Novos Coletes???

  • 32 Respostas
  • 8971 Visualizações
*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Agosto 25, 2009, 05:09:01 pm »
per astra tens toda a razão no que dizes mas mesmo assim os coletes da ISAF são melhores que os anteriores.

também eu sei que fou o gajo da milicia que fez o que tu dizes e tambem sei quem foi o coronel dos comandos que deu o aval positivo


Mas sabes bem que as compras no EP são tudo menos bem feitas e as vezes nem tem a ver com corrupcção mas sim porque é tudo para ontem (foi o caso) e as coisas não são planeadas nem estudadas no seu todo.
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Agosto 26, 2009, 08:51:15 am »
Infelizmente a realidade é que como os equipamentos não são comprados em tempo, quando se declara a sua necessidade urgente tem que se ir à pressa ao mercado e ficar na mão dos vendedores. Obviamente que por vezes não se compra o melhor material: depressa e bem há pouco quem ...

Quanto aos coletes ISAF e à eventual não-testagem dos mesmos ...

Estive a falar com um camarada  e ele disse-me que os coletes da ISAF foram testados em 2007, durante o período de tempo em que estava a decorrer o aprontamento da ultima QRF.

Os testes foram feitos na carreira de tiro de ML da EPI (notem que o CTC era em Mafra) o atirador era um militar Comando mas os testadores eram Oficiais de Serviço de Material do Comando da Logística. Fora feitos tiros com Steyr (5.56 mm) e G3 (7.62 mm) a várias distâncias.

Os testes foram positivos.
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Agosto 26, 2009, 04:31:00 pm »
Camarada lazaro estas mal informado!

A historia é assim:

Durante o ano de 2007 (1º semestre) a QRF (maioritariamente tropa comando) chamou a atenção que as placas dos coletes antigos estavam foram de validade e que os coletes existentes basicamente eram uma M....

O Comando da Logistica apressou-se a tentar comprar novos coletes e solicitou ao CTC a sua testagem.

Após contactos que não veem ao caso  :D , entao optou-se por enviar as placas logo num voo de sustentação para colocar nos coletes antigos e quando a QRF foi substituida pela 22ªCParas/2BParas em agosto de 2007 esse avião tambem transportou os novos coletes (150).

Mas verificou-se logo que os numeros grandes eram insuficientes e em meados de Dezembro de 2008 foram fornecidos mais 20 coletes de tamanho grande.

E olha podem dizer te o que quiserem mas so falta dizer quem os recebeu  :twisted:
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Agosto 27, 2009, 10:21:25 am »
Pois de facto as versões variam e ambas terão imprecisões. A minha é com base em pessoas que estiveram presentes nos testes.

Por respeito e para não por em causa terceiros que não participam neste forum nem pretendem estar com ele relacionados, não vou mais ao fundo desta questão da testagem dos coletes.
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Agosto 27, 2009, 05:06:48 pm »
lazaro assunto encerrado, por mim tambem, afinal ainda os posso vir a usar outra vez  :D
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Agosto 28, 2009, 10:34:04 am »
Citação de: "voador"
lazaro assunto encerrado, por mim tambem, afinal ainda os posso vir a usar outra vez  :D


Ou eu...
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Agosto 29, 2009, 06:43:36 pm »
E se calhar os 2 ao mm tempo  c34x
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #22 em: Agosto 29, 2009, 07:22:56 pm »
Citação de: "voador"
E se calhar os 2 ao mm tempo  c34x


Parece-me um pouco impossivel, pois mesmo nos dias de hoje não estou a ver uma missão conjunta paraquedistas (voador) e comandos (lazaro)

cump.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #23 em: Agosto 29, 2009, 10:34:21 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "voador"
E se calhar os 2 ao mm tempo  :lol: . Pode ser uma Companhia de Comandos no Afeganistão e um Batalhão de Páras no Kosovo :wink: .
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Agosto 31, 2009, 10:39:51 am »
... bem possivelmente já não é uma nem outra ... :(
 

*

João

  • 20
  • +0/-0
Re: Novos Coletes???
« Responder #25 em: Outubro 19, 2009, 08:52:30 pm »
Tava por aqui a passear e aprecebi-me de uma coisa (DEFINITIVAMENTE POR IGNORANCIA MINHA)...

Os coletes balisticos de FAP são, perdoem-me a minha má linguagem mas, uma grande porcaria...

Nem se quer conseguem proteger do calibre mais comum na NATO (5.56 mm), e apesar de desconhecr o seu nivel de protecção e design duvido que aguentem muito perante a 7.62x39 da AK47 (arma mais usada por qualquer terrorista do mundo)...

sim...eu sei... não somos ricos e felizmente as zonas onde estamos no Afganistão e outras ex-zonas quentes (Bosnia, Iraque e devem ter havido outras), há muito pouca insurgencia/confrontos entre os soldados portugueses e seus respectivos inimigos (ainda bem) o que não requer um elevado nivel de armamento, suporte (aereo e terrestre) nem protecção, mas (e minha opinião pessoal) deveriamos ter coletes que aguentassem bem com ak's, 7.62x51, 5.56 NATO e todas as inferiores a estas...pelo menos ai poderia-se gastar bastante dinheiro (mas para equipar os 1000 soldados das FND não se gastaria assim tanto quanto isso) mas se salvasse a vida a UM soldado que fosse valeria o gasto...

 :snipersmile:
______________________________________________________________________________________________________________________________________

''QUEM POR ARMAS INICIA VIOLENCIA POR ARMAS SERÁ TRAVADO''
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re:
« Responder #26 em: Outubro 19, 2009, 10:11:50 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "voador"
E se calhar os 2 ao mm tempo  :lol: . Pode ser uma Companhia de Comandos no Afeganistão e um Batalhão de Páras no Kosovo :wink: .

É mais facil do que se imagina porque actualmente o EM/BrigRR já é assim e as OMLT já os têm !!!
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Novos Coletes???
« Responder #27 em: Outubro 20, 2009, 09:28:02 pm »
Citar
APARTE:

expliquem-me o sentido de usar Woodland Camo no deserto, gastar-se-ia assim tanto a comprar Desert Camo, ou sequer cobrir os uniformes que temos...

Basicamente, o principal motivo foi distinguir as tropas portuguesas das forças dos EUA, visto que as viaturas são iguais o que poderia levar a um maior nº de ataques dos insurgentes, pois os EUA são sempre um alvo preferencial.
Na prática, não resultou, pois para os insurgentes as forças ocupantes são todas iguais, ou seja, alvos a abater e por esse motivo as forças portuguesas sofreram vários ataques ao longo das missões desde 2005.
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Novos Coletes???
« Responder #28 em: Outubro 21, 2009, 11:42:34 pm »
Citação de: "corapa"
Citar
APARTE:

expliquem-me o sentido de usar Woodland Camo no deserto, gastar-se-ia assim tanto a comprar Desert Camo, ou sequer cobrir os uniformes que temos...

Basicamente, o principal motivo foi distinguir as tropas portuguesas das forças dos EUA, visto que as viaturas são iguais o que poderia levar a um maior nº de ataques dos insurgentes, pois os EUA são sempre um alvo preferencial.
Na prática, não resultou, pois para os insurgentes as forças ocupantes são todas iguais, ou seja, alvos a abater e por esse motivo as forças portuguesas sofreram vários ataques ao longo das missões desde 2005.

Basicamente foi é que a teimosia dos Generais é lixada essa é que é a verdade !!!!!

Desde a ISAF VIII que todos os cmdts das FND solicitaram esse camuflado e o Cmdt da Logistica sp teimou que não.
Curiosamente apenas qd tivemos um general no afeganistao é que a ISAF XI recebeu e mm assim tarde e a más horas
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Novos Coletes???
« Responder #29 em: Outubro 22, 2009, 10:25:25 pm »
Citar
Basicamente foi é que a teimosia dos Generais é lixada essa é que é a verdade !!!!!

Desde a ISAF VIII que todos os cmdts das FND solicitaram esse camuflado e o Cmdt da Logistica sp teimou que não.
Curiosamente apenas qd tivemos um general no afeganistao é que a ISAF XI recebeu e mm assim tarde e a más horas

Tambem podemos ver a coisa por esse prisma, ou não, pois os elementos da FAP sempre utilizaram camuflado mais adequado ao TO ( embora com um mesclado de "gosto" um pouco duvidoso.
Em relação aos Generais, na 1ª missão, em 2005, o Gen COFT, quando vistou a FND questionou um militar com funções de cmd sobre o camuflado e foi-lhe respondido que o mesmo era muito bom e adequado ao TO.
Por isso nem sempre são os generais