Não estou atento nem me interessam as notícias que passam na europa.
São vossos problemas, parem de querer exportá-los mundo afora.
pd. Por mim, o tale de acordo UE-Mercosul que se vá a merd@.
mmmm ...
Rio Grande do Sul ... Santa Catarina ? ? (curiosidade minha por causa dos sotaques) ...
Os BRICS, são uma associação de países que representam 40% da população do planeta ...
A China e a India...
O resto, são bullys, ou decorativos, engraçados, e folcloricos ...
O Mercosul, é muito mais facil de integrar que a União Europeia. Culturalmente poucas diferenças existem entre os vários países membros.
A questão da lingua espanhola nas escolas brasileiras, não tem nada que ver com italianos ou franceses, que devem estar mesmo preocupados em saber que os brasileiros falam espanhol ou português, quando eles próprios nem sabem se as duas linguas são diferentes...
A questão da aprendizagem da lingua, resulta de o acordo entre os países do Mercosul, prever inicialmente que os brasileiros aprendessem espanhol como segunda lingua, mas os países de lingua espanhola tinham que fazer o mesmo relativamente ao português.
O problema, é que os países de lingua espanhola que assinaram o acordo, parece que esqueceram que também precisavam de aprender português e só a Argentina fez um esforço nesse sentido, os restantes estiveram-se "cag...."
Agora lembraram-se de culpar os italianos e os franceses, pelo facto de argentinos, paraguaios, bolivianos ou venezuelanos não quererem aprender português...
O problema nestes países, é complicado, porque na prática, quem for ao Uruguai e passar na Barra do Chuí ou der a volta e entrar em Foz do Iguaçu, o que vai ver é que é muito mais comum haver falantes de português no lado Paraguaio ou no Uruguaio do que falantes de espanhol no lado Brasileiro.
Eles têm medo da dimensão demográfica do Brasil e por isso preferem evitar o que vêm como colonização, por parte de um país com uma dimensão desmesurada.
A realidade é a que é.