Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 08:52:52 am »


Citar
Primeiro C-130H modernizado entregue à Força Aérea

https://www.emfa.pt/noticia-4597-Primeiro%20C-130H%20modernizado%20entregue%20à%20Força%20Aérea

Confirma-se!
2
Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por P44 em Hoje às 08:41:12 am »


🫡 O ministro da Defesa ainda está a estudar a fusão da prisão do Linhó com o regimento de Lanceiros da Ajuda, mas já telefonou para a NATO a oferecer os serviços de um novo destacamento com competências fora de série para dar um salto à Ucrânia e roubar as carteiras à infantaria russa e dar sumiço aos catalisadores de todos os veículos militares de Putin. “Caso haja interesse, contacte diretamente o Cabo Especialista Fanã e o Segundo Sargento Manápula de Veludo”, escreveu Melo a Jens Stoltenberg. M.B.

O Inimigo Público é um suplemento satírico, sendo todo o seu conteúdo ficcional. Leia-o todos os dias em expresso.pt/inimigo-publico e à sexta-feira na edição semanal do Expresso
3
Marinha do Brasil / Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 03:26:54 am »
Olás.

EDM/2023, a Marinha dimensiona seus meios.


Outros meios:
10 NPO;
20 NP 500t;
14 Navios de guerra de minas e sistemas não tripulados;
4 submarinos convencionais
1 submarino nuclear
1 NAM Anfibio
3 navios anfíbios
6 EDVM/3 EDCG
Aeronaves MPA
38 Helicópteros
VANTS

https://www.naval.com.br/blog/2024/05/03/dimensionamento-da-forca-naval-brasileira-segundo-a-nova-estrategia-de-defesa-maritima/

Sds!
4
Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por Devon em Hoje às 03:24:21 am »
O que os saudosos de Salazar nunca falam: O legado de Salazar foi uma população analfabeta, o mais baixo nível de vida e a maior taxa de mortalidade infantil da Europa. E aí vêm esses fascistas/nazistas enrustidos a glorificar esta relíquia da ignorância. Se não fosse a guerra no ultramar as forças armadas portuguesas ainda estavam equipadas de Mauser na boa maneira forreta do pateta de Santa Comba.  ::)
5
Força Aérea Brasileira / Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 02:57:58 am »
Olás.

Modernização dos A29.

Brasil assina modernização do Super Tucano
...
A Força Aérea Brasileira firmou com a Embraer a modernização de 68 exemplares do A-29A/B Super Tucano, concretizando um estudo que estava em andamento e já havia sido anunciado em 2023 durante o 54º Paris International Airshow.

A encomenda inicial da FAB incluiu 33 A-29A (monoplace) e 66 A-29B (biplace)...


https://tecnodefesa.com.br/brasil-assina-modernizacao-do-super-tucano/

Sds!
6
Exército Brasileiro / Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 02:27:49 am »
Olás.

E por falar em M109A3.

Exército irá revitalizar seus obuseiros autopropulsados M109A3

https://tecnodefesa.com.br/exercito-ira-revitalizar-seus-obuseiros-autopropulsados-m109a3/

Sds!
7
Exército Brasileiro / Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 01:33:47 am »
Porque... já os têm em quase uma centena na FAB (um número que deve beirar o inventário total de aeronaves da FAP) e que operam em ambiente amazônico, de cerrado e caatinga?

No mais, a força aérea não deixou o exército comprar nem uns Sherpas de transporte... senão, quem sabe?

Sds

8
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 12:05:48 am »
Este tópico nasce de uma premissa que não acredito que hoje em dia (e em diante) seja possivel, que é uma areonave de apoio num espaço aereo não contestado.

Qualquer tipo de envolvimento que tenhamos ou venhamos a ter, seja em que cenário for, dificilmente não será contestado. Em especial se analisarmos o contexto na Europa.
As hipoteses apresentadas inicialmente foram:

- AH-1Z
- A-29N
- UH-60 DAP
- AC-295
- A-10C ex-USAF
- MH-6 Little Bird
- OH58D ex-US Army
- H-145 H-Force

Em função disto poderemos debater qual a melhor aeronave que em função do custo vs beneficio desempenha melhor a função.
Atendendo à versatilidade de missões que pode desempenhar, a poder utilizar o terreno a seu favor, ao facto de existir muito stock para peças e sobretudo por já existir know-how interno criado relativamente ao UH-60 este é o meu favorito comparativamente aos restantes candidatos.

Como o tempo passa, acaba por faltar sempre qualquer coisa nas opções apresentadas no tópico. Na altura ninguém imaginava um UCAV, como o Mojave ou MQ-9B STOL, capaz de operar de pistas semi-preparadas, sendo esse o principal argumento a favor das avionetas.

Relembro que os pontos a favor do ST e outras aeronaves similares eram:
-custo de operação
-capacidade de operar em pistas semi-preparadas
-velocidade superior aos helicópteros
-tempo on station (loitering) superior a um helicóptero
-podiam fazer treino

Hoje, um MQ-9B STOL e/ou Mojave fazem praticamente o mesmo, excepto o treino, duplicando ainda a capacidade de loitering face ao ST, ganham a vantagem de não colocar um piloto em risco, e podem executar muitas outras missões tanto de vigilância, como de combate em variados TOs.

Aqui entramos é naquilo que devia ser a verdadeira discussão, não apenas CAS, mas o apoio aéreo a FNDs. E aqui, devia-se considerar 2 fases, uma de curto prazo, de baixo custo e de rápida execução, e outra bem mais pensada para um meio dedicado ao apoio aéreo às FNDs portuguesas.

Na primeira fase, isto é, a curto prazo, não tenho dúvidas:
-UH-60 armados, tirando partido de uma frota mais abrangente destes helicópteros para uso nas FNDs
-apoiados por drones nacionais, tipo AR3 para fazerem reconhecimento, seguimento de alvos, etc (também seria uma boa publicidade para eles, perante outros países participantes)

E na segunda fase, a médio prazo:
-MQ-9B STOL, ou similar, como principal meio aéreo de reconhecimento e ataque nas FNDs
-os UH-60 continuariam presentes, mas menos focados nas funções de combate e mais no resto, podendo alguns ser armados quando é necessário escoltar outros em missões de transporte ou MEDEVAC por exemplo
-os drones nacionais continuariam presentes, para complementar os UCAVs
-caso não existam infraestruturas (ou segurança para as utilizar) que permitam a utilização de UCAVs, ou a missão decorrer a partir de navios, repetia-se o que acontecia na primeira fase, com UH-60 + drones nacionais
9
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Maio 03, 2024, 11:23:45 pm »
Citar
A compra de STs é um negócio.
Até pode haver corrupção envolvida - mas nenhum de vocês, nem eu, viram essa corrupção até agora.

Haver ou não corrupção, ou favorecimento de um concorrente, ou uma forma de chantagem, é bastante relevante. Adquirir primeiro, e fazer perguntas depois, é do mais absurdo que se pode fazer.
A isto acresce que, enquanto que nos submarinos, houve corrupção, pagámos mais dinheiro do que era suposto, pelo menos podemos dizer que é um meio militarmente relevante.
No caso dos ST, será algo parecido, excepto que no fim, saímos dali com um meio que é inferior aos concorrentes para treino, inferior em CAS a praticamente todas as opções, e completamente inútil noutros TOs de média/alta intensidade, ou onde não haja infraestrutura para os operar.

Citar
A EMBRAER quer vender STs na Europa.
Tal como a compra de Portugal dinamizou as vendas de KCs na Europa, a nossa compra de STs pode ter o mesmo efeito.

A compra dos KC por Portugal pouca diferença fez. Em matéria de Defesa, Portugal dificilmente será um exemplo do rumo a seguir para os restantes países europeus. A compra de STs terá exactamente o mesmo efeito, os restantes países europeus, abrirão concurso, e se o ST calhar ser o vencedor, vencerá, se não, não vence. Ao contrário de cá, onde somos reféns da empresa, nos outros países existem critérios para a aquisição de certos meios.

Citar
Portugal recebeu contrapartidas pelos KCs:
 - desenvolvimento e produção de componentes cá
 - a instalação de equipamento NATO cá
 - manutenção cá (?  não tenho bem a certeza ?)
 - treino para outros utilizadores cá (não vem mais um simulador?)

Fantástico, fenomenal, impressionante! Isso tudo para concluirmos que o MLU dos F-16 nos deu bem mais contrapartidas? E que só não foram devidamente aproveitadas, porque não houve grande visão? Os programas A-400 e NH-90 também teriam benefícios idênticos, mas esses foram cancelados assim que os custos aumentaram (os custos do KC aumentaram, e ninguém piou nem reduziu a encomenda).

E o simulador extra, quem paga? É a Embraer que oferece (duvidoso), é Portugal que paga, ou são os países que até agora encomendaram aeronaves que pagam a meias? Ninguém sabe, e ninguém sabe quem é que paga a quem para o treino.

Citar
Para o ST foi feito um negócio para montagem/produção e modernização/upgrade cá.
E a missão principal será de treino.

Isto não tem nada a ver com helicópteros.
E já disse aqui que a "boca" do CEMGFA de que era um "Avião a hélice para África" é treta.
O governo mandou meter o ST na LPM e disse ao CEMGFA "dá a desculpa que quiseres - a decisão está tomada".

Para o ST fala-se num negócio, que ainda não se sabe muito bem que negócio é. Eram para ser em segunda-mão, para depois virem aqui ser modernizados, depois já eram novos, e vinham aqui para serem convertidos para a versão N, e também já se falou de serem parcialmente ou completamente fabricados cá.
Podem só dizer que estão a tentar toda a m*rda a ver se cola.

Benefícios reais do dito programa? Nada, já que a quantidade de aeronaves a adquirir é minúscula, e o início de uma linha de produção em Portugal, seja para fabrico completo ou upgrades, terá custos adicionais. Isto tudo deve dar empregos qualificados por uns 2 anos, talvez 3. Ainda vamos ser obrigados a encomendar uma quantidade excedentária de STs à pala da chantagem de manter postos de trabalho.
Desenvolver drones nacionais, mais capazes, e que podem ser fabricados em maiores quantidades e durante muito maior duração (e que tenham muito mais potencial de mercado que o ST) é que está quieto.

A FAP pode recusar, por não corresponder às necessidades do país. Falta é coragem para isso.

E não, as aeronaves são para CAS, e é isso que torna o programa desnecessariamente mais caro. Se fosse para treino, nem tinham que ter trabalho nenhum para tentar justificar um concurso para este tipo de aeronave. O problema aí, é que sabem que o ST não conseguia ganhar um concurso justo, e tiveram que arranjar forma de excluir os candidatos.

Citar
Agora, se a FAP não sabe comprar helicópteros, o problema (e a culpa) é da FAP e não da EMBRAER nem de nenhum Brasileiro.

A FAP tem bastantes culpas. Mas agora não podes estar aqui feito pacóvio a dizer que "o Governo decidiu e pronto", e logo a seguir dizer que a FAP só não tem X, porque não quis.

Citar
Entreguem um ST e uns Milhões do PRR á TEKEVER e eles devolvem um ST "optionally manned". E essa empresa dá mais um passo no sentido de se tornar "grande".
Será empresas assim de que Portugal precisa para ficar rico, e só depois é que pode ter  material de guerra de país rico.

Como é que mais nenhuma empresa pensou nisso? Pegar numa avioneta cara, e converter num UAV? E ainda por cima uma avioneta que não apresentaria grande vantagem face a UCAVs já no mercado.
As conversões de uma aeronave tripulada para não tripulada, envolvem sempre aeronaves baratas. Mas há pacóvios que acham que Portugal, este país riquíssimo, pode ir comprar avionetas que custam quase metade do preço de um NPO, para desmanchar tudo e improvisar um drone.

E sim, Portugal vai ficar grande a vender aviões que não têm mercado. É o mesmo que tentar vender areia no deserto.  ::)

Citar
A LPM favorece projectos que tenham retorno.

Ui, então nós não sabemos o imenso retorno que teve para Portugal gastar 827 milhões por KCs, e o que teria uma dúzia de STs? Quanto será em percentagem? 10%? 5%? 0% tendo em conta que pagaste a mais pelos KCs, o que terá anulado qualquer ganho financeiro? Seria interessante saber o retorno exacto.
A manutenção da maioria das aeronaves da FAP e dos navios da Marinha, têm tanto ou mais retorno para o país do que qualquer uma desses negócios, no entanto não é por isso que deixam de sofrer cortes.  ::)
10
Força Aérea Portuguesa / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por goncalobmartins em Maio 03, 2024, 11:03:18 pm »
https://www.lusa.pt/image-gallery?storyId=42598353&p=5

Não é novo mas ficam aqui mais algumas imagens do P3-C Cup+ Orion em missão de fiscalização na Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10