Substituição dos Allouette III

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HSMW

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #570 em: Agosto 27, 2018, 12:15:33 am »
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https://3.bp.blogspot.com/-eifSm3iRxPs/W4MWgpHQ7kI/AAAAAAAAEbA/aAzFBx7TjOcK6SZIcfMjj4t9-B5CQzyiwCLcBGAs/s640/AW119-PoAF-Flying-v1-04s.jpg

As ilustrações sugerem ainda que um novo sistema de matrículas será inaugurado, ao iniciar com o dígito "2", por oposição às iniciadas em "1"desde a actualização de 1993.

As primeiras duas unidades do AW119 Koala deverão chegar a Portugal em meados de Dezembro de 2018.


 ???
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tenente

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #571 em: Agosto 27, 2018, 06:29:16 am »
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https://3.bp.blogspot.com/-eifSm3iRxPs/W4MWgpHQ7kI/AAAAAAAAEbA/aAzFBx7TjOcK6SZIcfMjj4t9-B5CQzyiwCLcBGAs/s640/AW119-PoAF-Flying-v1-04s.jpg

As ilustrações sugerem ainda que um novo sistema de matrículas será inaugurado, ao iniciar com o dígito "2", por oposição às iniciadas em "1"desde a actualização de 1993.

As primeiras duas unidades do AW119 Koala deverão chegar a Portugal em meados de Dezembro de 2018.


 ???

Apenas critico a quantidade de unidades que se vão adquirir, quanto a mim, oito unidades seria o numero minimo de helis ligeiros a comprar para que se desempenhem as missões que serão atribuidas a este tipo de heli.
Ainda se cada heli custasse umas dezenas de milhões eu aceitava este teto de cinco unidades, mas, a quatro milhões por unidade, será assim tão dificil arranjar/orçamentar mais doze milhões para mais três Koalas ????
Pois é, temos as benditas das Cativações, mas para inglês ver e ouvir, cantarolamos lá para fora, que temos um orçamento para as FFAA de 1,5 ou até bem mais, do PIB !!






Nota : Se fosse necessário arranjar mais umas centenas de milhões para um banco apareciam como por milagre, mas como é para as FFAA é o que temos!
devemos ser o unico país que, em vez dos Bancos financiarem o tecido produtivo e a sociedade são eles, os bancos, que são ajudados e financiados pela Sociedade tal é o grau de corrupção que para aqui vai.


Abraços
« Última modificação: Agosto 27, 2018, 06:36:20 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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typhonman

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #572 em: Agosto 27, 2018, 01:58:10 pm »
A Força Aérea cada vez com menos aspeto de uma força de combate, mas sim como uma força de proteção civil, quanto a pintura uma valente m*****, e quanto ao numero de unidades ainda pior.
 
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Crypter

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #573 em: Agosto 27, 2018, 02:34:40 pm »
A Força Aérea cada vez com menos aspeto de uma força de combate, mas sim como uma força de proteção civil, quanto a pintura uma valente m*****, e quanto ao numero de unidades ainda pior.

Viva Typhonman, já eu concordo plenamente com esta dualidade de acção das FA. Até pq (felizmente) a última vez que o nosso país esteve em Guerra aberta foi há praticamente 40 anos. Como tal concordo plenamente com a utilização dos recursos em acções de mérito civil.

Quanto ao número de unidades, já estou plenamente de acordo contigo.
 

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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #574 em: Agosto 27, 2018, 04:19:57 pm »
A Força Aérea cada vez com menos aspeto de uma força de combate, mas sim como uma força de proteção civil, quanto a pintura uma valente m*****, e quanto ao numero de unidades ainda pior.

Viva Typhonman, já eu concordo plenamente com esta dualidade de acção das FA. Até pq (felizmente) a última vez que o nosso país esteve em Guerra aberta foi há praticamente 40 anos. Como tal concordo plenamente com a utilização dos recursos em acções de mérito civil.

Quanto ao número de unidades, já estou plenamente de acordo contigo.

Já somos dois. O curioso é conhecer alguém que até fez uma tese sobre o assunto e a defesa nacional não publicou (dizia por exemplo que 77% dos inquiridos até concordavam com o aumento de meios e verbas para a defesa, desde que se assumisse o duplo uso). ::) ::)

Saudações

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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tenente

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #575 em: Setembro 08, 2018, 06:54:23 pm »
continuo a achar que este modelo, o AW109, era melhor para o País, com possibilidades do  " triplo uso "  :nice:  FAP,  Protecção Civil e Marinha, a ultrapassarem as do aw119Kx, até porque já possuímos alguns exemplares e pelo que sei até se tem portado muitíssimo bem.
Mas, como sempre, como somos um País muito rico, deverá ser melhor adquirirmos mais um modelo de heli ligeiro, com distintas necessidades de MNT, e que está limitado, quanto ao seu emprego em unidades Navais.

http://www.leonardocompany.com/en/-/aw119kx

http://www.leonardocompany.com/en/-/aw109-power-2


Maritime

The AW109 Power light, multi-purpose twin-engine maritime helicopter provides maritime commanders with outstanding mission flexibility, to perform Intelligence Surveillance and Reconnaissance (ISR), Maritime Interdiction Operations (MIO), Search and Rescue (SAR), Anti-Submarine Warfare (ASW) and Anti Surface Warfare (ASuW) missions.

High performance, high speed and excellent situational awareness maximise operational success. Operators benefit from high productivity, controllability and manoeuvrability, excellent flying qualities, robustness and inherent safety. 
 
LEADING FEATURES
•Excellent power margins for ship operations provided by either Pratt & Whitney or Turbomeca engines controlled by a Full Authority Digital Engine Control (FADEC) system
•Single / dual-pilot VFR / IFR low workload integrated glass cockpit with advanced avionics and systems provide excellent  situational awareness and maximises mission effectiveness
•Unobstructed, spacious cabin (3.5 m3 / 124 ft3) allows easy configuration changes to suit operational requirements; wide doors provide exceptional accessibility and rappelling, fast roping; internal weapon mount
•Wide range of mission equipment including multi-band radios, radar, Electro-Optic / Infra-Red (EO/IR) device, searchlight, loudspeakers, rescue hoist and cargo hook
•Retractable wheeled undercarriage for ease of handling on ship and ashore










Abraços
« Última modificação: Setembro 08, 2018, 07:45:02 pm por tenente »
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jpthiran

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #576 em: Setembro 08, 2018, 10:04:25 pm »
ainda se metiam os misseis anti-tanque nesses helicópteros para dar apoio em caso de necessidade...
 

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tenente

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #577 em: Setembro 12, 2018, 08:08:41 pm »
Koala Espanhol alocado aos FF


Abraços
« Última modificação: Setembro 12, 2018, 08:12:31 pm por tenente »
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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #578 em: Setembro 13, 2018, 10:10:54 am »
ainda se metiam os misseis anti-tanque nesses helicópteros para dar apoio em caso de necessidade...

O fabricante tinha pensado nisso. Mas em Portugal o mais provável é:



Saudações
« Última modificação: Setembro 13, 2018, 11:36:35 am por mafets »
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diogo13350

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #579 em: Setembro 13, 2018, 11:18:14 am »

Os nossos vêm mais ao menos assim não :N-icon-Axe:
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #580 em: Setembro 13, 2018, 11:22:44 am »

Os nossos vêm mais ao menos assim não :N-icon-Axe:

claro que sim, menos a camuflagem, essa não presta a nossa é mais vistosa !!  ;)



Abraços
« Última modificação: Setembro 13, 2018, 11:24:30 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #581 em: Setembro 13, 2018, 01:47:07 pm »
O AW119Kx pode carregar todo o tipo de sensores e armamento que o seu irmão mais velho, AW109, pode.





O problema está no facto de, embora nós irmos comprar a versão militarizada do Koala, as suas missões serem acima de tudo de âmbito não militar, por assim dizer. Daí o próprio uso do denominado "day-glo" no aparelho que imediatamente o identifica como uma aeronave dedicada a instrução.

Ainda é cedo para se saber ao certo que missões afinal o Koala irá cumprir, e se serão todas aquelas mencionadas nos requisitos iniciais ou somente instrução de pilotagem em aeronaves de asa rotativa para os futuros pilotos de EH-101 Merlin e Super Lynx, por isso tudo o que agora for dito é mera especulação. A única coisa que se sabe, e não é à boca pequena, é que a FAP tem esperança de poder contar até meados da próxima década com uma dezena a uma dúzia de Koalas em Sintra, já que até mesmo com 7 helicópteros - naquela que parece hoje em dia muito remota hipótese da activação da opção de compra de mais duas aeronaves - um número insuficiente para as missões atribuídas e para ter um aparelho permanentemente destacado em Ovar.



P.S. A questão do "2xxxx" poderá prender-se com a mudança de numeração somente das aeronaves de asa rotativa e não de asa fixa, mas quanto a isso esperam-se novidades em breve da própria FAP.
« Última modificação: Setembro 13, 2018, 01:48:45 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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tenente

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #582 em: Setembro 13, 2018, 02:15:16 pm »
O AW119Kx pode carregar todo o tipo de sensores e armamento que o seu irmão mais velho, AW109, pode.





O problema está no facto de, embora nós irmos comprar a versão militarizada do Koala, as suas missões serem acima de tudo de âmbito não militar, por assim dizer. Daí o próprio uso do denominado "day-glo" no aparelho que imediatamente o identifica como uma aeronave dedicada a instrução.

Ainda é cedo para se saber ao certo que missões afinal o Koala irá cumprir, e se serão todas aquelas mencionadas nos requisitos iniciais ou somente instrução de pilotagem em aeronaves de asa rotativa para os futuros pilotos de EH-101 Merlin e Super Lynx, por isso tudo o que agora for dito é mera especulação. A única coisa que se sabe, e não é à boca pequena, é que a FAP tem esperança de poder contar até meados da próxima década com uma dezena a uma dúzia de Koalas em Sintra, já que até mesmo com 7 helicópteros - naquela que parece hoje em dia muito remota hipótese da activação da opção de compra de mais duas aeronaves - um número insuficiente para as missões atribuídas e para ter um aparelho permanentemente destacado em Ovar.



P.S. A questão do "2xxxx" poderá prender-se com a mudança de numeração somente das aeronaves de asa rotativa e não de asa fixa, mas quanto a isso esperam-se novidades em breve da própria FAP.

CJ bem vindo de novo ao Forum rapaz.

Para mim as limitações do AW119 em relação ao AW109 são principalmente duas e não dizem respeito nem ao raio de acção nem ao payload transportável:

Motorização do 119 com um vs o 109 c/ dois motores;
A capacidade de ser embarcado, sem custos adicionais nem modificações. Que eu saiba e, referido pela AW nas páginas dos helis das duas aeronaves, só o 109 possui versão Naval, e pode ser embarcado sem qq modificação necessária para tal.

Quanto ao 119 se tiver que ser utilizado em operações navais terá, que ser modificado, e posteriormente ser certificado para tal utilização, só estas duas pequenas grandes diferenças me fazem pensar que o 109 seria a aeronave a ser escolhida para a FAP/Marinha e porque não mais tarde até para o Exército, já sem mencionar que a Protecção cievil/INEM usa já há alguns anos este tipo de heli , mas isto sou eu a pensar alto........mas porque é que será que as FFAA da Nova Zelândia compraram o 109, será por este motivo que menciono ser utilizado pelo Exército e pela Marinha, ou por serem um País mais pobre que nós ou será que sabem gerir muito bem os recursos financeiros alocados às FFAA ?










Quanto ás quantidades envolvidas o que acho mínimo dos mínimos seriam inicialmente um lote de cinco unidades para a FAP um 2º lote de cinco unidades, duas para a FAP e três para a Marinha e, um terceiro lote de cinco unidades para a FAP prefazendo um total de doze helis para a FAP e três para a Marinha.

Abraços
« Última modificação: Setembro 13, 2018, 02:17:41 pm por tenente »
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #583 em: Setembro 13, 2018, 02:28:10 pm »
Pois tenente, só mesmo a pensar alto.

Para já o concurso falava de monomotor e aqui o tens. Tens alguns bimotores AW109 no INEM e já é muito bom.

Depois, o que é impressionante é que está comprovado que o Koala tem uma potência, agilidade e destreza muito superiores ao Alouette III (sem falar nos aviónicos, sensores, SA, etc), também ele monomotor, talvez pecando apenas pela falta de polivalência (e não por culpa própria, antes nossa) já que muito, mas muito dificilmente veremos de novo um dia um "lobo mau" em acção.

Quanto a operações navais, algo que nem sequer está contemplado, de facto é uma grande pecha. Este ia ser originalmente o novo helicóptero ligeiro da FAP e do Exército que teria um largo leque de missões, que não apenas a de instrução, e dá a sensação de que será apenas a essa relegado. Com a passagem da gestão dos meios aéreos da Protecção Civil para a FAP não sei se sequer chegaremos a comprar para os Koala equipamento de combate a incêndios, mas como disse anteriormente para já é tudo muito prematuro pois o que salta cá para fora é muito pouco e não se percebe porquê ou qual a necessidade de tanto secretismo.

Por outro lado, e para a acabar com uma nota mais cómica, seria engraçado ver se o convés de voo de um NPO aguentaria ao menos com um Koala já que há sérias dúvidas quanto ao Super Lynx, e mais haverá quando este estiver modernizado e consequentemente mais pesado. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #584 em: Setembro 13, 2018, 02:29:37 pm »
Excelente lote de fotos da frota de helis dos Kiwis

http://aircraftnut.blogspot.com/2017/04/start-of-drip-feed-arrival-at-ohakea.html



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