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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: tenente em Maio 16, 2019, 06:13:03 pm
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A Esquadra 101, como Esquadra de Instrução Elementar e Básica da Força Aérea Portuguesa, é a fiel depositária das tradições e conhecimentos herdados de todas as Esquadras que, ao longo dos tempos e em diversos aviões, cumpriram esta nobre missão.
Inicia uma nova etapa em 1989, com a aquisição de 18 aeronaves de fabrico francês – EPSILON TB 30 –, tendo, na mesma data, sido transferida para a Base Aérea N.º1. Mantém-se por Sintra até 1993, altura em que é relocalizada na Base Aérea N.º11.
https://www.emfa.pt/esquadra-48-esquadra-101-roncos
Caros foristas inicio este tópico perguntando-vos qual o modelo de aeronave que acham adequado para substituir os nossos Epsilon da 101, que já possuem a linda idade de trinta anos ao serviço da FAP.
Para mim a escolha recai no EMB 312 Tucano ou na versão melhorada EMB 314, Super Tucano, pela grande versatilidade já por demais demonstrada por estas duas versões da aeronave.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB-312
https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB-314
https://www.airforce-technology.com/projects/super_tucano/
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/921/3yt0pF.jpg) (https://imageshack.com/i/pl3yt0pFj)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/924/F93QiZ.jpg) (https://imageshack.com/i/poF93QiZj)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/tHe0Hn.png) (https://imageshack.com/i/pntHe0Hnp)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/iygEkR.jpg) (https://imageshack.com/i/pniygEkRj)
Abraços
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Para mim sem dúvida o EMB 312 Tucano.
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Com cada Super Tucano entre os 14 e 18 milhões não estou a ver não....
:-\
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Pilatus PC-21 (quem me dera). ;)
(https://live.staticflickr.com/65535/33894986968_4642e81351_h.jpg)
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E abrir um concurso dentro do centro de compras da NATO e ver entre o Pilatos, o Texan e o Tucano qual fica mais barato.
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Penso que o adequado seria uma aeronave com uma boa relação custo, qualidade e versatilidade suficiente para receber armamento caso seja necessário. Em alternativa, vai-se ao sistema mais cara como o Super Tucano ou o PC-21 e substitui-se o TB-30 e o Alpha Jet por um só avião.
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E abrir um concurso dentro do centro de compras da NATO e ver entre o Pilatos, o Texan e o Tucano qual fica mais barato.
O Texan é um Pilatus PC-9 feito para substituir os T-37B e os T-34C (construido pela Beechcraft ou Raytheon).
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Para mim o substituto natural e lógico do TB-30 seria o G120 TP, a melhor aeronave de treinamento básico da actualidade.
E o substituto do Alpha Jet seria logicamente o PC-21.
(https://farm1.static.flickr.com/914/41428094660_26b965ec20_b.jpg)
(https://www.ainonline.com/sites/default/files/styles/ain30_fullwidth_large_2x/public/uploads/2015/03/3-2015-1_100th_pc-21.jpg?itok=7RvxrcAH×tamp=1425558133)
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Por cerca de um milhão cada esse cabe bem na bolsa e no "orçamento".
Quanto a substituição dos Alpha Jet´s esqueçam, já vamos com sorte se tivermos lá a tal escola com os L39-NG
:-P
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Para mim o substituto natural e lógico do TB-30 seria o G120 TP, a melhor aeronave de treinamento básico da actualidade.
E o substituto do Alpha Jet seria logicamente o PC-21.
(https://farm1.static.flickr.com/914/41428094660_26b965ec20_b.jpg)
(https://www.ainonline.com/sites/default/files/styles/ain30_fullwidth_large_2x/public/uploads/2015/03/3-2015-1_100th_pc-21.jpg?itok=7RvxrcAH×tamp=1425558133)
Concordo mas a Fap não quer. Prefere um avião a jacto por questões doutrinais, mesmo com os exemplos da Holanda ou do Brasil.
Saudações
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Não esquecer que a LPM contempla verbas para a modernização da frota Epsilon, o que pode querer dizer que a substituição não estará para breve.
Ao contrário, os Chipmunk é que estão mesmo nas últimas e precisam de um substituto com alguma urgência.
As aeronaves de instrução básica de pilotagem a adquirir, destinam-se a substituir a frota DHC-1 Chipmunk, ao serviço da Academia da Força Aérea e deverão ser "quase ultra-ligeiras", ainda por definir.
http://www.passarodeferro.com/2019/05/aprovada-lei-de-programacao-militar.html
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Não esquecer que a LPM contempla verbas para a modernização da frota Epsilon, o que pode querer dizer que a substituição não estará para breve.
Ao contrário, os Chipmunk é que estão mesmo nas últimas e precisam de um substituto com alguma urgência.
As aeronaves de instrução básica de pilotagem a adquirir, destinam-se a substituir a frota DHC-1 Chipmunk, ao serviço da Academia da Força Aérea e deverão ser "quase ultra-ligeiras", ainda por definir.
http://www.passarodeferro.com/2019/05/aprovada-lei-de-programacao-militar.html
Querem ver que... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(https://www.challenger.ca/gallery_sunday_drive_z1024x768.jpg)
(https://s3.amazonaws.com/storage.pressadvantage.com/uploads/image/4233/Quicksilver_Ultralight.jpg)
Cumprimentos :P c56x1
P,S. Brincadeira. Até se vêm umas cenas fixes. :G-beer2:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.tl-ultralight.cz%2Ffile%2Fedee%2Fphotos%2Fgalerie%2Fstream%2Fletadlo-promitacka%2Fstream_dsc_3133_v2-orez.tif.jpg&hash=2e096914239b75cfde6bf7beb8a73133)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sonaca-aircraft.com%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Fproduct%2Fsonaca200-plane.png&hash=9cfcf3a83eb9b30be3e1a352be3958f8)
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Estes 17 chegavam, não ?? ;)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/zjptMt.jpg) (https://imageshack.com/i/pnzjptMtj)
Abraços
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Estes 17 chegavam, não ?? ;)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/zjptMt.jpg) (https://imageshack.com/i/pnzjptMtj)
Abraços
Bastavam metade....ok uma dúzia...e mesmo assim não haveria instrutores para isso tudo...
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Estes 17 chegavam, não ?? ;)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/zjptMt.jpg) (https://imageshack.com/i/pnzjptMtj)
Abraços
Bastavam metade....ok uma dúzia...e mesmo assim não haveria instrutores para isso tudo...
Actualmente a frota dos TB's é composta por 14 aeronaves de um lote inicial de 18.
Abraços
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Estes 17 chegavam, não ?? ;)
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Abraços
Bastavam metade....ok uma dúzia...e mesmo assim não haveria instrutores para isso tudo...
Actualmente a frota dos TB's é composta por 14 aeronaves de um lote inicial de 18.
Abraços
Sim claro...e quantos estão aptos a voar atualmente? Com as flutuações de manutenção e tal...
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A Leonard esta a vender o M-345 HET como um avião a jato a preço de um avião a hélice.
E permite fazer todo o treino básico e ainda algum treino avançado.
Também era uma boa opção.
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A Leonard esta a vender o M-345 HET como um avião a jato a preço de um avião a hélice.
E permite fazer todo o treino básico e ainda algum treino avançado.
Também era uma boa opção.
Alguma idea dos valores!?
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A Leonard esta a vender o M-345 HET como um avião a jato a preço de um avião a hélice.
E permite fazer todo o treino básico e ainda algum treino avançado.
Também era uma boa opção.
Alguma idea dos valores!?
Nada, os únicos contratos que existem são com a Força Aérea Italiana e são contratos de desenvolvimento de tecnologia.
Só quando os espanhóis comprarem os deles é que devemos ter valores, visto que os do Chile vão ser produzidos localmente.
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27JUN19 - o dia em que a frota TB30 Epsilon atinge as 100mil horas de vôo.
É (muita) obra (feita)!
Parabéns a todos os que contribuiram com o seu esforço e empenho para que tal marco tenha sido atingido.
Next....
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E, para quando a substituição destas aeronaves por umas melhorzinhas ??
É que esta frota já está ao serviço há 32 anos e meio !
Dos 18 iniciais quantos estarão operacionais ??
Uns dez ??
(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/923/fPWaHG.jpg) (https://imageshack.com/i/pnfPWaHGj)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/922/5O2rXu.jpg) (https://imageshack.com/i/pm5O2rXuj)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/923/o8I7qq.jpg) (https://imageshack.com/i/pno8I7qqj)
Abraços
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Ainda têm muito que voar. Actualmente só aqui o tugal e outras duas potências, o senegal e o togo é que o usam.
Mas se o Chipmunk já voa há mais de 60 anos. Estes também vão voar. A não ser que haja para aí outro país que nos faça uma doação de aeronaves que queiram abater. Como foi com os Alpha-Jet.
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Dava pra ir buscar uma frota de Cirrus sr22 pelos 20 milhões + IVA....
:-P
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Ou então tinha-se aproveitado a deixa do abate dos Alpha Jet, e substituía-se tudo por PC-21.
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Estava a ver que era desta que o pessoal do SIS tinha posto o FD offline de vez!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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Este dossier ficará resolvido até ao final da década? Além do PC-21 ou mesmo os ST, quais as possibilidades?
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Este dossier ficará resolvido até ao final da década? Além do PC-21 ou mesmo os ST, quais as possibilidades?
Vamos a ver se a revisão da LPM fala disso, palpita-me que não. Há aí uma confusão: a hipotética vinda dos Super Tucano é para a missão de treino avançado de pilotagem e, ao que tudo indica, ataque ao solo; portanto, voltando a dotar a Esq. 103 com aeronaves.
O TB-30 Épsilon da Esq. 101 é um avião de treino elementar e básico, e haveria a intenção de efectuar uma modernização modesta no aparelho capacitando-o a voar por mais alguns anos. Não sei se chegou ou não a ir por diante a modernização, no entanto não é das frotas mais mencionadas como a necessitar de substituto apesar dos mais de 30 anos de serviço.
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A solução racional seria ter o PC-21 para as duas esquadras, nem que para isso se adquirisse ligeiramente mais quantidade do que o que se espera que venham de STs. O TB-30 passava a tomar o lugar do idoso Chimpunk, e a frota de aviões de treino a hélice mantinha-se nos 2 modelos, e não nos planeados 3 (com a possível vinda do ST).
Mas lá está, isto era simplificar demasiado as coisas, inclusive a logística, que (do PC-21) podia ser com os vizinhos do lado.
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(https://www.raf.mod.uk/sites/raf-beta/assets/Image/FX180246050.jpg)
O substituto natural do Epsilon.
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A solução racional seria ter o PC-21 para as duas esquadras, nem que para isso se adquirisse ligeiramente mais quantidade do que o que se espera que venham de STs. O TB-30 passava a tomar o lugar do idoso Chimpunk, e a frota de aviões de treino a hélice mantinha-se nos 2 modelos, e não nos planeados 3 (com a possível vinda do ST).
Mas lá está, isto era simplificar demasiado as coisas, inclusive a logística, que (do PC-21) podia ser com os vizinhos do lado.
Não há planos para substituição da frota TB-30 Epsilon na FAP. Recebem uma modernização modesta financiada pela UE, mas é considerado adequado para continuar a ministrar instrução básica.
O Chip é para ser substituído por aeronaves "quase ultraleves", dado que a sua função é apenas de avaliação de aptidões para o voo de candidatos ao curso de pilotagem e adaptação ao voo dos cadetes.
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Mais uma vez, voltamos ao "é considerado adequado", que em Portugal vale zero. Em Portugal dizem que uma Vasco da Gama é adequada para a guerra moderna. Não é, e por mais que digam que é, não deixa de ser um meio velho e obsoleto já a precisar de substituição.
Em qualquer dos casos, já seria tempo de, com a provável vinda de uma nova aeronave de treino a hélice, reduzir a quantidade de modelos de aeronaves de treino a hélice em Portugal, que não faz qualquer sentido ter 3 modelos.
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A solução racional seria ter o PC-21 para as duas esquadras, nem que para isso se adquirisse ligeiramente mais quantidade do que o que se espera que venham de STs. O TB-30 passava a tomar o lugar do idoso Chimpunk, e a frota de aviões de treino a hélice mantinha-se nos 2 modelos, e não nos planeados 3 (com a possível vinda do ST).
Mas lá está, isto era simplificar demasiado as coisas, inclusive a logística, que (do PC-21) podia ser com os vizinhos do lado.
Não há planos para substituição da frota TB-30 Epsilon na FAP. Recebem uma modernização modesta financiada pela UE, mas é considerado adequado para continuar a ministrar instrução básica.
O Chip é para ser substituído por aeronaves "quase ultraleves", dado que a sua função é apenas de avaliação de aptidões para o voo de candidatos ao curso de pilotagem e adaptação ao voo dos cadetes.
Acho que é razoável e era o que estava à espera.