Substituição dos Allouette III

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #420 em: Novembro 10, 2017, 03:30:52 pm »
Apesar da notícia se prender com as contrapartidas relativas à aquisição dos C-295M, o texto aborda também a questão dos novos helis ligeiros. Aqui fica o excerto mais interessante.

Citar
Mais de quatro quintos das contrapartidas por cumprir são do C-295
10 DE NOVEMBRO DE 2017 00:31
Manuel Carlos Freire

(...) Atualmente sem representante em Portugal, a Airbus Defense and Space tem vindo a pressionar as autoridades portuguesas a reverem o concurso de aquisição de helicópteros ligeiros para a Força Aérea, de acordo com fontes do setor ouvidas pelo DN - que interpretam o recurso da empresa nesse concurso, junto do ministro da Defesa, também como uma forma de esse construtor europeu poder recuperar o atraso no cumprimento daquelas contrapartidas.

Contrato de helicópteros ligeiros

A oportunidade é dada pelas novas atribuições dadas à Força Aérea em matéria de combate aos incêndios, que obrigará a comprar mais do que os cinco helicópteros ligeiros contemplados no concurso já lançado - e cuja revisão poderá eventualmente incluir meios de asa fixa que aquele construtor europeu também tem, admitiu uma das fontes. Segundo os dados de execução dos contratos de contrapartidas em 31 de dezembro de 2016, o dos C-295 estava concretizado num montante de 143,4 milhões de euros. Por executar estavam 320,5 milhões de euros, num total de 384,8 milhões dos contratos (helicópteros EH-101, viaturas blindadas Pandur, F-16 e C-295).


Destes quatro contratos, o dos caças F-16 era o que apresentava maior taxa de execução no final do ano passado, 78% (15,5 milhões dos 19,8 milhões assinados). Muito próximo estava o das viaturas blindadas de oito rodas Pandur, com 76,7% (correspondentes a 63,2 milhões dos 82,4 milhões contratualizados), indica o TdC.

O documento lembra que a versão inicial dos oito contratos de contrapartidas celebrados entre o Estado e os fornecedores de material e equipamento militares - os referidos quatro mais o dos submarinos, o dos torpedos e os da modernização das aeronaves P-3C Orion e dos F-16 - previam um retorno para a economia portuguesa de 2 746,4 milhões de euros e 173,9 milhões de dólares (estes relativos à modernização dos caças F-16).

Desse total, foram investidos na economia nacional 2 195,7 milhões de euros e 249,3 milhões de dólares até dezembro de 2016.

https://www.dn.pt/portugal/interior/mais-de-quatro-quintos-das-contrapartidas-por-cumprir-sao-do-c-295-8906870.html

Ou seja, por meios de asa fixa podia ser a aquisição de mais C-295 e a modernização de todos os aparelhos para a versão W, pois não acredito na hipótese A400M. Com o C-295W já se pode operar uns quantos kits de combate a incêndios.

As opções para helis virão do trio H125M/135M/145M.
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #421 em: Novembro 10, 2017, 10:46:48 pm »
Golpe de teatro: o ministro da Defesa rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pela Airbus referente ao concurso de fornecimento de cinco helicópteros ligeiros para a FAP, sobrando agora apenas a Leonardo.

Citar
Rejeitado recurso da Airbus no concurso dos helicópteros para a Força Aérea
10 DE NOVEMBRO DE 2017 14:51
Manuel Carlos Freire

A Leonardo, herdeira do fabricante dos helicópteros EH-101, é a outra empresa candidata num concurso de 20,5 milhões de euros.

O ministro da Defesa rejeitou esta sexta-feira o recurso feito pela Airbus Defense and Space no concurso de fornecimento de cinco helicópteros ligeiros para a Força Aérea. Azeredo Lopes falava no final do debate parlamentar sobre o orçamento da Defesa para 2018, onde o papel futuro da Força Aérea no combate aos fogos foi uma das questões mais abordadas. Aquele concurso lançado há alguns meses, no valor de 20,5 milhões de euros, prevê a aquisição de cinco aparelhos com opção de compra de mais dois para substituirem os Alouette III, que datam da guerra colonial.

O recurso da Airbus Defense and Space (fabricante das aeronaves de transporte C-295) tinha natureza hierárquica porque, como o ministro da Defesa delegou as respetivas competências no chefe do Estado-Maior da Força Aérea, as decisões deste responsável não eram passíveis de contestação, explicou uma das fontes ouvidas pelo DN. Sendo eliminada a Airbus Defense and Space, a Leonardo (antiga Agusta Westland, construtora dos helicópteros EH-101) fica como candidata única no concurso dos helicópteros ligeiros para a Força Aérea.

https://www.dn.pt/portugal/interior/rejeitado-recurso-da-airbus-no-concurso-dos-helicopteros-para-a-forca-aerea-8908262.html
« Última modificação: Novembro 10, 2017, 10:49:47 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #422 em: Novembro 11, 2017, 11:48:38 am »
Bem vindos A-119 Koala.  :G-beer2:
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #423 em: Novembro 11, 2017, 11:56:26 am »
A escolha óbvia é o Koala já que a sua principal função será tomar conta dos eucaliptos.

E TEMOS VENCEDOR!!!!!!!!!!!!!!!!! ARIES E A SUA TEORIA SOBRE EUCALIPTOS!!!!!!!!!!!!
 :G-beer2:
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #424 em: Novembro 12, 2017, 01:23:46 pm »
A escolha óbvia é o Koala já que a sua principal função será tomar conta dos eucaliptos.

E TEMOS VENCEDOR!!!!!!!!!!!!!!!!! ARIES E A SUA TEORIA SOBRE EUCALIPTOS!!!!!!!!!!!!
 :G-beer2:

Se bem que, e a bem da verdade, sendo necessários ajustes não só ao número de aparelhos a adquirir, e provavelmente às suas capacidades, ficávamos mais bem servidos com o AW109LUH. A sua capacidade de ser também utilizado em ambiente marítimo, e o facto do trem de aterragem ser em "triciclo" e retrátil, e não skis como o Koala, aumenta a sua polivalência para aquilo que necessitamos.

http://www.leonardocompany.com/en/-/aw109luh

AW109LUH, Real Força Aérea Sueca, com FLIR, farol de busca, flutuadores de emergência e guincho de resgate


AW119Kx Koala, maquete



Que a escolha esteja para breve pois está-se a perder tempo precioso.

« Última modificação: Novembro 12, 2017, 01:28:15 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #425 em: Novembro 12, 2017, 03:35:48 pm »
Para ser um helicoptero bimotor como o AW109 se calhar ficavamos mais bem servidos com o EC145/UH-72 Lakota não!?







 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #426 em: Novembro 12, 2017, 04:55:27 pm »
Não sei se vocês estarão a fazer uma interpretação demasiado optimista destas últimas novidades e dos últimos discursos dos membros do governo.

Estamos perante um governo que já vinha com tretas de utilizar 390 para combate a incêndios e agora de voltar a utilizar os C-130 em vez de aproveitar o interesse francês em adquirir novos Canadair. Não fico nada confiante quando vêm com conversas sobre o ajuste de quantidade e capacidades dos substitutos dos Aloette III.

A Airbus já levou um grande pontapé mas mesmo assim não percebo como é legalmente ficam essas alterações de capacidades (para o AW109) face ao caderno de encargos. Sem falar que basicamente estaremos a repetir parte do problema de quando se deu aquela novela toda do contrato de manutenção dos EH-101: a dar o poder todo ao fabricante, especialmente se fosse para depois seguir com uma compra directa de AW109 após uma aquisição dos Koala.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #427 em: Novembro 12, 2017, 11:05:04 pm »
Para ser um helicoptero bimotor como o AW109 se calhar ficavamos mais bem servidos com o EC145/UH-72 Lakota não!?


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(...) O recurso da Airbus Defense and Space (fabricante das aeronaves de transporte C-295) tinha natureza hierárquica porque, como o ministro da Defesa delegou as respetivas competências no chefe do Estado-Maior da Força Aérea, as decisões deste responsável não eram passíveis de contestação, explicou uma das fontes ouvidas pelo DN. Sendo eliminada a Airbus Defense and Space, a Leonardo (antiga Agusta Westland, construtora dos helicópteros EH-101) fica como candidata única no concurso dos helicópteros ligeiros para a Força Aérea.

https://www.dn.pt/portugal/interior/rejeitado-recurso-da-airbus-no-concurso-dos-helicopteros-para-a-forca-aerea-8908262.html


Logo helis da Airbus como o H145M já não serão possíveis candidatos.
« Última modificação: Novembro 13, 2017, 10:50:59 am por HSMW »
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #428 em: Novembro 12, 2017, 11:45:20 pm »
Ah ok, a Airbus foi eliminada. Mas não sei até que ponto é bom para nós estarmos numa situação de um unico vendedor.
Flashbacks do negocio das Pandur.....

 :G-beer2:
 

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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #430 em: Novembro 13, 2017, 12:31:54 pm »
Ah ok, a Airbus foi eliminada. Mas não sei até que ponto é bom para nós estarmos numa situação de um unico vendedor.
Flashbacks do negocio das Pandur.....

 :G-beer2:

Que eu saiba quando há uma competição só um é que vence.

Está nas condições do concurso que o helicóptero tem que ser monomotor, por isso falar em helicopteros bimotor é "wish list", eu também gostava de ver o Apache na UALE.

Helis bimotor só se o governo cancelar este concurso e fizer um novo em que refira isso.
« Última modificação: Novembro 13, 2017, 12:40:25 pm por Lightning »
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #431 em: Novembro 13, 2017, 06:58:12 pm »
A escolha óbvia é o Koala já que a sua principal função será tomar conta dos eucaliptos.

E TEMOS VENCEDOR!!!!!!!!!!!!!!!!! ARIES E A SUA TEORIA SOBRE EUCALIPTOS!!!!!!!!!!!!
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AW109LUH, Real Força Aérea Sueca, com FLIR, farol de busca, flutuadores de emergência e guincho de resgate


AW119Kx Koala, maquete



Que a escolha esteja para breve pois está-se a perder tempo precioso.

Sem dúvida alguma que com o AW109LUH ficávamos muito melhor servidos e com a capacidade de embarcar o heli nos futuros NPL e AOR sem se ter de andar a colocar rodados debaixo dos skis para deslocar a aeronave......... mas já não digo ver para crer como S. Tomé !!
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #432 em: Dezembro 31, 2017, 04:41:00 pm »
Mais um ano assim, cheira-me...

The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #433 em: Janeiro 02, 2018, 10:24:13 pm »
Mais um ano assim, cheira-me...



Pelo que me disseram, assim será a vida da tropa em 2018, ao que parece os programas que supostamente deveriam ter o seu fim em 2017 não o tiveram e ao que parece vão se prolongar.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #434 em: Janeiro 03, 2018, 11:10:29 am »
Mais um ano assim, cheira-me...



Pelo que me disseram, assim será a vida da tropa em 2018, ao que parece os programas que supostamente deveriam ter o seu fim em 2017 não o tiveram e ao que parece vão se prolongar.

Mais do mesmo, se a saga para a substituição da G3 é o que é........os Helis Lig não serão excepção !
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