E o 109 - estou a partir do principio que tudo o resto é igual ao 119 - pode operar desligando 1 motor? Porque a "grande" poupança, segundo percebi, de termos escolhido o 119 era os custos de operar um meio com apenas 1 motor; claro que haveria a manutenção de outro motor, mas se fosse possível utilizar na maior parte do tempo com apenas 1...
Pode, o PMD permite tal operação.
o nosso 119 monomotor a turbina em questão é mais potente, só podia, que cada uma do 109 ou do 119 bimotor.
Por exemplo o 101 opera geralmente, com duas turbinas ligadas, a terceira serve como backup, mas pode ser accionada ao mesmo tempo, convém não esquecer que o menino tem mais de 15 Tons, de peso máximo.
Abraços
O Merlin pode voar operacionalmente com duas turbinas. Já a generalidade dos helis bi-motor apenas podem operar com uma turbina em procedimentos de emergência da aeronave, não como procedimento operacional comum.
isso sei eu já há muito anos, meu caro.
e já tinha referido no meu post.
Não foi isso que respondeu ao colega forista que pergunta acerca de um heli bimotor poder operar na maior parte do tempo com apenas 1 motor. E era só isso que eu estava a esclarecer.
pois não, e, isso foi erro, meu, pois nem vi como deveria ter visto, a última linha que assinalei agora a bold.
A aeronave pode operar com uma turbina, mas não durante grande período de tempo, nem com o PMD.
Sendo exactamente o mesmo modelo do 119, mas possuindo duas turbinas, permite que estas tenham menor potência, mas obriga o seu uso em simultâneo.
A vantagem de ter duas turbinas permite que em situações de EF o heli possua potência para aterrar em segurança e ou abortar a missão de SAR/transporte/evacuação em condições minimas de segurança.
LM as minhas desculpas pela minha resposta, que foi errada.
Cumprimentos