Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

  • 3886 Respostas
  • 497447 Visualizações
*

JohnM

  • Especialista
  • ****
  • 963
  • Recebeu: 524 vez(es)
  • Enviou: 318 vez(es)
  • +80/-25
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1545 em: Maio 26, 2021, 04:02:21 pm »
A proposta da Gibbs&Cox para os Grécios... para o pessoal do Burke Fan Club, como eu, este Burke Lite é fantástico... e a corveta/fragata ligeira também não é nada má... esta é a 8ª proposta (!!!) que os gregos receberam... 8ª!!!

https://navaldefence.gr/gibbscox-proposal-for-hellenic-navy/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc, Stalker79, Fmfg

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2280
  • Recebeu: 538 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1546 em: Maio 26, 2021, 04:19:19 pm »
esta é a 8ª proposta (!!!) que os gregos receberam... 8ª!!!
Clientes sérios recebem propostas sérias.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Fmfg

  • Membro
  • *
  • 91
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 128 vez(es)
  • +21/-0
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1547 em: Maio 26, 2021, 04:21:01 pm »
A proposta da Gibbs&Cox para os Grécios... para o pessoal do Burke Fan Club, como eu, este Burke Lite é fantástico... e a corveta/fragata ligeira também não é nada má... esta é a 8ª proposta (!!!) que os gregos receberam... 8ª!!!

https://navaldefence.gr/gibbscox-proposal-for-hellenic-navy/
O concurso internacional aberto pelos gregos está a ter uma adesão fantástica, têm um leque de ofertas excelente por onde escolher, com todo o tipo de características e capacidades, e com certeza vão conseguir um preço abaixo do que tinham pensado com esta ampla oferta que têm em mãos para escolher, e no fim vão ficar com 6 fragatas, as 4 novas do programa mais as 2 que precisam com urgência até terem as 4 operacionais, espectacular. Os nossos governantes que vejam e aprendam como se faz, nisto estamos a anos luz dos gregos, realmente cada vez mais somos a vergonha da NATO e da Europa.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7162/-9539
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1548 em: Maio 27, 2021, 06:42:08 am »
Se ao menos a Embraer as construisse...

Quem disse que não constroi? Ainda acabas com o Gripen e as Tamanderé...  :mrgreen: :mrgreen:

https://embraer.com/global/en/news?slug=1206692-thyssenkrupp-embraer-and-atech-sign-a-contract-to-build-brazilian-navys-tamandare-class-ships

Citar
thyssenkrupp, Embraer and Atech sign a contract to build Brazilian Navy’s Tamandaré Class Ships



Saudações
olha eu já estou por tudo, qualquer m.... é melhor que nada!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1549 em: Maio 28, 2021, 07:57:14 pm »
Gregos a examinarem as M

https://mobile.twitter.com/PtisiMagazine/status/1396762212707020801
O governo holandês inclui elas no programa de fragatas grego na oferta da Sigma 11515, mas mesmo não vencendo as Sigma está disposta a fazer negócio na mesma em separado, o governo holandês quer é fazer dinheiro a qualquer custo e reduzir unidades por falta de efetivos, era a altura ideal para "atacar" o JdW, e os gregos não me admira que comprem as duas M até chegarem as fragatas novas ficam com duas boas unidades intermédias.

Os Holandeses têm uma mentalidade diferente da nossa, é mais de comerciante, o português gosta de guardar porque "um dia pode dar jeito", então nas aldeias os velhotes guardam tudo lol, é ver aquelas arrecadações cheias.

Os Holandeses pensam ao contrário (e se calhar não têm tanto espaço nas casas), eles despacham tudo o que não esteja a ser usado, vendas de garagem, vendas no olx, coisas assim, para eles deste modo ganham de várias maneiras, desfazem-se de algo que não está a ter uso (e se calhar não vai voltar a ter), libertam espaço em casa e ganham dinheiro (mesmo que seja menos do que o que gastaram na compra, se não venderem não recebem nenhum, assim sempre recebem algum). :mrgreen:

Nas FA deles não tiveram problemas em vender carros de combate, Fragatas, P-3...
Era algo que no momento não tinha uso e até dava despesa a manter, se venderem acaba essa despesa, entra algum dinheiro e liberta espaço nas bases...
« Última modificação: Maio 28, 2021, 08:02:24 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JohnM

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7162/-9539
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1550 em: Maio 29, 2021, 12:28:28 pm »
Eu atacava já a Van Speijk para substituir a VdG

Assim como assim mantínhamos 5 fragatas e era um upgrade à situação atual
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7162/-9539
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1552 em: Junho 01, 2021, 11:37:09 am »
https://www.navalnews.com/naval-news/2021/06/naval-group-submits-a-new-offer-for-the-modernisation-of-the-hellenic-surface-fleet/

A proposta da Navantia também não é nada má, modernização das 200HN + 4 tipo F-110. É quem mais pode concorrer.  ;D

É o que dá ser bom cliente, considerar a defesa da sua soberania como algo primordial e inatacável, e ter objectivos concretos para o futuro, algo que por cá pura e simplesmente só existe no papel... se existir.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, LM, tenente, Stalker79

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1553 em: Junho 01, 2021, 12:01:04 pm »
O programa grego só mostra que não faz sentido a MGP ter uma preferência por um modelo específico de navio, quando há tantas opções no mercado, que através de concurso se conseguem preços e propostas melhores.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Lightning, Stalker79, Fmfg

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2811
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1554 em: Junho 01, 2021, 02:23:28 pm »
"Por mais eficientes que possam ser os projetos MEKO da primeira geração, não há como esconder que a maioria de suas características originou-se de requisitos identificados há algumas décadas. A tecnologia é algo que evolui continuamente, e na segunda metade da década de 90 a B+V anunciou uma nova geração de projetos, mais adequados às novas condições do combate naval.

Trata-se da “família” MEKO A, na qual se objetivou uma melhoria no desempenho, acompanhada de um menor custo ao longo da vida útil. O grupo inclui a corveta/fragata A100 (cujo deslocamento pode variar de 800 t a 2.500 t, mediante a inserção de uma seção de comprimento variável a meia-nau) e a fragata A200, cujo deslocamento pode chegar até a 4.000t. Externamente os dois tipos diferem consideravelmente de seus antecessores, já que em seu projeto foi feito um considerável esforço para aumentar a furtividade, obtendo-se grandes reduções das assinaturas radar e infravermelho. Entre outras providências foi eliminado o uso de chaminés; a exaustão dos gases é feita através de um duto horizontal resfriado por injeção de água do mar, e que ejeta os gases (já a uma temperatura de 60•C a 80•C ) por uma abertura na popa, logo acima da linha d’água. A B+V assegura que isso possibilita uma redução de até 75% na assinatura IV. Para diminuir a assinatura radar, foram eliminados quaisquer ângulos retos, aplicados materiais absorventes de emissões de radar, adotada uma superestrutura o mais “lisa ”possível e utilizada inclinação “para dentro ”das superfícies laterais (o chamado “perfil frontal X”).

Outra interessante inovação das MEKO A é a adoção de um sistema de propulsão denominado CODAG-WARP (Combined Diesel And Gas – Waterjet And Refined Propellers), com dois motores diesel e uma turbina (as potências logicamente são variáveis de acordo com o tamanho do navio). O sistema permite o uso de até três eixos: os dois externos estariam ligados aos motores diesel e utilizariam hélices de passo controlável (ou jatos lineares), sendo usados em velocidade de cruzeiro; a turbina, localizada no centro, acionaria um jato d’água e seria empregada para velocidade máxima, em conjunto com os diesel. A B+V estima que um navio desse tipo poderia cruzar 84% de sua vida útil utilizando apenas um dos motores diesel (impulsionando os dois eixos).

Ao lado Concepção artística da MEKO A200 SAN, a ser fornecida em número de quatro para a África do Sul. Observe-se o design extremamente “limpo”, o que confere excelentes características de furtividade. (Foto: B+V)

As MEKO A comparam-se de forma extremamente favorável com projetos “convencionais ”de tamanho semelhante. Os custos de operação ao longo de sua vida útil podem ser reduzidos em até 20%, o deslocamento pode ser 25% menor do que navios de desempenho semelhante, e — graças a um elevadíssimo grau de automação — o número de tripulantes pode ser muito inferior. Uma A200 poderia ter130 tripulantes a menos que uma fragata da classe “Brandenburg".

A MEKO A200 dispõe de um sistema de lançamento vertical de mísseis, que tanto pode acomodar mísseis antiaéreos como anti-submarino. Na função antiaérea, a MEKO A200 utilizaria como sensores principais um radar de varredura eletrônica e um radar de busca de longo alcance. Entre os sistemas que poderiam ser integrados estão os radares APAR e SMART-L (ambos da Signaal) e o SPY-1F, da Lockheed Martin. A A200 é igualmente eficaz em missões A/S, podendo aceitar sem problemas a instalação de sonares rebocados.

A B+V oferece também no mercado o MPV (MEKO Patrol Vessel), um Navio-Patrulha com 77 m de comprimento e 1.500 t de deslocamento, com somente um eixo e com capacidade de atingir a velocidade de 21 nós.

Mais encomendas
O primeiro sucesso de exportação da A200 aconteceu quando, em 3 de dezembro de 1999, foi assinado um contrato de US$930 milhões para o fornecimento de quatro A200SAN para a África do Sul. A primeira e a terceira unidades serão construídas pela B+V em Hamburgo, ficando as outras duas a cargo da HDW, em Kiel. As entregas serão iniciadas em 2005, após a instalação e integração dos sistemas de combate por um grupo misto francês e sul-africano.

Os navios deslocarão 3.590 t (carregados), terão comprimento de 121,0 m, boca de 16,3 m, calado de 4,40 m e sua velocidade máxima será superior a 27 nós. O armamento constará de um canhão OTOBreda de 76mm, um reparo duplo Denel de canhões de 35mm, oito mísseis superfície-superfície MM40 Block 2 Exocet, mísseis superfície-ar Kentron Umkhonto de lançamento vertical; e tubos lança-torpedos. Além disso, o navio poderá operar um helicóptero Oryx ou dois Lynx. Os principais sensores serão um radar de busca 3-D Thales MRR, um radar de navegação, dois radares de direção de tiro e um sonar de casco Thomson-Marconi.





Outro país a decidir-se pela A200 foi o Chile, cujo programa para a obtenção de novas fragatas denomina-se Projeto Tridente. Após examinar um total de 32 plataformas, a Armada de Chile pré-selecionou quatro , e em 2 de agosto de 1999 solicitou propostas de fornecimento. O resultado do exame das mesmas, anunciado em 15 de outubro do mesmo ano, indicou que a MEKO A200ACH, apresentada pela B+V, era a que mais se adequava aos requisitos chilenos. Assim, em novembro de 1999 o presidente do Chile autorizou a adjudicação do Contrato de Engenharia Básica.

O objetivo é a construção de quatro unidades, a primeira das quais deveria fazer as provas operacionais no segundo semestre de 2005, entrando em serviço no ano seguinte. As outras se seguiriam ao ritmo de uma por ano, estando portanto todas já em serviço em 2009. Os navios seriam construídos localmente pelo estaleiro ASMAR, em Talcahuano. Como já seria de esperar, a competição é forte entre os grupos fornecedores e integradores de sistemas. Isso ficou bem claro durante a Exponaval 2000, realizada em Valparaíso, e durante a qual a Lockheed Martin Canada, a Celsius Tech, a SISDEF e a Thomson-CSF Signaal procuraram mostrar as vantagens de seus produtos e propostas.

Em janeiro de 2002, porém, as pretensões da Armada do Chile sofreram um duro golpe, quando o presidente Ricardo Lagos decidiu adiar o programa, por razões orçamentárias. Agora, a Armada de Chile procura uma solução intermediária, arrendando ou comprando alguns navios de segunda-mão. "


Retirado de um artigo de 2007.
Mostra o atraso com que tudo se faz.  É tudo para depois, quando se chega ao estado actual que é para ontem.

Provavelmente as A200 não servem, porque os camarotes e alguma messe não são os adequados. E a fazer alterações levava mais tempo de construção.


(este comentário deve dar mais umas dezenas de pontos negativos)
 

« Última modificação: Junho 01, 2021, 02:27:14 pm por Pescador »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1555 em: Junho 01, 2021, 03:14:11 pm »
Nós estamos quase como o Chile, em que a substituição das VdG tem sido constantemente adiada. A diferença, é que eles lá procuraram soluções intermediárias, através de MLUs a sério ou navios em segunda-mão, por cá, nem uma coisa nem outra. Assim, eles têm provavelmente a marinha mais poderosa da América do Sul, enquanto nós nem comparação temos.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7162/-9539
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1556 em: Junho 01, 2021, 03:35:36 pm »
O programa grego só mostra que não faz sentido a MGP ter uma preferência por um modelo específico de navio, quando há tantas opções no mercado, que através de concurso se conseguem preços e propostas melhores.

Os gregos são patriotas, não se vendem por um prato de lentilhas.

Olha Portugal sob ocupação alemã, teria o maior número de colaboracionistas por metro quadrado do mundo inteiro.

O português não tem espinha.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1557 em: Junho 01, 2021, 04:59:50 pm »
O programa grego só mostra que não faz sentido a MGP ter uma preferência por um modelo específico de navio, quando há tantas opções no mercado, que através de concurso se conseguem preços e propostas melhores.

Os gregos são patriotas, não se vendem por um prato de lentilhas.

Olha Portugal sob ocupação alemã, teria o maior número de colaboracionistas por metro quadrado do mundo inteiro.

O português não tem espinha.

E no entanto eles comem da mesma gamela que nós...ou vais dizer-me que eles não estão na UE/OTAN?!

Há é uma "pequena" diferença.



Se não tiverem umas Forças Armadas de jeito...vão-se em dois tempos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7162/-9539
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1558 em: Junho 01, 2021, 05:17:47 pm »
O programa grego só mostra que não faz sentido a MGP ter uma preferência por um modelo específico de navio, quando há tantas opções no mercado, que através de concurso se conseguem preços e propostas melhores.

Os gregos são patriotas, não se vendem por um prato de lentilhas.

Olha Portugal sob ocupação alemã, teria o maior número de colaboracionistas por metro quadrado do mundo inteiro.

O português não tem espinha.

E no entanto eles comem da mesma gamela que nós...ou vais dizer-me que eles não estão na UE/OTAN?!

Há é uma "pequena" diferença.



Se não tiverem umas Forças Armadas de jeito...vão-se em dois tempos.

Nada a ver, se a Grécia fosse governada por.portugueses, vendiam- na aos turcos em dois tempos.

Mientras:

https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/navantia-oferece-a-fragata-f-110-a-grecia
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1559 em: Junho 01, 2021, 05:55:44 pm »
Meio mundo está a tentar entrar neste negócio, são 4 Fragatas novas e a modernização de outras tantas. Não há muitos países a entrar numa destas neste momento.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.