems include an ASQ-227 central computer, the APS-137B(V)5 radar, ASQ-78B acoustic processing system, ALR-66C(V)3 ESM system and SATCOM. Seven aircraft got the complete CUP (all of these are sold to Germany), the other three got a limited CUP mission suite but have provisions and wiring for all CUP systems.


Ver aqui: http://home.wxs.nl/~p3orion/variants.html
Talent de ne rien faire
 

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Leonidas

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« Responder #37 em: Março 26, 2006, 05:40:51 pm »
Saudações guerreiras

Caro NVF é, também essa a leitura que faço. No fundo a versão CUP para Portugal não passa de um simples patrulha com muito baixo ou, até mesmo, nenhum valor militar.
 No entanto, a versão estará já preparada para a instalação do tal equipamento que o tornará num verdadeiro avião de guerra com “licença para matar”. Como já referi, segundo a revista, essa situação realizar-se-á somente na fase de modernização que levará à uniformização da frota.

Talvez na questão do “dourar a pílula” tenha exagerado um bocado. Disse-o a pensar na opinião pública que não entende que para o avião ter o seu verdadeiro valor terá que ser muito mais que um simples patrulha, só isso.

Já agora, só espero que o tal orçamento para os P-3 dê para ir um pouquinho mais longe e que dê para substituir também os motores por outros mais recentes. Sempre se poupará mais uns “litros” no orçamento. Com um bocado de sorte os motores dos C-130 também serão substituídos por outros menos gulosos e com melhor rendimento, se bem que este cenário me pareça já remoto. Enfim… Se calhar talvez seja preferível não fazer a modernização e andar a pagar o desperdício, enfim… Lógicas. Melhores dias venham.

Só gostava de saber quanto custa um motor novo para estes aviões, depois era fazer as contas e compara com o equipamento atual e o tempo útil de utilização da aeronave (a 20 anos, suponhamos).

Cumprimentos
 

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luis filipe silva

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« Responder #38 em: Março 26, 2006, 07:24:12 pm »
Por favor expliquem-me (se fôr para eu aprender) . Então na Holanda não eram aviões anti-submarinos? Que tipo de modernização é que necessitam? O CUP não será apenas um ligeiro upgrade? Será que nas forças armadas portuguesas tem que ser como na vida real, em que se muda de carro no fim de o pagar, porque os vizinhos reparam?
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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antoninho

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sistema cup dos p3
« Responder #39 em: Março 27, 2006, 03:25:42 pm »
A confusão está em que os holandeses ao integrarem o CUP fizeram-no de duas maneiras, um mais leve para o chamado vigilancia de costas sem sitemas sofisticados (exe.acustica de deteção sub. nucleares ) e o outro com todos os sistemas integrados.
O sistema CUP é baseado no da marinha amaricana AIP E BMUP.
Como eles tinham 13 aparelhos e só iam aplicar 7 sistemas integrais 3 ligeiros e outros 3 aviões sem nada ou seja com o anterior sistama 3p resta saber quais as favas que saíram á FAP e aos alemães.

mais informações adicionais consultar os seguintes sites:

http://www.amb-pays-bas.fr/fr/ambassade ... norion.htm

http://home.planet.nl/~p3orion/variants.html

http://www.mindef.nl/actueel/parlement/ ... orion.aspx
 

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luis filipe silva

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« Responder #40 em: Março 27, 2006, 11:47:55 pm »
Caro Antoninho.

Obrigado pelas explicações e respectivos links.

Saudações

Luis Filipe Silva
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Luis Filipe Silva
 

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Leonidas

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« Responder #41 em: Março 28, 2006, 11:10:06 pm »
Saudações guerreiras.

Citação de: "Luis F. Silva"
Será que nas forças armadas portuguesas tem que ser como na vida real, em que se muda de carro no fim de o pagar, porque os vizinhos reparam?
Caro Luís, os P-3P estão praticamente a darem as últimas e em tudo, Sensores e estrutura. Foi por isso que a FAP lançou o programa de 300 e picos milhões de Euros para revitalizar as células e atualizar os sensores para o padrão P-3C II, se não me falha a memória. Entretanto surgiu o desejo dos holandeses se livrarem da sua frota. Como esta estava em melhores condições do que a dos P-3P e por uma pechincha em relação aquilo que se iria gastar, caso não houvessem P-3 holandeses para ninguém. Vieram na hora H. Alguns aviões já estavam á uns anos nas OGMA ás espera de uma decisão. Não sei se todos aqueles comprados por nós ou se também avião alguns aqui que foram comprados pela Alemanha. Penso que há um tópico que também fala nisso, por aí. Tem que procurar lá para trás.

Com esses 300 e tal milhões não só se compraram os P-3C/CUP, como também os C-295 e se calhar ainda sobrou dinheiro para as mudanças de óleo.

Cumprimentos
 

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luis filipe silva

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« Responder #42 em: Março 29, 2006, 12:11:18 am »
Na foto não dá para ver se tem os "pods" para os Harpoon. Li num Jane's antigo 97/98 (ainda estavam de pedra e cal nas F.A. holandesas) que provávelmente perderia essa capacidade durante o CUP. Será verdade?
vão deixar de possuir capacidade de luta ASuW?

Saudações

Luis F. Silva
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #43 em: Março 29, 2006, 01:26:04 am »
A aplicação integral do programa CUP nas células P-3C permitirá a esta aeronave o emprego de armas como os mísseis ar-superfície AGM-65F "Maverick" (versão IIR), AGM-84D "Harpoon", AGM-84E SLAM ("Standoff-Land Attack Missile") e mesmo a possibilidade futura de disparo das versões AGM-84H/K, mais conhecidas por SLAM-ER ou "Standoff-Land Attack Missile - Expanded Response". Neste momento, tudo depende da tutela para se ficar a saber quão extensivo será o programa de modernização a aplicar nesta frota e se algum dia se pretenderá que o sistema de armas P-3 Orion nacional opere outro tipo de armamento para além dos habituais torpedos e minas.


Informação colhida pelo meu amigo p_shadow:
Citar
Aeronave P-3P - Data limite da célula

14801 - Mai 05
14802 - Jul 04
14803 - Jun 08
14804 - Nov 07
14805 - Mar 08
14806 - Abr 07


Neste momento operacionais encontram-se o "14803", "14804" e "14805", precisamente os Orion que mais vida útil possuem na célula. O "01" está desactivado no DGMFA em Alverca, o "02" encontra-se nas mesmas condições mas desta feita na Base Aérea do Montijo e o "06" é desde Maio do ano passado parte integrante do espólio do Museu do Ar, na Granja do Marquês (Sintra).
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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luis filipe silva

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« Responder #44 em: Março 29, 2006, 02:23:51 am »
Obrigado pela informação Charlie Jaguar.

Saudações

Luis F. Silva
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Luis Filipe Silva