Salários dos Oficiais do Exército

  • 121 Respostas
  • 119979 Visualizações
*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Janeiro 26, 2008, 08:28:40 pm »
Citação de: "P44"
Citação de: "lazaro"
É preciso não esquecer que o Tenente tem exclusividade com o Exército e não dá para arranjar mais uns trocos por fora. Para além disso, também não recebe horas extraordinárias, nem mesmo quando está de Oficial de Dia. É aquilo que recebe e mais nada!

e????

Tirando os graúdos das grandes empresas que têm não sei quantos tachos em não sei quantos conselhos de adminstração, os srs. deputados que têm tb mais não quantos tachos, os trabalhadores por conta d'outrem tb só podem ter um emprego.


Não quer tb comentar o facto do Tenente, como todos os militares, não receber horas extraódinárias, mesmo quando está de serviço de oficial de dia?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #31 em: Janeiro 27, 2008, 02:30:03 am »
Citação de: "lazaro"
Não quer tb comentar o facto do Tenente, como todos os militares, não receber horas extraódinárias, mesmo quando está de serviço de oficial de dia?


Por isso é que todos os militares possuem um subsidio fixo que se chama subsidio da condição militar, que é para (tentar) compensar essa pessoa ter que estar disponivel 24h por dia todos os dias, caso seja necessário... não é só quando está de serviço.

Mas é claro que se os estado tivesse que pagar horas extraordinárias a todos os militares que trabalhassem depois das 5 da tarde, bem, ou as Forças Armadas fechavam depois das 5, ou o estado tinha que encontrar mais uns milhões, só na Força Aérea, o pessoal tripulante e de manutenção de alerta nos F-16, EH-101 no Montijo, Porto Santo e Madeira, P-3 no Montijo, mais todo o pessoal Cabo dia, sargento dia, oficial dia, equipas PA, equipas de controladores aéreos em todas as bases e no COFA, e outros que agora nem me lembro que devem ser à vontade centenas de pessoas no total.

De um ponto de vista o governo até poupa dinheiro, só no dinheiro que não tem que pagar... :lol:
 

*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Janeiro 28, 2008, 05:38:15 pm »
Tenho uma questão relacionada com a remuneração de oficiais formados na AM. O vencimento referido corresponde a um horário semanal de que tipo (falando de medicina militar)?
Por exemplo: a minha mãe é médica na função pública, mas trabalha 4 dias por semana durante a manhã e no quinto dia (para ela é quarta-feira) faz banco de 24 horas (e assim tem várias tardes livres para fazer consultas no privado).
É esse o horário de trabalho de um médico militar?
 

*

BrunoAS

  • Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Março 29, 2008, 11:23:50 pm »
Boas.

Eu tenho aqui uma duvida, algum militar da GNR, que me possa dizer qual o vencimento base de um praça, ou soldado, não sei realmente o nome do escalão, alguém me podia fazer esse favor?

Os meus cumprimentos
 

*

TazMonster

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Março 31, 2008, 12:49:35 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "lazaro"
Não quer tb comentar o facto do Tenente, como todos os militares, não receber horas extraódinárias, mesmo quando está de serviço de oficial de dia?

Por isso é que todos os militares possuem um subsidio fixo que se chama subsidio da condição militar, que é para (tentar) compensar essa pessoa ter que estar disponivel 24h por dia todos os dias, caso seja necessário... não é só quando está de serviço.

Mas é claro que se os estado tivesse que pagar horas extraordinárias a todos os militares que trabalhassem depois das 5 da tarde, bem, ou as Forças Armadas fechavam depois das 5, ou o estado tinha que encontrar mais uns milhões, só na Força Aérea, o pessoal tripulante e de manutenção de alerta nos F-16, EH-101 no Montijo, Porto Santo e Madeira, P-3 no Montijo, mais todo o pessoal Cabo dia, sargento dia, oficial dia, equipas PA, equipas de controladores aéreos em todas as bases e no COFA, e outros que agora nem me lembro que devem ser à vontade centenas de pessoas no total.

De um ponto de vista o governo até poupa dinheiro, só no dinheiro que não tem que pagar... :lol:


Sabe que os politicos também tm um subsidio de exclusividade?... subsidio esse que o nosso primeiro ministro recebia quando era deputado e pelo que circulou por aí... alegadamente indevidamente... sabe quanto é? quase outro ordenado... Sabe quanto é o meu??
16,25% do meu ordenado. Os meus soldados recebem menos...
Taz
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #35 em: Março 31, 2008, 01:03:50 am »
Citar
Parlamentares e militares

Há poucos dias saiu no Jornal de Notícias um excelente trabalho sobre os deputados da Nação. Aconselho vivamente os meus leitores a seguirem o link anterior e a lerem essa matéria. Depois, voltem aqui para uma pequena comparação.
Contudo, para aqueles que não quiserem dar-se ao trabalho de ler o artigo, fiz um pequeno resumo que se traduz no seguinte:
No ano de 2008 um deputado aufere, mensalmente, de salário base, qualquer coisa como 3.708 €, ou seja, mais 77 € do que no ano anterior. O presidente da Assembleia da República recebe a módica quantia de 5.810 € e mais, para despesas de representação, 2.950 €.
Todos os deputados que residam fora da área de Lisboa e concelhos limítrofes recebem ajudas de custo, em cada dia que haja plenário, ou seja, 67, 24 € por dia — como há plenário, pelo menos, duas vezes por semana… Faça o leitor a conta! Mas se residir fora da área da cidade de Lisboa, tem um subsídio para pagamento de combustível no valor de 0,39 € por quilómetro e, se a sua residência for nas Regiões Autónomas, tem direito ao pagamento das viagens de ida e volta, na classe mais elevada do meio aéreo que utilizar, uma vez por semana. No restaurante da Assembleia da República os nossos deputados pagam um almoço pela módica quantia de 4,65 €.
Pois muito bem, tudo isto independentemente de idade e habilitações académicas. Mas não acabam aqui as vantagens de pertencer àquele corpo de elite!
Com 12 (note bem, caro leitor, doze) anos de serviço como deputado os nossos políticos e representantes passam a ter direito a um subsídio vitalício, quando atingirem a idade de 55 anos, no valor actual de cerca de 1.850 €… Nada mau!
 
Agora convido o leitor a olhar, muito por alto, para a situação dos militares.
Na impossibilidade de analisar toda a hierarquia, escolhi quatro postos para termo de comparação: tenente-general, coronel, capitão e 1.º sargento. Passemos, pois à análise.
Um tenente-general — tem direito a automóvel por conta do Estado, com condutor militar — representa o topo de uma carreira já excepcional, porque o comum é ela acabar em coronel (equivalente a comandante de um regimento… qualquer coisa como cerca de mil homens entre combatentes e não combatentes). Normalmente, só se atinge o posto de tenente-general depois de mais de 25 a 30 anos de serviço. Usualmente, tem direito a ser abonado do almoço por conta do Estado. Só muito raramente aufere subsídio para despesas de representação e ganha por mês — com ou sem subsídio da condição militar — respectivamente 3.936,53 € ou 4.537,50 €, se tiver todos os escalões de serviço. Tem, ele e todos os outros militares do quadro permanente, direito à reforma vitalícia, aos 65 anos de idade. Reforma que, por legislação recente, passará a ser liquidada pela Caixa Nacional de Pensões e não pela Caixa Geral de Aposentações, segundo uma fórmula que lhe baixa substancialmente o valor a receber por mês. Isto mesmo é, também, aplicado a todos os outros militares.
Passemos ao coronel. Para lá chegar terá de ter, em números mínimos, cerca de 20 anos de serviço, sendo compulsivamente passado à reserva aos 57 anos de idade — e, 5 anos depois, à reforma — se não tiver sido promovido a major-general!
Os coronéis auferem de soldo (é assim que se designa, correctamente, o pagamento de um oficial) — com ou sem subsídio de condição militar e no máximo escalão de tempo de serviço — respectivamente 3.173,39 € ou 3.622,48 €. E é aqui que começa o descalabro!
Então não é que, de remuneração base, um deputado, com ou sem experiência de espécie alguma, sem limite de idade, sem obrigações académicas, sem mais isto ou aquilo, recebe, em números redondos, mais 86 € do que o máximo que um coronel pode receber! Onde está a equidade? Onde pára a lógica? Sim, porque um coronel no escalão máximo de tempo de serviço já viveu muito, já passou muito, já andou com a casa de um lado para o outro muitas vezes e já, se calhar, arriscou a vida em diversas oportunidades — ou está disposto a fazê-lo!
Note o leitor o meu caso particular, que vem a propósito de várias outras mordomias que são dadas aos senhores deputados. Durante 15 anos estive colocado em duas unidades que distavam, ida e volta, 64 quilómetros da minha casa e nem um centavo recebi de compensação por levar a minha viatura pessoal e particular para o serviço… Nem nunca recebi, também, subsídio de deslocação da área da minha residência! Veja, caro leitor, quanto teria beneficiado se fosse deputado!
Escandaloso é que um capitão, a quem é exigido a aprovação num curso superior e o cumprimento de uma série de obrigações, vença, segundo os critérios já anteriormente referidos, entre 2.131,06 € ou 2.470,23 € e um 1.º sargento — peça humana fundamental para a boa articulação das ordens entre os escalões hierárquicos superiores e as praças — tenha de vencimento entre 1.391,16 € e 1.622,99 €.
Escandaloso é que um deputado com 12 anos de serviço ganhe o direito a um subsídio — para não lhe chamar pensão acumulável — de 50% do seu salário a receber a partir dos 55 anos de idade! Catorze anos estive eu até ser promovido a major, mais sete neste posto e outro tanto em tenente-coronel… Como eu muitos outros oficiais.
Passará pela cabeça dos senhores deputados o que sente um militar do quadro permanente quando olha para as mordomias que são atribuídas a esses representantes do Povo!
A um militar, a condição de o ser retira-lhe a capacidade de intervenção política e, até, grande parte dos direitos de cidadania. Aquilo que, do ponto de vista cívico é retirado aos militares é dado, quase sem limites, aos deputados; uns vivem uma vida para terem direito a uma mísera pensão, outros uma dezena de anos!
 
Saber-se-á que um jovem oficial do quadro permanente, ao fim de oito anos, repito, oito anos de serviço, se desejar desvincular-se da vida castrense é passado ao quadro de complemento e perde todas as regalias — das poucas que ainda restam — e deixa de poder receber a percentagem de pensão que lhe cabe por esse tempo?
 
Saber-se-á que existem deputados que nem formação académica universitária possuem — auferindo mensalmente mais do que um coronel — e que há sargentos do quadro permanente com licenciaturas e, até, mestrados concluídos?
 
Interiormente, sinto uma tremenda revolta contra o actual estado de coisas. Os políticos, todos os políticos sem excepção, compactuaram com a pouca vergonha do roubo público! Aprovam leis — e propõem-nas — que, em primeiro lugar, os favorecem e, depois, pedem sacrifícios à Nação. Como se pode exigir moralidade na vida pública se os imorais tomaram de assalto as cadeiras do Poder?

Fonte

Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

BrunoAS

  • Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Março 31, 2008, 07:37:42 pm »
Citação de: "BrunoAS"
Boas.

Eu tenho aqui uma duvida, algum militar da GNR, que me possa dizer qual o vencimento base de um praça, ou soldado, não sei realmente o nome do escalão, alguém me podia fazer esse favor?

Os meus cumprimentos
 

*

Dante

  • 3
  • +0/-0
peço desculpa!
« Responder #37 em: Abril 07, 2008, 01:49:23 am »
peço desculpa pela intromissão, mas a vida militar, ou melhor o vencimento recebido na vida militar é um incentivo, e como se diz pode ser bom, mau ou rasoavel, conçoante a ideia que cada um tem dessas mesmas designaçoes, contudo, na minha opinião acima do penssar em "ir arranjar um tacho" para a vida militar está o gosto que é estritamente necessario ter!

alem do mais o aspecto monetario da vida é cada vez mais importante;é tão importante ou mais a realização pessoal e a necessidade de fazer algo que realmente gostamos!

obvio quee isto é uma visão muito simplista de analisar as coisas, pois existem encargos, e como toda a gente sabe sobreviver não é nada facil, mas se acordarmos demanhã a saber que fazemos o que realmente gostamos ganhamos interiormente, o que eu acho importantissimo

mais uma x peço desculpa queria so expressar a minha opinião!
 

*

Jaromil

  • Membro
  • *
  • 56
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
A conversa dos Vencimentos e a ignorancia total!!
« Responder #38 em: Abril 10, 2008, 02:35:04 am »
É evidente que é muito importante fazer-se o que se gosta, mas isto não consegue pagar a nossa alimentação, roupa, transportes e mais algumas coisas!
Meus Senhores,
as Forças Armadas estão a pagar muito mal os seus efectivos, isto de um modo geral. O salário não é um incentivo, principalmente na classe das praças.
Não venham com conversas que cá fora esta pior, porque por muito pior que seja somos civis, temos todos os direitos e liberdades que a constituição permite, podemos escolher onde queremos estar, podemos vir embora quando quisermos, não temos que receber ordens, no trabalho, e obdecer segamente sob consequencia de ser preso ou castigado, podemos resolver ficar em casa, mesmo que isso signifique perder o emprego,  o que é isso comparado com dias de detenção! Toda a condição militar é muito especifica e singular, e só por esse esforço, que estes Seres Humanos fazem, em privarem-se de certos direitos em prol da segurança e do bem estar de todos nós já merecem, não só o respeito, como também uma especial atenção!
Esta foi uma primeira parte! Agora analisemos mesmo os salários e vamos ao de um soldado, sim porque é o mais baixo, concordo que pode não ter tantos encargos mas também os pode ter! Vejamos!
Um soldado, conforme esta na tabela ganha €626,62 já aqui se falou que isto é bruto e assim sendo e com os descontos todos ele fica com uns €536, muitos dirão "bom salario no começo de vida nada mau" mas então vamos la ver. O Soldado mora em Braga e esta num quartel em Lisboa, mais normal do que se pensa, e isto assim para ser simples e os transportes mais directos  :D  gasta para ir e vir aos fins de semana a casa, sim porque não vamos privar estes Homens de ir a casa ou há alguem que ache que se devia? este militar então para ir a casa gasta de Expresso €14 para cada lado o que faz €28 por fim de semana, isto sem poder ir sequer beber uma agua durante as paragens, de comboio gasta €27,50 uma ida, para os dois lados €55, já com o tal desconto que todos dizem que são 75% mas estão a falar de cor, claro, mas esta explicação dos descontos ficará para uma outra vez. Bem todos concordam que o nosso Soldado deve de ir para casa de Expresso fica mais barato, e tenho a certeza que ele também, salvo raras expções. Ora se o rapaz for a casa todos os fins de semana gasta €140 por mês, muitos de vocês pensarão então que o nosso Soldado não deverá ir a casa todos os fins de semana, tem que fazer mais esse sacrificio, afinal é pela Patria, certo? Devem ser os mesmos que depois os acusam de ganhar bem e de não fazerem nada! Pois eu digo que o nosso Soldado tem o direito de ir a casa, mais do que qualquer um! Continuando!! Qualquer ser humano precisa de pequenas coisas de higiene pessoal, pasta de dentes, gel de banho, giletes para a barba, sim porque neste trabalho quem não tiver a barba feita corre o risto de ficar a trabalhar durante o fim de semana todo, e não lhe vão pagar horas extra, nós os contribuintes podemos ficar descansadinhos quanto a isto, este também é um argumento muito utilizado "nos os contribuintes", como se os militares também não fossem contribuintes! Como estava a dizer mais graxa das botas, desodorizante dos pequenos, espuma de barbear e mais algumas pequenas coisas para o mês todo, nada de especial, irá custar por volta de €30, assim por baixo porque vamos a umas laminas mais fracas um pouco!
Ora o Soldado tinha €536 de inicio, menos as viagens €396, menos as despesas basicas de higiene €366. Bem agora vamos fazer mais algumas contas o nosso Soldado come na tropa ao almoço mas também tem direito a meio da tarde comer uma sande ou beber um café, sei que não é muito caro mas que gaste €1.30 por dia, isto são uns €40 no final do mês! O nosso Soldado, também comprou um carrito assim em segunda mão, para andar la pela terrinha, um pequeno luxo que lhe custa por mês €120, muitos dirião "não ele não pode ter carro, isso é de mais, que ande a pé!" ora, ora meus Senhores, então o pobre do rapaz agora não pode ter as suas aspirações, um carrito, uma casita, qualquer coisa assim!?!
Ora vamos la novamente as contas, menos io lanche e menos a prestação do carrito, com isto tudo o moço fica com €230, sem meter sequer gasolina! Bem mas como o nosso Soldado tem sido um rapaz exemplar em termos de poupaça, e disso acho que não há duvidas ele esta a faer milagres quase, também nem sai ate um cinema ou um jantar com amigos nem nada, é memos so trabalho e casa! Mas como tava a dizer, e até porque ele quer constituir um pequeno fundo para num futuro alguma coisa que lhe aconteça, ele mete de lado todos os meses €75, se é que isto é meter algum de lado, mas para o nosso rapaz é!
Assim ele fica com €155 para gastar onde lhe der a real gana! Muito dinheiro continuaram a dizer alguns!!!
Mas não se esqueçam que o rapaz um dia sai da tropa, se ele se lembra de começar a estudar, lá se vai mais algum dinheiro, e não se esqueçam também que este nosso Soldado vive com os pais e sem pagar nadinha a eles, não faço ideia ate quando, mas se for viver num apartamento, ou se quer alugar um, la vai ter que tirar a prestação do carro e meter duas iguais só para o aluguer do apartamento!
Este rapaz perde alguns dos seus direitos, sacrifica-se em termos de disciplina como nenhum outro lado, esta longe da familia e dos amigos, em termos de horários, cumpre muito mais do que o previsto, sem sequer lhe perguntarem se tem algo importante para fazer! faz viagens todos os fins de semana, perdendo parte dos fins de semana nas cansativas viagens, tem fracas condições em termos de habitação e alimentação, muitos deles tem que pagar a alimentação e se querem dormir o alojamento também, tudo isto e muito mais, que só mesmo vivido é que se sabe, para ganhar este rapaz,  e na melhor da hipoteses, porque ja tivemos a ver que é poupadinho, €155! Este homem alem de privado de certos direitos, trabalhando numa especial instituição, pelo, e para o bem estar de todos nos, com estes salários estamos a dizer-lhe " ...e não podes ter vida pessoal, ou qualquer tipo de aspirações, ficas confinado a isto, até saires da tropa, tal e qual como entraste!" Onde estão os cidadãos capazes disto pelo seu país??? Ou só vem para os foruns e para a praças para falar? Mandar assim umas e outras para o ar, não só lhes fica mal, como também provam a vossa ingnorancia?!!
Cama, comida e roupa lavada! Mas onde?? Digam onde? Esqueçam! Isso já deixou de ser, e quanto a roupa lavada nunca enquanto eu estive na tropa me lavaram a roupa! Lavaram a roupa a alguem daqui??? Não acredito!
Mais dignidade as pessoas, mais respeito aos militares, e NÂO! EU NÃO SOU MILITAR!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #39 em: Abril 10, 2008, 12:22:26 pm »
:Palmas:
 

*

Dante

  • 3
  • +0/-0
c
« Responder #40 em: Abril 12, 2008, 02:41:44 am »
não sou militar, mas pertendo ingressar, um comentario como o que vimos acima é sem duvida um banho de água fria na realidade, e está muito bem explicado! de qualquer maneira a minha vontade não desvanece!

sem duvida um bom comentario, e bastante elucidativo para quem não tinha ideia de que as coisas assim se passavam!

cumprimentos!
 

*

Jaromil

  • Membro
  • *
  • 56
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Abril 12, 2008, 05:47:09 am »
Dante meu bom rapaz,

não podia deixar de te responder! Não é minha intenção desmotivar ninguem para o serviço militar, muito pelo contrário, ser militar, servir Portugal é um orgulho, mas confesso que não é para todos, nem todos podem servir nas Forças Armadas. Não por falta de capacidades, ou de qualidades, mas por falta de Vontade e Valor. Se tens Vontade e Valor, meu bom rapaz, tenho a certeza que além de bem servires as Forças Armadas vais sentir-te bastante realizado com isso! O problema é que uma parte dos nossos militares anda confuso e não devia ter feito a escolha de o ser, daí muitas vezes vermos certos comentários no "mundo civil" e daí por vezes as Forças Armadas não serem tão profissionais como todos gostariamos que fossem!  
Como te disse não irás encontrar as condições de um exercito americano, como as que vemos nas Tv's, são as Forças Armadas ajustadas ao nosso país! Estamos abaixo do nivel em termos de instalações, mas não podemos exigir muito mais porque não há dinheiro! Mas temos Homens como poucos exercitos, temos Homens que não deixam ficar mal o seu país, quando se deslocam ao estrangeiro para exercícios e operações, que dão o seu melhor, que mesmo com poucas condições fazem o que podem para que a missão se cumpra, por vezes até metem dinheiro do seu bolso para comprar uma e outra coisa que sabemos não ser possivel com o orçamento das unidades!
Tens que saber lidar com isto, entender que ser militar é sacrificar-te, é não ter as melhores condições, é estar molhado, ter frio e muito sono, muitas e muitas vezes.... é levantar a cabeça nessas alturas, não desanimar, olhar para o camarada do lado e ajuda-lo porque ele até esta pior do que nós, e é no crepusculo da manhã sentir-te realizado porque cumpriste a tua missão, és capaz! Venceste! Consegues dar um pouco de ti e ajudar na campanha desta grande nação!!

Fui militar durante 10 anos da minha vida, foi uma epoca muito bonita da minha vida, de voluntariado, de entrega a uma missão superior como é ser-se MILITAR..... não lamento os maus momentos que passei e algum sofrimento que passei, lamento sim comentário de certas pessoas, algumas nem passaram por lá para poder falar com legitimidade, lamento os comentário de pessoas pelas quais estive lá mesmo nem as conhecendo............

Espero que o meu testemunho te seja util meu bom rapaz.....
« Última modificação: Junho 22, 2008, 05:42:35 pm por Jaromil »
 

*

Xô Valente

  • Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Abril 12, 2008, 10:13:24 am »
Boas!
Desde já quero dar os meus parabéns pelo discurso do Sr. Jaromil. :)
Eu tenho é uma dúvida que é a seguinte: É verdade que os praças não podem conconcorrer ao QP?? Ou seja, que só podem ficar, no máximo, 6 anos e depois "vão-se embora"? E que para se concorrer ao QP, é necessário ter o 12º ano?
Cumprimentos a todos!
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Abril 12, 2008, 11:29:59 am »
As praças podem (e devem) concorrer ao QP.
No entanto não existe um quadro de Praças no Exército.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Xô Valente

  • Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Abril 12, 2008, 11:31:55 am »
Então como fazem para concorrer ao QP?? E é verdade que é preciso o 12º ano para concorrer ao QP?
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.