GOE (Grupo de Operações Especiais)

  • 824 Respostas
  • 385799 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #735 em: Outubro 09, 2014, 11:25:14 am »
PSP simulou ataque terrorista, com sequestro de mais de 200 estudantes

 :arrow: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-10 ... estudantes
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #736 em: Outubro 09, 2014, 10:54:34 pm »
O vídeo da noticia acima.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #737 em: Outubro 09, 2014, 11:34:28 pm »
Não sei se percebi mal, a jornalista quando está a comentar as viaturas espanholas diz algo do tipo:

"Permitem chegar a aeronaves sem necessidade de aterrar!"  :shock:
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #738 em: Outubro 10, 2014, 01:32:19 am »
Quereria dizer que se pode passar directamente da viatura para a aeronave sem ser preciso desmontar?
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #739 em: Outubro 12, 2014, 12:25:17 pm »
Citação de: "Trafaria"
Quereria dizer que se pode passar directamente da viatura para a aeronave sem ser preciso desmontar?

Pois, eu na altura pensei que talvez quisesse dizer que estas escadas tem altura suficiente para chegar à aeronave sem ser preciso usar outras escadas, existem aviões comerciais que até tem vários andares, se calhar é bem preciso uma escada com 10m para chegar a esses pisos.
 

*

uezor

  • 19
  • +0/-0
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #740 em: Fevereiro 08, 2015, 03:45:39 am »
A título de curiosidade, existem vantagens significativas a nível de carreira e remuneração em entrar para o GOE ou para outra UEP ?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #741 em: Fevereiro 09, 2015, 02:16:54 am »
A nivel da remuneração, sim. A progressão não; essa rege-se por disposições legais que não discriminam em função da especialidade ou colocação.
::..Trafaria..::
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #742 em: Junho 11, 2015, 10:55:54 pm »


A revista Action deste mês tem um artigo sobre o GOE.

 :arrow: http://librairie-hussard.com/catalog/ac ... 2708244bd5
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #743 em: Julho 24, 2015, 10:36:02 am »
Hoje um colega de trabalho contou-me uma história jeitosa, segundo um amigo dele que é GOE, "a primeira unidade a ser enviada para qualquer conflito militar que Portugal vá participar são os GOE, vão lá fazer reconhecimento e transmitir as informações ao Estado e às outras unidades incluindo militares que vão ser enviadas para esse teatro. Foi assim com o Kosovo, Afeganistão, Líbano entre outros". Assim como "são eles quem faz vigilância a terroristas ou criminosos mais violentos", algum de vós confirma este "achado/pérola"?
Eu ouvi isto fiquei estupefacto e considero completamente gabarolice e mentira pegada, mas como estamos em Portugal prefiro ter opinião de outros que saibam melhor que eu sobre a matéria.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #744 em: Julho 24, 2015, 05:39:54 pm »
Cada um se gaba à sua maneira, o que acontece não é assim tão simples, não penses que se envia uma equipa GOE de propósito para fazer essa função, eles não são enviados à frente, eles já lá estão, e como já lá estão é provável que os usem para certas tarefas. O que acontece é que o GOE faz segurança às embaixadas portuguesas em paises perigosos, isso é independente de no futuro irem militares para lá ou não, há muitos paises em que o GOE está nas embaixadas e os militares nunca lá fizeram missões. Como o GOE vai para serviço em embaixada, é pessoal diplomático, podem ir num comum voo comercial e penso, mas não tenho a certeza, que pessoal diplomático não pode ser revistado nem os seus pertences podem ser revistos. Não é nenhum infiltração tipo para-quedas em queda livre, ou mergulhador como podemos imaginar com os Rangers ou DAE.

Em relação ao "reconhecimento", não sei se será assim como um GOE camuflado tipo sniper escondido a ver os inimigos e a reportar o que vê para Portugal, estou mais a imaginar que na embaixada exista um elemento do SIED que faz relatórios sobre assuntos que interessem a Portugal, esse elemento como está na embaixada, também tem protecção do GOE.

Sobre o Kosovo e o Afeganistão não sei nada mas, no caso do Líbano sim, quando a embaixada portuguesa no Líbano ordenou a evacuação dos cidadãos portugueses, quando o C-130+UPF lá chegaram para os trazer, o GOE já lá estava claro, pois eles estão na embaixada, de certo tem um papel importante na organização da reunião e transporte até ao aeroporto de todos os cidadãos a retirar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It, night_runner

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #745 em: Julho 24, 2015, 06:13:36 pm »
Em relação à parte do terrorismo, já é um assunto que não me sinto tão à vontade à falar, mas "acho" que sei algumas coisas :mrgreen:
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #746 em: Julho 24, 2015, 06:47:56 pm »
A ideia que eu tenho é a seguinte:

vigilância de criminosos violentos/terroristas em solo nacional: feita por unidades policiais nomeadamente a PJ, SIS ou até unidades da PSP/GNR
deter criminoso violento/terrorista: é chamado o GOE ou GIOE para apoio.

Missões militares no estrangeiro, independentemente se o GOE está presente na embaixada ou não, o CISMIL envia unidades em conjunto com um grupo de reconhecimento da unidade que irá ser enviada para preparar a chegada de tropas e vão recolher informações a nível local. Isto até porque as bases militares onde ficam os militares portugueses nunca são propriamente ao lado da embaixada e já lá estão tropas antes das nossas chegarem.

Mas pronto eu costumo dar sempre o beneficio da dúvida mas no caso que me foi contado achei simplesmente uma pérola.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #747 em: Julho 24, 2015, 09:35:29 pm »
Citação de: "Camuflage"
Missões militares no estrangeiro, independentemente se o GOE está presente na embaixada ou não, o CISMIL envia unidades em conjunto com um grupo de reconhecimento da unidade que irá ser enviada para preparar a chegada de tropas e vão recolher informações a nível local. Isto até porque as bases militares onde ficam os militares portugueses nunca são propriamente ao lado da embaixada e já lá estão tropas antes das nossas chegarem.

Eu quando falei em operações militares, estava a pensar naquelas em que vamos sozinhos como evacuações de civis em Angola, Guiné, etc, que são a pedido das embaixadas (onde está o GOE), nas operações militares multinacionais sim, acho que se deve passar algo desse género, Portugal quase nunca é das primeiras forças a chegar ao terreno, quando vamos já lá andam outros países, então enviamos uma pequena equipa de militares que vai "visitar/avaliar" o que é que os militares desses países andam a fazer, que equipamentos são precisos nós termos, que logística é preciso ter, (coisas tão simples como ter que levar cozinha de campanha ou se existe algum pais que possa fornecer alimentação), não vale a pena estar a levar coisas a mais ou coisas erradas.

Tens no Operacional.pt um artigo sobre uma dessas equipas, neste caso refere-se à Bósnia.
http://www.operacional.pt/bosnia-memorias-de-1996/
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: GOE (Grupo de Operações Especiais)
« Responder #748 em: Julho 24, 2015, 11:25:21 pm »
Não tenho informação em primeira-mão para partilhar acerca disso (venha daí o Trafaria!). Mas, tal como o Lightning já escreveu melhor que eu alguma vez poderia, provavelmente estará relacionado com o GOE fazer a protecção nas embaixadas e a ligação que tem com o corpo diplomático e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Aproveito só para adicionar que também poderá estar relacionado com as missões internacionais em que participam, e que portanto já também lhes deu alguma experiência/informação que podem transmitir às outras organizações/entidades.

Até é bem mais possível no caso das missões em que normalmente não temos uma presença já estabelecida anteriormente (estilo Afeganistão, Kosovo, ...) que esteja é mesmo relacionado com alguma missão internacional das Nações Unidas ou União Europeia em que a PSP/GOE participa e que portanto já têm conhecimento acerca da situação no terreno, região, cultura, etc..

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #749 em: Julho 25, 2015, 01:29:47 am »
Citação de: "Lightning"
Eu quando falei em operações militares, estava a pensar naquelas em que vamos sozinhos como evacuações de civis em Angola, Guiné, etc, que são a pedido das embaixadas (onde está o GOE), nas operações militares multinacionais sim, acho que se deve passar algo desse género, Portugal quase nunca é das primeiras forças a chegar ao terreno, quando vamos já lá andam outros países, então enviamos uma pequena equipa de militares que vai "visitar/avaliar" o que é que os militares desses países andam a fazer, que equipamentos são precisos nós termos, que logística é preciso ter, (coisas tão simples como ter que levar cozinha de campanha ou se existe algum pais que possa fornecer alimentação), não vale a pena estar a levar coisas a mais ou coisas erradas.

Tens no Operacional.pt um artigo sobre uma dessas equipas, neste caso refere-se à Bósnia.
http://www.operacional.pt/bosnia-memorias-de-1996/

O caso que foi mencionado não é esse de reconhecimento de embaixadas, foi mesmo "antes do envio de qualquer missão militar para o estrangeiro" isto supõe-se quer tenham lá estado os GOE ou não.
Que o CISMIL procure reunir dados de várias fontes: SIED, forças estrangeiras, forças nacionais etc presentes no território eu não tenho dúvidas que o faça, agora dizer que o GOE basicamente faz reconhecimento para as unidades militares portuguesas acho muito duvidoso. Porque se tal ocorre então andam a esconder muita azia entre as unidades militares e a PSP.