Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

  • 3886 Respostas
  • 497734 Visualizações
*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4070
  • Recebeu: 2642 vez(es)
  • Enviou: 2194 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1485 em: Maio 11, 2021, 01:39:07 pm »
Bem, depois de uma semana agitada em que não tive tempo de responder com um texto minimamente estruturado, estou de volta para o último round com os caros Charlie Jaguar e Pescador.

Percebo onde possa estar o mal entendido, não refiro nem coloco em causa o patriotismo do cidadão comum, mas sim as “elites” extremistas que tendencialmente minam todos os elos que nos ligam como nação, como muito bem refere o Charlie, mas repare onde são despoletados os casos que referi:
- Demolição do padrão dos descobrimentos; https://observador.pt/2021/02/19/deputado-do-ps-defende-demolicao-do-padrao-dos-descobrimentos/

- Tirar os brasões da Praça do Império: https://www.dn.pt/politica/tirar-brasoes-da-praca-do-imperio-e-demagogia-vao-demolir-os-jeronimos-13324389.html

- Iniciativa Liberal impedida de participar no desfile do 25 de Abril de 2021: https://www.publico.pt/2021/04/20/politica/noticia/iniciativa-liberal-acusa-organizacao-impedir-participar-desfile-25-abril-1959277

- Universidade Nova de Lisboa cancela conferência com Jaime Nogueira Pinto: https://www.tsf.pt/sociedade/educacao/universidade-nova-de-lisboa-cancela-conferencia-de-jaime-nogueira-pinto-5709368.html

- Morte ao Homem Branco Racista e Colonialista (de Mamadu Ba): https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/jorge-fonseca-de-almeida/detalhe/morte-ao-homem-branco-racista-e-colonialista

- Marcelo contra o revisionismo da história que põe em causa "unidade da pátria": https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/marcelo-contra-o-revisionismo-da-historia-na-evocacao-do-25-de-abril

Isto não surge na cabeça de um taxista ou de uma lojista, tem muita gente por trás, para levar qualquer assunto aos seus extremos e é isso que me provoca estupefação pela inação com que somos bombardeados com estas pérolas, vindas de pessoas que nada têem de moderados e que ainda por cima apoiam este governo a aprovar orçamentos!!!! Por esse motivo desconfio que tão cedo não vão parar de lançar disparates cá para fora!!!!!!
Já reparou o que existe em comum com todos estes casos? Estes “fenómenos” não surgem no norte, nem no centro, nem no Alentejo, nem no algarve e nem nas ilhas. E já reparou como estes iluminados são meticulosos a “dinamitar” tudo aquilo que nos define como nação? Acham que é uma coincidência?
E já agora uma opinião de quem não é militar, sobre o desinvestimento na defesa: Simples, quem é que pode depor os políticos se estes forem péssimos governantes? Por isso apostam antes em darem mais competências à GNR, para servir de contraponto às Forças Armadas!

Sobre o tema de substituição das Vasco da Gama, não sei se a Marinha está a estudar a aplicação do PRR em conjunto com o MDN e estaleiros nacionais. Se não estão, deveriam, caso contrário dificilmente conseguem construir algo novo por cá até 2030.

Faço parte de um grupo de trabalho que vai fazer o levantamento de equipamentos de topo que podem equipar uma Escola/Centro de Formação. Capítulo C6 do PRR, com um investimento estimado de 480 milhões de euros. Apesar de ainda não existir nenhum regulamento e o Financiamento Comunitário ainda não estar totalmente ratificado pelos 27 Estados da UE.
Pelo que vejo no PRR, facilmente disponibilizavam valores bem maiores para a Marinha, se envolvesse os estaleiros nacionais (juntando vários capítulos do PRR). Se estivessem em grupos de trabalho do género, podiam aventurar-se a construir de novo e com a vantagem do PRR ser financiado a 100%. Já referi as parcerias internacionais possíveis com a Navantia (F110), Fincantieri (Fremm), Damen (novas M!?). É que se este comboio for perdido, até 2030 não vai existir mais nenhum financiamento do género, resta o mercado dos usados……..

Grande abraço!

"nem coloco em causa o patriotismo do cidadão comum, mas sim as “elites” extremistas que tendencialmente minam todos os elos que nos ligam como nação"

Em relação do cidadão comum, a ignorância dos assuntos e a apatia.
Isso aproveita certas elites e mercenários dessas elites, que sistematicamente descaracterizam a História e a enxovalham, sob o olhar impassível ou cobarde, daqueles que são responsáveis por cuidar do Respeito e Dignidade de Valores Nacionais.

Como tenho dito, tem ficado a elevação do patriotismo pelo campeonato da bola ou desporto em geral

As FA que têm uma papel primordial de representar esses Valores, tanto em território nacional com estrangeiro,  são logo as primeiras atingidas. Mas também de onde devia sair mais força de indignação por parte das suas lideranças.

O cidadão comum precisa de mais educação desse valores e, de saber o que representam e qual o papel das FA.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1486 em: Maio 11, 2021, 01:48:34 pm »
A polarização da sociedade Portuguesa preocupa-me por demais. Eu não quero o meu país no estado de divisão que estão os EUA. Esta luta de surdos extrema-direita vs extrema-esquerda em que o centro tem pouco ou nenhum poder é terrível para uma sociedade. Pior ainda, quando o dito centro pensa que pode usar uns e outros em seu beneficio. Também isso vê-se atualmente no cenário politico Português e tem tudo para dar errado.

A tribalização da sociedade e da vida politica é o oposto do que nós precisamos!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1487 em: Maio 11, 2021, 01:56:41 pm »
"nem coloco em causa o patriotismo do cidadão comum, mas sim as “elites” extremistas que tendencialmente minam todos os elos que nos ligam como nação"

Em relação do cidadão comum, a ignorância dos assuntos e a apatia.
Isso aproveita certas elites e mercenários dessas elites, que sistematicamente descaracterizam a História e a enxovalham, sob o olhar impassível ou cobarde, daqueles que são responsáveis por cuidar do Respeito e Dignidade de Valores Nacionais.

Como tenho dito, tem ficado a elevação do patriotismo pelo campeonato da bola ou desporto em geral

As FA que têm uma papel primordial de representar esses Valores, tanto em território nacional com estrangeiro,  são logo as primeiras atingidas. Mas também de onde devia sair mais força de indignação por parte das suas lideranças.

O cidadão comum precisa de mais educação desse valores e, de saber o que representam e qual o papel das FA.

Ora, nem mais.
Eu sou do tempo  :mrgreen: em que utilizar a bandeira nacional era logo caminho andado para ser rotulado de fascista!!!!! Mas boné e tshirt do Ché está bem!

Eu também sou do tempo, já que fala do futebol  :mrgreen:  que assistiu a um estrangeiro (Scolari) que veio pedirmos para sermos mais patriotas e manifestarmo-nos e colocarmos as bandeiras nacionais à janela! Veja lá, teve de vir um estrangeiro dizer-nos que usarmos a bandeira nacional e não termos vergonha dela não é ser fascista!!!!!!!

Também me lembro com tristeza e com o reflexo ainda enraizado de não usarmos a bandeira nacional, ver o meu clube ganhar a Liga dos Campeões e só ver bandeiras estrangeiras (Colômbia, Brasil..... ) e nenhuma nacional!!!!

Tem razão, só com educação vamos lá, mas cuidado, eu que estou à 2 décadas na área da educação, posso dizer-lhe que os currículos, principalmente de história, já estão armadilhados para que os jovens não sintam nenhum orgulho de serem portugueses, bem pelo contrário! Já aqui coloquei o exemplo do programa de história do 9º ano.

É isto que me preocupa e eu não me considero um radical, mas estes ataques incomodam-me......
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, HSMW, Pescador

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1488 em: Maio 11, 2021, 01:58:06 pm »
E ainda há anjinhos que acham que isto não é propositado... ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Pescador

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1489 em: Maio 11, 2021, 02:01:01 pm »
E ainda há anjinhos que acham que isto não é propositado... ::)

faz parte de um plano bem mais alargado, plano esse bem manipulado pela classe politica deste país á beira mar plantado !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1490 em: Maio 11, 2021, 03:12:52 pm »
Entretanto... Página 100!!   :mrgreen:

No mínimo serão mais umas 200 até se encontrar substitutas para as VdG.  :bang:

...se é que alguma vez forem substituídas, porque pelo andar da carruagem....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, tenente

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4070
  • Recebeu: 2642 vez(es)
  • Enviou: 2194 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1491 em: Maio 11, 2021, 06:39:26 pm »
E ainda há anjinhos que acham que isto não é propositado... ::)

faz parte de um plano bem mais alargado, plano esse bem manipulado pela classe politica deste país á beira mar plantado !!!

Abraços

O plano é simples. Desmilitarizar a mais que puderem.
porque os coninhas são assim, como flores de estufa que vivem nessa bolha. esconde-se aqui no canto da Europa, porque aqui não chega nada pensam.
para compromissos NATO basta-lhes algo que seja o mínimo aceitável. Os Comodoros e Almirantes em viagens em navios estrangeiros a ganhar ajudas também aceitam sem fazer ondas que os derrubem.
Pátria, Patriotismo, são conceitos que muitos dessas criaturas colocam em causa.
Já tive de discutir com alguns desses jovens intelectualoides que acham que o mundo é de todos.
Vivem na sua bolha e passa-lhes ao lado a realidade.

São meninos de uma faculdade de ciências politicas, dominada à muito por certos professores e reitores de conhecidas ligações politicas recentes e outras de um passado atribulado. Onde também vão jornalistas com conhecidas ligações politicas dar as suas opiniões e "seus factos"  nas aulas dessas figuras bem conhecidas.
Chama-se a isto fundamentalizar, tal qual fazem jiadistas a crianças.

Não acontece por acaso como foi dito aqui. É trabalhado e leva anos.

Mas o pior, é feito às claras. Porque papão é sempre outro.


Não admira então o desinteresse e até ser sistemáticamente sabotada a existência de FA devidamente capacitadas.

Façam mais casas de chuto e convivio...

Nada como cérebros adormecidos
« Última modificação: Maio 11, 2021, 06:42:29 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899, Stalker79

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1492 em: Maio 11, 2021, 07:11:11 pm »
Entretanto... Página 100!!   :mrgreen:

No mínimo serão mais umas 200 até se encontrar substitutas para as VdG.  :bang:

...se é que alguma vez forem substituídas, porque pelo andar da carruagem....

tal qual o NRP Adamastor/D. Sebastião a chegar numa manhã de nevoeiro. :mrgreen:
Vai correr tanta agua por baixo da ponte até isso acontecer !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1493 em: Maio 11, 2021, 07:14:16 pm »
E ainda há anjinhos que acham que isto não é propositado... ::)

faz parte de um plano bem mais alargado, plano esse bem manipulado pela classe politica deste país á beira mar plantado !!!

Abraços

O plano é simples. Desmilitarizar a mais que puderem.
porque os coninhas são assim, como flores de estufa que vivem nessa bolha. esconde-se aqui no canto da Europa, porque aqui não chega nada pensam.
para compromissos NATO basta-lhes algo que seja o mínimo aceitável. Os Comodoros e Almirantes em viagens em navios estrangeiros a ganhar ajudas também aceitam sem fazer ondas que os derrubem.
Pátria, Patriotismo, são conceitos que muitos dessas criaturas colocam em causa.
Já tive de discutir com alguns desses jovens intelectualoides que acham que o mundo é de todos.
Vivem na sua bolha e passa-lhes ao lado a realidade.

São meninos de uma faculdade de ciências politicas, dominada à muito por certos professores e reitores de conhecidas ligações politicas recentes e outras de um passado atribulado. Onde também vão jornalistas com conhecidas ligações politicas dar as suas opiniões e "seus factos"  nas aulas dessas figuras bem conhecidas.
Chama-se a isto fundamentalizar, tal qual fazem jiadistas a crianças.

Não acontece por acaso como foi dito aqui. É trabalhado e leva anos.

Mas o pior, é feito às claras. Porque papão é sempre outro.


Não admira então o desinteresse e até ser sistemáticamente sabotada a existência de FA devidamente capacitadas.

Façam mais casas de chuto e convivio...

Nada como cérebros adormecidos

Eu não me referia apenas a "cá", até porque nós somos insignificantes.
Isto é uma estratégia a nível mundial
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Pescador

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1494 em: Maio 11, 2021, 08:09:24 pm »
Perdeu-se a vergonha total, ao que se chegou....
 :bang: ::) ::)


Seus cães de caça, continuem a meter karma -, força no botão !
« Última modificação: Maio 11, 2021, 08:10:34 pm por typhonman »
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 738 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1495 em: Maio 11, 2021, 10:31:16 pm »
E ainda há anjinhos que acham que isto não é propositado... ::)

faz parte de um plano bem mais alargado, plano esse bem manipulado pela classe politica deste país á beira mar plantado !!!

Abraços

O plano é simples. Desmilitarizar a mais que puderem.
porque os coninhas são assim, como flores de estufa que vivem nessa bolha. esconde-se aqui no canto da Europa, porque aqui não chega nada pensam.
para compromissos NATO basta-lhes algo que seja o mínimo aceitável. Os Comodoros e Almirantes em viagens em navios estrangeiros a ganhar ajudas também aceitam sem fazer ondas que os derrubem.
Pátria, Patriotismo, são conceitos que muitos dessas criaturas colocam em causa.
Já tive de discutir com alguns desses jovens intelectualoides que acham que o mundo é de todos.
Vivem na sua bolha e passa-lhes ao lado a realidade.

São meninos de uma faculdade de ciências politicas, dominada à muito por certos professores e reitores de conhecidas ligações politicas recentes e outras de um passado atribulado. Onde também vão jornalistas com conhecidas ligações politicas dar as suas opiniões e "seus factos"  nas aulas dessas figuras bem conhecidas.
Chama-se a isto fundamentalizar, tal qual fazem jiadistas a crianças.

Não acontece por acaso como foi dito aqui. É trabalhado e leva anos.

Mas o pior, é feito às claras. Porque papão é sempre outro.


Não admira então o desinteresse e até ser sistemáticamente sabotada a existência de FA devidamente capacitadas.

Façam mais casas de chuto e convivio...

Nada como cérebros adormecidos

Eu não me referia apenas a "cá", até porque nós somos insignificantes.
Isto é uma estratégia a nível mundial

E depois tens 100 mil russos e 300 mil chineses porta e rezas a nossa senhora, para te vir salvar
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1496 em: Maio 11, 2021, 10:48:56 pm »
Perdeu-se a vergonha total, ao que se chegou....
 :bang: ::) ::)


Seus cães de caça, continuem a meter karma -, força no botão !

Eu só de ontem para hoje foram mais (menos) dez...  ::)

E não deve ser só pessoal que não gosta do AV.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, tenente

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1497 em: Maio 11, 2021, 11:11:08 pm »

Eu não me referia apenas a "cá", até porque nós somos insignificantes.
Isto é uma estratégia a nível mundial

Não acho que um país com uma ZEE (e todos os recursos que lá existem) como a nossa, o país da UE com fronteiras mais próximas dos EUA, membro fundador da NATO, um dos mais importantes dentro da CPLP seja insignificante. 

E no entanto um dos mais vulneráveis em todos os aspetos.

É mesmo a pedi-las...
« Última modificação: Maio 11, 2021, 11:12:01 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Fmfg

  • Membro
  • *
  • 92
  • Recebeu: 109 vez(es)
  • Enviou: 128 vez(es)
  • +21/-0
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1498 em: Maio 11, 2021, 11:24:41 pm »
Algumas características comuns mais numerosas:
SM/ESSM
Harpoon/NSM
16/32 Mk41 SL
ASROC
76mm
1x21 RAM
2x3MK32
MK46/54/MU90
2x20/30mm
NS110/APAR2
Kingklip Mk2
Captas 4
Scorpion 2
Mirador Mk2
Link 16/22
Tacticos
Velocidade Máxima 30 nós
Velocidade Cruzeiro 15 nós
Cerca de 5000 milhas
Cerca de 6000 toneladas


Eu vejo dois projectos que reúnem o maior número de itens, um são as AH140 e a outra as Sigma.





Penso que na relação qualidade-preço estes dois projectos são imbatíveis.

Ok, vou fazer um print screen e vou enviar para o MDN... :mrgreen: :bang:

Dois dos melhores projetos ao nosso alcance juntava também as novas Meko A200, a verdade é que as VdG já pouco valor militar têm e neste momento não vale a pena investir um cêntimo sequer nelas, em cima da mesa da chefia da Marinha e do Ministério da Defesa devia estar a abertura de um concurso internacional para fornecer 3 novas fragatas para a Marinha portuguesa como os gregos estão a fazer, adaptando os requisitos às nossas necessidades.

Do que tenho lido salta á vista que a Marinha holandesa e o estado holandês andam muito ansiosos por conseguir contratos para os seus estaleiros, necessitam de capital e de entrada de dinheiro para concluir os seus programas em andamento, logo penso que entrariam com uma proposta forte se a Marinha avançar para um negócio pelo LPD JdW que eles vão pôr á venda, ou seja win-win para ambos, comprando o JdW eles avançam com a proposta de 3 Sigma 11515, e aí já a Marinha conseguiria um negócio bem mais favorável e tentaria que pelo menos a construção de uma das fragatas num estaleiro português ou envolvimento de estaleiros ou empresas portuguesas na construção delas para tentar aceder a fundos do PRR, é tudo uma questão de visão, ambição e vontade e seria um passo decisivo para Portugal e a sua Marinha se modernizarem e finalmente terem meios de nível e capacidade militar e de defesa da soberania nacional.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1499 em: Maio 11, 2021, 11:30:33 pm »
Algumas características comuns mais numerosas:
SM/ESSM
Harpoon/NSM
16/32 Mk41 SL
ASROC
76mm
1x21 RAM
2x3MK32
MK46/54/MU90
2x20/30mm
NS110/APAR2
Kingklip Mk2
Captas 4
Scorpion 2
Mirador Mk2
Link 16/22
Tacticos
Velocidade Máxima 30 nós
Velocidade Cruzeiro 15 nós
Cerca de 5000 milhas
Cerca de 6000 toneladas


Eu vejo dois projectos que reúnem o maior número de itens, um são as AH140 e a outra as Sigma.





Penso que na relação qualidade-preço estes dois projectos são imbatíveis.

Ok, vou fazer um print screen e vou enviar para o MDN... :mrgreen: :bang:

Dois dos melhores projetos ao nosso alcance juntava também as novas Meko A200, a verdade é que as VdG já pouco valor militar têm e neste momento não vale a pena investir um cêntimo sequer nelas, em cima da mesa da chefia da Marinha e do Ministério da Defesa devia estar a abertura de um concurso internacional para fornecer 3 novas fragatas para a Marinha portuguesa como os gregos estão a fazer, adaptando os requisitos às nossas necessidades.

Do que tenho lido salta á vista que a Marinha holandesa e o estado holandês andam muito ansiosos por conseguir contratos para os seus estaleiros, necessitam de capital e de entrada de dinheiro para concluir os seus programas em andamento, logo penso que entrariam com uma proposta forte se a Marinha avançar para um negócio pelo LPD JdW que eles vão pôr á venda, ou seja win-win para ambos, comprando o JdW eles avançam com a proposta de 3 Sigma 11515, e aí já a Marinha conseguiria um negócio bem mais favorável e tentaria que pelo menos a construção de uma das fragatas num estaleiro português ou envolvimento de estaleiros ou empresas portuguesas na construção delas para tentar aceder a fundos do PRR, é tudo uma questão de visão, ambição e vontade e seria um passo decisivo para Portugal e a sua Marinha se modernizarem e finalmente terem meios de nível e capacidade militar e de defesa da soberania nacional.





x3 + 3 SH-60F ou Lynx Wildcat.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador, Fmfg