Substituição da G3

  • 2969 Respostas
  • 797808 Visualizações
*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Substituição da G3
« Responder #2910 em: Julho 18, 2019, 05:22:06 pm »
O substituto do Carl Gustaf devia ser o Carl Gustaf, mas na versão mais moderna no mercado.

Fora isso, de acordo. E são excelentes notícias, para variar. Até admira esta redução do preço ter originado a aquisição de mais armas, e não a redução do orçamento com base nos novos preços, ou até desvios do dinheiro que sobrasse... Talvez podemos dar graças à NSPA por esta proeza?

15 000 (quinze mil) Espingardas Automáticas (5,56 mm); - SCAR -L? - sim

300 (trezentas) Espingardas Automáticas (7,62 mm); - SCAR-H? - sim

1000 (mil) Metralhadoras Ligeiras (5,56 mm); - Minimi 5,56? - sim

400 (quatrocentas) Metralhadoras Médias (7,62 mm); - Minimi 7,62? - sim

550 (quinhentas e cinquenta) Espingardas de Precisão (7,62 mm); - SCAR-H PR ou algum modelo fora da linha SCAR? - presumo que sim

2000 (dois mil) Lança-Granadas; - FN40GL MK2? - sim

380 (trezentas e oitenta) Caçadeiras; - Qual o modelo?

Ficam a faltar pistolas novas. - é outro concurso.

Peço desculpa mas só eu é que acho isto uma palhaçada? É que só vem novamente confirmar que as compras de armamento em Portugal não segue nenhuma estratégia ou plano, é tudo a balda e porque houve alguém que chateou tanto o Sr. ministro que este decidiu dar uns milhões para calar esses chatos.

Pois ve-se claramente que as quantidades eram insuficientes (e provavelmente continua a ser) para suprimir as necessidades, se for preciso daqui a 5 anos vamos andar a fazer um ajuste directo para comprar mais umas centenas para completar o que faltou da encomenda inicial e vai-se acabar por pagar muito mais há unidade.

Ando desmoralizado com este País, que me esforço tanto todos os dias para contribuir para que isto ande para a frente e depois 3 centenas de macacos rebentam com isto.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Substituição da G3
« Responder #2911 em: Julho 18, 2019, 05:38:34 pm »
Peço desculpa mas só eu é que acho isto uma palhaçada? É que só vem novamente confirmar que as compras de armamento em Portugal não segue nenhuma estratégia ou plano, é tudo a balda e porque houve alguém que chateou tanto o Sr. ministro que este decidiu dar uns milhões para calar esses chatos.

Pois ve-se claramente que as quantidades eram insuficientes (e provavelmente continua a ser) para suprimir as necessidades, se for preciso daqui a 5 anos vamos andar a fazer um ajuste directo para comprar mais umas centenas para completar o que faltou da encomenda inicial e vai-se acabar por pagar muito mais há unidade.

Ando desmoralizado com este País, que me esforço tanto todos os dias para contribuir para que isto ande para a frente e depois 3 centenas de macacos rebentam com isto.

O Ministro não deu nada, apenas tomou a decisão de adquirir mais armamento, dado o facto de que neste concurso o orçamento dava para mais exemplares. É algo raro nestes programas, já que por norma os concursos são sub-orçamentados, mas aconteceu e agora há que aproveitar.

Para mim era aproveitar-se a "benesse" e transferir alguma coisa para o Corpo de Fuzileiros.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Substituição da G3
« Responder #2912 em: Julho 18, 2019, 06:10:20 pm »
Peço desculpa mas só eu é que acho isto uma palhaçada? É que só vem novamente confirmar que as compras de armamento em Portugal não segue nenhuma estratégia ou plano, é tudo a balda e porque houve alguém que chateou tanto o Sr. ministro que este decidiu dar uns milhões para calar esses chatos.

Pois ve-se claramente que as quantidades eram insuficientes (e provavelmente continua a ser) para suprimir as necessidades, se for preciso daqui a 5 anos vamos andar a fazer um ajuste directo para comprar mais umas centenas para completar o que faltou da encomenda inicial e vai-se acabar por pagar muito mais há unidade.

Ando desmoralizado com este País, que me esforço tanto todos os dias para contribuir para que isto ande para a frente e depois 3 centenas de macacos rebentam com isto.

O Ministro não deu nada, apenas tomou a decisão de adquirir mais armamento, dado o facto de que neste concurso o orçamento dava para mais exemplares. É algo raro nestes programas, já que por norma os concursos são sub-orçamentados, mas aconteceu e agora há que aproveitar.

Para mim era aproveitar-se a "benesse" e transferir alguma coisa para o Corpo de Fuzileiros.

Pelos visto nem para o exercito as quantidades eram suficientes, quanto mais para os fuzos ainda mais sendo de uma quintinha diferente
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Substituição da G3
« Responder #2913 em: Julho 18, 2019, 08:34:34 pm »
Num exército com menos de 12.000 almas, as quantidades originais já eram suficientes, até porque nem todos os militares necessitam de andar armados com uma SCAR. Ainda assim, quanto mais melhor. Pode ser que um dia o Exército cresça e entretanto sempre se vai tendo umas armas extra para substituir as que necessitam de uma visita ao armeiro. Quem fica mal nisto tudo é a Marinha, com os seus fuzileiros armados com espingardas de há duas gerações atrás.
Talent de ne rien faire
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Substituição da G3
« Responder #2914 em: Julho 18, 2019, 09:03:14 pm »
 Seria imprescindível e urgente o Exército adquirir igualmente novos mísseis anti-carro como o Spike. Tal como de canhões sem recuo Carl Gustav M4. Não estamos a falar de nenhum devaneio ou loucura mas de equipamento do mais básico que existe num exército ocidental ou da NATO.

Outra lacuna extremamente grave e de uma enorme irresponsabilidade do poder político e das chefias militares. É o exército não possuir viaturas logisticas em quantidade, qualidade e modernidade. É só sucata a cair aos bocados, camiões podres com 40 e 50 anos. Unimogs de museu etc. etc. Uma vergonha. Isto só falando do básico do básico.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, jorgeshot1

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição da G3
« Responder #2915 em: Julho 18, 2019, 11:10:20 pm »
É uma excelente notícia, e para variar não se diminuiu a quantidade de equipamentos a serem adquiridos, mas sim aumentou-se.
Fico curioso para saber o que gerou a redução de preço, mas talvez pela quantidade.

Quanto à situação dos Fuzileiros, penso que aquele kit para as G-3, seria mais adequado para forças como a PE, PA e até PM. Eventualmente algumas unidades de reserva. De resto, todas as forças de primeira linha deveriam receber as SCAR, incluindo os Fuzos.
Não sei que unidades irão receber as armas, mas presumo que os Comandos sejam uma delas, os Paras também?, portanto não se entende porque os Fuzos não as recebem (eles nem são assim tantos, por isso não seria uma quantidade por aí além). Numa operação real que envolva as três forças a operar em sintonia, penso que seja uma mais valia terem armas iguais.

Quanto às lacunas do Exército, são mais que muitas. Armas anti-carro, desde o substituto do LAW, ao Milan e a Carl Gustaf novos. Depois há a substituição das peças de artilharia M-114, por M-777 (gosto do Caesar, mas a transportabilidade dos M-777 por helicóptero são uma grande mais valia para operações em áreas com maus acessos terrestres). Falta substituir as baterias AA, e ganhar valências para defesa de médio e longo alcance. Blindado 4x4 anti-carro e porta-morteiros para apoiar as Pandur. Substituto das Cadillac V-150. Substituir os M-113 por um IFV moderno.

Quanto a veículos logísticos, é mais que óbvio. Não só por os actuais estarem velhos, mas porque com certeza representam custos tanto de manutenção como de operação superiores a veículos modernos, nomeadamente a nível dos consumos.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição da G3
« Responder #2916 em: Julho 18, 2019, 11:37:19 pm »
Quanto à situação dos Fuzileiros, penso que aquele kit para as G-3, seria mais adequado para forças como a PE, PA e até PM.

Mais por curiosidade, o que é a PM? Policia Maritima? Esses elementos não costumam andar com armamento tão pesado, normalmente é a pistola, como qualquer força policial, e mesmo a sua unidade especial, o GAT, possui HK416. Na Marinha existe é a Policia Naval, mas é uma unidade dos Fuzileiros.

Citar
Eventualmente algumas unidades de reserva. De resto, todas as forças de primeira linha deveriam receber as SCAR, incluindo os Fuzos.

Em Portugal não existem unidades de reserva :mrgreen:, existem é forças mais de apoio como os Serviços.

Citar
Não sei que unidades irão receber as armas, mas presumo que os Comandos sejam uma delas, os Paras também?, portanto não se entende porque os Fuzos não as recebem (eles nem são assim tantos, por isso não seria uma quantidade por aí além). Numa operação real que envolva as três forças a operar em sintonia, penso que seja uma mais valia terem armas iguais.

Acho que as SCAR estavam destinadas às unidades de Infantaria e cavalaria de todas as Brigadas, a artilharia e engenharia já não tenho a certeza, mas estou mais virado para o não, esses e todos os restantes continuariam de G-3,

OS Fuzos não recebem porque o concurso se destinava apenas a reequipar o exercito, a Marinha (talvez dando preferência a outros equipamentos, NPO, modernização das fragatas, etc) não alinhou, nem a Força Aérea.

Mas concordo que esta situação de recepção de um maior numero de armas (aliado à falta de 4000 militares no Exército), isto bem conversadinho entre o ministro da defesa e os chefes da Marinha e do Exército e dava para transferir estas novas armas extra para os Fuzileiros, e os kits de modernização da G-3 passavam para o Exército.
« Última modificação: Julho 18, 2019, 11:40:36 pm por Lightning »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição da G3
« Responder #2917 em: Julho 18, 2019, 11:51:38 pm »
Mais por curiosidade, o que é a PM? Policia Maritima? Esses elementos não costumam andar com armamento tão pesado, normalmente é a pistola, como qualquer força policial, e mesmo a sua unidade especial, o GAT, possui HK416. Na Marinha existe é a Policia Naval, mas é uma unidade dos Fuzileiros.

Sim, Polícia Naval, por alguma razão estava a raciocinar como fazendo tudo do mesmo saco.

Mas pronto, acho que é uma pena os Fuzos não receberem as SCAR e restantes armas ligeiras novas.
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Substituição da G3
« Responder #2918 em: Julho 19, 2019, 09:45:12 am »
Sobre a falta de pessoal nas FA's pela entrevista fiquei a saber que a diferença entre um GNR/PSP e um Praça do exercito pode chegar aos 400€  :bang: :bang: (não tinha noção que havia diferenças e que chegava a ser tão grante)

Nestas condições é normal não haver ninguém nas FA's, quem é que quer ir "perder" os melhores 4 ou 8 anos da sua vida para receber uma miséria e depois levam um xuto no rabo e vem para o civil com muitas qualificações mas que pouco servem para o mercado civil?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Substituição da G3
« Responder #2919 em: Julho 19, 2019, 10:47:08 am »
Sobre a falta de pessoal nas FA's pela entrevista fiquei a saber que a diferença entre um GNR/PSP e um Praça do exercito pode chegar aos 400€  :bang: :bang: (não tinha noção que havia diferenças e que chegava a ser tão grante)

Nestas condições é normal não haver ninguém nas FA's, quem é que quer ir "perder" os melhores 4 ou 8 anos da sua vida para receber uma miséria e depois levam um xuto no rabo e vem para o civil com muitas qualificações mas que pouco servem para o mercado civil?

Haver uma diferença salarial entre os militares das Forças Armadas e os Agentes da autoridade é normal por esta Europa fora. O que não é normal é uma diferença tão grande, já que neste momentos os salários dos militares não devem estar muito diferentes do que eram no meu tempo.

Tem que haver uma actualização salarial!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Substituição da G3
« Responder #2920 em: Julho 27, 2019, 10:33:34 am »

Ficam a faltar pistolas novas.

Não sei onde colocar. Encontrei no twitter que:
"The Portuguese Army just acquired a comprehensive number of 9x19mm pistols from Glock. The contract for nearly 3000 weapons was signed by the NSPA on behalf of Portugal."

Fonte: https://twitter.com/Defence360/status/1154804921037774848
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Substituição da G3
« Responder #2921 em: Agosto 01, 2019, 05:21:27 pm »
Citar
Novo Armamento Ligeiro - Primeiro Curso de Formação

Entre 29 e 31 de julho, na Escola das Armas, decorreu o primeiro curso de formação no âmbito do projeto de modernização do armamento ligeiro do Exército.

O curso foi ministrado por um formador do fabricante FN Herstal, tendo incidido na transmissão de conhecimentos técnicos sobre as diferentes tipologias de armas, ao nível do operador.

Inseridas no programa Sistemas de Combate do Soldado na componente Letalidade, as armas abordadas chegarão em breve ao Exército, destacando-se a Espingarda de Assalto SCAR-L, versão que gradualmente substituirá a Espingarda Automática G3.



facebook
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, PereiraMarques, tenente, jorgeshot1, Srgdoido, Stalker79, MATRA

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
« Última modificação: Agosto 01, 2019, 10:44:04 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ACADO, Claust

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição da G3
« Responder #2923 em: Setembro 13, 2019, 07:43:30 pm »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Substituição da G3
« Responder #2924 em: Setembro 14, 2019, 11:55:04 am »
O futuro do nosso Exército

The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "