Os 28 F16A/B MLU da FAP

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raphael

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3330 em: Abril 12, 2024, 03:32:15 pm »
Se alguém paga 150.000€ para sair da FA não será só por incentivos financeiros. Alguém está com medo de ir para à beira da Rússia nos próximos tempos. Não censuro.

Não de todo...não só pilotos mas também medicos.

Medo? estão na Lituânia voluntários....em destacamento....

Alinhem lá as ideias sff.

Motivos financeiros motivos familiares motivos de funções após sairem das esquadras de voo...epah ou fartos dos camaradas...um saiu para ser fotografo e era piloto de F-16....
Um abraço
Raphael
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goncalobmartins

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3331 em: Abril 12, 2024, 04:17:33 pm »
Se alguém paga 150.000€ para sair da FA não será só por incentivos financeiros. Alguém está com medo de ir para à beira da Rússia nos próximos tempos. Não censuro.

Não de todo...não só pilotos mas também medicos.

Medo? estão na Lituânia voluntários....em destacamento....

Alinhem lá as ideias sff.

Motivos financeiros motivos familiares motivos de funções após sairem das esquadras de voo...epah ou fartos dos camaradas...um saiu para ser fotografo e era piloto de F-16....

Mas isto não é só na FAP, é transversal à sociedade atual! Os nossos pais ainda tiveram empregos para a vida, nós já não! E nas FA ainda há hierarquias e subordinação... Cá fora é bem mais difícil reter recursos humanos!
 


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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3333 em: Abril 12, 2024, 04:45:22 pm »
Enquanto a diferença entre o que se paga aos pilotos da FAP e o que se paga na aviação civil for tão grande, vai ser sempre uma situação complicada de gerir. É o equivalente a um mecânico do Exército, vamos dizer dos Pandur, receber 3 vezes menos que um mecânico civil de automóveis. Se em todas as especialidades fosse este o caso, não havia ninguém nas FA.



Pagam 150 mil de indemnização, mas a médio/longo prazo é só lucro.
 

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goncalobmartins

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3334 em: Abril 12, 2024, 05:08:15 pm »
Enquanto a diferença entre o que se paga aos pilotos da FAP e o que se paga na aviação civil for tão grande, vai ser sempre uma situação complicada de gerir. É o equivalente a um mecânico do Exército, vamos dizer dos Pandur, receber 3 vezes menos que um mecânico civil de automóveis. Se em todas as especialidades fosse este o caso, não havia ninguém nas FA.



Pagam 150 mil de indemnização, mas a médio/longo prazo é só lucro.

Encontrei este artigo que tem todos os salários brutos das FAs:

https://cnnportugal.iol.pt/recrutamento-obrigatorio/soldados/quanto-ganha-um-militar-de-821-83-a-6-558-53/20240405/660e7757d34e0498921f5e36

O escândalo são os salários pagos pela TAP versus a concorrência e obviamente versus as FAs. E lá está, tanto a TAP como as FAs são do Estado, logo funções equiparadas deveriam ter salários equiparados :'(

Por outro lado, também ajuda a explicar porque é que a TAP está como está  :bang:
« Última modificação: Abril 12, 2024, 05:10:25 pm por goncalobmartins »
 
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3335 em: Abril 12, 2024, 05:21:55 pm »
Sim, o caso da TAP é uma fantochada, que piora ainda mais as coisas.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3336 em: Abril 12, 2024, 06:41:41 pm »
Mas lá fora acontece o mesmo, os pilotos militares saem dos ramos para ir para a aviação civil, precisamente por causa dos salários e de uma maior flexibilidade. Mesmo aqueles que gostam do trabalho de piloto nas FA, admitem que dificilmente deixariam a aviação civil, porque não lhes compensa.
 

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JohnM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3337 em: Abril 12, 2024, 08:10:07 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…
 
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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3338 em: Abril 12, 2024, 08:54:35 pm »
Se alguém paga 150.000€ para sair da FA não será só por incentivos financeiros. Alguém está com medo de ir para à beira da Rússia nos próximos tempos. Não censuro.

Que disparate.
Já antes da guerra saiam, e os pilotos dos F-16 até são (ou eram) dos que saiam menos, os pilotos dos aviões de carga (multimotor) e helicópteros sempre tiveram mais oportunidades no sector civil. Os pilotos dos caças é mais difícil.
 

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LM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3339 em: Abril 12, 2024, 08:57:35 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Confesso que eu, se fosse mais que apenas um contribuinte, não aceitava investir já nos F35 essa verba... PA I com V e há muito - incluindo na Força Aérea - onde colocar o resto...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3340 em: Abril 12, 2024, 09:01:57 pm »
Se vocês acham que se pagam 150k por dá cá aquela palha esqueçam. Pagar 150k para fazer mais 20k ou 30k ano? E pagar juros e sofrer hipotecas e por aí fora?

O aumento é maior, talvez 100k/ano. Num ano ou dois está tudo pago e a partir daí é lucro.

E como diz no artigo, muitos não pagam nada, pois cumprem com os anos mínimos para não ter de indeminizar o estado, ou são as próprias empresas que os querem a pagar para eles sairem mais cedo.
« Última modificação: Abril 12, 2024, 09:13:49 pm por Lightning »
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3341 em: Abril 12, 2024, 09:16:14 pm »
Se alguém paga 150.000€ para sair da FA não será só por incentivos financeiros. Alguém está com medo de ir para à beira da Rússia nos próximos tempos. Não censuro.

Até há mecânicos de F-16 que se despediram para ir para a empresa holandesa que está a tratar dos F-16 Romenos, e Ucranianos...

E os pilotos têm medo de ir para a beira da Rússia mas depois não tem medo de ir para o combate aos incêndios florestais, onde tem morrido vários pilotos nos últimos anos.

Por isso o medo de ir para a beira da Rússia...
« Última modificação: Abril 12, 2024, 09:22:09 pm por Lightning »
 

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CruzSilva

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3342 em: Abril 12, 2024, 09:35:58 pm »
Se alguém paga 150.000€ para sair da FA não será só por incentivos financeiros. Alguém está com medo de ir para à beira da Rússia nos próximos tempos. Não censuro.

Até há mecânicos de F-16 que se despediram para ir para a empresa holandesa que está a tratar dos F-16 Romenos, e Ucranianos...

E os pilotos têm medo de ir para a beira da Rússia mas depois não tem medo de ir para o combate aos incêndios florestais, onde tem morrido vários pilotos nos últimos anos.

Por isso o medo de ir para a beira da Rússia...
Mais uma estupidez de escala estratosférica.

Parafraseando - "Os militares FAP estão a pagar indeminizações chorudas para fugir da Rússia."

A sério que há gente que acredita nisto?!

Tirem-me deste filme!  :N-icon-Axe:
« Última modificação: Abril 12, 2024, 09:37:22 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3343 em: Abril 12, 2024, 10:12:58 pm »
Essa empresa holandesa vai concerteza apoiar a assistencia dos F-16 para a Ucrânia, previsivelmente assistidos na Polónia...dizem as más linguas.

Não sei porque continuas a martelar nos pilotos de F-16 e na questão da guerra, fica lá com o trofeu...

A saida de quadros qualificados sejam pilotos mecanicos outros por todas as Forças Armadas e não em exclusivo Força Aérea, tem a ver com o facto de serem quadros altamente qualificados e terem no mundo civil hipotese de remunerações mais elevadas.

Nas forças armadas ganhas de acordo com o posto. Podes até ser licenciado mestrado ou mesmo doutorado ou ter mil e uma especializaçoes, mas se fores sargento recebes de acordo com o posto e tens uma carreira estagnada a medio curto prazo, por isso, muitos optam por sair, porque encontram melhor.

Tens vários a concorrer a posições na estrutura da NATO, uns até os aproxima mais da zona de guerra, mas é uma opção, por vezes mais bem pagos por estarem mais perto da "confusão".

Tens missões em paises que a categorização aumenta o subsidio de risco e há quem vá para lá de bom grado.

Lá por haver uns cagões não quer dizer que todos o sejam.

A aviação civil paga muito melhor que a militar. Muito pessoal de Marinha saiu na altura que o ramo comprou os submarinos, foram trabalhar para a firma dos subs porque foram aliciados a tal e hoje em dia têm vidas desafogadas.

O objetivo ultimo é melhorar o nivel de vida do proprio e da familia.

Mais um exemplo da tropa do ar....quando tiveste a saida de varios pilotos comandante do heli EH101 que não queriam ficar colocados nos Açores a comandar a referida esquadra, alguns sairam porque estavam em desacordo com o senhor que deu esta ultima entrevista do DN e decidiu erguer a esquadra em vez dos destacamentos permanentes...nada a ver com a guerra, mas sim com a estabilidade familiar.

Desliga lá o chip da guerra, ja pareces o wanderoll do outro forum...
Um abraço
Raphael
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3344 em: Abril 12, 2024, 10:46:28 pm »
Aparentemente as empresas holandesas contratam mais pessoal para os F-16 agora, que se estão a livrar deles, do que quando os operavam em exclusivo.

Na FA Holandesa muitos dos mecânicos militares já transitaram para o F-35.