Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2835 em: Maio 17, 2023, 06:48:47 pm »
Enquanto nos desarmamos as VdG e esperamos até 2025 para comprar duas Marlin…

https://www.navylookout.com/royal-navys-type-31-frigates-to-be-fitted-with-mk41-vertical-launch-system/

É pela terceira vez anunciada a compra das Marlin para os NPO que navegam há 5 anos e, que será em 2025. Eventualmente

Fragatas novas, nada, só uma barcaça porta drones de brincar. Projecto muito quiduxo, que irá ser glorifico como algo transcendente e épico.

Não há dinheiro dizem. Mas afinal há para outras aquisições menos urgentes e menos relevantes.

Mau demais  :bang:

Cambada de coninhas

 
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2836 em: Maio 24, 2023, 07:22:32 am »
Alguém me arranja aquele texto acerca das "modernizações" que iam ser feitas às 3 meko?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2837 em: Maio 24, 2023, 09:31:52 am »
Estou longe de ser um entendido em guerra naval de superfície, mas parece-me que as Meko A200 ou as FREMM seriam boas escolhas, neste momento, para substituição "imediata" das VdG. Bem sei que existem 2 versões das FREMM e que cada fragata pode ser customizada pelo cliente, pelo que as versões de cada país do mesmo navio variam em equipamento e capacidade.

Isto de se andar a gastar dinheiro para remediar fragatas com 30+ anos de serviço em vez de se iniciar o processo de escolha e aquisição de equipamentos novos e modernos é algo que não entendo. 3000M€ de orçamento anual deveria ser suficiente para comprar 3 fragatas novas, com pagamentos anuais aos estaleiros.
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2838 em: Maio 24, 2023, 09:41:31 am »
UM NOVO DESÍGNIO TECNOLÓGICO FRAGATAS CLASSE VASCO DA GAMA

 As fragatas da classe Vasco da Gama (FFGH VGAM) foram aumentados ao efetivo em 1991, o que significa que já possuem 30 anos de idade, podendo a sua vida útil ser ainda estendida até 2035. A necessidade de assegurar a sustentação destes meios, durante o período remanescente do seu ciclo de vida, compele à minimização da sua obsolescência logística, técnica e operacional pela via da sua modernização.

COMUNALIDADE

Este MLU prevê compreender uma arquitetura de sistemas SEWACO que garanta a maximização da comunalidade entre as diferentes classes de navios, designadamente a futura 3.ª série dos Navios de Patrulha Oceânicos (NPO3S), incluindo ainda outros programas de reequipamento da MP, constituindo-se como um instrumento para assegurar o adequado desempenho operacional, nomeadamente na manutenção e flexibilização da operação, formação e treino, e sustentação logística ao longo do respetivo ciclo de vida, ancorada em sistemas com elevado índice tecnológico. Por outro lado, importa reforçar que o desenvolvimento de todo o processo beneficiará do conhecimento, experiência e demais aspetos que são detidos pela equipa da MP que lidera a gestão do programa das fragatas que, fazendo uso de lições aprendidas e uma forte capacidade de gestão, contribuirá para potenciar a redução de custos de aquisição e assegurar a respetiva implementação da capacidade Apoio Logístico Integrado (ALI) transversal aos vários sistemas.

CONCEITO TECNOLÓGICO

Para preparar o reajustamento do Conceito Tecnológico5 , foi desenvolvida uma Avaliação de Mercado em 2022 (designada por Market Research Assessment) que, tendo como base os documentos estruturantes genéticos do programa e o Conceito Tecnológico ainda vigente, lançou o seguinte repto, de forma aberta e transversal, à industria de defesa no mercado internacional:
– Apresentação de Conceitos de Modernização, nas vertentes Técnica e Comercial, por forma a permitir obter soluções integradas que maximizassem a satisfação do Conceito Operacional vigente. Como resultado desta iniciativa, o programa contempla a modernização de uma grande parte dos principais sistemas das fragatas da classe Vasco da Gama, dos quais se destacam os:
– Sistema de gestão de combate;
– Sistema de gestão da plataforma;
- Sistema integrado de comunicações;
– Sistema eletro-ótico de vigilância. A Modernização do SEWACO será o elemento principal de capacitação dos navios e incluirá:
 – O fornecimento dos sistemas;
– A sua instalação e integração; – A documentação, a formação e treino;
– Demais aspetos do ALI;
 – O estabelecimento de condições de sustentação dos sistemas.

MODELO DE GESTÃO INOVADOR

O grau de complexidade, o nível de recursos financeiros envolvidos, a sua importância para a Marinha e para o País enquanto programa de capacitação dos meios navais nacionais, e a necessidade de assegurar uma gestão eficiente e eficaz que permita assegurar a sua prossecução e conclusão num nível de risco global aceitável, materializando o programa em tempo, conforme especificado e previsto, dentro do orçamento definido, e que permita entregar valor à MP, recomendaram a adoção de um modelo inovador para a gestão do programa de modernização das FFGH VGAM. Este modelo, designado por Turnkey (“solução chave na mão”), é liderado pela MP e gerido de forma integrada por um Prime Contractor. O modelo Turnkey apresenta como vantagens uma transferência substancial do risco para o Prime Contractor, permitindo que este encontre as melhores soluções de integração técnica e funcional, contribuindo, assim, para uma potencial redução de custos associados ao risco interno de integração e compatibilização de sistemas e equipamentos. No modelo Turnkey, acometerá ao Prime Contractor a responsabilidade sobre o fornecimento e satisfação da maioria das componentes dos sistemas SEWACO, incluindo Modificações, Engenharia, Sobressalentes, ALI e, ainda, a integração nos sistemas SEWACO do Material de Fornecimento do Estado (MFE). Para se atingir este objetivo, vai ser criada uma equipa de gestão multidisciplinar, designada por Integrated Project Team (IPT), composta por elementos da MP, da AASA, da NATO Support and Procurement Agency (NSPA) e do Prime Contractor.

Esta equipa deverá assegurar uma gestão integrada do programa, designadamente nas vertentes técnica, financeira, logística, temporal, contratual e de risco. Releva-se que não é possível edificar, estruturar e executar o programa sem esta equipa, nem esta é passível de ser externalizada, face à especificidade do conhecimento necessário. A componente nacional desta IPT está integrada no Grupo de Projeto Mid Life Upgrade FFGH da Marinha Portuguesa (designado GP-MLU), o qual executou o programa da MLU das fragatas da classe Bartolomeu Dias, que terminou em setembro de 2022. A NSPA será responsável pelo desenvolvimento dos processos de aquisição e de gestão contratual do programa, através da celebração de instrumento contratual próprio com a MP. Considerando a estratégia de gestão integrada de aquisições para os vários projetos no âmbito dos novos meios, e de forma a contribuir para a comunalidade de soluções técnicas para os vários equipamentos, esta equipa deverá igualmente colaborar com os restantes programas6 , designadamente nas especificações técnicas e nos testes de receção dos sistemas e equipamentos na área do SEWACO.

CALENDARIZAÇÃO E PLANO FINANCEIRO

Neste contexto, no âmbito do MLU das FFGH VGAM serão modernizados de forma abrangente (upgrade) dois navios, e será atualizado (update) o terceiro navio da classe. A modernizaçãodas duas fragatas contempla um financiamento global de 120 milhões de euros. No que refere à variável temporal, os intervalos para execução (de produção) da modernização dos navios são os seguintes:
– Navio #1, julho de 2026;
 – Navio #2, julho de 2027. NOVA

GERAÇÃO DE FRAGATAS

Embora o MLU das FFGH VGAM venha suprir as necessidades imediatas da MP, mantem-se a necessidade de se edificar a regeneração da Capacidade Oceânica de Superfície, através de uma Nova Geração de Fragatas, procurando que este investimento seja assimilado pela sociedade portuguesa num quadro de grandes constrangimentos financeiros. Este desafio torna-se, ainda, mais relevante, porquanto as soluções tecnológicas de baixo custo poderem vir a desvirtuar a autonomia estratégica para a qual contribuem meios como as fragatas, submarinos e navios-reabastecedores que constituem a base operacional da esquadra de qualquer nação marítima e o meio fundamental para assegurar o controlo do mar. A perspetiva de que o atual modelo oceânico e de superfície possa vir a ser desvalorizado causará danos irreparáveis numa estrutura de conhecimento e valor agregado que foi sendo consolidada ao longo das últimas décadas e que dificilmente seria recuperada, caso não viesse a ser devidamente considerada. Tal como no passado, planear uma Marinha é um desafio de longo prazo e o investimento em meios navais, ainda que de elevado custo e de grande complexidade, deverá ser ponderado em função do ambiente estratégico dominado pela incerteza do presente e pela imprevisibilidade do futuro que se avizinha.

CONCLUSÃO

 Considerando que o MLU das fragatas da classe Vasco da Gama é uma prioridade para o interesse nacional, assim afirmada em sede do processo legislativo de aprovação da Lei Orgânica n.º 2/2019, de 17 de junho, que procedeu à revisão da LPM, importa garantir a modernização destes meios, assegurando a sua capacitação para missões previstas no seu Conceito de Emprego para os cenários operacionais atuais, erradicando a obsolescência dos mesmos de modo a garantir uma extensão de vida útil até, pelo menos, 2035.

Fonte - https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2023/RA_584.pdf
« Última modificação: Maio 24, 2023, 11:16:29 am por Cabeça de Martelo »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2839 em: Maio 24, 2023, 10:43:40 am »
O texto de literacia da treta referente a modernização das VdG, é daquelas coisa que deve dar louvor.

Quanto as FREMM, foi oferecida a proposta de 1500 milhões por 2 a pagar em 10 anos e não aceitaram. Aceitam melhor e rapidamente outras coisas feitas em panelinhas politicas.
Mas não faltam alternativas como as AH140 escolhidas recentemente pela Polônia. Ou as soluções aqui apresentadas de fragatas logísticas, que seria navios de segunda linha mais eficazes que as BD e colmatavam aspectos logísticos em falta. Caso das Crossover. E outras.

O que falta mesmo é seriedade, já que o discurso das VdG serem tecnologicamente modernas revela tudo sobre quem está na frente. Isso e NPO desarmados para passeios lúdicos
 
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2840 em: Maio 24, 2023, 11:14:18 am »
E tem outro problema que se for bem visto vê a treta diesse plano.
E a inflação que aumentou os custos desse dito plano?
Desde o aumento custos, mão de obra até aos materiais. Para mim serão necessários mais cinquenta por cento de verbas aí nesse dito MLU, ou então quando acabar o dito MLU já está completamente desfasado perante novos problemas a nível militar,por isso, comecem mas é a planear já a compra de novas e deixar a conversa da treta.
« Última modificação: Maio 24, 2023, 11:17:05 am por antoninho »
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2841 em: Maio 24, 2023, 11:21:36 am »
E se forem a ver o navio holístico tem o mesmo problema da inflação de custos assim como a construção dos NPO, mas na alocação de verbas está igual ou aumentaram elas?
Pois é...... só planos feitos na casa de banho do ministério das Finanças
« Última modificação: Maio 24, 2023, 11:22:19 am por antoninho »
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2842 em: Maio 24, 2023, 11:33:25 am »
E se forem a ver o navio holístico tem o mesmo problema da inflação de custos assim como a construção dos NPO, mas na alocação de verbas está igual ou aumentaram elas?
Pois é...... só planos feitos na casa de banho do ministério das Finanças

No caso da Plataforma Naval Multifuncional aumentou trinta e tal milhões de euros e segundo consta, a Marinha Portuguesa mostrou-se aberta a avaliar navios que não o que foi mostrado repetidas vezes, desde que o projeto cumpra com os requisitos do Ramo. Penso que eles não querem ficar novamente com um concurso sem propostas.
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2843 em: Maio 24, 2023, 04:53:46 pm »
 :mrgreen:

Calma e não soltem uma pinguinha

Citar

Fragata Álvares de Cabral está duplamente de parabéns

A Fragata Álvares Cabral concluiu ontem os testes relativos ao inovador sistema de comando, controlo e gestão da plataforma, no âmbito do programa de modernização das Fragatas da Classe Vasco da Gama.

O sistema oferece soluções integradas para um melhor desempenho, uma melhor eficiência e automatização na operação dos sistemas de bordo.

O navio além de celebrar este importante momento faz também hoje 32 anos que o NRP Álvares Cabral foi aumentado ao efetivo dos navios da Marinha.

Muitos parabéns a todos os militares que pertencem e pertenceram à guarnição da F331.

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2844 em: Maio 24, 2023, 05:11:56 pm »
Deve estar uma esperteza sal... alfacinha!
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2845 em: Maio 24, 2023, 05:19:29 pm »
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/china-vai-manter-firme-apoio-%C3%A0-r%C3%BAssia-nas-quest%C3%B5es-fundamentais/ar-AA1bDcES?ocid=msedgntp&cvid=166035473c3b4d0181b7e849dba922e0&ei=20

Cá está. Isto mais o Molusco, dá uma bela salada. Dá para perceber que se pode confiar nesta maltinha.

Entretanto navios russos passar por nós parece carrossel. Eles sabem bem onde andam e ainda gozam.
Mais um bocadinho não temos navios suficientes mesmo para fazer só os acompanhamentos. Talvez só usando os semirígidos apreendidos das drogas.
 
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2846 em: Maio 24, 2023, 06:03:29 pm »
"sistema inovador"  :mrgreen:

Chorem seus maldizentes
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2847 em: Maio 24, 2023, 07:13:15 pm »
Parece que pelo menos não pegam na VdG. Se usarem/desbaratarem, o dinheiro só nas duas, pode ser que ponham alguma coisa melhorzinha. Eu lembro-me logo de decantadores e sistemas de controlo de temperatura  ::)
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2848 em: Maio 24, 2023, 07:24:01 pm »
O texto de literacia da treta referente a modernização das VdG, é daquelas coisa que deve dar louvor.

Quanto as FREMM, foi oferecida a proposta de 1500 milhões por 2 a pagar em 10 anos e não aceitaram. Aceitam melhor e rapidamente outras coisas feitas em panelinhas politicas.
Mas não faltam alternativas como as AH140 escolhidas recentemente pela Polônia. Ou as soluções aqui apresentadas de fragatas logísticas, que seria navios de segunda linha mais eficazes que as BD e colmatavam aspectos logísticos em falta. Caso das Crossover. E outras.

O que falta mesmo é seriedade, já que o discurso das VdG serem tecnologicamente modernas revela tudo sobre quem está na frente. Isso e NPO desarmados para passeios lúdicos

Na altura disseram que ninguem se ia queimar em frente a opinião pública...Correndo o risco de Paulo Portas V2.
Assim ficou tudo na mesma.
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2849 em: Maio 24, 2023, 07:46:59 pm »
O texto de literacia da treta referente a modernização das VdG, é daquelas coisa que deve dar louvor.

Quanto as FREMM, foi oferecida a proposta de 1500 milhões por 2 a pagar em 10 anos e não aceitaram. Aceitam melhor e rapidamente outras coisas feitas em panelinhas politicas.
Mas não faltam alternativas como as AH140 escolhidas recentemente pela Polônia. Ou as soluções aqui apresentadas de fragatas logísticas, que seria navios de segunda linha mais eficazes que as BD e colmatavam aspectos logísticos em falta. Caso das Crossover. E outras.

O que falta mesmo é seriedade, já que o discurso das VdG serem tecnologicamente modernas revela tudo sobre quem está na frente. Isso e NPO desarmados para passeios lúdicos

Na altura disseram que ninguem se ia queimar em frente a opinião pública...Correndo o risco de Paulo Portas V2.
Assim ficou tudo na mesma.

O problemas destes coninhas é queimarem-se. Mas nem sempre, se venderem bem o produto como os 1200 milhões para 6 Kacetes e uma dúzia de tunanitos, já não se importam.

Esta explicado aquela coisa do mar chão. Nada de ondas a agitar as vidinhas.

Parece que o navio é interessante suficiente para os américas escolherem mesmo com todas as alterações deles.
Depois 1500 milhões em 10 anos fazia parte do que seria normal na lei de programação.
Não quer dizer que os prefira a outros, mas não devem ser nada de deitar fora. Depois armavam conforme gosto e verbas. Podem andar com as "caves" a 1/3 de capacidade. Sempre esta década tínhamos 2 navios mais a sério para fazer companhia ao russos aqui a passarem
Depois até para substituir as BD outros dois do mesmo modelo, mas por exemplo na outra versão, sei lá. Radares e armas a gosto

Assim como está é que não é nada

Ou isto em fantasias molhadas com drones:
https://www.naval.com.br/blog/2023/05/24/video-navio-russo-e-atacado-por-lanchas-nao-tripuladas-no-mar-negro/
« Última modificação: Maio 24, 2023, 08:03:41 pm por Pescador »